Primer-esmaltes para ferrugem: tipos e visão geral dos fabricantes

Contente
  1. Compromisso
  2. Variedades
  3. Composição e especificações
  4. Visão geral dos fabricantes
  5. Dicas de aplicação

Os revestimentos únicos - esmaltes primários, são capazes de proteger e restaurar produtos metálicos da ferrugem, em particular, prolongam significativamente a vida útil das superfícies dos automóveis, especialmente onde prevalece um clima com estações pronunciadas, tempo instável e abundância de precipitação.

Compromisso

Esmaltes de primer anticorrosivos são usados ​​para criar uma camada protetora e decorativa em uma área de metal limpa ou danificada por ferrugem. Eles criam proteção contra os efeitos da umidade, água doce e salgada, chuva, neve, granizo, portanto, eles são adequados para cercas e telhados de metal novos ou previamente pintados, portas e portões, cercas e grades, vários produtos técnicos e decorativos, equipamentos e estruturas localizadas em ambientes internos e externos, partes de carros e barcos.

Variedades

Existe toda uma gama de tintas e vernizes de proteção. Por exemplo, esmaltes alquídicos-uretânicos, frequentemente usados ​​para revestimento externo de concreto, metal e madeira. Uma vasta gama de aplicações para o esmalte epóxi, caracterizada pela durabilidade e resistência às intempéries - de pisos à pintura de paredes externas e tetos. O esmalte de poliuretano é conhecido por seu uso em pisos de concreto e madeira. O esmalte alquídico ou acrílico é conhecido por sua variedade de tipos e versatilidade.

Uma variedade de primer-esmaltes anticorrosivos são usados ​​para proteger o metal da ferrugem, têm uma composição química complexa e são subdivididos em:

  • isolante;
  • passivante;
  • transformando;
  • fosfatação de dois componentes;
  • protetores;
  • inibitório.

O esmalte isolante primário forma uma camada que protege o metal da umidade e do oxigênio. Tem maior resistência ao calor e é bom para estruturas ao ar livre ou na água. O agente passivador é capaz de retardar o processo corrosivo e é adequado para condições de alta umidade. Os conversores, que incluem ácido fosfórico, interagindo com a ferrugem, formam um filme de fosfato confiável e reduzem parcialmente o metal. A fosfatização bicomponente, além do ácido fosfórico, contendo e passivando as substâncias, apresenta excelente adesão (adesão) à superfície e é adequada para o processamento de metais galvanizados.

Os protetores são dotados de partículas metálicas, quando secos formam um forte revestimento metalizado, são econômicos no consumo e são recomendados para o processamento de produtos em contato com a água. Os inibidores se distinguem pela adesão profunda ao metal danificado, altas propriedades anticorrosivas, aumento do consumo e são adequados para pinturas decorativas.

Em termos da sua composição, muitos dos meios acima são do tipo dos chamados iniciadores 3 em 1, que serão discutidos abaixo.

Composição e especificações

Alguns esmaltes primários se comparam favoravelmente com outros na facilidade de uso devido à sua natureza multicomponente. Eles contêm, além de solventes, vários pigmentos e cargas, três grupos principais de substâncias:

  • conversores de ferrugem;
  • primer anticorrosivo;
  • camada decorativa externa.

Portanto, essas tintas e vernizes são chamados de esmaltes de base 3 em 1.E graças à consistência uniforme e única, em vez de três camadas consecutivas, apenas uma é necessária. O proprietário do esmalte 3 em 1 está isento do custo de primários e massas. Algumas de suas outras características atraentes também podem ser observadas:

  • resistência ao calor da camada acabada (suporta a faixa de + 100 ° С a -40 ° С);
  • uniformidade da superfície tratada;
  • imunidade do revestimento a substâncias inorgânicas e orgânicas (óleos minerais, soluções fracas de sais, ácidos e álcalis, álcoois, etc.);
  • não há necessidade de preparação completa da superfície pintada (não é necessária a remoção completa da ferrugem);
  • consumo relativamente baixo e bom poder de cobertura (capacidade de cobrir a cor da superfície);
  • secagem rápida (em cerca de duas horas) e durabilidade do revestimento (até 7 anos em exteriores, até 10 anos em interiores).

O consumo de tais esmaltes é de 80-120 ml / m2 (uma camada). A espessura de uma camada é de aproximadamente 20-25 mícrons (0,02-0,025 mm). Há cerca de um quilograma de composição por sete metros quadrados de superfície. Externamente, o revestimento é uma película fina, contínua e uniformemente colorida. As superfícies adequadas para pintura são produtos e superfícies feitas de aço inoxidável, ferro fundido, alguns metais não ferrosos, como alumínio, cobre e zinco.

Na composição de tintas anti-ferrugem, entre outros elementos, podem ser apresentados diversos enchimentos. Alguns esmaltes protetores podem usar partículas de metal para criar resistência e textura no acabamento final. Por exemplo, é conhecida a chamada tinta de martelo para a ferrugem, que contém flocos de alumínio que, quando secos, criam uma textura que lembra o efeito do martelo à mão em chapas de metal.

Visão geral dos fabricantes

Na Rússia, a produção de tintas e vernizes e produtos químicos domésticos é bastante comum. Em particular, entre os fornecedores de esmaltes primários 3 em 1 destacam-se:

  • Marco de são petersburgo "Novbytkhim"... Entre os produtos da empresa está um primer-esmalte passivador de secagem rápida para ferrugem 3 em 1. É utilizado para a proteção e pintura de superfícies metálicas intactas e danificadas pela ferrugem. Possui propriedades transformadoras, primer anticorrosivo e esmalte decorativo, o que simplifica o processo de pintura. É amplamente utilizado para pintar produtos grandes com uma estrutura complexa.
  • Firma de Moscou LLC NPO Krasko oferece um primer-esmalte semi-fosco resistente ao choque e inibidor de secagem rápida para ferrugem 3 em 1 "Bystromet" com proteção de uma camada, bem como poliuretano "Poliuretol" - quimicamente, um primer brilhante resistente ao gelo e resistente à umidade e alta resistência -esmalte 3 em 1 com efeito de "microtitânio" (a presença de partículas de titânio na tinta cria uma resistência significativa da superfície criada a todos os tipos de influências físicas).
  • LLC "Kaluga Paintwork Plant" fabrica primer de esmalte transformador para ferrugem PF-100. Feito à base de verniz alquídrico-uretano, possui propriedades de esmalte, removedor de ferrugem e primer.

Um revestimento de duas camadas é capaz de demonstrar excelentes propriedades protetoras e decorativas por um longo tempo em um clima temperado continental variável.

  • Firma de novosibirsk "LKM Technologies" representa "Pental Amor" - um primer-esmalte 2 em 1 (esmalte de acabamento externo em combinação com um primer anticorrosivo), utilizado para superfícies metálicas dentro e fora das instalações, bem como primer-esmalte transformador para ferrugem 3 em 1 " Corroed ", que se destina à pintura de reparação de diversos objetos (vãos de pontes, hangares, postes de linhas de transmissão de energia), produtos com estrutura complexa (cercas moldadas), capacidades utilizadas na agricultura.
  • FKP "Planta de pólvora permanente" produz em uma variedade de paletas de cores primer-esmalte resistente ao calor "Acromet", que tem boa adesão ao material processado, combina as capacidades do primer e do revestimento final com excelentes parâmetros externos e fornece proteção confiável do revestimento do ambiente externo influências.
  • CJSC "Alp Enamel" (Região de Moscou) oferece um primer esmalte 3 em 1 "Severon" de secagem rápida, resistente às intempéries e quimicamente, projetado para uso em áreas com clima severo e instável.
  • Empresa "Tintas Yaroslavl" cria um primer-esmalte para ferrugem 3 em 1 "Spetsnaz" com alta resistência à atmosfera em zona industrial, utilizado para a transformação e pintura de estruturas volumosas com uma estrutura complexa, nas quais o desmantelamento do revestimento anterior é difícil (cercas , grades, estruturas de pontes), bem como para pintura de restauro de peças de automóveis de passageiros (fundo e guarda-lamas).
  • Empresa Yaroslavl OJSC "tintas russas" fabrica primer-esmalte Prodekor, que se destina à pintura de edifícios fabris, produtos de desenho complexo, em que a limpeza do revestimento antigo é difícil, bem como à pintura de reparação.
  • Uma interessante tinta de martelo para ferrugem é apresentada por uma marca polonesa Hammerite. Este protetor de tinta contém partículas de metal que, quando secas, criam um padrão perolado com efeito de martelo no ferro.

Dicas de aplicação

Deve-se notar que o uso eficaz de primers de ferrugem só é adequado para áreas danificadas relativamente pequenas. Um trabalho de restauração mais extenso é necessário para áreas maiores.

Para escolher o esmalte correto, é razoável considerar os seguintes pontos:

  • material de superfície (por exemplo, para metal galvanizado, é preferível escolher esmaltes de dois componentes fosfatados);
  • a natureza da superfície (se a superfície for de configuração complexa, então deve-se pegar esmalte com alta aderência; no caso de uma superfície muito danificada pela ferrugem, é preciso lembrar que o consumo de esmalte aumentará; se houver dificuldade em retirar tinta velha, então é útil levar esmalte da marca "Spetsnaz");
  • umidade do ar (em climas úmidos, devem ser usados ​​esmaltes isolantes ou passivantes);
  • temperatura do ar (por exemplo, em condições de baixa temperatura, é melhor usar compostos de secagem rápida);
  • a natureza da utilização do produto (se, por exemplo, for submetido a esforços mecânicos, então os protetores de esmalte do tipo "Poliuretol" são mais adequados);
  • decoratividade do produto (cor desejada, por exemplo, preto para treliça; brilho fosco ou brilhante do esmalte correspondente).

É melhor mexer o esmalte antes de aplicar para que todos os seus componentes fiquem uniformemente distribuídos. Se a consistência parecer muito viscosa, vários solventes, como o xileno, podem ser usados ​​para diluir a composição. É necessário preparar a superfície a ser tratada, a saber:

  • limpe-o do pó ou lave-o com água da sujeira;
  • secar para obter a adesão total ao esmalte e evitar a descamação do revestimento;
  • no caso de contaminação com óleo, desengraxe a superfície, principalmente nos locais danificados pela corrosão, por exemplo, com aguarrás (e depois seque);
  • remova as partes rachadas do revestimento;
  • se já tiver sido revestido com vernizes ou tintas, deve ser limpo com uma ferramenta abrasiva fina (por exemplo, lixa) até uma superfície fosca.

Se houver ferrugem, é necessário remover apenas a parte solta, por exemplo, com uma escova de metal ou uma espátula. A espessura da ferrugem densa restante não deve ser superior a 100 mícrons. Caso contrário, existe a possibilidade de a pintura ser de má qualidade.

É imperativo prestar atenção ao fato de que a imposição de um primer-esmalte é inaceitável em uma superfície que foi previamente tratada com agentes de nitrocelulose, por exemplo, laca nitro.Então, o revestimento antigo pode inchar. Na dúvida, você pode testar: aplique um pouco de esmalte uniformemente em uma pequena área e espere uma hora. Se a superfície não mudou, você pode continuar pintando. Se ocorrer inchaço, é necessário remover o revestimento danificado usando lavagens especiais para tintas e vernizes.

Assim, ao trabalhar com esmaltes de base 3 em 1, não é necessário remover toda a tinta velha e ferrugem da superfície. O primer também não é necessário - ele já está contido no esmalte.

Para uma pintura mais eficaz e confiável, é necessário observar alguns indicadores. A umidade relativa do ar durante a pintura deve ser de cerca de 70%, e a temperatura do ar deve estar na faixa de -10 ° С a + 30 ° С.

O armazenamento e transporte do esmalte podem ser realizados em temperaturas abaixo de 0 ° C, sempre em recipientes cuidadosamente fechados, longe do alcance das crianças, do sol e de aparelhos aquecidos.

A aplicação é possível de várias formas e ferramentas: pode-se atuar com pincel, usar rolo, mergulhar a peça na composição, cobrir o produto com spray. Use luvas de borracha para proteger as mãos. É melhor usar pincéis largos e grossos (isso permitirá uma distribuição mais uniforme da composição), feitos de cerdas naturais (isso evitará que o pincel contra substâncias agressivas da tinta). Ao pulverizar, use uma pistola de pulverização de metal sem peças de plástico que podem ser danificadas pelas substâncias anticorrosivas do esmalte. Pulverizar com um aerossol é benéfico quando uma área de superfície muito pequena é pintada.

A tinta é aplicada em uma, duas ou três camadas. Cada camada leva quarenta minutos para secar completamente.

Para criar uma superfície de qualidade, é melhor aplicar pelo menos duas camadas. Para a secagem geral do revestimento multicamadas, você deve esperar uma semana.

Os esmaltes não são recomendados para decoração de interiores. Os agentes anticorrosivos são muito tóxicos, portanto, ao trabalhar em outras instalações, deve-se usar um respirador e garantir uma boa ventilação.

A vantagem indiscutível dos esmaltes primários é, entre outras coisas, seu tempo de secagem relativamente curto sob várias condições. Isso economiza tempo gasto no trabalho. A desvantagem deste produto é um odor forte e desagradável, que persiste por muito tempo.

O uso de esmaltes de primer na área automotiva merece uma discussão separada. Afinal, eles criam um revestimento mais durável e confiável do que outros meios e, portanto, este material de pintura e verniz é mais frequentemente usado não para pintar a carroceria de um carro, mas por suas partes que estão mais em contato próximo com a umidade, mecânica ação de areia, pedras, sal rodoviário. Esmaltes 3 em 1 são usados ​​ativamente na pintura da parte inferior do carro e das partes internas de suas asas. Por exemplo, tinta oxidada 3 em 1 para carros de Novbytkhim, que demonstra:

  • proteção eficaz contra água e óleos minerais;
  • excelente adesão à base;
  • prevenir o crescimento de ferrugem;
  • boa capacidade de cobertura;
  • secagem rápida ao pintar;
  • custo relativamente baixo do produto;
  • fácil de usar;
  • qualidade de pigmento que confere à superfície do carro propriedades decorativas atraentes (no entanto, devido à gama limitada de cores, às vezes é difícil obter uma coloração uniforme da carroceria).

Para garantir a resistência do futuro revestimento de peças automotivas às influências atmosféricas e mecânicas e, assim, aumentar sua durabilidade, recomenda-se a aplicação de pelo menos três camadas da composição.

Um vídeo tutorial sobre a aplicação do esmalte de primer SEVERON com um rolo de veludo, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário