Tipos e variedades de nozes
Tipos e variedades de nozes são várias dezenas de obras-primas da seleção nacional e estrangeira, com suas próprias características individuais e propriedades biológicas. Os jardineiros podem escolher uma variedade de árvore de acordo com suas prioridades. Resistentes à geada e produtivas podem ser cultivadas na faixa do meio, enquanto no sul é melhor escolher híbridos de alto rendimento ou variedades naturais que não tenham obstáculos ao desenvolvimento em um clima fértil.
As variedades anãs são uma excelente solução para proprietários de pequenos quintais ou chalés de verão.
Visão geral de grandes variedades
Os bosques relictos de nozes no espaço pós-soviético podem ser encontrados apenas na Moldávia, Quirguistão e Turcomenistão. Isso dá uma ideia aproximada da zona de distribuição da planta antes do início do cultivo humano. As variedades naturais não têm resistência a geadas severas e baixas temperaturas de inverno. Apresentando a descrição das variedades aos jardineiros, autores incompetentes confundem espécies grandes com espécies de frutos grandes, mas essas são características diferentes da cultura: as árvores grandes se distinguem pelo alto crescimento, solidez e capacidade de frutificar por muito tempo.
O trabalho de procriação permitiu-lhes conferir outras características: copa arredondada que não se espalha, resistência ao gelo, grãos em casca fina, resistência às doenças comuns da espécie. Eles podem dar frutos grandes e também pertencem à categoria de frutos grandes. Os híbridos começam a dar frutos em épocas diferentes. E esse também é um dos critérios que devemos levar em conta na hora de escolher. Agora vamos dar uma olhada em algumas subespécies interessantes da noz.
- "Bomba Bukovina" - uma árvore alta com frutificação estável, mas não recorde (até 45 kg por ano). A primeira floração geralmente ocorre apenas no sexto ano após o plantio.
- A variedade com o nome eloqüente "Gigante" cresce até 6-7 m, mas é considerada de altura média. É resistente à seca e geadas, floresce em maio e frutifica apenas no início de outubro. De acordo com várias fontes, dá nozes de até 7 cm de comprimento e pesando até 35 g, mas só depois de atingir uma certa idade. Produtividade - até 40 kg, pode ser aumentada por tecnologia agrícola adequada. Esta variedade é recomendada para paisagismo devido a sua copa densa e compacta.
- "Memória de Minov" com folhagens e ramos espalhados, pertence a variedades de mesa finas que amadurecem no final do primeiro mês de outono. Rende até 90 kg de lindas frutas com alto teor de óleo. No quinto ano, começa a primeira floração, aos 7 já se pode fazer uma colheita completa.
- Krasnodarets - uma variedade relativamente nova que está sendo testada pelo estado. Esta é uma árvore alta com copa abundante que requer desbastes periódicos. No final de setembro, após 4 anos, você pode começar a fazer uma colheita estável. Os indicadores não são muito altos (20-25 kg), mas o sabor é ótimo. A variedade tolera a seca com calma.
Residentes da região de Moscou e regiões com condições climáticas semelhantes podem recomendar outra nova variedade - Astakhovsky... Possui duas pequenas desvantagens: frutificação tardia (por 6-7 anos) e altura - atinge 10 m. No entanto, também apresenta muitas vantagens: maturação precoce (meados de setembro), bom rendimento (40 kg ou mais), excelente imunidade e a capacidade de tolerar com calma temperaturas de até -35 graus.
Nozes anãs
Uma excelente solução para quem se dedicou recentemente à actividade agrícola ou para quem tem um terreno não urbanizado junto a um edifício novo ou a um palacete. As árvores de baixo crescimento podem ser plantadas a uma distância de três metros. Aplicando as técnicas agrícolas corretas, você pode colher sua primeira safra em três anos. As variedades são adaptadas para um plantio mais denso em um hectare, despretensioso no cuidado, adequado para o cultivo no sul e na Rússia central, mas seu rendimento é invariavelmente excelente e a densidade de grãos na casca é significativa. Aqui estão algumas variedades interessantes.
- "Kocherzhenko" - uma variedade criada na época soviética por um criador ucraniano e que leva o nome de seu sobrenome. Sua singularidade reside em sua baixa estatura e maturidade precoce. A floração pode ser ainda no primeiro ano de vida, os frutos são grandes, com 55% de enchimento por uma casca fina. Quase todo anão de pequeno porte pode facilmente tolerar baixas temperaturas e pode ser cultivado em diferentes zonas climáticas.
- "Ideal". O nome não exagera as características da variedade subdimensionada. A variedade é de crescimento precoce, com propriedades incríveis (existem alguns ovários mesmo em uma árvore anual com grãos doces e frutos que pesam até 10 g). Tolera perfeitamente o inverno com temperatura não superior a 40 geadas, mas a seca, assim como o calor, não o amedrontam. O peso máximo de uma castanha é de 50 g. Até 120 kg de nozes são colhidos de uma árvore adulta.
- "Sobremesa". Não cresce mais que 3 m, tem frutos de casca fina que chegam a 13 g, é resistente à seca, mas não tolera geadas, embora amadureça precocemente. Infelizmente, só pode ser cultivada em regiões de clima ameno: o nome é dado pelo sabor excepcional e pela excelente apresentação dos frutos maduros.
Para aqueles que desejam obter altos rendimentos e não sombrear seu terreno, podemos recomendar nota "Troféu"... Esta é uma subespécie de tamanho moderadamente médio (até 5 m de altura), que começa a frutificar totalmente após 2-3 anos. Dá até 130 kg de uma árvore madura. Eles notam o sabor cremoso único de noz de grãos grandes, uma casca fina, que é facilmente picada e separa perfeitamente na limpeza.
Variedades resistentes à geada e de crescimento precoce
Esta definição inclui variedades altas e anãs, criadas por criadores para dar-lhes características úteis. I. Michurin começou este trabalho útil. No território da Rússia, existem mais de 20 variedades de nozes que são resistentes aos invernos frios.
- "Levina" - uma variedade com excelentes capacidades regenerativas, frutificando durante 2 a 3 anos. Os frutos chegam a pesar 15 ge a casca, segundo os jardineiros, simplesmente se quebra com os dedos.
- "Kocherzhenko" despretensioso às condições meteorológicas, tolera geadas de 35 graus.
- Híbrido "Ideal", "Ivan Bagryany", ao contrário da fonte, tolera bem o frio, seu caroço é doce, mas o rendimento é de 20-30 kg por árvore.
Nozes de crescimento precoce podem ser plantadas para reprodução industrial. Estes incluem "Astakhovsky", não tem medo de geadas recorrentes e precoces e dá nozes doces que pesam até 27-30 g. As mudas terão que ser cobertas durante o inverno, mas então não será mais necessário.
Os amantes de frutas notam seu sabor doce e abundante teor de óleo.
Variedades laterais
"Chandler", criado na Califórnia, leva o nome de seu autor. É uma variedade de tamanho médio que cresce até 7 m de altura. Os frutos não estão apenas no topo, mas também nos rebentos jovens. Em tenra idade, dá até 35 kg, em idade madura - 2 vezes mais.
Outras ótimas opções podem ser encontradas nas propostas:
- "Peschansky" - noz resistente ao frio e à seca com um caroço leve e oleoso;
- médio-alto "Vasion" possui excelente imunidade, frutos grandes, excelente desempenho na colheita e imunidade a geadas até -30;
- variedades gêmeas "Taisiya" e "Timofey" interpolinizados, diferenciam-se dos restantes pelo sabor agradável, excelente colheita e resistência a climas desfavoráveis.
É fácil encontrar mudas desse tipo em viveiros russos, elas são muito procuradas e isso é compreensível. A favor desta escolha - rendimento, frutificação precoce, resistência à seca, elevada imunidade, transportabilidade e manutenção da qualidade dos frutos. A Rússia, como sucessora da União Soviética, ainda pertence aos países onde as nozes são cultivadas. Amplas oportunidades para isso foram oferecidas pelos frutos da seleção de jardineiros na Sibéria e nos Urais, no território de Krasnodar e na Crimeia, bem como no trabalho de criadores ucranianos e bielorrussos.
Que variedade escolher com base na região?
Mesmo as melhores nozes nem sempre são ideais para o cultivo em determinados climas. Criadores dos Urais e da Sibéria desenvolveram variedades que são mais adequadas para o clima rigoroso. E nessas regiões é melhor plantar uma noz resistente ao inverno que pode se recuperar após o efeito destrutivo do frio.
Para a Sibéria, "Astakhovsky" é adequado com duas épocas de floração, o que é especialmente útil onde podem ocorrer geadas no verão.
Nos Urais, a levina de crescimento rápido vai dar-se bem, já pelo quarto ano a dar verdadeiros cachos de nozes de casca fina e de excelente sabor. O pequeno tamanho da fruta é sobreposto pela imunidade e resistência a doenças. Nas regiões do sul e no norte do Cáucaso, você pode simplesmente escolher uma variedade frutífera, escolhendo não pelo tamanho da fruta, mas pelo rendimento geral.
Para o cultivo na Bielo-Rússia, você pode usar "Samokhvalovichsky-2", que é resistente à geada e fornece até uma dúzia de nozes em um cacho. Também pode ser recomendado para a região de Leningrado. Todas as plantas precisam de um polinizador, então você precisa plantar 2-3 árvores da mesma espécie ou de espécies relacionadas ao mesmo tempo.
Você não deve confiar em garantias de que a variedade é autofértil: as nozes têm flores masculinas e femininas, portanto, precisam de polinização.
Para a região de Moscou
A classificação das variedades de nozes adequadas para essas condições climáticas é extensa e pode chegar a até duas dúzias de posições. É liderado pelas seguintes opções.
- "Ideal", em que não só a árvore resiste à geada, mas também os botões, subdimensionados, de alto rendimento, com floração simultânea de flores masculinas e femininas;
- "Sadko" - também de crescimento curto e rápido, com conchas finas e grandes cachos, criados especialmente para a região da capital;
- "Colheita", não requer recomendações especiais, rendendo até 25 kg de nozes de excelente sabor, estáveis e de rápido crescimento.
Isso não significa que não haja outros candidatos a desembarque na região de Moscou. Muitos deles: antigo "Levina", "Giant", "Astakhovsky" e "Kocherzhenko", alguns outros híbridos da seleção da Sibéria e da Bielo-Rússia.
Para o Território Krasnodar
O jardineiro tem uma escolha ilimitada à sua disposição, então você precisa recorrer apenas às espécies mais eficazes e produtivas, zoneadas para a seleção Kuban ou da Crimeia.
Entre as melhores variedades destacam-se:
- "Aurora do Oriente"florindo já em abril, com rendimento de 24-26 kg, excelente sabor;
- nozes "Gracioso" e "Plano de cinco anos" com robustez e produtividade médias de inverno, mas com frutas que são procuradas pelo consumidor;
- subespécie "Pelan", que dá até 25 kg e é recomendado especificamente para o Território de Krasnodar, o Cáucaso do Norte.
Você pode prestar atenção nas seguintes variedades: "Aurora", "Gigante", "Criador", "Favorito de Petrosyan" e "Krasnodarets".
Para o sul da Rússia e Ucrânia
"Aurora" e as outras variedades listadas acima também são adequadas para este propósito. Recomenda-se o uso de variedades da seleção ucraniana: "Bukovinsky 1 e 2", "Carpathian" e "Pridnestrovsky", "Memory of Minov" da Bielo-Rússia, bem como nozes da Moldávia: Spectrum, Orion e Marionque podem ser usados como rootstocks.
Cada um escolhe uma variedade com base em dados específicos (região de cultivo, condições climáticas, etc.).
O comentário foi enviado com sucesso.