Como escolher uma estante na sala?

Como escolher uma estante na sala?
  1. Peculiaridades
  2. Compromisso
  3. Visualizações
  4. Materiais (editar)
  5. Soluções de cor
  6. Localização na sala
  7. Como escolher?
  8. Lindos exemplos no interior

A abordagem moderna para mobilar uma sala de estar depende da mobília. Tomemos, por exemplo, uma estante: hoje essa ênfase é especialmente popular - ela substitui armários volumosos e se distingue pela funcionalidade. Esse tipo de mobília é especialmente procurado na disposição do corredor - o cômodo que é o coração da casa. No entanto, nem todo modelo vale a pena comprar. Vamos descobrir os meandros da escolha.

Peculiaridades

O rack da sala de estar é um móvel aberto com muitas prateleiras. Trata-se de uma massa de prateleiras unidas por uma moldura comum de metal ou madeira e seus derivados. As prateleiras podem variar em configuração e tamanho, o que afeta a forma geral do produto. Isso permite que você escolha seu modelo para uma área específica do corredor.

Ao mesmo tempo, os fabricantes levam em consideração não apenas as dimensões, mas também dois fatores particularmente significativos:

  • conformidade com um estilo de design específico;
  • esquema de cores.

Essa peça de mobiliário tem um sotaque sutil, o que explica sua popularidade. Graças à fachada aberta, tudo está à vista. No entanto, é a abertura do rack que é sua desvantagem. Com atratividade externa e alta funcionalidade, é exteriormente capaz de criar uma sensação de desordem, repleta de uma massa de itens armazenados nas prateleiras.

A desvantagem das prateleiras abertas também é a tendência de acumular poeira, porque cai em uma superfície aberta de forma especialmente rápida.

As estantes da sala de estar são diferentes das cômodas e vitrines e das clássicas prateleiras suspensas. Este é um tipo separado de mobiliário através do qual você pode colocar os itens e acessórios necessários, enquanto demonstra algumas das características internas. O estilo de tais produtos está diretamente relacionado ao material de fabricação, localização e método de envase (funcionalidade planejada).

Compromisso

Graças à sua funcionalidade, as estantes das salas modernas realizam várias tarefas:

  • permite colocar pequenos itens nas prateleiras sem sobrecarregar cada um deles;
  • prevê a colocação de itens de uma determinada área funcional, combinando pequenas peças para o fim a que se destinam;
  • demonstra certas características estilísticas, adornadas com iluminação moderna;
  • salva a área útil da sala, cria espaço para movimento;
  • é uma peça de mobiliário através da qual se pode dividir o espaço.

Dependendo do estilo de design específico tomado como base, o tema dos itens colocados nas prateleiras muda. Por exemplo, no design clássico, é apropriado guardar livros sobre eles, o que é conveniente para cada casa.

No design de tendências modernas, é costume usar um amplo plano horizontal do rack de TV. Parece interessante e elegante. Esta técnica permite que você organize de forma funcional ao máximo o sistema de vídeo, acessórios relacionados (por exemplo, discos), dando uma organização clara do espaço através do rack.

A estante é apropriada em direções vintage. Tendo a cor e a textura certas para transmitir a época, permitirá que você demonstre uma atmosfera de leveza, que muitas vezes falta em salas com falta de altura de parede e filmagem geral. Desta forma, até os brinquedos podem ser guardados nas prateleiras, desde que não se destaquem na imagem geral do design.Por exemplo, isso será especialmente apropriado no estilo country, que se caracteriza pelo uso de têxteis em muitas de suas manifestações (almofadas, capas, capas para cadeiras, sofás e poltronas, luminárias de piso).

A utilização das estantes do porta-brinquedos também é indicada quando a sala for a única do apartamento, e for necessário equipar um cantinho infantil, além de zonear o espaço.

Esses produtos não se destinam a ser utilizados com pratos., uma vez que existe um risco elevado de que se quebre acidentalmente. No entanto, ocasionalmente, essas construções também são armazenadas por serviços. Talvez alguém goste desta solução, embora na realidade vasos ou estatuetas individuais nas prateleiras tenham uma aparência mais harmoniosa. Uma característica importante é o momento da localização: para que o propósito deste móvel seja o mais funcional possível, ele deve ser colocado próximo à parede.

Visualizações

Existem diversos modelos de estantes no mercado de móveis modernos.

Eles podem ser condicionalmente divididos em 2 grupos:

  • linear;
  • canto.
  • Neste caso, o rack pode ser aberto dos dois lados ou ter um backplane fechado. Cada espécie tem uma forma diferente. Na maioria das vezes, o produto é uma estrutura retangular com várias prateleiras de diferentes comprimentos e larguras. Você raramente vê simetria neles. Via de regra, são prateleiras localizadas de maneira caótica, com um único local de destaque para a TV.
  • Os designs simétricos seguem o design clássico. Eles têm prateleiras predominantemente do mesmo tamanho. Ocasionalmente, esses produtos representam um rack com uma pequena prateleira para plasma, acima da qual prateleiras adicionais podem ser localizadas.
  • Especialmente designs elegantes e interessantes com vitrines de vidro. Ao mesmo tempo, a ideia básica permanece inalterada: o rack não muda seu design, não se parece com um gabinete de exibição. Pode ser estreito e comprido, o que é especialmente adequado para divisões com espaço limitado, uma vez que substitui a parede. A parte central pode ser aberta ou equipada com um suporte de TV baixo com gavetas. A espessura de todas as prateleiras é frequentemente equiparada à caixa principal que une toda a estrutura.

Materiais (editar)

Várias matérias-primas são utilizadas na produção de estantes. Muitas vezes, esse mobiliário é feito de madeira (e seus derivados). A base da estrutura consiste em armações verticais, travessas e prateleiras.

Escolhendo uma variedade da matriz, é dada preferência a:

  • pinho;
  • faia;
  • mogno;
  • Carvalho.

Dos derivados, são populares os modelos de aglomerado laminado, painéis OSB e contraplacado.

Estruturas de metal na sala de estar são inadequadas, embora tal decoração pareça em direções de design moderno. O vidro costuma fazer parte do rack. Esta técnica permite agregar leveza e leveza ao interior, mesmo que o tamanho da estrutura seja bastante grande.

Soluções de cor

A paleta de cores das estantes está sujeita a um determinado estilo. Na maioria das vezes, os tons naturais da madeira são inerentes a esses produtos. Hoje eles têm seus próprios favoritos. O foco são os modelos nos tons de carvalho claro e escuro, wenge, sonoma. Dos tons tradicionais, opções para tons de bege frio e chocolate são procurados.

O preto é menos usado na decoração. - cria uma limitação visual do espaço (a geometria rígida das prateleiras interrompe o estilo). O branco é uma das cores mais populares. Priva o espaço de limitações, permite utilizar a prateleira como divisória, mas ao mesmo tempo não contrasta com os principais detalhes do móvel. Também é conveniente porque se encaixa em estilos diferentes, sem estar rigidamente vinculado ao tipo de cor do design.

Localização na sala

A técnica padrão para colocar a estante é posicioná-la contra a parede oposta ao sofá. Isso economiza espaço, definindo a posição da área de vídeo. Se a área do salão for pequena e a estante for destinada a livros, faz sentido colocá-la em uma área de recreação.Pode ser uma janela saliente, uma saliência na parede, um nicho. Ficará bem no lado adjacente ao local do sofá.

O modelo de canto é adquirido para economizar espaço, portanto, sua localização dependerá das características da sala. Você pode solicitar um produto que corresponda às características distintas do hall fazendo um rack, por exemplo, embutido. Se quase não houver espaço, é possível utilizar uma abordagem de design especial, tendo-se notado uma possível área de colocação que não se sobrepõe à disposição das partes do móvel. Uma solução interessante seria a opção com prateleiras em forma de escada e portas fechadas na parte inferior do produto.

Recomenda-se colocar o modelo aberto em ambos os lados contra uma parede.

Como escolher?

Para comprar um rack para ter sucesso, vale a pena considerar algumas nuances:

  • é necessário selecioná-lo cuidadosamente, levando em consideração a tonalidade dos móveis;
  • é necessário escolher o tamanho das estantes: a altura deve ser suficiente para acomodar livros, vasos, estatuetas, conchas do mar;
  • não se esqueça da confiabilidade: a opção de madeira maciça é mais resistente e durável;
  • o número de compartimentos deve ser suficiente, a supersaturação dos compartimentos é inaceitável;
  • para não confundir a localização da TV, faz sentido correlacionar o tamanho do equipamento com o espaço alocado para ele;
  • é importante levar em consideração a altura: não deve ultrapassar a altura do dono, caso contrário poderá causar desconforto durante a operação;
  • o modelo deve ser selecionado no mesmo estilo de design com o interior do corredor;
  • prateleiras fechadas são desejáveis, pois permitem que você remova itens que não deseja deixar à vista;
  • a decoração também é importante: se o modelo possuir alças para prateleiras fechadas, é preferível que elas repitam em textura ou forma a decoração do móvel principal, iluminação de parede.

Lindos exemplos no interior

O rack deve ser elegante e atraente.

Esse modelo parecerá orgânico em muitos conjuntos:

  • Um modelo bege simétrico com um local para uma TV e uma prateleira de vidro caberá na sala de estar com o mínimo de detalhes de móveis.
  • O rack parece luxuosamente para o interior geral em um tom marrom escuro. Ele permite que você coloque livros, TV, pratos e até mesmo um abajur de mesa ao mesmo tempo. Ao mesmo tempo, tudo parece elegante e harmonioso.
  • O modelo angular com um arranjo assimétrico de prateleiras parece incomum, encaixando-se harmoniosamente no interior de uma espaçosa sala de estar. Devido à sua cor branca, não sobrecarrega o meio ambiente.
  • Um rack sob uma parede modular pode ser colocado próximo à janela. Isso iluminará a área de trabalho do móvel. A imitação de um design modular cria a ilusão de uma organização clara, zoneando o rack de acordo com sua finalidade na zona de trabalho e vídeo.

Como fazer um rack com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário