Características do design de interiores da sala de estar em diferentes estilos

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Estilo e design
  3. Como escolher?
  4. Coisinhas úteis
  5. Dicas de Design
  6. Exemplos e opções de sucesso

Existem muitos estilos diferentes na área de design de interiores, cada um dos quais pode ser incorporado no design da sala de estar. Todas as direções têm características específicas e pode ser difícil levar em consideração todas as nuances ao criar uma atmosfera no corredor. É necessário familiarizar-se de antemão com as nuances da decoração da sala e as principais características de cada estilo. Essa consciência o ajudará a não se enganar ao escolher o conceito certo e implementá-lo com sucesso.

Peculiaridades

A sala de estar desempenha um dos papéis principais em qualquer apartamento. Ela é o “cartão de visitas” da casa, pois impressiona muito os convidados. Para não cometer um erro ao mobiliar e decorar esta parte da casa, você deve se familiarizar com os requisitos básicos para os componentes constituintes da sala de estar:

  • A parte central da sala geralmente inclui espaço livre localizado perto da lareira ou parede com uma TV. Normalmente há um tapete nesta área, às vezes uma mesa de centro é aceitável. Este local cria uma atmosfera acolhedora e evita a desordem desnecessária de móveis.
  • Móveis estofados são um elemento importante. Ele adiciona conforto ao ambiente e confere ao ambiente um ambiente aconchegante e caseiro. É necessário um sofá. Pode ser de qualquer tamanho e formato, dependendo do estilo do interior. As cadeiras são boas adições ao sofá, mas em alguns conceitos é permitido dispensá-las.
  • Na maioria dos tipos de salas de estar, há um fone de ouvido ou uma parede com vários compartimentos. É necessário para a maneira mais funcional de armazenar e colocar as coisas. Às vezes, inclui elementos decorativos dispostos na forma de efeitos de iluminação ou acessórios nas prateleiras.

O fone de ouvido não precisa ser volumoso, pode variar em diferentes tamanhos, incluindo opções em miniatura.

  • Seja qual for o estilo que você escolher, não é recomendável deixar as paredes da sala vazias. Recomenda-se preencher parte da superfície com acessórios e elementos decorativos que combinem com o estilo. Eles vão ajudar o ambiente a não perder um ambiente aconchegante, além de enfatizar o conceito escolhido e adicionar originalidade ao design.
  • No projeto do hall, uma combinação de diferentes tipos de iluminação é incentivada. Não é necessário limitar a iluminação a apenas um lustre. Além da luz do teto, você pode instalar abajures aconchegantes, arandelas ou abajures de mesa. Com uma variedade de tipos de luminárias, seu apartamento ficará muito mais interessante.
  • A compatibilidade do mobiliário com as superfícies da parede e do chão é importante. A combinação geralmente é baseada na recepção de contraste ou na proximidade de sombras. O contraste é usado para enfatizar os contornos dos itens internos e criar austeridade nas linhas. A proximidade dos tons é aplicada em direções que privilegiam linhas suaves e tons pastéis.
  • Como qualquer sala, o corredor não pode ser privado de acessórios. Eles podem ser vistos na forma de elementos têxteis, estatuetas, vasos, vegetação viva, iluminação. Todos esses detalhes às vezes são indicadores-chave de que uma sala pertence a um determinado conceito de design.
  • Cada sala de estar deve ter um elemento central. Dependendo das características de uso da sala, esta pode ser uma lareira ou uma TV.Se você tiver esses dois elementos na sala, não é recomendável instalá-los lado a lado, para que não interrompam um ao outro.

É necessário trabalhar cuidadosamente todas as sutilezas do design da sala antes e depois da determinação final do estilo. Pode demorar muito para descobrir todas as nuances, mas o resultado sempre justifica os esforços.

Estilo e design

Há um grande número de conceitos de interiores, cada um com móveis, formas e cores exclusivos. Antes de considerar cada direção em termos de escolha de móveis e cores, você deve se familiarizar com os tipos de salas para os quais os estilos podem ser adaptados.

Visualizar

Existem diferentes layouts do corredor. São as características estruturais dos quartos que influenciam a escolha do conceito. Existem os seguintes tipos de salas:

  • Sala de estar isolada. Este quarto não está conectado a outras partes da casa por arcos e divisórias. É uma sala individual para receber convidados e lazer em família. É para este tipo de salão que se encontra a maior variedade de designs.

Este tipo de quarto é geralmente médio ou pequeno. Eles ficarão mais confortáveis ​​em estilos clássicos ingleses, franceses. Alguns conceitos modernos também são aceitáveis.

Não é recomendável aplicar conceitos a salas pequenas que requeiram um grande espaço livre, por exemplo, a direção do loft.

  • Sala de estar com distribuição zonal pode combinar uma sala de jantar ou área de estudo. Nessas instalações, o interior de um loft, chalé, country, estilo escandinavo e outros estilos modernos ficará ótimo.

O grande espaço tem mais sucesso na promoção do zoneamento, e o espaço aberto ajuda a criar uma transição suave e elegante entre as zonas.

  • Em algumas casas, a sala é um todo salão de banquetes... Grandes salas deste tipo podem ser projetadas em um conceito Art Déco. Às vezes, eles até estão equipados com elementos como colunas. Outra variação adequada é a fusão, que permite a combinação de uma área de jantar, uma área de estar e um bar.

Mobiliário

Uma parte importante de cada estilo são as características do mobiliário e as principais formas de itens de interior.

  • Estilo chalé é preferível ter uma lareira decorada com alvenaria. As formas retangulares prevalecem nos móveis estofados e na decoração. Muitas vezes, a continuação do salão são as zonas onde as mesas de jantar feitas de madeira maciça estão localizadas.
  • Pela direção do Barroco pompa é característica. A mobília usa materiais naturais caros com entalhes habilidosos e acabamento dourado. Sofás macios com estofamento rico são complementados por uma mesa de centro esculpida da mesma série e cortinas luxuosas. A lareira será um bom complemento para o interior.
  • Estilo mediterrâneo Salas de estar em casas particulares, onde costuma haver várias janelas e muita luz. Este conceito é caracterizado pela suavidade das cores, elegância e simplicidade das formas, muita luz e ar. Os móveis apresentam contornos retangulares lisos, sem cantos agudos ou arredondados. Os têxteis complementam discretamente a atmosfera e criam um conforto adicional.
  • Um dos estilos principais do grupo moderno é direção de alta tecnologia, que se concentra na clareza e concisão das formas, bem como na desordem mínima. O estilo é baseado na compactação - os móveis estofados apresentam-se na forma de um sofá longo, mas baixo, um pequeno conjunto com fachadas abertas inclui uma área separada para a colocação de uma TV plana. Os holofotes são geralmente colocados no teto ao redor de todo o perímetro.
  • Para decorar o corredor estilo americano, você deve combinar com competência formas suaves e claras entre si. Embora móveis estofados e mesas de centro possam ser baseados em linhas suaves, cortinas com cortinas macias nos beirais não serão um detalhe supérfluo. Uma abundância de pequenas almofadas decorativas pode ser observada no sofá.
  • Sala de estar em direção escandinava é um quarto espaçoso e bem iluminado. No centro da sala há um piso acarpetado, complementado por uma elegante mesa de centro de vidro ou uma mesa redonda forrada com forro. O sofá costuma ser angular e a poltrona se distingue deliberadamente por seu design - pode ter um formato incomum de encosto ou até mesmo ser de vime. As paredes são geralmente decoradas com elegantes pinturas retangulares do mesmo estilo.
  • Interior do corredor em estilo japonês geralmente claro e conciso. Os sofás estão sempre localizados perto das paredes ou nos cantos da sala. A mesa de centro retangular de madeira complementa o conceito discreto. Em vez de grandes fones de ouvido nas paredes, você pode ver prateleiras ou armários com a frente aberta.
  • Direção de Art Nouveau acolhe detalhes como sofás baixos de cores sólidas de tamanhos impressionantes e poltronas da mesma série. Móveis estofados não estão necessariamente localizados perto da parede, podem estar no meio da sala. Um fone de ouvido compacto geralmente é feito com as fachadas fechadas, há um nicho para uma TV no centro da estrutura.
  • Estilo techno implica a ausência de elementos como um fone de ouvido no corredor. O foco principal está em uma grande TV de tela plana, perto da qual muitas vezes há uma mesa de cabeceira retangular baixa. Linhas e formas claras podem ser rastreadas em móveis e acessórios. A sala não está sobrecarregada com elementos decorativos.
  • Design árabe sugere a presença de tais elementos na sala de estar como um pufe com veludo ou estofamento de seda. Um dossel geralmente está localizado acima da estrutura. O mobiliário é complementado por uma mesa de centro com tampo ou pés esculpidos. Atenção especial é dada aos têxteis - cortinas maciças e carpetes com padrões orientais sublinham perfeitamente o conceito.

Cor

Cores típicas para estilos diferentes:

  • As cores preferidas do estilo de chalé são a cor da madeira natural, o branco, que costuma ser visto nos estofados dos móveis, o vermelho escuro, o cinza, o bege e outros tons discretos.
  • As cores naturais da madeira são preferidas para o conceito barroco. Na maioria dos casos, a cor do marfim, carvalho de leite, faia predomina. Às vezes, os marrons nobres são uma alternativa. Entre os têxteis, os tecidos em tons de ouro são frequentemente encontrados, enfatizando o luxo inerente a essa direção.
  • O estilo mediterrâneo inclui uma combinação de branco e vários tons de azul. Na maioria das vezes você pode ver neste tipo de têxteis de interior ou ornamento em móveis estofados, encarnados em um tom turquesa ou marinho. Uma cor verde claro é às vezes usada como um destaque; um tom bege pode complementar toda a combinação.
  • Na direção de alta tecnologia, um contraste de cores é usado, principalmente preto e branco. Às vezes, três cores são combinadas entre si. O tom favorito do conceito é o cinza. Uma sala não pode ter mais do que dois acentos brilhantes incorporados em tecidos e decoração.
  • O estilo americano é caracterizado por uma paleta de cores restrita. A tonalidade principal é o bege, complementada por tons de cinza, marrom e leitoso. Elementos amarelos em têxteis e acessórios podem ser usados ​​como um acento.
  • A cor principal da sala de estar escandinava é o branco. Ele está incorporado nas paredes. Nos móveis, o revestimento branco combina-se com o cinza claro, diluindo essa faixa em um tom marrom ou bege. Um tom turquesa ou limão pode ser escolhido como sotaque. O tapete é geralmente de cor sólida ou tem um padrão listrado ou diamante.
  • Os interiores japoneses são geralmente projetados em cores contrastantes. A maioria dos móveis é marrom escuro. Os estofos e os tecidos são em cores leitosas. As cores laranja, rosa ou vermelho são escolhidas para acentos brilhantes.
  • Shabby chic é um estilo incomum que combina as cores branco e rosa. Os sofás estofados são forrados com estampa floral. As almofadas monocromáticas são feitas em tons de rosa claro.A sala tem uma abundância de plantas e acessórios que diluem o interior com tons verdes claros.

Como escolher?

Para não se enganar na escolha de um estilo, é preciso levar em consideração os seguintes critérios:

  • Materiais São ecologicamente corretos ou com adição de elementos químicos, também possuem custos diferenciados. Por exemplo, o estofamento para um design oriental será muito mais caro do que para outros.
  • O grau de ocupação da sala. Se você gosta de móveis em abundância, direções como techno ou minimalismo não lhe servirão.
  • Algumas direções requerem muita luz na sala. Se muita luz natural não penetrar na sala, você não deve decorar a sala nos estilos italiano ou mediterrâneo.
  • A cor desempenha um papel importante. Se você não gosta de superfícies claras com sujeira muito fácil, escolha estilos que permitem cores ou tons escuros.
  • Os amantes de linhas claras vão gostar de estilos rígidos sem acabamento pretensioso, enquanto as mulheres românticas vão gostar de direções como barroco, chique gasto, provençal.

Coisinhas úteis

Não se esqueça dos meandros dos acessórios, muitos dos quais são os principais elementos do conceito.

  • O estilo árabe pode ser complementado por pingentes caindo do teto.
  • Para um chalé, uma luminária pendente pode desempenhar um papel decorativo se for emoldurada na forma de chifres de animais.
  • Inclua itens como canos e extintores de incêndio na decoração e na iluminação do interior do loft. Eles refletirão todas as características do estilo do sótão.
  • Uma lareira elétrica será um ótimo elemento dos estilos techno ou de alta tecnologia.

Dicas de Design

Os designers de interiores recomendam decorar a sala levando em consideração as seguintes nuances:

  • O tamanho da sala é importante porque determina a aceitabilidade de certos conceitos. Preste atenção à altura dos tetos também, porque alguns tipos de interiores exigem um grande lustre pendente.
  • Para estilos clássicos, não é necessário o uso de materiais caros. Pode-se focar na decoração, que vai esconder o uso de matérias-primas mais baratas para móveis.
  • Use a tecnologia para adicionar originalidade aos estilos de interiores contemporâneos. Por exemplo, para diversificar o estilo de alta tecnologia, você deve fornecer iluminação às áreas do fone de ouvido. É preferível escolher um tom de iluminação frio.

Exemplos e opções de sucesso

Clássicos e Art Nouveau conquistaram muitos usuários com suas características incomuns.

Alguns foram particularmente bem-sucedidos em incorporar conceitos populares no interior de seus salões:

  • No estilo eco, você pode brincar com uma cor escura atípica para o conceito, decorando um nicho na parede com ela.
  • O design Art Déco parece original no corredor se você adicionar cortinas de linha em uma seção do quarto. Se implementado com sucesso, este estilo pode ser usado em instalações femininas e masculinas.
  • O estilo country parece mais impressionante se as ripas de madeira forem construídas no teto.
  • Acentos de ácido nos detalhes necessários e graciosas estantes abertas são adequados para um interior vintage.
  • Nada vai decorar o estilo Império como a moldura de estuque requintada no teto. Um relevo interessante pode ser criado usando peças suspensas.
  • O relevo nas paredes pode realmente ser incorporado no conceito Rococó. Pequenas pinturas em formato oval ficarão bem com os elementos em relevo.
  • Uma sala de estar em estilo francês ficará completa se você escolher cortinas retas para os lados da janela e combiná-las com tule.
  • Para um interior no estilo russo, é melhor escolher a mobília de madeira de formas simples. A superfície não deve ser acabada com verniz e elementos decorativos.

Não importa como você decida decorar sua sala, escolha um estilo que irá enfatizar todas as vantagens do ambiente e se tornar um reflexo de sua personalidade.

Veja o próximo vídeo para mais informações sobre isso.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário