Primer branco para papel de parede: critérios de seleção
A qualidade do acabamento depende não só da aderência à tecnologia de trabalho, mas também dos materiais adequados. Como escolher uma cartilha branca para papel de parede, este artigo irá lhe dizer.
Visualizações
Hoje o primer branco está disponível no mercado em duas versões. A composição está disponível nas formas seca e diluída.
- Composição seca é um pó ou grânulos. Antes de colar o papel de parede, deve ser diluído em água de acordo com as instruções (a embalagem indica o consumo do produto por metro quadrado).
- Diluído a opção é vendida na forma de uma emulsão já preparada para uso.
O material diluído também difere em consistência:
- A vantagem da mistura líquida é que ela penetra mais profundamente na estrutura, fortalecendo a base. Seus custos são mais elevados em comparação com o primer denso. Deve-se notar que devido à transparência da composição, será difícil para iniciantes conseguir uma aplicação uniforme.
- A mistura espessa se deita em cima da base, desempenhando uma função de cobertura. Não penetra profundamente, mas forma uma película protetora. Esta propriedade permite ocultar pequenos defeitos e microfissuras, melhorando a capacidade de nivelamento e aderência. Em sua fórmula, as bases grossas contêm um pigmento colorido branco, graças ao qual escondem manchas escuras.
Considerando os requisitos necessários para este tipo de acabamento, percebe-se que composições espessas são mais adequadas para isso, uma vez que:
- tornar a superfície perfeitamente lisa;
- servem perfeitamente para o alinhamento de cores;
- deite uniformemente, garantindo a mesma aderência ao papel de parede em todos os lugares.
Para o acabamento de instalações com papel de parede, os seguintes tipos de primers são usados com mais frequência:
- universal;
- alquídico;
- acrílico;
- látex.
A escolha do primer pode afetar o resultado do reparo, então você deve descobrir qual opção é a certa para você.
Acrílico
É baseado em dispersão de alquilato de estireno e ligantes de polímero. O material é de secagem rápida. Adequa-se a qualquer tipo de papel de parede e não tem um cheiro desagradável.
Dependendo das propriedades físicas, o primer acrílico é subdividido nos seguintes tipos:
- adesivo (melhora a aderência do papel de parede com o fundo, adequado para superfícies lisas);
- com efeito de penetração profunda (para superfícies porosas e menos duráveis);
- universal (adequado para qualquer tipo de superfície, aumenta a resistência à humidade, ideal para trabalhos de interiores);
- especial (desenvolvido para diferentes tipos de materiais, possui diferentes propriedades e é selecionado de acordo com os objetivos do consumidor);
- impregnação (para nivelar superfícies soltas e alisar pequenas imperfeições).
Propriedades distintas de qualquer primer acrílico:
- reduz o consumo de cola;
- protege a superfície da umidade;
- exclui o aparecimento de danos mecânicos;
- estende a vida útil da tela, "empurrando para trás" reparos repetidos;
- diluído em água sem perder suas qualidades.
Alkyd
Em termos de propriedades, este primer é semelhante à tinta. O primer alquídico pigmentado branco adere profissionalmente a superfícies de concreto e madeira, obstruindo a camada superior. Graças à formação de uma película protetora, a superfície recebe cem por cento de proteção contra a penetração de umidade no material de construção.Devido ao fato de tal primer não ter um efeito de penetração profundo, seu preço é inferior a outras misturas de primer.
Deve-se ter em mente que os primários alquídicos não são adequados para alguns tipos de superfícies lisas, bem como para paredes previamente rebocadas.
Se possível, recomenda-se o uso de um tipo diferente de primer que possa proteger a superfície não só da umidade e ressecamento, mas também de danos mecânicos, criando uma aderência confiável ao material de acabamento.
Látex
O primer de látex contém ingredientes naturais. O látex é uma substância natural obtida do suco de borracha. É caracterizado pela capacidade de aumentar e manter a elasticidade e resiliência dos materiais, assim como sua resistência à tração-compressão, possui propriedades hidrofóbicas (evita a entrada de umidade). Devido ao alto custo das matérias-primas naturais, os preços do primer de látex são bastante elevados.
Protegendo perfeitamente a base, o primer látex é inferior ao acrílico em termos de adesão à camada decorativa. Mas se você precisar fortalecer superfícies soltas e quebradiças ou papel de parede grudado em uma sala com alta umidade, você deve prestar atenção a esse tipo de base.
Universal
O nome deste tipo fala por si. Este primer é ideal para todos os tipos de superfícies - desde lisas a soltas e esfareladas. Uma característica distintiva é a capacidade de preservar propriedades com temperaturas decrescentes e crescentes. Mesmo após cinco vezes o processo de congelamento e descongelamento, a cartilha universal continua cumprindo sua missão.
Primer universal é criado usando polímeros acrílicos e a adição de polímeros de resina para aumentar o efeito. Penetra profundamente na estrutura da parede, ao mesmo tempo que forma uma película protetora na superfície. Desta forma, fortalece a base, protegendo-a de fatores externos indesejáveis, sem reduzir a capacidade de adesão. Na maioria das vezes, esse primer é aplicado em 2 estágios. Ele se encaixa perfeitamente em concreto aerado e armado, drywall e muitas outras superfícies.
Uma característica distintiva deste primer é seu baixo consumo.
Primer adesivo
Algumas pessoas preferem preparar as paredes antes de colar o papel de parede. Para a aplicação de primer, é escolhida a cola PVA diluída em água ou a superfície tratada com cola de caseína (papel de parede). Esta opção atrai muitos pelo seu preço relativamente baixo, facilidade de preparação, naturalidade e respeito pelo meio ambiente. Vamos considerar os recursos de cada opção.
Priming com cola de papel de parede
Existem muitos prós e contras neste tipo de preparação de parede para decoração. Se, no entanto, decidir usar cola para papel de parede como base antes de colar, é melhor escolhê-la de acordo com o tipo de papel de parede. Para saber se tal composição é adequada para primer, é preciso consultar a embalagem. Nas instruções para alguns tipos de cola, as recomendações de diluição e proporções são prescritas especificamente para o uso da cola como primer. É melhor não usar cola que não seja adequada para esses fins, pois isso pode levar a consequências tristes e reparos repetidos.
Algumas marcas produzem cola para papel de parede com um indicador de cor que ajuda a aplicar o produto de maneira uniforme em toda a superfície. Para preparar uma mistura de base com cola, nenhuma habilidade especial é necessária. Além de ser fácil de diluir e aplicar, esse método também é muito econômico.
É importante entender que a cola para papel de parede não pode esconder falhas visíveis e tornar a superfície perfeitamente plana e lisa. Com alta umidade no ambiente, vale a pena escolher formulações com aditivos anti-sépticos. Eles não prometem proteção completa contra mofo, mas a probabilidade de seu aparecimento é significativamente reduzida.
Priming com cola PVA
A cola PVA tem sido usada como primer desde os tempos da URSS.Este adesivo universal, que significa acetato de polivinila, é usado na vida cotidiana, na criatividade e na indústria da construção. A cola é uma suspensão branca espessa que se torna transparente após a secagem completa.
Existem muitos tipos de cola PVA, diferindo em propriedades e finalidade (construção, carpintaria, móveis). Ambas as variantes de produtos universais e especializadas estão disponíveis. A composição da cola PVA contém partículas minerais, devido às quais as propriedades adesivas aumentam. É adicionado à construção de misturas de concreto e enchimentos para aumentar a resistência.
Para preparar a mistura de primer, cola PVA é diluída com água na proporção de 1: 2. No entanto, muitos especialistas não recomendam o uso de cola como base nesta forma. Primeiro, com o tempo, uma película de cola curada corre o risco de descascar junto com o revestimento decorativo, causando muitos problemas. Em segundo lugar, com o tempo, a composição adquire uma coloração amarela, o que pode levar à sua transmissão através do papel de parede. Isso pode prejudicar a aparência do acabamento.
Portanto, se não estamos falando de qualidade, mas de reparos rápidos e econômicos, essa opção pode ser considerada. Ao utilizar materiais caros e a obtenção esmerada e ansiosa de um excelente resultado, esta opção deve ser adiada e a aquisição de ferramentas profissionais especializadas.
Preparando para papel de parede líquido
Os papéis de parede líquidos são muito populares. Em sua estrutura, são semelhantes ao gesso, mas contêm fibras de celulose e partículas de seda, o que os torna tão incomuns. O acabamento com este material é considerado um trabalho de "joia", portanto o preparo para a aplicação deve ser feito com perfeição.
As bases acrílicas com efeito de penetração profunda são excelentes para o primer sob papel de parede líquido. Eles fortalecem e fixam qualitativamente a base, graças ao qual o papel de parede vai durar muito tempo.
Como escolher
Vamos resumir em quais critérios você deve se basear ao escolher uma cartilha para papel de parede para obter um resultado excelente.
Características do produto:
- proporções;
- consumo;
- método de aplicação;
- tempo de secagem;
- data de validade e data de fabricação.
Dependendo da finalidade:
- aditivos anti-sépticos protegem a superfície da aparência de mofo e bolor;
- o primer de penetração profunda preenche as microfissuras e fortalece a superfície ao penetrar na estrutura;
- um primer com efeito de alisamento elimina defeitos visíveis, tornando a superfície perfeitamente plana;
- O primer branco pigmentado é ideal para papéis de parede de cores claras, pois pode esconder manchas por baixo.
Às vezes, apesar de seguir todas as recomendações, o resultado do reparo é insatisfatório.
Os principais motivos em tais casos, como mostra a prática, são os seguintes pontos:
- a mistura não foi selecionada corretamente, levando em consideração o tipo de superfície a ser aplicada;
- o solo não é adequado para o nível de umidade da sala;
- o papel de parede é muito grosso.
Seja atencioso e paciente, e você certamente terá sucesso.
Para informações sobre a melhor forma de preparar as paredes antes de colar o papel de parede, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.