Como escolher uma cartilha para pintar madeira?
A madeira natural é um dos materiais mais comuns na área da decoração de interiores e mobiliário. Apesar de suas inúmeras vantagens, o maciço é uma matéria-prima vulnerável que necessita de tratamento e cuidados especiais. Muitas ferramentas foram desenvolvidas para melhorar a praticidade e a vida útil da árvore. Um primer para madeira de qualidade o ajudará a lidar com vários problemas que você pode encontrar ao trabalhar com o material. No artigo, conheceremos a seleção de uma cartilha para madeira para pintura com tintas acrílicas.
Objetivo da composição
Antes de aplicar o primer em uma superfície de madeira, você precisa identificar as tarefas desta ferramenta para processamento.
Desinfecção
Muitos tipos de madeira estão sujeitos a processos de putrefação. Como regra, tal desvantagem está presente nas espécies de madeira disponíveis. O apodrecimento estraga a aparência do produto e encurta sua vida útil. Esse processo ocorre devido ao contato da superfície com a água. Um ambiente úmido é um terreno fértil ideal para bactérias. Para interferir neste processo, um anti-séptico é adicionado ao primer. O componente mantém a beleza do material natural por muitos anos.
Confiabilidade
A composição fortalece a camada superior da madeira. Esta propriedade é especialmente importante ao trabalhar com madeira velha. Após o processamento, a vida útil dos produtos de material natural aumenta significativamente, sejam em estruturas (escadas, móveis, elementos decorativos), superfícies horizontais ou verticais (piso, paredes). As resinas na composição da solução penetram profundamente nas fibras e as unem de maneira confiável.
Absorção diminuída
A madeira possui propriedades absorventes, que dependem do tipo. Se você aplicar esmalte na superfície do material sem pré-primer, uma grande quantidade de tinta será absorvida pelos poros. Como resultado, a maior parte dos fundos será desperdiçada. Os microporos são selados com primer, o que cria uma superfície lisa e uniforme para a aplicação perfeita de tintas e vernizes.
Proteção
A película protetora resistente que aparece na madeira aumenta a usabilidade e a vida útil da base. Os produtos feitos com madeira natural custam muito caro, recomenda-se cuidar do seu processamento adicional e proteção. O primer protegerá a matriz contra corrosão, excesso de umidade, mofo e outros problemas.
Aparência estética
A madeira contém tanino (um corante natural). Com o tempo, o componente começa a emergir das fibras para a superfície e, portanto, aparecem manchas na madeira, prejudicando a aparência da superfície. O primer fechará os poros e selará o componente interno.
Textura
O primer vai transformar a superfície, torná-la texturizada e áspera. Essas mudanças têm um efeito positivo nas propriedades adesivas do material.
Cor
O pré-tratamento do primer permite revelar totalmente a beleza e a riqueza da tinta. Se você aplicar o esmalte diretamente na madeira, o resultado final pode ser bem diferente do que você deseja. Os profissionais usam um primer branco para revelar a tonalidade.
Tipos de composições
O mercado moderno oferece uma vasta gama de primários desenhados especificamente para trabalhar madeira. Para fazer a escolha certa, você precisa se familiarizar com as várias soluções, seus recursos e tarefas. De acordo com os aspectos funcionais, os especialistas dividiram as composições em grupos.
Anti-sépticos
Sua principal tarefa é proteger as matérias-primas naturais de microorganismos prejudiciais. Essa composição é perfeita para proteger o revestimento do aparecimento de bactérias, removendo os microorganismos existentes que estragam a madeira.
Reforço
Para tornar o material mais confiável, denso e durável, use esses compostos. Nas prateleiras das lojas, você pode encontrá-los sob os nomes de "primers" ou "primers de penetração profunda". Este tratamento aumentará a resistência aos caprichos do clima.
Proteção contra umidade
Os primers hidrofóbicos evitarão o superumedecimento do material. O produto é utilizado no processamento de fachadas de instalações. A solução é ideal para trabalhar em edifícios com alta umidade.
Composição do primer
Em termos de composição, as soluções de tratamento têm sua própria classificação.
Primer acrílico
O primer acrílico penetrante é excelente para todos os tipos de tintas e vernizes. Este produto é quase totalmente absorvido pela madeira após a aplicação.
Tem certas vantagens:
- Este primer não possui um odor desagradável, pelo que é confortável trabalhar com o material.
- Demora várias horas para secar (1 - 4). O tempo gasto no processamento é reduzido significativamente.
- A composição deve ser diluída com água fria.
- Este primer é usado ativamente para decoração de interiores.
Primer de silicone acrílico
Produtos deste tipo diferem de outros em suas propriedades hidrofóbicas. Preste atenção à composição se planeja trabalhar em um ambiente úmido. A superfície tratada (independentemente da umidade no ambiente externo) exibirá um nível de umidade estável.
Alkyd
Esses produtos são utilizados em conjunto com tintas e vernizes alquídicos. Em termos de composição, essas soluções são muito semelhantes. Para superfícies pintadas, recomenda-se escolher um primer alquídico. À venda você encontrará tipos especiais de misturas alquídicas pigmentadas que formam uma superfície fosca. Para uma secagem completa, você terá que esperar de 12 a 18 horas.
Acetato de polivinila
Os grupos de acetato de polivinila têm uma vantagem distinta - secagem rápida. O tempo mínimo é de meia hora. Para melhorar a adesão da madeira após a secagem do primer, é necessário passar sobre a superfície com cola PVA comum.
Poliuretano
Esse primer custará mais do que outras formulações. É usado junto em tintas e vernizes, que incluem resinas de poliuretano. Os primários de poliuretano diferem dos esmaltes e vernizes de mesmo nome na porcentagem do solvente e na ausência de componentes de coloração.
Goma laca
Este tipo de primer é usado para alisar superfícies de madeira. É um remédio eficaz para tapar os orifícios dos quais a resina flui. As composições são utilizadas como um elemento isolante em manchas solúveis.
Critérios de seleção principais
Para selecionar o primer correto, vários critérios devem ser levados em consideração.
Local de trabalho
Antes de comprar um primer, você precisa saber exatamente se a ferramenta está sendo comprada para trabalhos internos ou externos. Algumas formulações são especialmente projetadas para uso externo, enquanto outras são recomendadas para uso interno. Um produto selecionado corretamente é a chave para um resultado de alta qualidade.
Microclima
Existem primers à venda resistentes a diversas influências externas (ar seco e quente, umidade, quedas de temperatura). Certifique-se de considerar essas propriedades ao escolher um produto. O efeito hidrofóbico máximo permite o uso do primer em áreas com alta umidade.
Tempo de secagem
Este parâmetro deve ser levado em consideração ao escolher um agente de processamento.Na estação quente, recomenda-se fazer o preparo pela manhã ou à tarde. O tempo de secagem é reduzido significativamente se você trabalhar ao ar livre. O primer alquídico seca especialmente rápido e deve ser aplicado em várias camadas.
Material para processamento posterior
Dependendo do que você vai aplicar na superfície com primer (verniz ou tinta), você deve escolher o tipo de composição. Se você deseja dar destaque à tonalidade natural da madeira natural, opte por composições claras em conjunto com vernizes. Um primer branco revelará a plenitude e a riqueza da tinta. Em um fundo branco como a neve, a cor parece muito mais expressiva.
Conselho de profissional
Não economize em primers. A aparência da superfície, a resistência a vários fatores externos e internos depende de sua qualidade. Se o seu orçamento estiver apertado, é melhor gastar menos com esmalte ou verniz. Não deixe de ler as instruções de composição, principalmente se estiver usando a cartilha pela primeira vez e realizar o trabalho sem a participação de um especialista. Compre produtos em lojas de varejo confiáveis. Exigir certificações apropriadas, se necessário. Se você compra um produto remotamente (por exemplo, através do site), leia atentamente a descrição do produto, familiarize-se com sua composição.
Noções básicas de preparação de madeira
O resultado final depende da qualidade do primer e da preparação da superfície. Remova completamente as partículas de poeira e outros contaminantes da madeira. Lixe a superfície, se necessário. O primer pode ser feito em tinta velha se o tipo de esmalte e a cor forem iguais.
Neste caso, não é necessário remover completamente a tinta antiga. Caso contrário, remova as partículas antigas com uma espátula convencional. Use um solvente, se necessário. Moa a superfície. Se você estiver lidando com madeira fresca, deve-se lixar e lixar a superfície. Se houver pequenas falhas na tela, elas são cobertas com massa acrílica.
Para informações sobre como selecionar e processar madeira, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.