Qual a diferença entre a pedra britada e o cascalho?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Comparação de aparência
  3. Outras diferenças
  4. Qual é a melhor escolha?
  5. conclusões

Os construtores iniciantes acreditam que a brita e o cascalho são o mesmo material de construção. No entanto, isso não é verdade. Ambos os materiais são usados ​​ativamente na produção de materiais de concreto, pavimentação, reforma e design de jardins. Existem muitas semelhanças entre eles, mas ao mesmo tempo a diferença é muito significativa.

O que é isso?

Primeiro, vamos descobrir o que é cada um desses materiais a granel.

Cascalho

É um tipo de rocha sedimentar formada durante o processo natural de destruição de grandes rochas. No ambiente natural, esse processo se estende por muitos milênios e é realizado continuamente.

Tendo em conta o depósito, o cascalho subdivide-se em montanha, mar, rio e glaciar. No negócio da construção, as variedades de montanha estão principalmente envolvidas - isso se deve ao fato de que as rochas "aquáticas" têm uma superfície plana e lisa, de modo que sua adesão é insignificante. Eles são popularmente chamados de "seixos".

Dependendo do seu tamanho, os minerais podem ter partículas grandes, pequenas e médias, distinguindo-se pela forma arredondada. Na composição do cascalho, algumas impurezas adicionais estão frequentemente presentes - areia ou terra, o que reduz ainda mais a adesão ao concreto.

A principal vantagem da gravilha é a sua forma decorativa, razão pela qual encontrou ampla aplicação na instalação de caminhos de jardim, na disposição de piscinas e na criação de lagos artificiais. Uma paleta de tonalidades variada permite que você use cascalho liso para decorar painéis de interiores, composições artísticas, bem como para revestimento de interiores.

Pedra britada

A pedra britada é um produto obtido durante a britagem e posterior peneiração de rochas de vários tipos. É classificado como material de construção de origem inorgânica. As partículas de pedra triturada podem ter uma grande variedade de tamanhos, variando de 5 mm e mais.

Dependendo da base, que é transformada em pedra britada, o material é dividido em 4 grupos principais.

Granito

De acordo com suas características técnicas e físicas, este material fornece os parâmetros máximos de resistência, resistência ao gelo e duração de operação. Sua produção requer consumo máximo de energia, portanto, o preço desse material é consistentemente alto.

A matéria-prima para a fabricação dessa pedra britada são as rochas de granito. A pedra britada é usada em locais onde são esperadas cargas aumentadas nas instalações em construção ou onde é necessária uma resistência especial.

Ao mesmo tempo, o granito triturado tem um pequeno fundo radioativo. De acordo com GOST, não vai além do que é seguro para a saúde. Apesar disso, o material não é indicado para uso na construção de moradias, na construção de instituições médicas e infantis.

Cascalho

Esse material é obtido pelo método de pedreira ou extraído do fundo de corpos d'água (rios e lagos). Ele passa pela limpeza, depois pela trituração e pela classificação final em frações separadas. Em termos de parâmetros de resistência, é ligeiramente inferior ao material de granito, respectivamente, e o preço é acessível.

A principal vantagem deste material é a radiação de fundo zero. É esta pedra britada que se utiliza na construção de edifícios residenciais, jardins de infância, escolas e hospitais.

Calcário

Um dos tipos de brita mais baratos, por isso é muito procurado pela população.Claro, suas características de resistência estão longe de ser altas, mas este material pode ser usado para trabalhos individuais na construção de edifícios baixos.

Por sua estrutura química, este é o carbonato de cálcio comum; ele pode se dissolver em um meio líquido.

Portanto, na construção de alicerces de edifícios residenciais, não é utilizado, uma vez que desmoronará ao entrar em contato com a umidade do solo.

Essa pedra britada encontrou aplicação para encher pátios e estacionamentos, arranjar estradas secundárias, bem como jardins e áreas de recreação de parques.

Secundário

Este tipo de pedra triturada é um resíduo de construção triturado.

Todos os tipos de pedra britada têm uma superfície rugosa. Este material adere bem à argamassa e não afunda no fundo. Após a sua introdução, a argamassa adquire consistência e densidade uniformes. As opções mais procuradas são as opções de brita em forma de cubo - elas têm a densidade máxima e permitem que você crie uma base forte e confiável para a estrutura, especialmente se forem utilizadas variedades de granito.

Dependendo do tamanho dos grãos, vários tipos de pedra britada são distinguidos:

  • 5-10 mm - esta fração é utilizada principalmente na disposição de pavimentos asfálticos, na produção de lajes, meios-fios e outras formas de concreto, e também faz parte de sistemas de drenagem;
  • 10-20 mm - uma pedra deste tamanho é amplamente utilizada na criação de fundações;
  • 20-40 mm - também usado para organizar as fundações de edifícios múltiplos e baixos;
  • 40-70 mm - a maior brita fracionada, tem demanda para construção de aterros ferroviários, coberturas de aeródromos e rodovias com grande intensidade de tráfego.

Pelas suas características funcionais, a brita proporciona uma aderência mais duradoura, sendo indispensável para o lançamento de argamassas e fabricação de materiais de construção.

Comparação de aparência

À primeira vista, não é fácil distinguir entre cascalho e brita. Ambos são formados por rochas, são materiais inorgânicos e, portanto, possuem uma composição semelhante. Há também uma certa semelhança externa - seixos e cascalho podem ter a mesma cor, embora o cascalho tenha uma superfície mais áspera.

Basicamente, a principal diferença entre os materiais é sua origem. A pedra britada é obtida por jateamento e processamento subsequente. O cascalho é formado durante o envelhecimento natural das rochas sob a influência do sol, vento, água e outros fatores externos. Com tudo isso, a brita fica maior e proporciona melhor aderência, portanto, é mais difundida no mercado nacional.

Forma de fração

Para obter a pedra britada, eles recorrem ao esmagamento de rochas sólidas. Na hora de fazer cascalho, isso não é necessário, pois se trata de um produto acabado de origem natural, formado sob a influência de processos naturais. Portanto, o cascalho parece mais preciso, não há arestas vivas nele.

A pedra britada obtida pelo método de britagem é sempre angular e parece menos limpa em comparação com seixos.

Também existe uma diferença entre pedra britada e cascalho em termos de parâmetros de frações individuais. Assim, para a pedra britada, as dimensões das partículas de 5 a 20 mm são consideradas pequenas, enquanto para o cascalho, os grãos de 5-10 mm já são uma grande fração.

Cor

O cascalho está disponível em uma ampla variedade de cores. Ele vem em marrom, branco, azul e até rosa. Essa paleta, combinada com a forma arredondada dos grãos, leva ao uso onipresente de cascalho para um paisagismo elegante.

A pedra triturada é um material monocromático. Não representa qualquer valor decorativo, a sua utilização limita-se à construção civil.

Outras diferenças

A diferença na origem de ambos os materiais predetermina diferenças nos parâmetros de adesão em termos de características de desempenho de cascalho e brita. Se falamos de preço, o custo de uma tonelada de cascalho e brita é quase o mesmo. Porém, grãos arredondados de cascalho preenchem rapidamente todos os vazios, de forma que seu consumo para o processamento da mesma área é muito maior do que o da brita. Assim, ao usar seixos, o custo total da obra aumenta em comparação com o cascalho.

Qual é a melhor escolha?

É impossível dar uma resposta inequívoca à questão de qual material é melhor - brita ou cascalho. As diferenças na forma e na aparência explicam as características operacionais desses materiais.

Ao usar brita e seixo na construção, a diferença está no fato de que a adesão máxima à composição do concreto só pode ser obtida adicionando brita. É por isso que só é usado na construção da fundação. Ao mesmo tempo, é muito difícil usar a brita no desenho de jardins - é um material técnico, portanto não representa nenhum valor estético.

O cascalho tem formato arredondado, é visualmente mais estético e atraente, principalmente em seixos de rio e mar.

além do mais cascalho liso - parece muito bom, mas não dá a adesão necessária da massa de areia-cimento. Chegando à solução, os seixos imediatamente assentam no fundo - assim, a densidade e a estabilidade da massa de concreto são violadas. A base de tal estrutura pode não suportar cargas intensas e muito rapidamente começa a rachar e desmoronar.

Devido às bordas arredondadas e forma plana, os seixos apresentam uma maior escamação negativa. Ao realizar o preenchimento de estradas, muito espaço livre é formado entre as pedras, portanto, a densidade aparente de tal material de construção é muito baixa. Isso tem o efeito mais desfavorável sobre a força geral da web.

As vantagens do cascalho incluem sua aparência estética. É um material único e original, mas tecnicamente não será a solução de maior sucesso. Embora em alguns casos possa ser utilizado para a fabricação de misturas drenantes e de concreto com um grau de resistência médio - neste caso, consegue-se uma redução significativa no custo total da argamassa. Porém, para a fabricação de argamassas pesadas, bem como de produtos com requisitos de alta resistência, é aconselhável usar a pedra britada como massa de enchimento.

Cascalho esmagado

Deve-se notar que a diferença entre brita e cascalho ainda sugere a existência de materiais como brita. É obtido artificialmente por meio do esmagamento de uma rocha monolítica. O cascalho triturado é caracterizado pelo aumento da resistência, enquanto o custo de sua produção é muito menor do que na extração do granito triturado.

O material se distingue pela excepcional resistência a temperaturas extremas e extremos de temperatura.

É por isso que é muito procurado na preparação de fundações de edifícios. Uma alternativa é a brita de granito, sendo permitida a adição de cascalho grosso.

conclusões

  • Ambos os materiais de construção são de origem inorgânica, mas a pedra britada é obtida como resultado da destruição mecânica de rochas duras e o cascalho é formado durante sua destruição natural.
  • O seixo tem uma forma aerodinâmica com uma superfície plana arredondada. A forma da pedra triturada é arbitrária e necessariamente de ângulo agudo, a superfície dos grãos é rugosa.
  • A pedra britada encontrou sua aplicação na solução de problemas de construção. O cascalho é usado principalmente para decoração de paisagens.
  • A principal vantagem da pedra britada se resume à sua alta aderência e aos parâmetros técnicos. A vantagem do cascalho é sua aparência estética.

Tendo entendido as principais diferenças entre esses dois minerais, você pode escolher a melhor opção para um tipo específico de trabalho.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário