Qual primer escolher para superfícies de concreto?

Qual primer escolher para superfícies de concreto?
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e características
  3. Como escolher?
  4. Fabricantes famosos e análises
  5. Dicas de aplicação

O concreto é um material de construção popular com o qual você pode construir edifícios duráveis ​​e confiáveis. Algumas pessoas pensam que este material já é muito resistente, por isso não precisa de proteção adicional, porém, durante a secagem, formam-se poros no concreto, por onde entra a água. Afeta negativamente a superfície do material. Para evitar isso, profissionais experientes recomendam a aplicação de um primer em pisos e paredes de concreto.

Peculiaridades

Para entender a importância de um primer para superfícies de concreto, você precisa conhecer todas as suas características. Em primeiro lugar, serve para proteger contra influências mecânicas e químicas.

O tratamento de superfície é necessário devido aos seguintes fatores:

  • A estrutura do concreto é porosa, por isso absorve a umidade, que destrói o material. O primer obstrui completamente os poros, reduzindo significativamente a absorção do substrato. Isso estende a vida útil da estrutura.
  • A superfície de concreto não adere bem a alguns materiais. O primer melhora a adesão e aumenta a resistência do revestimento.
  • A camada superior de concreto barato é quebradiça e o primer irá fortalecê-la. Portanto, o processamento do material é obrigatório em salas com alto estresse climático ou mecânico.
  • Quase todas as formulações têm propriedades anti-sépticas. Isso evita que mofo e bolor cresçam na superfície.

O primer garante uma boa vedação de paredes e pisos, retém a resistência e melhora o desempenho. Por isso, pode ser usado não só antes do acabamento do piso, mas também como acabamento.

Tipos e características

Não vale a pena iniciar a construção sem aplicar primer ou impregnar o concreto. Os materiais para esses processos são feitos de aglutinantes de polímero e sua base é a água. Os primers para concreto diferem em composição e características. Existem os seguintes tipos:

  • Poliestireno. Não é recomendado o uso deste material em instalações residenciais, pois contém um solvente, que é uma substância tóxica. Esta cartilha é usada em instalações industriais ou para fachadas.

As vantagens incluem a garantia de uma adesão de alta qualidade do concreto às tintas, bem como o fato do primer ser resistente ao gelo e à prova d'água.

  • Acetato de polivinila. Esse material seca em apenas 40 minutos, após o qual a cola PVA é aplicada na superfície. Após esses procedimentos, você pode começar a fazer o acabamento das paredes ou do piso. O primer garante uma boa adesão.
  • À base de resina epóxi. A melhor opção para pisos autonivelantes. Este primer estende a vida útil do material de base. Para edifícios residenciais, só pode ser usado se não houver animais de estimação ou plantas domésticas, flores, uma vez que o primer contém um solvente cáustico.
  • Alkyd. Uma ótima opção para decoração de interiores e exteriores. A desvantagem é que esse primer seca em cerca de 17 horas.
  • Pintável em acrílico. Mais popular. O primer é feito de substâncias acrílicas, por isso não tem um odor pungente. Também protege a superfície das influências ambientais negativas, é rapidamente absorvido, seca em no máximo 5 horas. É um material seguro que economiza dinheiro.

Observe que o primer acrílico não pode ser usado em fachadas de edifícios.

  • Primer-esmalte. Um material que consiste em tinta e uma mistura de primer. Possui excelente desempenho e boa adesão.
  • Primer de penetração profunda. É utilizado para concreto e concreto aerado de diferentes fabricantes, com diferentes densidades. Tem se mostrado excelente no trabalho com superfícies porosas. Este primer penetra 5-9 mm de profundidade. O material contém partículas de látex. Uma vez no interior, são convertidos em cola, que comprime ao máximo a estrutura de concreto.

Deep Penetration Primer é um adesivo para o tratamento de paredes de concreto antigas. Também é usado para aumentar a resistência do concreto aerado na construção de estruturas.

  • Mistura com areia de quartzo. Tem boa aderência, torna a superfície mais resistente.

Seja qual for o tipo de primer que você escolher, lembre-se de que uma mistura com um anti-séptico é melhor para concreto, especialmente em um ambiente úmido.

Como escolher?

Escolher uma cartilha não é tão difícil quanto parece. A principal atenção deve ser dada ao material que foi usado para fazer o contrapiso áspero. Portanto, por exemplo, para trabalhos de interior em paredes ou pisos de concreto ou concreto aerado, escolha um tipo de material epóxi ou acrílico.

Se o primer for planejado em edificações com alta umidade e sem aquecimento, dê preferência a um material que contenha substâncias hidrorrepelentes na composição.

Os materiais opacos destinam-se a superfícies pintadas. Compre um primer especial para o assentamento de ladrilhos. Isso é necessário para que não retire água das soluções adesivas utilizadas.

O primer é uma etapa obrigatória do acabamento da parede antes do reboco. É esta etapa que vai garantir uma boa aderência dos materiais. Além disso, o primer é um bom anti-séptico, evitando o aparecimento de fungos e mofo na superfície.

Antes de aplicar o primer, certifique-se de limpar a superfície de poeira e sujeira.

Um primer de qualidade deve ter as seguintes características:

  • penetração profunda;
  • aplicação uniforme;
  • a formação de um filme hidrorrepelente após a aplicação do material;
  • reduzindo o custo de outros materiais;
  • alto nível de impermeabilização.

Ao escolher um primer, preste atenção às condições de aplicação. Se o trabalho for realizado no frio, então o uso de solo de poliuretano é apropriado. Se um odor forte for inaceitável, um primer epóxi é a melhor escolha. Além disso, não se esqueça do nível de cargas de vibração no chão e o período durante o qual o objeto deve ser entregue.

No vídeo a seguir, você pode aprender como aplicar primer em paredes de maneira adequada.

Fabricantes famosos e análises

O mercado moderno oferece misturas acrílicas de penetração profunda, adequadas para o tratamento de qualquer superfície. Uma mistura para o concreto Ceresit está em demanda. É produzido pela mundialmente famosa empresa Henkel nas versões “verão” e “inverno”.

Este primer pode ser usado não apenas em paredes de concreto, mas também para nivelamento de pisos.

Também digno de nota é a cartilha Optimist, que recebeu um grande número de críticas positivas. Aumenta a resistência da superfície e é um bom anti-séptico.

  • Ceresit CT 17 penetra profundamente no concreto, tem excelentes propriedades adesivas. Esse primer pode ser aplicado com segurança sob papel de parede, gesso, painéis. Forma uma película protetora, portanto é recomendável utilizá-lo para o processamento de superfícies de ladrilhos ou quermogranito.

É necessário trabalhar esse material com luvas de borracha, pois corrói as mãos.

  • "Otimista" - composição de um fabricante nacional. A vantagem indiscutível do primer é a facilidade de uso. Também digno de nota é a velocidade de secagem rápida. É formada uma superfície durável ligeiramente brilhante.

A desvantagem é o odor pungente.

  • "Garimpeiros" - material de orçamento para penetração profunda.Adequado para reforço adicional de pisos de concreto. Também melhora a adesão do substrato.
  • Knauf Tiefengrund - um primário adequado para qualquer acabamento posterior do concreto.

Difere no consumo econômico.

  • Vetonit - um fabricante de misturas em pó para construção. Os produtos da empresa são populares devido ao equilíbrio ideal entre alta qualidade e custo acessível.

Ao escolher um material, certifique-se de ler as instruções, que indicam o campo de aplicação e as características técnicas exigidas das superfícies a serem tratadas.

Dicas de aplicação

O primer é aplicado nas paredes com rolo ou pincel, bem como com pistola, pulverizador ou pistola. Portanto, se você planeja aplicar o primer em uma área pequena, é melhor usar um rolo. Para trabalhos difíceis, use um pulverizador que irá economizar tempo e energia.

Aplicar um primer não é um processo tão difícil se você seguir as instruções e levar em consideração o conselho de especialistas:

  • as paredes devem ser limpas de poeira e sujeira antes de aplicar o primer;
  • se o primer cair no chão ou na roupa, lave as manchas o mais rápido possível ou seque-as com um pano úmido;
  • trabalhe com cuidado: certifique-se de que não haja gotas nas paredes e que não se formem poças da mistura no chão;
  • Vista a roupa de trabalho, sem esquecer os óculos e as luvas.

Certifique-se de que o primer seja aplicado uniformemente na superfície de concreto. Certifique-se de que o primer esteja completamente seco antes de prosseguir com o trabalho subsequente. Se a base se desintegrar, repita o procedimento.

O uso de primer proporciona melhor acabamento e maior durabilidade do resultado. O principal é escolher o material certo, levando em consideração as condições de trabalho e operação subsequentes. Não se esqueça que é melhor pagar a mais, mas obtenha um resultado de alta qualidade. Antes de escolher, estude cuidadosamente a gama de vários fabricantes conhecidos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário