Alto-falantes de teto: descrição, visão geral do modelo, instalação
A criação de sistemas de notificação de todos os tipos está diretamente relacionada à necessidade de seleção, colocação e instalação correta de alto-falantes em toda a instalação. Deve ser dada atenção especial aos sistemas de teto.
Detenhamo-nos mais detalhadamente na descrição deste tipo de técnica acústica.
Característica
Os alto-falantes de teto são comumente usados para criar sistemas de endereçamento público em salas que possuem uma grande área horizontal com uma altura de teto de 2,5 a 6 m.
Eles pertencem à categoria de alto-falantes em que toda a energia sonora é direcionada perpendicularmente ao chão. Esses dispositivos são fixados no teto, proporcionando assim a cobertura de som mais uniforme. Eles são usados para salas de sondagem, escritórios, salões e longos corredores. Esse equipamento é difundido nas seguintes instalações:
- hotéis;
- centros culturais;
- teatros;
- Shopping;
- galerias, museus.
Além do mais, sistemas são instalados em edifícios de estações ferroviárias e aeroportos.
Dependendo das características do projeto, eles são encaixados e suspensos. Na prática, os mais difundidos são unidades do primeiro tipo. Eles cortam diretamente os painéis do teto em um padrão de treliça e são mascarados por uma treliça decorativa. Esta disposição permite obter uma distribuição uniforme do som pela divisão e, além disso, é muito conveniente numa situação em que a divisão esteja dividida por divisórias ou tenha uma mobília bastante densa.
Os alto-falantes de teto atendem totalmente a todos os requisitos de segurança contra incêndio.
Visão geral do modelo
São muito populares altifalantes de tecto da marca ROXTON. A principal vantagem desses produtos é em uma combinação de desempenho acústico extremamente alto com facilidade de instalação e ergonomia.
O equipamento é feito de plástico ABC. As características de design são pensadas com muito cuidado, a fiação de instalação é conectada ao bloco de terminais de parafuso usando conexões de várias gradações. O alto-falante é conectado diretamente ao teto falso com clipes de mola integrados.
Existem outros modelos que merecem atenção.
Alberto ACS - 03
Este equipamento é destinado para sondar edifícios e estruturas como parte de um sistema de transmissão e aviso de música. Possui potência nominal de 3 W, a faixa de freqüência de operação varia de 110 a 16000 Hz com sensibilidade de 91 dB.
O corpo é de plástico, a grelha decorativa é de metal. Cor branca. Os alto-falantes são pequenos em tamanho - 172x65 mm.
Inter - M APT
O equipamento é destinado para instalação em tectos falsos, mas também pode ser fixada em painéis de parede em interiores. Dependendo do modelo, a potência é de 1 -5W, a faixa de frequência está na faixa de 320-20000 Hz. O parâmetro de impedância de som é 83 dB.
O corpo e a grade são feitos de plástico branco. As dimensões são 120x120x55 mm. Pode operar em linhas com tensões de 70 e 100 V.
Recursos de instalação
A fim de alcançar o som mais uniforme em toda a área coberta, preste atenção especial à instalação correta dos alto-falantes de teto. Se a instalação não for realizada corretamente, os móveis com divisórias interferirão no movimento das ondas sonoras e o espaço do chão ao teto começará a ressoar e a formar interferência.
Ao projetar a localização, o diagrama direcional da radiação sonora deve ser traçado. Isso permitirá que você calcule corretamente o número de falantes necessários para servir a área. O diagrama tem a forma de um círculo, depende diretamente dos parâmetros da potência do equipamento e da altura de montagem.
Quanto mais alto os alto-falantes são montados, mais espaço eles podem cobrir. No entanto, para máxima audibilidade, sua potência terá que aumentar em proporção direta com a altura de instalação.
É importante que as seguintes condições sejam observadas na sala:
- tetos falsos são obrigatórios, já que é neles que o alto-falante é montado;
- altura da parede baixa - este equipamento está longe do ouvinte, portanto, em salas com tetos muito altos, muita potência é necessária para atingir a pressão sonora necessária.
Se essas condições não forem atendidas, a instalação de alto-falantes de teto será ineficaz e impraticável, pois exigirá:
- custos significativos de fixação de equipamentos na ausência de teto falso;
- mais potência do amplificador e dos alto-falantes caso o teto seja superior a 6 m.
A instalação do alto-falante de teto Fire Dome Roxton PC-06T é mostrada abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.