Tudo sobre a árvore carpa

Contente
  1. Descrição
  2. Onde ele cresce?
  3. Variedades e variedades
  4. Plantar e sair
  5. Reprodução
  6. Propriedades da madeira
  7. Como distinguir de um olmo?
  8. Onde é usado?

A graciosa carpa é ideal para autocruzamento. A cultura é capaz de se desenvolver em quase todas as condições, não requer cuidados especiais e tolera bem a poda.

Descrição

Na maioria das vezes, a carpa parece uma árvore de pleno direito, mas também existem variedades que se assemelham a grandes arbustos. A planta, cujo nome em latim soa como Cárpinus, pertence à família do vidoeiro. O caule estriado da cultura é coberto por uma casca cinza - lisa ou coberta com poucas rachaduras. A folhagem tem de 3 a 10 centímetros de comprimento. Os frutos são nozes que aparecem na árvore em uma quantidade de 10-30 pedaços. As sementes são desprovidas de endosperma, mas apresentam cotilédones aéreos.

A cultura possui boa imunidade, portanto, na maioria dos casos, sofre de apenas uma doença - a podridão cardíaca.

Onde ele cresce?

A maioria das variedades de carpa cresce em países asiáticos, principalmente na China. Na Europa, existem apenas dois tipos de cultura, mas quase em toda parte. Na Rússia, a árvore só pode ser encontrada no Cáucaso. Curiosamente, a carpa também cresce no Irã.

Variedades e variedades

Existem mais de 30 espécies de carpa, a maioria das quais cresce em países asiáticos.

Forte

A carpa é caracterizada pela presença de lâminas de folha quase transparentes, leves e em forma de coração, como você pode adivinhar pelo nome. Em seu ambiente natural - Coréia, Japão e Primorye, a árvore chega a quase 20 metros. O caule torto da cultura é coberto com casca estriada. As raízes rasteiras têm o poder de manter as camadas de solo unidas e até mesmo evitar que escorreguem.

Karolinsky

O carpa Karolinska é cultivado na América do Norte. É capaz de se desenvolver bem apenas no calor e na sombra, mas também prefere alta umidade perto de pântanos ou corpos d'água. As baixas temperaturas têm um efeito negativo na cultura. A copa da árvore é muito exuberante. Uma subespécie do carpa Karolinsky é o carpa da Virgínia, que é mais decorativo e é frequentemente usado em projetos paisagísticos. Esta variedade se desenvolve lentamente, mas responde bem a cortes de cabelo e transplantes.

Ordinário

A carpa comum atinge uma altura de 20 metros. A árvore tem uma casca padronizada e uma copa ovóide espalhada formada por finas lâminas de folhas. Na maioria das vezes, a cultura se desenvolve em locais bem iluminados ou com sombra parcial. É importante notar que, ao contrário do formato da coroa, a carpa comum pode ser piramidal (choupa fastigiata), colunar e chorosa (como uma viga chifre de pêndula, lembrando um salgueiro com galhos finos). Hornbeam com uma coroa esculpida é famoso por suas folhas estreitas e afiadas, e com uma coroa com folhas de carvalho - placas com dentes largos.

Existe também uma carpa-carpa, cujas folhas, depois de florir, adquirem uma tonalidade púrpura, que depois muda para verde.

Turchaninov

A carpa Turchaninov é encontrada nas montanhas da China. Esta variedade é considerada bastante rara. A cor das lâminas das folhas muda constantemente, o que explica a escolha frequente desta carpa para a criação de topiaria e bonsai.

Preto

A carpa negra, também conhecida como carpa oriental, atinge de 5 a 8 metros de altura, mas em alguns casos chega a quase 18 metros. O tronco curvo é frequentemente coberto por uma casca cinzenta com nervuras. Uma copa densa é formada por folhas ovais de 2 a 5 centímetros de comprimento. A carpa negra floresce em abril e começa a dar frutos em meados do verão.

japonês

A carpa japonesa cresce em todo o Japão. Uma cultura que prefere o calor e tolera bem a sombra desenvolve-se lentamente. A altura média das árvores é de 6 a 9 metros. As placas de folha ondulada formam uma densa coroa verde-escura.

De outros

A carpa branca pode ser encontrada no Cáucaso ou em países asiáticos. Sua altura raramente ultrapassa 5 metros e, em alguns casos, forma-se um arbusto muito grande. O melhor de tudo é que esse tipo de carpa fica perto de castanhas, faias ou carvalho.

Plantar e sair

Hornbeam é uma cultura despretensiosa e não requer cuidados especiais. A planta não tem medo de saltos de temperatura, não sofre de falta de irrigação e raramente se torna alvo de insetos ou infecções. A base do cuidado com a cultura é a rega e a poda regulares - tanto formativas quanto higiênicas. Inicialmente, a carpa também deve estar devidamente encaixada. É melhor colocar as mudas cultivadas em um habitat permanente no outono, cerca de um mês antes da geada. Se você tiver que plantar uma carpa na primavera, é importante manter o ritmo até que os botões acordem.

O local deve ser selecionado levando em consideração o crescimento posterior da cultura. O solo pode ser quase qualquer, mas não muito úmido ou pantanoso. A carpa jovem se desenvolve melhor em solo solto e bem alimentado, com boa capacidade de carga. Poucos dias antes do plantio, você precisará cavar um buraco quadrado com laterais de cerca de 50 centímetros e limpá-lo de ervas daninhas e restos de raízes. A cava é preenchida com 10 litros de água e deixada neste estado por três dias para que o solo seja compactado.

No dia do plantio, na parte inferior deverá colocar uma camada de folhagem seca e cobertura de cobertura, já misturada com o solo.

A muda é bem colocada no rebaixo, suas raízes são esticadas e tudo é coberto com mistura de terra. A superfície é compactada e irrigada imediatamente. Além disso, o círculo peristemal é coberto com grande serragem ou grama seca. Ao plantar vários exemplares, é importante manter uma distância de 30 centímetros entre eles.

A árvore em desenvolvimento terá que ser podada regularmente, liberando-a de brotos doentes, quebrados ou secos, e também examinada em busca de pragas e doenças. A poda pode ser feita duas vezes por ano - no início da primavera ou antes das geadas de outono, em preparação para o inverno. A propósito, faz sentido remover aqueles brotos que estão cobertos com muitos botões, o que esgota significativamente a cultura.

Reprodução

A carpa-carpa pode ser propagada de três maneiras principais: por estacas, o método da semente ou usando camadas. A reprodução por estacas começa com a preparação do material - para isso, são adequados ramos saudáveis ​​e fortes, cujo comprimento não exceda 18 centímetros (idealmente 15-18 cm). Eles terão que ser separados da árvore-mãe no outono, imediatamente embrulhados em um pano úmido e armazenados em local fresco até o início da primavera. É melhor se for um porão ou adega, mas uma geladeira também é adequada.

Aproximadamente um ou dois meses antes do plantio planejado, as mudas deverão ser trazidas para dentro de casa ou retiradas da geladeira e embebidas em uma solução de permanganato de potássio ou em qualquer outra solução para doenças.

Aí os brotos ficam três dias em água limpa, sempre bruta, e depois podem ser plantados. Hornbeam requer o uso de um solo nutriente que será umedecido regularmente. Você pode transferir uma muda para um habitat permanente quando pelo menos 5 folhas maduras aparecerem nas estacas. As estacas enraízam com sucesso em quase metade dos casos.

A propagação de sementes dá bons resultados, mas o processo em si é considerado bastante trabalhoso. As sementes devem ser colhidas no início do outono. Imediatamente, o material é disposto em sacos de tecido ou caixas de papelão e levado para uma sala com temperatura baixa - porão, porão ou geladeira. Um mês e meio antes do desembarque, o turno precisará ser retirado e transferido para um espaço onde a temperatura possa ser mantida de 21 a 25 graus. Depois de mergulhar as nozes em água morna, elas podem ser colocadas em um recipiente com mistura de solo fértil.

Os primeiros brotos devem aparecer dentro de três semanas, mas a carpa só pode ser enviada para seu habitat permanente após o aparecimento de 3-4 folhas. Em cerca de 40% dos casos, as sementes germinam com sucesso. Deve-se acrescentar que alguns jardineiros preferem endurecer as sementes antes de plantá-las no solo. Nos primeiros 15-60 dias, o material é mantido a uma temperatura de +20 graus, e nos próximos 90-120 dias, o regime de temperatura terá que ser alterado, baixando-o para -10 graus. Essas sementes são melhor plantadas no outono.

As estacas são utilizadas com muito menos frequência do que as sementes e estacas; no entanto, em alguns casos, isto conduz a resultados satisfatórios. Para obter material para reprodução, você precisará cavar uma pequena trincheira perto do tronco com uma ferramenta afiada, que será preenchida com nutrientes e água. Os troncos jovens flexíveis inclinam-se para a vala e são fixados pela terra nos locais onde vão criar raízes. Claro, primeiro você precisará fazer uma incisão ao longo do comprimento do galho com uma faca, de onde as raízes aparecerão.

Novos brotos e lâminas de folhas devem começar a germinar dentro de um mês. Isso indicará que é hora de separar as mudas da árvore principal e replantá-las em seu habitat permanente.

Propriedades da madeira

A textura lisa da carpa é bastante mal expressa - em alguns casos, é até impossível distinguir anéis anuais no corte. No entanto, a alta densidade da rocha pesada, em média 750 kg / m3, e consequentemente a resistência do material, explicam a popularidade de seu uso em vários campos. A árvore caducifólia de tamanho médio, que é parente da bétula, tem uma dureza Brinell de até 3,5 unidades.

É muito difícil cortá-lo ou parti-lo, mas os produtos resultantes apresentam alta resistência ao desgaste. Deve-se acrescentar que o desempenho da madeira branca fosca permanece em altura, sujeito à adesão às tecnologias de secagem e processamento. A sinuosa estrutura interna, combinando camadas de diferentes tonalidades, é especialmente apreciada na fabricação de mosaicos de parquete ou carpa.

Como distinguir de um olmo?

Muitas pessoas confundem a carpa com olmo, mas na verdade existem algumas diferenças entre as duas raças. A folha da carpa é simétrica, ao contrário do olmo. A casca de carpa cinza é diferente da casca de olmo marrom. Na última cultura, também é mais grosseiro. O olmo começa a florescer antes que a folhagem apareça e as sementes amadurecem em maio ou junho. Todos os processos-chave da carpa ocorrem muito mais tarde.

Além disso, externamente, as flores de carpa lembram amentilhos de bétula, e pequenos e não muito bonitos botões de olmo são coletados em cachos comuns.

Onde é usado?

O uso de carpa é bastante extenso. A primeira coisa que vem à mente, é claro, é o projeto paisagístico. Uma vez que a cultura responde bem às diferentes formas de corte, a carpa pode ser usada para a construção de sebes e para a criação de paredes com gazebos. A árvore fica bem sozinha e em grupo. Aliás, vassouras para banho de carpa são especialmente apreciadas.

Produtos de madeira duráveis ​​são ativamente usados ​​para criar móveis, decoração ou apenas na fazenda. Podem ser itens de grande porte - uma mesa ou armário, e itens menores - uma tábua de corte, instrumento musical ou equipamento esportivo.Galhos, folhas e nozes são consumidos avidamente pelo gado, e óleos saudáveis ​​são indispensáveis ​​em cosmetologia.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário