Sala de estar em estilo moderno: segredos do design
A frase "estilo moderno" é muito popular e muito procurada hoje em dia. Mas é muito importante entender o que exatamente está por trás dele e como decorar a mesma sala de estar, por exemplo, para que esteja de acordo com os princípios desta abordagem. E isso está relacionado com os requisitos para a concepção de salas de vários tamanhos, e para a escolha dos materiais, e para as cores prevalecentes. Designers experientes oferecem muitas opções interessantes e dão suas recomendações a esse respeito.
Recursos de estilo
O estilo moderno já atrai porque é ideal para a concretização de ideias ousadas, mas limita o designer em delícias de vanguarda e soluções duvidosas. A cada ano, alguns pontos mudam e isso deve ser levado em consideração. Então, no final da década de 2010. no auge da moda estavam as instalações com um amplo espaço, onde se mantinha um ótimo nível de conforto. Entre as tonalidades, as cores calmas permanecem em primeiro lugar.
Os acessórios de decoração típicos são:
- almofada;
- Vaso de cerâmica;
- vaso de flores;
- prateleira de parede.
A abundância de luz e a recepção desta com a ajuda de lâmpadas de um tipo incomum é outra característica de qualquer sala de estar moderna.
Regras para decorar uma sala para receber convidados
É necessário iniciar o trabalho de reparo com a seleção do papel de parede. Os tectos são frequentemente tectos tensos, que devem ser tão claros quanto possível e muito bem iluminados. Para um hall em um apartamento decorado em estilo moderno, você precisa criar o design mais preciso e lacônico. É por esta razão que quase sempre se usam retângulos, superfícies angulares e círculos impecavelmente uniformes. Quanto aos móveis, a mesa e o sofá também devem ser simples, mas esse fato não exige abrir mão da comodidade e de considerações práticas.
Qualquer que seja o estilo do designer e dos proprietários da casa (apartamento), eles devem seguir os requisitos gerais ao decorar o espaço para hóspedes. Afinal, esta sala é invariavelmente exposta ao público, e os próprios proprietários e residentes são julgados pela impressão sobre ela. É necessário combinar harmonia e dinâmica, embora esses motivos pareçam se contradizer, ainda não há outra escolha.
Certifique-se de destacar e enfatizar visualmente o centro da composição na sala. É a partir dele que começa a contagem regressiva na colocação de outros móveis, até mesmo pequenos objetos de decoração. É o nó semântico central que define todo o clima, e a decoração subsequente apenas desdobra o conceito de design proposto, mas não o quebra.
Não há necessidade de temer que a livre disposição dos móveis viole alguns cânones do design. Ao contrário, ao pressionar os móveis contra as paredes, as pessoas vão contra as tendências da moda. E eles próprios se privam da oportunidade de distribuir com flexibilidade as zonas da sala, as funções entre suas partes, para tornar o território da casa visualmente mais amplo. Além disso, recentemente, os designers deram claramente preferência a composições ecléticas, quando móveis e decoração de tons diferentes, geometrias diferentes e assim por diante são misturados aleatoriamente.
As salas de estar modernas estão cada vez mais sujeitas à mobilidade semântica. Em questão de minutos, transformam-se em território para festas amistosas ou para um sólido banquete, e logo podem se tornar um playground para as crianças brincarem em casa.O resultado é alcançado de forma simples: basta comprar móveis que possam ser facilmente movimentados, liberando espaço adicional se necessário. Mas mesmo quando o espaço é totalmente utilizado, ele não deve ser desordenado, todos os elementos decorativos e acentos estilísticos apenas complementam a parte principal da sala. Observando essas regras simples, você pode aproveitar ao máximo o estilo moderno, como qualquer outro, no entanto.
Ideias para diferentes áreas
A sala de estar nem sempre é grande o suficiente para ser capaz de incorporar uma variedade de idéias, sem se limitar a nada, exceto a adequação de uma ou outra solução. Mas mesmo 12 sq. m, você pode criar um interior impressionante e, para isso, não é necessário convidar designers de classe mundial, estudar muita literatura ou gastar dinheiro com materiais de acabamento exóticos.
Existem alguns truques simples que o ajudarão a alcançar o resultado desejado de forma rápida e fácil.
- O quarto tem 14 m². m, tons de roxo serão adequados, tornando o ambiente sofisticado e refinado. As cores cinza e branco, em alguns lugares diluídas com detalhes brilhantes, parecerão muito poderosas e esteticamente agradáveis.
- Em uma área de 15,16 metros quadrados, é perfeitamente possível organizar um espaço para assistir programas de TV, e até mesmo alocar um terreno separado do resto da sala para esse fim.
- A fim de expandir visualmente um pequeno canto ou não estreitar uma sala de 18 m². m, vale a pena usar cores claras ou um design extraordinário da parede principal.
Se a área da sala de estar for de 35 m² m, você pode destacar com segurança dois ou até três centros de design, e não um, como em um espaço menor. Um designer habilidoso percebe facilmente uma ideia completa e expressiva em cada uma dessas partes. O principal é que todos os elementos decorativos e conceitos combinem entre si, não criem a impressão de mau gosto e desorganização da divisão.
Tendências de decoração da moda
A moda no campo do design de interiores muda um pouco menos frequentemente do que as estações. Mas existem várias abordagens que recentemente se tornaram mais ou menos estabelecidas e permitem que você crie uma composição verdadeiramente atraente. Em 2018, mesclar quartos diferentes entre si é uma solução popular, especialmente em apartamentos pequenos. O resultado são lindas salas de estar que ocupam um espaço significativo.
Outra idéia da moda pode ser considerada uma combinação de respeito ao meio ambiente e laconismo externo de itens decorativos. Esses requisitos se aplicam a acessórios, móveis e materiais de acabamento.
As principais cores da moda agora são claras, e entre os motivos dos desenhos, os temas naturais estão em primeiro lugar. As inclusões brilhantes são reconhecidas apenas em um sentido - como uma forma de chamar a atenção para algo. O estilo moderno das salas de estar pode muito bem ser diluído com inclusões de outras tendências estilísticas. No auge da popularidade - o uso de uma variedade de prateleiras, caixas de expansão e estruturas de prateleiras. Eles permitem aproximar a sala dos cânones do minimalismo e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência de seu uso.
As pessoas que seguem a moda de interiores agora preferem mesas de centro de vidro temperado. Distribuir espaço usando móveis é muito mais popular do que usar divisórias de drywall; gradualmente, elas estão geralmente se movendo para a categoria de soluções desatualizadas.
Quanto ao zoneamento visual, você pode se inscrever:
- papel de parede;
- gesso elegante;
- tintas e vernizes;
- composições de lâmpadas (bem como lustres centrais separados e lâmpadas de assoalho).
Tradicionalmente, é fornecido o uso de elementos centrais do design de interiores da sala. Mesas colocadas no meio da sala, móveis estofados em tons cativantes ou uma lareira elegante são frequentemente usados como detalhes de destaque do corredor.O destaque do design principal não deve ser contrário ao resto da decoração da divisão, caso contrário não será possível criar um design harmonioso e atraente. Entre as cores, vale a pena dar preferência às cores básicas clássicas, que melhor combinam com os tons de destaque originais.
Soluções de cor
Colorir um corredor em uma casa ou apartamento merece uma consideração separada. Em pequenas salas de estar, cores claras devem ser usadas principalmente para compensar a falta de espaço real. Uma solução muito moderna é o uso das cores laranja e cereja. Se o papel de parede for colado nas paredes, é melhor escolher o verde.
Além das recomendações gerais, você precisa prestar atenção às especificidades de cada sala específica:
- o estilo dela;
- valor;
- móveis usados ou propostos;
- o nível de iluminação e sua distribuição no espaço.
Quaisquer que sejam os esforços dos designers, quaisquer novos materiais e designs que apareçam, as tintas em preto e branco permanecem os líderes indiscutíveis. Não é à toa que são esses tons os mais neutros, têm muitos significados e variedades. Ao mesmo tempo, uma sala de estar totalmente branca parece um quarto de hospital ou laboratório; A tinta brilhante usada corretamente, que é aplicada a uma das superfícies ou a um grande objeto de uma sombra cativante, ajudará a revitalizá-la.
A tonalidade negra é subestimada por muitas pessoas, percebida como algo assustador e conectado logicamente a eventos desagradáveis, incidentes. Mas se você fizer tudo certo e evitar a concentração excessiva de cores escuras, poderá obter resultados impressionantes com perda mínima.
As cores escuras (tons de pêssego, amarelo-creme, bege-castanho) têm as suas vantagens, criam um ambiente calmo e equilibrado, permitem-lhe relaxar mental e fisicamente. As pessoas que vêm para a casa sentem a harmonia, o equilíbrio do espaço desde os primeiros passos. Não é recomendado usar nenhuma cor, incluindo roxo; esta decisão será aparentemente enfadonha e inexpressiva em comparação com outras.
O tom bege combina bem com:
- chocolate;
- vermelho;
- amarelo;
- azul (azul);
- tinta verde.
Em combinação com cinza, branco, menta e vários tons de azul se mostram bem, esta abordagem permite formar uma imagem atraente e tornar o ambiente fresco. Para decoração adicional de salas de estar cinza, os especialistas aconselham o uso de tons mais saturados, usando pontos de cores especiais. A sobrecarga visual da sala com significados e símbolos desnecessários é indesejável, a menos que este seja o conceito de design escolhido.
Entre os tons quentes deve-se prestar atenção ao marrom, que cria um ambiente aconchegante e aconchegante, suprimindo o estresse. A cor amarela não deve ser imposta excessivamente, porque então, em vez de um humor otimista, surge uma excitação emocional injustificada.
O laranja é ainda mais enérgico do que o amarelo e é recomendado para quem está muito calmo, mas gostaria de ganhar um impulso de vivacidade e energia. Não é apropriado usar essa cor mais do que para vários elementos decorativos, ela será muito variada e intrusiva. Os tons de vermelho geralmente exigem cautela, é aconselhável usar apenas variedades suaves dessa cor. Certifique-se de levar em consideração a complexidade de sua leitura estilística e a inconsistência de muitas combinações com outras tonalidades.
Das cores frias, o verde combina bem em quase todo o lado e a sua variedade de tonalidades permite criar um ambiente confortável em qualquer lugar. É melhor enfatizar a naturalidade do passo dado pelos designers, introduzindo elementos de desbaste branco, marrom e bege.Podemos falar muito sobre cores e suas combinações, mas é hora de abordar um problema igualmente importante - como decorar a sala e o que pode ser usado para decorá-la.
Materiais (editar)
Os papéis de parede líquidos são amplamente usados para cobrir as paredes das salas de estar modernas; entre suas variedades usuais, os papéis de parede de vinil e de fotos ganharam destaque. A alvenaria é bastante popular, mas os especialistas recomendam usá-la apenas em uma parede estritamente definida, e não em toda a sala. Os revestimentos de piso são mais frequentemente representados por parquet e tábuas; um piso predominantemente escuro é levado para uma sala iluminada para brincar em contraste.
Usando molduras modernas, você pode enobrecer o espaço sem recorrer a molduras de estuque tradicionais caras e demoradas.
As peças convexas têm várias tarefas principais ao mesmo tempo:
- decoração;
- arquitetônico (criação de configurações originais);
- substituição de um rodapé convencional;
- substituição de um elemento superior simples na abertura da porta;
- o papel do caixilho da janela.
Em apartamentos urbanos, as molduras de poliuretano e poliestireno são mais utilizadas, apenas ocasionalmente produtos à base de outros tipos de plástico são usados. Os amantes dos materiais naturais devem optar pelos elementos de gesso, até porque têm um aspecto exclusivo e original. Até os móveis são decorados com molduras, e quem quiser fazer um experimento extraordinário pode usar estruturas de madeira ou mármore.
Evite erros comunsespecialmente para aqueles que não tinham experiência anterior com tais produtos. Numa sala com tectos baixos, é melhor abandonar as faixas largas no topo, especialmente aquelas que diferem na cor do acabamento principal. Para salas em miniatura e detalhes decorativos, você deve selecionar não muito grande.
Em geral, uma proporção ótima deve ser mantida entre as dimensões da moldagem e da sala. Qual deles depende das sutilezas de percepção em um determinado lugar. Por pelo menos 24 horas antes da instalação, as molduras devem ser armazenadas na sala que será finalizada com elas, então não haverá deformações de temperatura.
Mobiliário
O design de uma sala de estilo moderno depende não só da decoração das paredes, mas também do tipo de mobiliário utilizado. A severidade dos contornos e formas é uma exigência obrigatória hoje, mas os próprios donos das casas devem decidir a questão da simetria ou sua ausência. Em móveis modernos, os acessórios ou não são usados de todo, ou são usados de forma muito limitada, sendo dada preferência a opções estritamente tecnológicas.
As considerações práticas predominam sobre os elementos decorativos; a supersaturação com elementos de design é percebida de forma bastante negativa. Mas a originalidade de cada acessório individual é bem-vinda, pois deve compensar a fraqueza de outros elementos de design.
O mobiliário da sala deve ser suficientemente flexível, os itens internos se adaptam a um ambiente específico e devem formar um todo único e inseparável com ele. Ao contrário da crença popular, você não pode criar um interior minimalista simplesmente removendo certos elementos. Uma abordagem racional e moderna requer o uso de novidades, e cores neutras e móveis modulares são os melhores para isso. Todos os tipos de babados e dobras decorativas em objetos macios são categoricamente inaceitáveis; eles devem ser rígidos e externamente uniformes.
Os móveis devem ser pintados de uma cor, no máximo duas de cada vez, o mesmo requisito se aplica às texturas. Os amantes experimentais ficam muito melhor em procurar combinações originais de materiais, combinando metal com couro ecológico, plástico e assim por diante.
Combinação de estilos
Por mais atraente e expressivo que seja o clássico em si, ainda existem aqueles que não estão totalmente satisfeitos com ele.Então, tudo o que resta é trabalhar em uma combinação de motivos clássicos e outros. Existem regras claras aqui: por exemplo, tons de rosa brilhante são percebidos harmoniosamente ao lado de tons exatamente iguais ou neutros. Uma combinação de azul e vermelho seria uma aposta segura.
O estilo moderno pode até ser combinado com seu antípoda formal. - um clássico, a abordagem ideal neste caso é a adição de peças de mobiliário tradicionais com tecidos cuidadosamente selecionados. Em combinação com um loft, a ênfase é colocada em um esquema de cores frias, que pode até se tornar o principal enchimento do interior. Mas todas essas são combinações muito sutis e complexas que é melhor deixar para designers profissionais. Não importa o quão bem um dono de casa comum conheça sua casa e imagine o resultado desejado, os especialistas escolhem maneiras muito melhores de alcançar esse resultado.
Dicas de Design
Segundo os profissionais, é melhor fazer o teto em um dos três tipos:
- com dobradiças de uma cor;
- com base em vigas de madeira;
- usando luminárias suspensas.
Para decorar salas e dar-lhes um sotaque expressivo, recomenda-se o uso de pinturas. Em casas e apartamentos recém-construídos, em estilo Art Nouveau com o uso de móveis de formas e cores atípicas, papéis de parede com padrões bastante grandes acabam sendo mais populares do que muitas outras opções. Para criar uma sensação de luxo e não sobrecarregar o ambiente, você pode usar as seguintes cores: bege, cinza, tons de areia e chocolate. A sensação de elegância do espaço é reforçada pelo uso de um único esquema de cores para móveis e itens decorativos.
Muitos designers acreditam que é necessário usar combinações de sofás de canto, móveis de gabinete com gavetas e pufes. Das lâmpadas, é melhor levar modelos embutidos ou um tipo incomum de lustre. O estilo moderno da sala de estar também implica o uso ativo da iluminação.
As salas de estar com colunas distinguem-se pelo facto de permitirem criar a sensação de estar num antigo palácio ou no cenário de uma antiga casa ou templo grego. Esses elementos só podem ser usados com uma área suficientemente grande. As colunas emparelhadas conferem integridade interior e as únicas permitem-lhe conferir um certo espírito à divisão. As salas de estar com área de trabalho muitas vezes não têm colunas, porque essas duas opções são muito diferentes uma da outra.
Lindos exemplos no interior
Decorar uma sala de estar com estilo não é muito difícil. Uma parede espelhada brilhante, que é diluída apenas em um lugar por um quadrado branco opaco para proteger a TV, é uma excelente técnica de decoração. É encantada por uma escada com degraus brancos e piso da mesma cor, interrompida apenas uma vez por um quadrado de cor azul claro.
Em um apartamento de um cômodo, você deve usar o tule mais leve para as janelas.e coloque dispositivos de iluminação direcional no teto. Como vocês podem ver nesta foto, o acentuado desnível do relevo do teto só melhorou sua percepção, tornando a situação muito mais interessante.
Salas de estar aconchegantes com sistemas de armazenamento são mais fáceis de demonstrar com este exemplo: superfícies planas brancas, colocação de prateleiras claramente em camadas (e até mesmo o espaço ao redor da janela é usado). Agrupar toda a composição em uma das paredes em relação à TV acaba sendo uma solução estilística bastante lógica.
Outro tipo de disposição da sala, inspirado na mesma tarefa, é enfaticamente escuro e sofisticado, sendo utilizados tipos de madeira elite no interior. As paredes e o piso são mais claros do que os elementos do móvel, são utilizadas várias lâmpadas para iluminação local. O tapete do chão, que passa por baixo do sistema de arrumação, mas o contradiz com a sua cor, cria um efeito de contraste interessante.
O estúdio da sala de estar pode muito bem conter lâmpadas de teto bizarras., e uma cadeia de pinturas murais localizadas na mesma altura, e um sistema de armazenamento dividido em compartimentos (servindo simultaneamente de suporte para vários itens de decoração).
Você pode decorar uma sala de estar com uma janela de várias maneiras. Um deles é um "ponto brilhante", que é literalmente inundado por feixes de luz em um dia ensolarado. Cortinas graciosas ligeiramente descendentes quebram a clareza do quadrado, dividido por uma faixa transversal, aproximando-o visualmente da forma de um "livro".
E aqui decidimos usar dois tipos de cortinas ao mesmo tempo. À luz do dia - uma cortina translúcida, no início da escuridão - matéria pesada, mesmo aparentemente amarelo-claro. A beleza da janela é realçada pelas plantas simetricamente expostas e pelos vitrais inseridos nas telas a alguma distância.
Veja abaixo as características de design de interiores em estilo moderno.
O comentário foi enviado com sucesso.