Como decorar uma sala de estar em estilo escandinavo?
Sofisticação, leveza e amplitude na sala são o sonho de muitos proprietários. A sala de estar em estilo escandinavo é totalmente compatível com todos esses desejos. Este estilo demonstra melhor naturalidade e respeito pelo meio ambiente.
Esta avaliação do estilo é bem merecida. Embora à primeira vista pareça muito simples, é capaz de criar um ambiente aconchegante na sala de estar. Além disso, este interior é particularmente prático e confortável.
Traços específicos
Devido à sua posição geográfica, os países escandinavos são caracterizados por condições climáticas bastante severas. A este respeito, decorando uma sala em estilo escandinavo, a abordagem do design envolve a criação de uma atmosfera de pureza e liberdade na sala, cheia de luz e frescura.
O branco é usado como cor principal. Ao mesmo tempo, o estilo escolhido é caracterizado pelo calor em grandes quantidades e cores claras, bem como alguma ordem nos detalhes e um ambiente confortável. Os povos da Noruega, Finlândia e Suécia, que se distinguem pela sua desenvoltura, procuraram criar calor e conforto nas suas casas, para isso escolheram o branco e os seus tons como base. E tal escolha proporcionou conforto no lar, mesmo apesar dos raios de sol quase não incidirem devido ao clima rigoroso.
A escolha correta das cores para os detalhes da sala baseia-se na garantia de liberdade e espaço no ambiente. Para isso, a sala de estar em estilo escandinavo não está superlotada com móveis e muitos detalhes decorativos. Por exemplo, raramente as cortinas são penduradas nas janelas. Mesmo que estejam penduradas, as cortinas costumam ser afastadas para que não haja obstáculos ao fluxo de ar fresco e aos raios de sol.
A decoração da sala de estar no estilo escandinavo, indo ao encontro das exigências da modernidade, está muito próxima do minimalismo funcional, o que garante a manifestação de traços étnicos específicos e traça alguma analogia estética com as casas suecas e o seu design. Agora, a abordagem mencionada para o interior é bastante popular na Europa e é usada para acabamento e decoração de uma residência urbana e de uma casa particular.
O design escandinavo das salas de estar na estação fria distingue-se por um conforto especial, aconchego e abundância de luz. No verão, eles se tornam um refúgio de frescor e frescor.
É importante notar que este estilo é muito leve. É simples e versátil, por isso não é difícil fazer reparações na sala assim. É importante apenas descobrir e implementar a base a partir da qual o estilo escolhido é formado. Será feito de muita luz e branco na sala, amplitude, sem desordem e detalhes desnecessários, apenas material natural, uma abundância de leveza, leveza de elementos têxteis. Um salão para uma menina com um local de trabalho organizado pode ser bastante organizado neste estilo.
É importante adicionar muitos acessórios e uma pequena lareira (de preferência não artificial). Também deve ser lembrado que os materiais de acabamento para tal sala devem ser simples e os detalhes tão concisos quanto possível. Deve-se notar que decorar a sala no estilo dos países escandinavos também é uma opção econômica.
Paleta de cores
O norte é caracterizado pela frescura, palidez e utilização de tons claros. Graças a este esquema de cores, a quantidade de espaço livre na sala aumenta visualmente. Torna-se mais espaçoso. Seus limites parecem estar se expandindo.
É improvável que alguém goste de um lar em que a Rainha da Neve se sinta bem.
Portanto, algumas cores quentes devem ser adicionadas à abundância de tons frios:
- amarelo;
- creme macio;
- madeira leve;
- verdes saturados.
No entanto, o estilo escolhido é estranho ao brilho e contraste excessivos, porque parece ridículo para os nortistas.
Para os escandinavos, a presença de sombras é aceitável:
- prata;
- azul pálido;
- azul frio;
- lilás claro;
- bege creme;
- leite macio.
Também é possível usar tons de caramelo, metal, trigo, cobalto e turquesa.
Materiais (editar)
Para decorar o teto no estilo dos países escandinavos, de acordo com as recomendações dos especialistas em design, é melhor usar cal ou tinta branca sobre acrílico. Elementos de madeira, como vigas, podem ser adicionados para criar variedade. Quanto às paredes da sala no estilo escolhido, é preferível utilizar revestimento em painéis lacados de cor clara ou ripas de madeira.
Este acabamento funciona bem com uma grande variedade de detalhes. Por exemplo, essas paredes complementarão organicamente a pedra cinza que fica ao lado da lareira. As paredes traseiras cinzentas do rack também serão uma boa adição.
É melhor cobrir o chão com parquete fosco de bordo, carvalho ou bétula. Também uma boa opção para o piso são as placas branqueadas. A combinação desses elementos resulta em um visual luxuoso que exibe um toque de sofisticação e dignidade. Um piso de carpa em tons de areia ou leitoso será orgânico para um interior escandinavo.
Este parquete irá criar um ligeiro contraste com o resto das decorações, ao mesmo tempo que as complementa com um tom peculiar. Porém, como recomendam os especialistas, uma das melhores opções que aliam preço acessível e alta qualidade é um revestimento laminado nas cores branco, amarelo e marrom. Ao escolher um revestimento, leve em consideração o esquema de cores das paredes para que os tons passem suave e suavemente das paredes para o piso.
Para criar esse efeito, você pode escolher um rodapé leve que se adapte bem ao interior. Se falamos de janelas, vale lembrar que nos países escandinavos elas servem como uma visão geral. É preferível escolher uma cor clara para as janelas e portas, idealmente branco, uma vez que tais tons irão garantir a sua combinação com o design da divisão como um todo.
Mobiliário
O estilo escandinavo deve ser distinguido pela concisão e proximidade com o minimalismo, o que não implica em bagunçar a sala de estar com elementos e móveis desnecessários. Será suficiente colocar nele apenas as coisas mais necessárias. Por exemplo, você pode instalar um sofá, uma poltrona, um pequeno guarda-roupa, uma mesa e cadeiras. A melhor matéria-prima para a fabricação de móveis é a madeira clara natural (pinho, bétula, carvalho branqueado).
O estilo também pode incluir elementos trançados.por exemplo, eles podem ser uma cadeira ou uma mesa. São estes móveis que constituem um excelente complemento para o interior. É importante notar que a madeira deve ser processada ao mínimo para que o padrão natural possa ser visto.
O sofá não deve ter uma estrutura complexa, deve atender aos requisitos de comodidade, simplicidade, pode ser guarnecido com couro, camurça, linho ou pele. Você pode complementar o sofá e a poltrona com um pequeno pufe. Para garantir a comodidade de uma sala deste estilo, é ideal ter uma cômoda, prateleiras, prateleiras pequenas. Tudo isso é recomendado para compra de madeira.
Iluminação e decoração
O estilo dos países escandinavos envolve muita luz, para a qual você deve colocar muitas luminárias na sala de estar. Portanto, no centro do teto você pode colocar um lustre de metal com uma cortina de cristal transparente, pode pendurar arandelas nas paredes e lâmpadas de chão podem ser colocadas no chão. Um lindo candelabro pode servir como fonte de luz adicional.
Quanto aos elementos decorativos, o principal aqui é não exagerar. No entanto, para criar uma atmosfera especial dos países escandinavos na sala de estar, você precisa organizar uma grande quantidade de cobertores, caixões, vasos de vidro, esculturas, instrumentos musicais de tons naturais. Você pode diversificar tons frios com elementos brilhantes emparelhados, o que dará à sala de estar uma espécie de revival. Esses detalhes podem ser um padrão escandinavo em carpetes, cortinas e capas. Este projeto vai dar tranquilidade e conforto à sala de estar.
O interior monocromático pode ficar chato se você não o diluir com algumas bugigangas e decorações brilhantes. A tarefa pode ser realizada com tapetes, bases para copos, almofadas coloridas e vasos de flores. Além disso, detalhes de metal, porcelana nas paredes não interferem, além disso, você pode colocar uma foto de família em uma das paredes.
É melhor decorar uma sala de estar em estilo escandinavo com tecidos texturizados. Aqui você não pode prescindir de veludo e veludo, que podem ser usados no estofamento de sofás, poltronas, sobre os quais também se pode jogar uma manta de pele ou uma manta de estilo escocês. O estofamento pode ser usado a partir de linho e materiais naturais semelhantes em um tom natural.
Você também pode decorar a janela, por exemplo, pendurar cortinas clássicas decorativas ou persianas romanas, e também pode usar telas japonesas para decorar as janelas. O tecido deve ser leve e sem peso. Você pode criar um efeito de luz deixando a janela aberta.
Uma característica distintiva do estilo escandinavo é que ele não pode ficar entediado, tal interior será sempre moderno e em linha com a moda. E os detalhes individuais apenas adicionarão conforto e positividade à atmosfera geral, apesar da moderação geral e da brevidade. Além disso, esse tipo de interior sempre permanecerá original e luxuoso, embora não contenha muitos itens de luxo ou elementos especialmente originais.
O estilo envolve uma combinação de sutileza com simplicidade. Por exemplo, um monte de toras pode ser colocado perto da lareira e cestos de vime podem ser colocados no parapeito da janela. Um detalhe que não vai caber em uma casa assim é uma flor viva, então você não deve usar vasos com plantas.
Você pode complementar o estilo do norte com estatuetas de gesso, também feitas na cor branca. Mas, ao mesmo tempo, é melhor não exagerar e deixar mais espaço livre. Este último é uma das características mais específicas e positivas do estilo dos povos escandinavos. Para enfatizar a simplicidade do estilo, você pode deixar os fios à vista, o que é bem-vindo pelos nortistas. Com a combinação certa de frio e calor nos tons, a seleção certa de móveis, com praticidade e o mínimo de detalhes, você pode obter excelentes resultados que farão as delícias não só das famílias, mas também dos visitantes.
Outro esquema de cores aceitável é uma faixa ou uma gaiola. Você pode usar as cores azul, rosa ou verde. O principal é lembrar que o estilo escandinavo não implica detalhes pretensiosos. Praticidade e conforto, praticidade na limpeza e no uso diário devem prevalecer em tudo.
Como consertar e equipar um apartamento de estilo escandinavo do zero, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.