Exemplos de reforma de uma sala de estar em uma casa particular
As salas de estar em casas particulares diferem em uma variedade de tamanhos e formas. Na maioria das vezes, há salas com uma área de cerca de 20 quadrados. Este território é o suficiente para incorporar a ideia de qualquer designer. Mas também há quartos pequenos ou, pelo contrário, grandes quartos com janela saliente ou com duas janelas. Em qualquer caso, o hall é o cômodo principal da casa, o que carrega uma carga estética especial, portanto, os reparos nele devem ser de alta qualidade.
Trabalho preparatório
O reparo deve começar com um esboço da sala e determinar suas dimensões exatas. Em seguida, é elaborado um projeto de design, que prevê tudo nos mínimos detalhes. É necessário escolher o estilo do futuro interior, refletir sobre o que a casa fará no quarto reformado. O zoneamento da sala depende disso.
Você deve decidir com antecedência sobre móveis, eletrodomésticos e acessórios de iluminação. Uma ideia clara do futuro interior permitirá que você posicione corretamente a fiação, as tomadas e os interruptores, realce as zonas e calcule um orçamento.
A sala está livre de móveis e eletrodomésticos. É preciso decidir com antecedência que tipo de obra está chegando. Se for apenas cosmético, basta livrar-se do papel de parede velho e colá-lo novamente, e se for necessário fazer uma grande reforma, convém convidar especialistas.
Para reparos sérios, eles removem o acabamento antigo, desmontam a fiação, janelas, portas. Às vezes, em casas particulares, uma escada leva da sala de estar aos aposentos do segundo andar. Se for necessário substituir, a escada também deve ser desmontada.
Janelas, portas
Na hora de comprar portas e janelas com vidros duplos, você deve ter uma ideia do estilo que ficará no final. Estilos como o ecológico, escandinavo, rústico, country, barroco e outros que exigem acabamento com materiais naturais não são adequados para janelas de plástico com vidros duplos. Você pode substituí-los por outros de madeira. Hoje são produzidos em boa qualidade e em diversas cores. Os mesmos requisitos se aplicam à folha da porta.
As portas são giratórias, deslizantes, dobráveis, de madeira, plástico, MDF, combinadas, com espelho ou vidro. Eles podem ser substituídos por um arco.
Radiadores
As baterias na sala de estar não devem apenas dar o máximo de calor a uma sala grande, mas também devem ter uma aparência apresentável.
Eles são de vários tipos:
- Radiadores de ferro fundido - o tipo clássico usual. Eles parecem volumosos e não são esteticamente agradáveis, mas por outro lado, eles fazem seu trabalho perfeitamente, têm boa dissipação de calor e um preço baixo.
- Aço - simples, não é caro, mas com baixa eficiência.
- Alumínio - com alta transferência de calor, mas com eles é possível usar água de alta qualidade, o que é inaceitável em um apartamento. Em uma casa particular, você pode estabelecer um sistema de aquecimento com água purificada.
- Baterias bimetálicas - simplesmente perfeito: bonito, elegante, leve e eficaz.
Paredes
Antes de iniciar o trabalho de acabamento decorativo, você precisa preparar bem as paredes. Primeiro, eles são nivelados com massa inicial, depois com acabamento. Se as paredes estiverem muito deformadas, é melhor usar drywall. Ele pode ser usado para criar nichos, colunas e outros desenhos geométricos para o deleite dos designers. A placa de gesso é fixada a uma estrutura de metal e, em seguida, coberta com uma massa de acabamento e acabamento decorativo.
As paredes preparadas são forradas com papel de parede, é barato e aconchegante.Com a ajuda de sua imagem, você pode "brincar" com o espaço: um desenho horizontal o expande, um vertical o alonga.
Uma cor clara realça visualmente a área, uma parede escura dá profundidade.
As paredes são pintadas com tintas à base de água, acrílicas ou à base de água. Esta é a opção mais orçamentária para trabalhos de acabamento. Não é necessário pintar todas as superfícies de uma cor; você pode brincar com um acento ou contraste de tons.
O gesso decorativo é muito procurado. Esconde os desníveis das paredes e não tem restrições de cor. Para famílias com crianças pequenas, existe uma boa oportunidade para preservar as paredes - decorá-las com painéis ao nível do alcance das mãos das crianças. Este material é feito de madeira, plástico, cortiça, MDF, bem como laminado e vidro.
Em casas particulares, uma das paredes do corredor pode ser limpa até o chão. A alvenaria será um ótimo suporte para o estilo loft. A solução de acabamento original é pedra natural ou artificial.
A única desvantagem deste tipo de acabamento é o preço elevado.
Teto
Em casas particulares, os tetos são geralmente altos e não há necessidade de ocultar as dimensões reais por trás de superfícies brilhantes ou espelhadas. Para um teto falso, você pode escolher uma tela fosca. Com a ajuda de drywall, são obtidas estruturas encaracoladas e multinível, que se combinam bem com os elementos do tecido elástico. A opção de design mais simples e barata é o papel de parede, eles são selecionados para combinar com as paredes. Entre as desvantagens desse material, pode-se notar a instabilidade à umidade. Apenas um teto pintado também parece bom.
Iluminação
Hoje em dia, é difícil fazer com apenas um lustre para iluminar a sala. Uma grande sala, dividida em seções, requer iluminação de zona. Pode ser pequenos lustres adicionais, holofotes, abajures, abajur.
A faixa de LED escondida na moldura do teto ilumina lindamente a sala. Também pode ser usado para destacar pinturas, espelhos ou estantes de coleção. Toda essa abundância de luz é controlada pelo controle remoto, mudando a gama de cores, o brilho, mudando gradualmente as diferentes zonas.
Piso
O salão é o local mais visitado da casa, por isso o revestimento do piso deve ser levado a sério.
A abundância de materiais no mercado da construção permite escolher um revestimento para qualquer interior e carteira:
- Laminado - o material de acabamento mais popular, imita perfeitamente diferentes tipos de madeira, é fácil de instalar e bastante durável no uso. Não deve ser colocado em ambientes com muita umidade, mas a sala de estar não é um desses. Sob o laminado, é necessário fazer uma betonilha uniforme e cobrir o substrato.
- Parquet é um material de vários tipos de madeira. É ecologicamente correto e tem uma ótima aparência, mas requer cuidados especiais na operação e na manutenção cuidadosa.
- Tapete utilizado em câmaras frigoríficas, é macio ao toque e agradável à vista. A desvantagem é o cuidado difícil.
- Linóleo - para reparos baratos. É uma espécie de clássico do gênero, é fácil de instalar, resistente à umidade e fácil de limpar.
- Revestimento de cortiça refere-se a materiais naturais, é agradável ao toque, é colocado em quartos de crianças. Ao cuidar dele, você não deve usar produtos químicos agressivos.
- Pisos autonivelantes - revestimento sem costura bonito e moderno. Particularmente surpreendente é o piso com um padrão tridimensional aplicado a ele. Colocar a superfície autonivelante é bastante complicado, é melhor confiá-lo a especialistas.
Interior
Terminada a reforma, chega o momento mais agradável - encher o espaço com móveis confortáveis, decorar janelas, colocar luminárias e coisinhas agradáveis.
Ao lidar com o interior, preste atenção à configuração da sua sala. Em uma sala retangular, os móveis são colocados ao longo das paredes. Em uma sala quadrada, você pode usar o centro para equipar qualquer zona. Na maioria das vezes, há uma área de estar com móveis estofados e uma pequena mesa elegante.
Armários, estojos de lápis, prateleiras, armários, prateleiras devem ter a aparência que ditar o estilo escolhido. Às vezes, é necessária uma mobília escondida com imitação de paredes livres ou, ao contrário, pretensiosa, complicada.
Em uma sala pequena, a mobília clara criará visualmente espaço, mas ao mesmo tempo não deve haver muito. Móveis escuros ficam bem contra o fundo de paredes claras.
Estilo
A escolha do estilo é uma etapa crucial na formação do interior, deve coincidir com as necessidades estéticas das pessoas que nele habitam, caso contrário será desconfortável estar na sala. O estilo é determinado antes mesmo do início da reforma.
- Clássico o design é testado pelo tempo, por isso nunca fica enfadonho. Não sugere nada inesperado ou chamativo. Móveis sólidos, madeira natural nos materiais de acabamento, cortinas grossas e macias, muitas coisinhas caras, estuque - tudo isso tem um gosto e um chique especial.
- Provença veio até nós do sul da França. O interior neste estilo é muito bonito, cheio de lindas bugigangas, toalhas de mesa, cortinas, babados, vasos de flores. Ao mesmo tempo, é natural e simples, os materiais sintéticos em seu componente são inaceitáveis.
- O completo oposto da Provença - estilo jovem de alta tecnologia... Os elementos principais são metal e vidro, sem decoração, apenas simplicidade fria.
- Minimalismo fala por si - muito pouco. É um estilo lacônico com poucos móveis, com uma simplicidade levada ao absurdo.
- Loft veio do Ocidente, quando, durante a Grande Depressão, foram cedidas instalações fabris para habitação. Este estilo é representado por móveis rústicos, uma parede com alvenaria exposta e a utilização de grades no interior.
- Estilo fusão adora vidro em qualquer forma.
- Barroco - um esplendor gritante beirando o filistinismo. Antiguidades, móveis antigos, cristal e muito ouro são apropriados aqui.
- País - estilo rústico, prefere materiais naturais, têxteis em gaiola pequena, móveis leves, decorações simples.
- Estilo étnico vinculado às tradições de um determinado país, por exemplo, Japão ou França, e tente cumpri-los. Tal interior agradará o gosto dos amantes de viagens.
Na hora de escolher um estilo para uma sala, não é necessário seguir a sua execução completa, é melhor ficar com os seus gostos e sentimentos. A participação de mais de três cores não é recomendada em nenhum interior. Sobrecarregar com móveis e supersaturação com bagatelas parece ruim.
Qualquer estilo na sala de estar de uma casa particular será bom se você colocar um pedaço de si mesmo nela e fazer os reparos você mesmo.
Para ideias de design de interiores para uma sala de estar em uma casa particular, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.