Primer acrílico de penetração profunda: para que serve a tecnologia de aplicação?
Tendo concebido a decoração das paredes, tecto ou chão, pretende fazer o trabalho o mais prático possível, mesmo que a superfície de trabalho pareça velha e porosa. Os mestres podem lidar facilmente com isso, já que o segredo do sucesso está concentrado no uso de um agente especial de tratamento de superfície. Vamos descobrir isso juntos no propósito de um primer acrílico de penetração profunda e na tecnologia de sua aplicação.
Peculiaridades
O primer acrílico de penetração profunda é um material especial para o tratamento de superfície antes do trabalho de acabamento, na forma acabada lembra o leite em consistência.
A cor pode ser diferente: na maioria das vezes é transparente, às vezes branco, rosado, cinza claro. Este primer é um tipo de primer acrílico. Não é um remédio universal, portanto a compra do material deve ser baseada estritamente na prescrição do medicamento.
Hoje, nenhum tipo de acabamento pode prescindir desse tipo de solo. O material é um pouco pegajoso, se não for imediatamente lavado das mãos é difícil de remover.
Vendido principalmente em latas e latas. O volume depende dos padrões do fabricante. Mais frequentemente, essas composições são produzidas em um volume de 10 litros.
Em caso de contato com os olhos, lave imediatamente com água corrente. Não corrói a pele das mãos, dependendo da base, pode ser ecologicamente correto, inodoro ou com um leve aroma específico que não interfere no processo de trabalho.
Este material é vendido como uma mistura seca e uma solução pronta para o processamento. No primeiro caso, é um pó que deve ser diluído em água de acordo com as instruções.
A água é usada fria: quente afetará o desempenho do produto de construção. Isso é conveniente, pois esse material geralmente é suficiente para processar o piso, as paredes e o teto de uma sala espaçosa.
As sobras podem ser armazenadas por 12 mesesfechando bem a tampa e retirando a matéria-prima em local escuro. É inaceitável armazená-lo no frio. A vida útil do primer acrílico de penetração profunda é de 2 anos a partir da data de emissão. Os Masters não recomendam usá-lo após a data de vencimento.
Vantagens e desvantagens
O primer acrílico de penetração profunda tem muitas vantagens. Essa ferramenta fortalece a base, tornando sua estrutura forte o suficiente. Você pode usar esta composição para trabalho externo e interno. É adequado para os substratos menos confiáveis que não inspiram confiança externamente no sucesso do revestimento. Este primer possui alta viscosidade. Sua conveniência é a solubilidade em água.
O uso do primer acrílico permite economizar na quantidade de adesivo ou tinta: a superfície tratada não absorve mais líquidos em grandes volumes, portanto não seca rapidamente e permite que o acabamento seja executado com capricho, sem pressa.
Após o processamento de superfícies escuras com este primer, a tinta é aplicada uniformemente, sem áreas não pintadas, listras e outros defeitos. Neste caso, o brilho da superfície é mais pronunciado. No que se refere aos demais componentes de acabamento, nota-se: a aplicação da cola para ladrilhos e papel de parede após a aplicação do primer torna-se mais uniforme, o que simplifica o acabamento.
O primer de látex é permeável ao vapor. Apesar de penetrar profundamente na base e fortalecer até mesmo superfícies porosas, microorganismos e mofo não aparecerão nela.Ao mesmo tempo, após a aplicação, o primário em si não inibe o trabalho de revestimento: seca rapidamente mesmo à temperatura ambiente normal. O tempo de secagem pode variar dependendo do tipo de solvente usado (rápido, lento, clássico).
A desvantagem de um primer acrílico é o inconveniente de diluir o concentrado, o que nem todos gostam. Basicamente, reclamam os iniciantes, que têm medo de recriar com precisão a consistência desejada, o que leva a um aumento no consumo do solo.
Apesar do fato de que um primer pode ser usado para tratar uma variedade de superfícies, nem toda formulação é adequada para metais escuros. Portanto, o uso desta ferramenta para revestimento é permitido apenas se o tipo de superfície necessária estiver na lista, marcada na embalagem.
Para que serve?
O primer acrílico (ou látex) é adequado para superfícies de diferentes composições. A ação do material é baseada em conferir alta adesão ao plano processado com o material subsequente aplicado. É necessário para que o acabamento permaneça na superfície o maior tempo possível.
Este primer não processa apenas a camada superior da base para acabamento: penetra a uma profundidade de 5 a 10 cm no plano em que é aplicado.
A ação é baseada na capacidade de penetração, que permite fortalecer as paredes, feita pelo desenvolvedor em violação da tecnologia. Na maioria das vezes, são paredes de concreto ou gesso, em que há muito mais areia do que o normal. Essas superfícies se desintegram, o que complica o processo de acabamento e pode afetar o resultado final. A ação do primer acrílico permite que ele penetre profundamente em fissuras e áreas problemáticas de superfícies.
O material não aglutina apenas microfissuras: ele aglutina o pó e força todas as áreas da superfície, correndo o risco de baixa resistência, a reter o material de revestimento o máximo possível. Neste caso, não importa se é papel de parede, cerâmica, forros ou piso autonivelante. Uma característica interessante é a formação de uma malha rugosa na superfície durante a solidificação, que nivela a base, preparando-a para o processamento posterior.
Primer acrílico é adequado para o tratamento de betonilhas de cimento-concreto, pode ser usado para processamento de madeira, tipos de superfícies de gesso, calcário. Vai colar as partículas mais pequenas da base, vai ajudar a prevenir a formação de azul e podridão.
Este solo é uma proteção contra a umidade. Pode ser usado para preparação de superfícies de parquet, esmalte, lascas de mármore, gesso estrutural. Ela recompensará em todos os lugares uma base plana monolítica.
Tecnologia de aplicação
Aplicar um primer na superfície é mais fácil do que aparenta.
Ao trabalhar, você precisará de:
- rolo de espuma;
- escova plana;
- escova pequena e plana;
- luvas;
- recipiente plano para primer.
No caso de concentrado seco, vale a pena adicionar a este conjunto um recipiente para diluição do material, que é diluído estritamente nas proporções indicadas pelo fabricante (geralmente 1: 4).
A agitação é realizada até que a composição se torne homogênea. Nesse caso, pode ser necessária uma máscara para que a composição seca não entre nos pulmões.
Depois de preparar o equipamento necessário e o próprio primer, eles começam a processar as superfícies. A terra é despejada em um recipiente plano, cobrindo aproximadamente 1/3 do volume do rolo colocado nele. Não se deve derramar mais: a solução escorrerá do rolo em grandes quantidades, o que é inconveniente no processamento de superfícies de paredes ou tetos. O rolo é conveniente porque reduz pela metade o tempo gasto no tratamento da superfície.
Não há necessidade de preencher as paredes: o primer já tem um alto poder de penetração. Porém, também não se deve salvar: o principal é que não haja respingos ao rolar a superfície. Os movimentos não devem ser abruptos: isto é especialmente verdadeiro se a renovação da sala for parcial. Se sujar, digamos, o papel de parede, manchas podem permanecer nele.
A solução é coletada em um rolo e a superfície é enrolada com ele para posterior revestimento. Como em qualquer trabalho não se pode prescindir do tratamento dos cantos das juntas e dos locais inconvenientes, a ferramenta de trabalho é trocada por um pincel do tamanho desejado. O rolo não consegue processar bem os cantos: normalmente, neste caso, não pode evitar o gotejamento ao longo das paredes.
O pincel permitirá que você evite desperdícios desnecessários, tornará o processamento mais preciso.
Quando todos os aviões foram processados, você precisa remover imediatamente os restos do primer das ferramentas e recipientes. Se deixar para depois, a espuma e as cerdas do pincel se transformarão em carvalho. Depois de solidificados, os pincéis e a camada de espuma de borracha deverão ser jogados fora. No processo de trabalho, o material deve ser despejado no recipiente aos poucos: não adianta despejar os restos de volta no recipiente comum (eles conterão as menores partículas de pó ou micro-fragmentos da mesa de cimento).
Aplique a primeira demão na superfície duas vezes. Neste caso, a reaplicação do primer só é possível após a secagem da primeira camada.
O que considerar?
Para que o trabalho de acabamento não seja complicado pela escolha do primer errado ou pela aplicação errada, vale a pena considerar algumas recomendações.
Os especialistas recomendam prestar atenção à data de validade no momento da compra. Se falta menos de um mês para o seu final e o produto pode obviamente ficar, ou eles levam logo ao lado da compra, ou escolhem um material de outra marca.
É preferível usar um primer de uma empresa confiável e com boa reputação: variedades baratas não têm boa viscosidade, não serão capazes de criar uma rede de cristal forte e nivelar a base no nível adequado.
Para maximizar a adesão, antes da aplicação do próprio primer, a superfície deve estar livre de poeira, sujeira e principalmente manchas de graxa que impeçam um acabamento de qualidade. Distribuídos por meio de um rolo sobre a superfície da folha de revestimento, a poeira e os grãos de areia impedirão a continuação do papel de parede, causando pequenas bolhas sob o papel de parede.
O revestimento pode ser feito após a secagem completa da segunda camada de solo. Isso é determinado pelo fato de que, ao tocar a superfície, não gruda. As paredes são preparadas antes do processamento. Se o reparo não for planejado para outro mês, não há lavagem para aplicar o primer com antecedência.
O piso não deve ser imprimado se não estiver preparado e se houver fissuras significativas: isso levará ao vazamento da composição. Ele não vai resolver grandes problemas, para isso é preciso usar uma composição de cimento.
Veja abaixo as instruções de aplicação do primer de penetração profunda.
O comentário foi enviado com sucesso.