Quando e como podar as nozes?
Como as nogueiras crescem e se desenvolvem com relativa rapidez, a primeira colheita é obtida já no quinto ano após o plantio. Para a correta formação da copa e como medida de prevenção ao desenvolvimento de doenças, recomenda-se a poda oportuna e correta das árvores. Durante o procedimento, é necessário levar em consideração todas as nuances para evitar erros.
Quais ferramentas são necessárias?
É recomendável que você prepare suas ferramentas antes de começar a aparar. Quando eles estiverem disponíveis, o processo será muito mais rápido. O seguinte é obrigatório.
- Podador. Com a sua ajuda, é necessário retirar os ramos mais finos, cujo diâmetro não ultrapasse 20 mm. Para deixar claro para os jardineiros novatos - a ferramenta se parece com uma tesoura com lâminas convexas.
- Serra de jardim (não deve ser confundida com uma serra normal). A peculiaridade está na forma crescente da lâmina. É melhor escolher uma ferramenta cujo comprimento da lâmina de trabalho varia de 30 a 35 cm, pois esta é a opção mais conveniente.
- Lopper - este é, de fato, o mesmo podador, mas com cabos longos. Sua finalidade é remover ramos com diâmetro de aproximadamente 50 mm.
- Galhos maiores requerem uma serra elétrica. A peculiaridade dessa ferramenta está no resultado rápido do trabalho.
- Uma faca de jardim é útil para remover ramos novos. A mesma ferramenta pode ser usada para limpar pequenos danos. Mas aqui é importante não exagerar, pois você pode danificar a árvore profundamente.
- Como a maioria das árvores é mais alta do que a altura humana, uma escada será necessária. A escolha deste dispositivo deve ser feita com responsabilidade, pois há risco de lesões. Nesse sentido, a opção mais segura é uma escada. É caracterizado por maior estabilidade.
Durante a poda, existe a possibilidade de sofrer todo o tipo de lesões, por isso é recomendável não se distrair, ter muito cuidado.
Você também deve se lembrar dos equipamentos de proteção individual: óculos e luvas especiais.
Visualizações
Existem dois tipos de poda: modelar e rejuvenescer. A primeira é realizada com o objetivo de formar a copa da árvore de maneira adequada, e a segunda é destinada à retirada de galhos velhos. Cada um deles possui características próprias que devem ser levadas em consideração para se obter um resultado positivo.
Formativo
No primeiro ano após o plantio, uma pequena coroa se forma. Seus membros são 4-5 ramos. Nesta fase, você precisa inspecionar a muda para verificar se há doenças. Se eles não estiverem lá, então apenas 4-5 ramos devem ser deixados, e o resto deve ser removido. No caso de haver doenças, a árvore deve ser deixada sozinha até agosto. No final do verão, é necessário retirar os ramos de pior aparência e deixar os jovens e fortes.
No segundo ano de vida da árvore, o processo de poda é mais responsável, pois visa a um objetivo específico, que é a formação da copa.
Todos os ramos precisam ser encurtados para dois botões, já que um deles é o líder e o outro atua como sobressalente. Se ambos forem viáveis, o sobressalente deve ser removido. Um tiro aparecerá a partir do principal, não ultrapassando 60 cm de comprimento. Ele também precisa ser reduzido para dois botões.
Depois que todas as ramificações laterais são processadas, você precisa ir para a central. O condutor superior é cortado da mesma maneira.Assim que a copa é formada, começa um período de dormência relativa para a árvore. Não há mais modelagem. A poda é feita apenas para fins higiênicos e anti-envelhecimento.
Existem três esquemas de poda principais projetados para formar a coroa correta.
- Esquema em camadas. Sua essência é deixar apenas três ramos do esqueleto após a poda. Uma condição importante é que eles devem estar aproximadamente 15 cm um do outro.A principal vantagem de um esquema de poda em camadas é uma distribuição uniforme da luz em todas as partes da árvore. Além disso, a folhagem tem a capacidade de crescer em diferentes lados, dando à copa uma forma arredondada. Este esquema de poda é melhor usado no final do outono.
- Líder - Esta é outra opção para a poda de nogueiras. Aqui, a distribuição dos ramos principais segue uma espiral. A distância entre cada alça deve ser de aproximadamente 50 cm. As três primeiras camadas podem conter ramos internos, mas somente antes do início do período de frutificação. Assim que aparecer a primeira safra, é recomendável removê-los imediatamente para não atrapalhar a troca de ar.
- Em forma de taça. Seu principal objetivo é a conveniência da colheita. A formação da coroa ocorre em forma de tigela. É necessário deixar um fuste não superior a dois metros, bem como 3-4 ramos esqueléticos. Eles devem estar uniformemente espaçados ao redor do tronco, eqüidistantes entre si. A poda deve ser repetida no outono.
A escolha de uma forma ou outra da coroa depende inteiramente das preferências individuais.
Rejuvenescedor
Este tipo de poda é mais adequado para uma árvore madura. O fato é que as árvores perenes muitas vezes começam e param de produzir a mesma colheita. A formação de frutos ocorre apenas nos ramos mais próximos do tronco.
Para remediar a situação, recomenda-se realizar periodicamente podas antienvelhecimento.
Deve ser feito à medida que vão se formando os galhos velhos que precisam ser cortados. O princípio é simples: sobem os ramos verdes e removem-se os secos e velhos.
Características de poda levando em consideração o termo
É muito importante iniciar o procedimento de poda em tempo hábil. A melhor época para este negócio é o início da primavera. É importante focar no regime de temperatura aqui. Assim que o tempo estiver bom e o gelo parar, pode-se iniciar o processo de formação de copas.
A poda de uma árvore perene na primavera começa com a remoção dos nós secos das laterais e do topo da árvore. O principal objetivo do desbaste de galhos é permitir que o ar e a luz solar alcancem todas as partes da árvore. Isso é necessário para a nutrição adequada da cultura.
Verão
No final da primavera e no início do verão, a seiva se move ativamente ao longo do tronco da árvore, portanto, é melhor excluir a poda durante este período. O fluxo de seiva diminui em meados de julho, então as manipulações podem ser realizadas.
Nesse período, é necessário retirar ramos curvos em todo o perímetro de toda a coroa, o que impede sua correta formação.
Se a árvore foi podada com bastante força na primavera, a poda de verão pode ser totalmente descartada. Caso contrário, a árvore pode enfraquecer, perder sua imunidade e adoecer.
Outono
No outono, os ramos são removidos após as folhas terem caído completamente. No outono, a poda é feita para fins sanitários. Se houver galhos quebrados ou danificados na árvore, eles devem ser removidos. Se forem deixados, os parasitas se acumularão nos locais de descanso durante o inverno, o que levará ao desenvolvimento de uma ou outra doença.
Também é recomendável eliminar os ramos que estão fora de serviço. Se as linhas de corte forem muito grandes, devem ser desinfetadas. A poda de outono é o procedimento final do ano. Agora a árvore deve ser deixada sozinha até a primavera.
Erros comuns
Ao podar nozes, jardineiros inexperientes podem cometer erros, que podem ser muito difíceis de corrigir. Os mais comuns são os seguintes.
- A poda dos ramos é feita com uma ferramenta romba e suja. Na verdade, isso é fatal para a árvore. Primeiro, ao trabalhar com um instrumento rombudo, uma pessoa danifica os galhos de uma árvore. Eles não são eliminados até o fim, você tem que quebrá-los. Além de tudo - aparência desarrumada. Se você trabalha com uma ferramenta suja, pode trazer uma infecção e provocar o aparecimento de qualquer doença.
- Processamento de seções com tinta a óleo. Em nenhum caso isso deve ser feito.
- Poda no início da primavera ou no final do outono, quando a temperatura do ar cai abaixo de zero grau.
- Removendo muitos ramos.
Para evitar esses erros, é importante escolher a ferramenta certa e de qualidade. Também é recomendável seguir os conselhos de jardineiros experientes.
- Antes de podar, você precisa descobrir por quais regras a árvore é enxertada. O fato é que após a formação artificial da coroa, a vacinação é terminantemente proibida.
- No primeiro ano de vida da árvore, é melhor moldar a copa de forma que pareça uma tigela. Além disso, a altura da árvore em si não deve ultrapassar 1 metro.
- Os ramos secos e doentes estão sempre sujeitos a remoção. Você também deve se livrar daqueles que interferem com os brotos mais fortes.
- Você não pode podar a árvore no inverno e durante o período de movimento ativo da seiva.
Após a poda, a árvore fica fragilizada, por isso precisa de alguns cuidados nesse período. Isso é especialmente verdadeiro no outono. Para restaurar a força e manter a imunidade, é recomendado alimentar a noz com fertilizantes de fósforo e potássio. Eles devem ser levados diretamente para baixo do barril, na forma líquida. A cobertura não só adiciona força, mas também protege contra pragas que sobem pelo tronco.
Alguns jardineiros inexperientes tratam os cortes com tinta a óleo. Isso é fundamentalmente errado. Desde os tempos soviéticos, foi estabelecido para realizar o processamento com jardim var.
Isso, em comparação com a tinta, é menos prejudicial, mas mesmo assim é melhor não usar o var, ou pelo menos comprá-lo em lugares confiáveis. Agora existem muitas falsificações que são feitas em condições artesanais e não atendem aos requisitos.
A proibição do uso dos dois materiais acima não significa que as seções devam ser deixadas sem processamento. Existem vários produtos que são mais adequados para desinfecção de alta qualidade.
- Solução de açúcar. Para prepará-lo, você precisa misturar 1 copo de água morna e 2 colheres de chá em um recipiente. açúcar granulado. Quando o açúcar estiver completamente dissolvido, as fatias podem ser tratadas com água doce. Cria uma película invisível na superfície, que impede a penetração de vírus e bactérias nocivas.
- Solução de mel. Esse remédio funciona com o mesmo princípio da água doce - ela bloqueia a passagem de vírus. A receita é bastante simples: em uma tigela pequena é necessário diluir 250 ml de água em temperatura ambiente e 3 colheres de chá. mel fresco ou do ano passado.
- Uma solução fraca de permanganato de potássio. Recomenda-se aplicá-lo com uma esponja ou pincel.
É possível conectar duas ferramentas. Por exemplo, desinfete inicialmente o corte com manganês, e só depois aplique uma solução de mel ou açúcar.
Alguns jardineiros falam fortemente contra qualquer poda de nozes, acreditando que a própria árvore cresce bem e é capaz de formar uma coroa por conta própria. Mas essa opinião está errada na maioria dos casos. A princípio, parecerá que a árvore está realmente arrumada, todos os galhos desempenham a função desejada.
Mas quando a idade cruza a linha de 5-6 anos, a coroa será dissolvida e engrossada. Corrigir a situação neste caso já é muito problemático.
A poda oportuna é benéfica para a nogueira, uma vez que favorece as trocas normais de ar, dá acesso à luz e permite o cultivo de frutos maiores que cumpram as características declaradas.
Há mais um ponto muito importante. Galhos podados e secos nunca devem ser deixados diretamente sob esta ou outras árvores e arbustos do jardim. O fato é que eles podem conter microorganismos nocivos e outras pragas, que se moverão com prazer para árvores saudáveis.
É melhor queimar esses galhos. Assim, não haverá excesso de lixo no local e as pragas serão destruídas. Se por algum motivo não for possível queimá-lo, é melhor levar os galhos para a lixeira, depois de cortá-los em pequenos pedaços e acondicioná-los em sacos plásticos.
Para proteger as nozes de doenças após a poda, é recomendável seguir medidas preventivas. No outono, é permitido tratar com fungicidas. Isso ajudará a se livrar de possíveis pragas. Na primavera, é indesejável a realização de tratamentos com produtos químicos, uma vez que a futura safra se forma neste período.
O comentário foi enviado com sucesso.