Características da escolha de primer epóxi
O primer epóxi é um material que pode ser usado para formar revestimentos que fornecem proteção de superfície eficaz contra a corrosão. É por isso que ganhou grande popularidade entre os consumidores. Este revestimento é a "base", o resto das tintas e vernizes são aplicados a ele.
Após a leitura deste artigo, você conhecerá as características técnicas, as características de escolha de tais primers, terá uma ideia de seus prós e contras.
O que é isso?
Muitas pessoas compram um primer epóxi para evitar a ferrugem em superfícies de metal. Esses materiais são freqüentemente usados para aplicação em veículos. Eles são adequados para ligas leves, superfícies zincadas, metais ferrosos e não ferrosos.
Os primários epóxi são baseados em uma resina especial de alta qualidade. Eles também contêm poliaminas (aditivos ativos) que possuem propriedades químicas exclusivas.
Essas formulações são versáteis. Eles podem ser usados como isolantes termoplásticos, enchimentos.
Variedades
Todos os primers à base de epóxi podem ser divididos em dois grupos:
- composições para superfícies metálicas;
- composições para bases de concreto.
Vale a pena entender em detalhes as características de cada tipo.
Para superfícies de metal
Esses primers são muito confiáveis, eles são usados até mesmo para tratamento de superfície em instalações industriais. Se quiser escolher uma composição de boa qualidade, você precisa saber o que deve ser.
Vantagens das composições para metal
Materiais de alta qualidade para superfícies de metal têm as seguintes vantagens:
- Os revestimentos devem proteger as superfícies de forma confiável do estresse mecânico e fornecer resistência à abrasão. Um sinal de insegurança e má qualidade do primer é a baixa resistência do revestimento.
- Se você focar nos padrões, pode-se notar que o primer deve proteger a superfície da corrosão por cinco anos (no mínimo). Claro, isso só pode ser alcançado se o substrato for cuidadosamente preparado antes da aplicação do material.
- Os primários epóxi de alta qualidade para superfícies metálicas são resistentes a produtos petrolíferos.
Graças a isso, eles podem ser usados em postos de gasolina, oficinas e outros locais semelhantes.
- Bons primers de epóxi são resistentes a álcalis e ácidos. Esta é uma vantagem muito importante: é uma garantia de que a base será protegida de forma confiável mesmo em caso de circunstâncias imprevistas.
- O revestimento seco deve ser absolutamente seguro para a saúde humana. Esses materiais são sempre certificados, exigindo-se requisitos muito rígidos. Se não houver documentos que comprovem a qualidade do material, é melhor não adquiri-lo. Caso contrário, você pode acabar com um primer de baixa qualidade que não fornecerá proteção confiável para a superfície.
- Se você não tem certeza de que pode navegar na variedade de materiais no mercado moderno, é melhor buscar o conselho de um especialista experiente. Também vale a pena tentar obter o máximo de informações possível sobre o fabricante do primer no qual você está interessado.
- Nos casos em que for necessário o uso de primer epóxi em ambientes internos, é preferível optar por uma opção sem solvente. Isso permitirá que o primer seja aplicado sem medo de envenenamento. Em outros casos, formulações com solventes são boas: geralmente são de alta qualidade e custo mais acessível.
- O primer epóxi é compatível com muitos corantes. Graças à versatilidade de tais materiais, você pode ter certeza que o resultado não decepcionará no final.
Outras características distintivas
O primer epóxi metálico é geralmente aplicado em 3 demãos. Esta quantidade de primer é suficiente para fornecer proteção confiável da superfície por vários anos.
Primários de dois componentes para superfícies metálicas. São constituídos por componentes que melhoram as propriedades protetoras do revestimento e aumentam sua resistência, além de uma base epóxi. É necessário adicionar um endurecedor à solução.
Para gesso e concreto
Esses materiais de primer são divididos em dois componentes e um componente. Vale a pena entender com mais detalhes as características de cada tipo.
Um componente
Esses primers têm as seguintes características:
- Fácil de usar. Você não precisará se preocupar em como preparar adequadamente a solução. Você não precisa se preocupar com a precisão das proporções: esses materiais podem ser usados imediatamente.
- Os primers de um componente são à prova de fogo. Você não precisa se preocupar com o revestimento pegando fogo.
- Esses revestimentos protegem as superfícies de madeira da exposição a líquidos. Você não poderá comprar fecundação - e assim economizar dinheiro.
- Esses primers fornecem boa adesão. Com a ajuda de um primer monocomponente, será possível preparar o acabamento mesmo em superfícies que não absorvem bem: estruturas pintadas, bases de cerâmica, etc. Composições semelhantes são adequadas para PVC, linóleo.
De dois componentes
Vamos considerar as características distintivas dos primers de dois componentes.
- Eles não podem ser aplicados em substratos úmidos. Caso contrário, a confiabilidade do material será significativamente reduzida, pois a adesão se deteriorará.
- A superfície geralmente seca em 24 horas. O revestimento está totalmente preparado para cargas em uma semana. Não exponha a superfície a tensões muito cedo, o revestimento não será capaz de suportá-las.
- Excelentes propriedades de penetração proporcionam uma resistência muito elevada. Esses revestimentos quase nunca racham ou descascam.
- Os primers de dois componentes são altamente duráveis. Devido a isso, suas propriedades de desempenho são mantidas pelo período mais longo possível.
Um primer de concreto de dois componentes padrão funciona muito bem para pisos autonivelantes. Existem também compostos "rápidos" que são usados para processamento expresso de concreto.
Cheio de zinco
Este primer é adequado para uso em superfícies de aço. Esses materiais de primer são resistentes aos efeitos de vários produtos químicos, óleos e líquidos. Eles são caracterizados por uma maior resistência à abrasão. A cor desses primers é cinza. Os primers epóxi ricos em zinco podem ser usados como revestimentos independentes.
desvantagens
Os primários epóxi também apresentam certas desvantagens. Esses revestimentos secam por muito tempo. Mesmo se você levar em conta todas as recomendações ao processar a superfície, levará pelo menos 12 horas para secar completamente. Geralmente, isso leva pelo menos um dia.
Não é recomendado secar a base preparada à força - caso contrário, podem formar-se bolhas na superfície. Outra desvantagem deste método de secagem é a secagem desigual das camadas. Esse revestimento não difere em durabilidade.
Como escolher?
A escolha do primer epóxi mais adequado deve ser levada o mais seriamente possível. Se você não sabe como decidir o fabricante e o tipo de primer, é melhor procurar ajuda profissional.
Caso esta não seja a primeira vez que você faz o acabamento com as próprias mãos e já tem alguma experiência no uso de primers epóxi, você pode se concentrar nas suas próprias preferências.
Se o trabalho for pequeno, você pode optar pelo aerossol. Funciona rapidamente e é fácil de usar.
Materiais em latas de spray
O primer epóxi em uma lata de spray tem certas vantagens.
- O material do primer que permanece na lata de spray após o primeiro uso pode ser aplicado quantas vezes você precisar. No entanto, após a conclusão do trabalho de acabamento, você precisará limpar o pulverizador do primer restante.
- O jato pode ser muito fino (se você tiver certas habilidades). Graças a isso, mesmo superfícies muito difíceis, locais de difícil acesso podem ser tratados com um primer de aerossol.
- Este primer epóxi pode ser preparado para uso o mais rápido possível. Você só precisa sacudir o balão algumas vezes (isso deve ser feito com bastante força).
Nuances do uso de produtos aerossóis
Os primers convencionais de dois componentes são geralmente superpreparados. Então você tem que pensar sobre onde colocar a composição restante. Depois de um tempo, esse material endurece de qualquer maneira, então não será mais possível reutilizá-lo. Não existem tais problemas com primers de aerossol. Embora possam ser bastante caros, você ainda pode economizar dinheiro não desperdiçando muito material.
No entanto, deve-se ter em mente que os primers de aerossol não podem ser armazenados por muito tempo (em oposição às opções de dois componentes). Não é recomendável remover esses compostos no porão ou na garagem e esquecê-los por vários anos. Seu prazo de uso é limitado.... Não se esqueça de que eles são projetados para pequenas áreas.
Como a superfície deve ser preparada antes do uso de primers, a facilidade de uso de um primer aerossol não significa que, por exemplo, arranhões em um carro possam ser tratados na rua, imediatamente após a ocorrência de um defeito. Isso geralmente resulta na superfície que precisa ser preparada novamente.
No entanto, na presença de líquido salino e clima quente, é melhor usar uma lata de spray de primer em spray epóxi para cobrir os arranhões no carro.
Este revestimento será removido quando você for para a oficina, mas protegerá a superfície da corrosão de sal oculta.
Como faço para preparar a base?
Nesse sentido, os primers epóxi são bastante despretensiosos: você não precisa realizar uma preparação de superfície longa e excessivamente minuciosa. Porém, ainda é necessário preparar a base, caso contrário, o material pode aderir ainda mais.
Remova a sujeira, a poeira da superfície, deixe secar antes de aplicar o primer.
Preparação do solo
Você precisa misturar o endurecedor e o epóxi, que é a base. Então você deve obter uma consistência homogênea (misturando bem o material).
Se houver grumos no primer, é possível que o revestimento comece a descascar da superfície.
Recomenda-se começar a preparar a mistura meia hora antes de aplicá-la na base.
Ao preparar a composição, você precisa considerar com o que exatamente irá aplicá-la.Se um pincel ou rolo for usado como ferramenta, o material pode ser bastante viscoso. No caso de utilização de pistola, vale a pena utilizar um solvente especial para que o primer possa ser facilmente aplicado na superfície.
Para não preparar imediatamente muito primer, você deve primeiro calcular quanto primer é necessário para um trabalho de duas horas. Se você não tem tempo para usar toda a composição, os resíduos podem solidificar.
Aplicativo
Diferentes ferramentas podem ser usadas para aplicar o primer. É necessário esperar até que a camada esteja completamente seca antes de aplicar a próxima. A espessura das camadas é diferente: depende das funções que o primer deve desempenhar, bem como do estado e tipo de substrato.
Lixe a última camada completamente... Caso pretenda pintar não um primer, mas uma massa, não é necessário lixar a camada de acabamento.
Depois de aplicar o primer, você precisará enxaguar todas as ferramentas que usou. Isso pode ser feito com um solvente. As pistolas de pulverização devem ser lavadas de forma especialmente meticulosa., porque devido à composição do primer endurecido, será impossível usar tal ferramenta.
Medidas de precaução
Ao usar um primer epóxi, há certas regras a serem observadas.
- Se você estiver usando uma pistola de pulverização para aplicar um primer em componentes eletricamente condutores, não direcione ou aproxime o jato.
- Não aplique primer perto de fontes de fogo.
- Lembre-se de usar equipamento de proteção individual. Ao trabalhar com primer epóxi, é necessário proteger o trato respiratório, os olhos, a pele.
Os fabricantes de primer hoje oferecem uma ampla variedade de opções. Ao planejar a compra do material, leia atentamente as informações que constam na embalagem, preste atenção às características do primer. Deve-se lembrar que todos os fabricantes e os próprios primers possuem características próprias.
Se você escolher o primer epóxi correto com o maior cuidado possível, não ficará desapontado com os resultados: a vida útil do revestimento será muito longa.
O escopo de aplicação de um primer epóxi é discutido no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.