Carpa preta: características e cultivo
Uma bela planta oriental chamada carpa negra atrai absolutamente a todos. Parece que é impossível fazer crescer tal milagre, mas não é. Como plantar essa árvore e cuidar dela? Tudo está descrito a seguir.
Descrição
A carpa preta é uma árvore ornamental oriental nativa do Japão, China. Pode atingir a altura de 9 metros, o tronco de uma árvore pode ter até 20 centímetros de largura, tem formato curvo, além de textura nervurada. As folhas de carpa têm forma oval até 5 cm de comprimento. Durante o período de floração, eles adquirem uma tonalidade verde escura, e no outono você pode ver claramente as manifestações do amarelo característico deles. Em cada folheto, várias veias deprimidas podem ser rastreadas. A coroa dessa folhagem é exuberante e redonda.
Durante a floração (cujo período cai no final de abril e início de maio), aparecem nos ramos amentilhos verdes claros com pistilo, atingindo 8 centímetros de comprimento. Ao florescer, a folhagem da carpa adquire propriedades curativas valorizadas na medicina popular.
O período fecundo dura toda a primeira metade do verão. Durante ele, os frutos são formados na árvore, que se assemelham a uma noz peluda de forma oval com uma superfície nervurada.
As propriedades da madeira de carpa preta distinguem-se pela sua densidade e dureza. A própria madeira assemelha-se ao ébano e distingue-se pela sua estética e boas propriedades mecânicas, bem como pela resistência à flexão. A casca do Hornbeam tem uma tonalidade prateada.
As florestas de carpa, chamadas de carpa, são uma fitocenose onde a madeira de carpa prevalece sobre outras plantas lenhosas. Eles existem em grande parte na América do Norte, as terras da Europa, sudeste da Ásia. No entanto, florestas semelhantes podem ser encontradas na Crimeia. Seu aparecimento, via de regra, ocorre no local de outras plantações que foram submetidas a corte raso.
É uma raça polinizada pelo vento. Durante o período de floração, a reprodução ocorre devido até mesmo a um fraco fluxo de ar, atingindo pelo menos 3 metros por segundo.
Esta árvore é pouco exigente para as propriedades do solo, mas precisa de abundante luz do dia para um crescimento estável. É caracterizada pela propriedade de melhoramento do solo, o que lhes permite fortalecer com sucesso as encostas das montanhas. A carpa preta é uma árvore perene e pode viver de 100 a 120 anos. No total, existem cerca de 50 espécies de carpa preta, que diferem no clima, solo e morfologia exigidos.
Crescendo e cuidando
Se uma pessoa adquiriu uma muda de carpa, ela deve encontrar um lugar digno que contribua para o seu crescimento. Hornbeam, sendo uma planta bastante resistente e despretensiosa, ainda cresce melhor em condições adequadas para isso.
A carpa preta é uma raça termofílica e tolerante à sombra. Ele é capaz de sustentar a vida sob as copas de árvores altas ou à sombra de depressões da paisagem. No entanto, é necessária iluminação suficiente para que esta árvore cresça normalmente em uma idade jovem.
A carpa preta é um mesófito. Ele não gosta de excesso de umidade ao seu redor. Não pode ser inundado, mas um certo regime de irrigação deve ser observado. Por causa dessas características, é frequentemente encontrado em florestas e encostas de montanhas, no entanto, não pode ser visto em várzeas de rios e áreas pantanosas. O índice de umidade, que é ideal para a carpa e acompanha toda a extensão de seu habitat, é de 60-70%.
Hornbeam é despretensioso para o solo e seu nível de fertilidade. Ele pode viver tranquilamente em terras secas ou pedregosas nas encostas das montanhas. No entanto, neste caso, não se deve esperar um crescimento elevado e estável.
Para o forte crescimento desta árvore, é necessário deixar a muda em solo rico em minerais, mas pode-se usar argila e arenito-argilosa.
As sementes devem ser semeadas no final do outono ou início da primavera, quando a temperatura externa está pelo menos acima de zero. Para plantar uma carpa negra, é necessário.
- Cave um buraco. Deve ser de um tamanho que as raízes possam caber facilmente nele.
- Remova ervas daninhas que sugam do solo as substâncias necessárias para o broto.
- Umedeça o local de plantio com cinco litros de água. Para saturar o solo com umidade e sua subsidência, você precisa deixá-lo neste estado por um dia.
- Em seguida, no fundo do poço, folhas secas são dispostas para isolamento, soltas no solo e misturadas a ele.
- Em seguida, a muda é colocada em um buraco, coberta com terra e regada.
- Para preservar a umidade, eles recorrem à cobertura do solo.
Se todas as suas ações estiverem corretas, então você pode observar o crescimento da carpa preta várias semanas após o plantio da árvore. Não precisa de cuidados especiais, é despretensioso com o solo, se já começou.
O mais importante a fazer é regar regularmente no verão, se esta época do ano for muito seca e quente. Além disso, a carpa preta tolera a moldagem normalmente, não tem medo de poda. Pelo contrário, é aconselhável fazer podas sanitárias na primavera. Cortar galhos quebrados permite que os brotos cresçam e se desenvolvam sem obstáculos. Para formar uma bela sebe, a copa é aparada regularmente.
Apesar do alto nível de resistência a doenças, as folhas da carpa preta podem ser infectadas com mycosperella, que forma manchas pretas nas folhas. A salvação dessa doença, bem como dos efeitos de outros fungos patogênicos, será o uso de desinfetantes e fungicidas.
Reprodução
Apesar de a carpa ser uma árvore polinizada pelo vento, sua reprodução também é possível de forma vegetativa. A reprodução usando camadas não é aplicada porque não é estável. Para esses fins, as mudas e as sementes são usadas com mais frequência.
Devido à fertilidade frequente e abundante da carpa, sua reprodução das sementes é a mais eficaz, embora demore muito. Um hectare de plantações de carpa pode render até 50 milhões de nozes. Ao mesmo tempo, os frutos da carpa não perdem a germinação, mesmo depois de permanecerem vários anos sobre uma serapilheira sob as copas das florestas. Porém, antes de plantar, é preciso lembrar a necessidade de estratificá-los.
Às vezes, para economizar tempo, as sementes são substituídas imediatamente por mudas inteiras. Eles são feitos cortando brotos de 10 a 15 centímetros de comprimento. No entanto, os especialistas recomendam realizar uma lista completa de ações para proteger a futura árvore de doenças. Primeiro, você precisa deixar o broto de corte por um dia em uma solução de permanganato de potássio e, em seguida, mergulhar um pedaço de corte em água limpa por vários dias. Porém, mesmo após essas ações, o broto não pode ser plantado imediatamente em campo aberto. Ele deve primeiro se desenvolver em um contêiner.
Aplicação em paisagismo
Na maioria das vezes, formas decorativas de carpa são usadas, mas a carpa comum não é ignorada. Existem várias maneiras de usar a carpa.
- Tênias. O espécime carpa fica ótimo perto de uma casa ou em uma área aberta com um gramado. Para uma única plantação de carpa, use sua forma usual, ou uma aparência decorativa na forma de coroas piramidais, roxas ou lacrimejantes.
- Cobertura. A carpa preta tolera perfeitamente um corte de cabelo. É por isso que pode sempre ter a forma necessária, graças à qual criará uma sebe elegante e moderna. Essa cerca verde irá isolar a área do quintal de poeira voadora, detritos aleatórios, barulho irritante e vento.Essa solução trará ao local um ambiente agradável de união com a natureza, além de enriquecê-lo com oxigênio, resina, que dá efeito de óleo essencial, entre outros microelementos. As soluções de maior sucesso para uma sebe de carpa preta serão a sua forma cortada ou colunar.
- Becos. Outra solução popular e de sucesso utilizada na jardinagem paisagística para a melhoria do território é a plantação de vielas. A base de tais invólucros decorativos é a carpa preta. Suas coroas, com processamento adequado, podem se unir e formar uma cobertura arqueada. Este beco é denominado "berso" e parece um túnel verde, que se forma a partir do fechamento de folhas e galhos.
- Topiaria. Na arte topiária, o uso de uma carpa oriental também é incentivado. É muito conveniente criar formas geométricas de uma grande variedade de formas e tamanhos, incluindo figuras animalescas de vários animais e pássaros. Hornbeam, ou melhor, suas coroas, são um excelente material para este tipo de esculturas vivas. Sua aparência final dependerá inteiramente da habilidade do jardineiro.
O comentário foi enviado com sucesso.