Prateleiras da sala: design moderno e praticidade

Prateleiras da sala: design moderno e praticidade
  1. Peculiaridades
  2. Materiais (editar)
  3. Construções
  4. Em vários estilos
  5. Como escolher?
  6. Onde você pode localizar?
  7. O que colocar?
  8. Como decorar?
  9. Lindos exemplos no interior

Qualquer casa possui sistemas de armazenamento funcionais. Isso inclui não apenas armários e armários, mas também prateleiras confortáveis. Hoje vamos falar sobre designs modernos e seu papel no design de salas de estar.

Peculiaridades

Os dias de paredes e armários maciços acabaram. Os designers tentam criar espaços abertos ao máximo, mesmo dentro da estrutura de estilos tradicionais. Prateleiras e racks abertos estão mais em linha com esta tendência. As prateleiras da sala de estar são mais do que um sistema de armazenamento. Eles ajudam a formar o espaço interno, destacando as zonas necessárias nele.

Além disso, as próprias prateleiras de formas ou cores incomuns se transformam em itens decorativos. Diversas prateleiras, reforçadas em diferentes níveis, também desempenharão essa função.

Materiais (editar)

O material determina não apenas a resistência da prateleira. A forma, design e natureza do objeto, bem como sua direção estilística, dependem dele. Portanto, em muitos aspectos, depende do material quão apropriado o objeto está inscrito no interior. Os fabricantes oferecem prateleiras de materiais tradicionais e incomuns:

Madeira

É o mais confortável para a percepção. Cria uma sensação de conforto, tranquilidade e segurança. As diferentes raças diferem muito em textura e cor. Isso permite que você escolha móveis adequados para interiores, desde o interior até o sótão. A árvore é fácil de manusear, decorar, criar objetos inusitados com as próprias mãos.

Aglomerado, MDF, LMDF

Os painéis de madeira reciclada são baratos, têm uma boa aparência e podem suportar cargas pesadas, como livros. São foscos e brilhantes, cores vivas e tons suaves de madeira.

Metal

Permite incorporar designs incomuns. Parece interessante em combinação com elementos de vidro e madeira. Prateleiras de metal decorarão não apenas loft e salas de estar de alta tecnologia.

Os produtos forjados são adequados tanto para interiores clássicos como rústicos estilizados.

Copo

Adequado apenas para prateleiras de luz. As telas decorativas para prateleiras também são feitas de vidro.

Drywall

Você pode fazer um nicho, um suporte de TV e uma estante de livros com folhas GKL. As estruturas são fáceis de pintar e iluminar, e a resistência pode ser aumentada com a ajuda de perfis metálicos. É conveniente fazer a partir da parede de gesso deixada após o revestimento da parede.

Plástico

Adequado para composições de prateleiras decorativas. Este material é apresentado hoje em uma rica gama de cores. Além disso, as prateleiras de plástico são muito baratas.

Construções

Uma variedade de soluções de design são baseadas em apenas 4 tipos de estruturas. Vamos considerá-los com mais detalhes.

Racks

As estantes consistem em suportes verticais e prateleiras fixadas a elas. Eles ajudam a organizar uma abundância de coisas de maneira bela e compacta. O rack pode ser montado em quase qualquer material: de madeira a drywall.

Os designers costumam usá-los para zonear o espaço ou transformá-los em um elemento decorativo.

Os racks podem ser colocados em um ângulo em relação ao chão, e as células podem diferir em forma e altura, ou ser elevadas por uma escada. Existem estruturas de formas complexas, dentro das quais existe um local para leitura. Prateleiras cilíndricas e embutidas em um nicho ajudam a economizar espaço em uma sala pequena.

Canto

Prateleiras de canto decoram lindamente os pequenos espaços. Você pode usar seções de prateleiras triangulares, estruturas modulares ou transformadoras.Prateleiras leves permitem que você coloque flores e lembranças, e opções modulares são adequadas para livros.

É fácil montar uma composição abstrata para a sala de estar a partir de estantes modulares (quadradas ou retangulares, abertas e envidraçadas). Em interiores tradicionais, são usadas prateleiras de madeira e, em interiores progressivos, você pode até experimentar o plástico.

Suspenso

Suspensas são chamadas de prateleiras estreitas para fotos e ninharias. Freqüentemente, são decorados com seções livres das paredes.

Os designers experimentam muito com a forma e o design, tornando-os verticais, curvos ou suspensos no teto. As prateleiras têm apenas uma função decorativa, pelo que podem ser em vidro.

Em vários estilos

Agora vamos descobrir como escolher um rack ou prateleira para que fiquem em harmonia com a decoração da sala. Para isso, é necessário levar em consideração o estilo de design e a atmosfera do espaço.

Clássico

As características distintivas do estilo são moderação, buscando a harmonia perfeita e apelando para a cultura ancestral.

Para um interior clássico, os modelos feitos de madeira natural são preferíveis. Eles podem ser decorados com esculturas, placas de metal forjadas e os consoles das prateleiras lembram capitéis de colunas. É importante que, ao mesmo tempo, o assunto pareça holístico e simples.

Barroco

Gravita para o pretensioso, um pouco de luxo teatral, pois todos os móveis são ricamente decorados: bronze ou dourado, elementos talhados ou forjados. A madeira continua sendo o material preferido. Pode ser combinado com peças de vidro e metal.

País

Madeira natural ou madeira envelhecida é adequada para este estilo. Sua superfície é envernizada ou pintada. Combina bem com metais escuros. Parece que a prateleira foi feita à mão pelo proprietário.

Provença

A charmosa simplicidade desse estilo é enfatizada pelas prateleiras de madeira. Na maioria das vezes, são formas pequenas e intrincadas, decoradas com entalhes ou pinturas em tons de branco ou pastel.

Alta tecnologia

Móveis transformam-se em composições abstratas. O estilo é caracterizado por uma forma geométrica clara, cores contrastantes, uma combinação de metal e vidro, detalhes cromados. Você pode usar painéis de MDF brilhantes, plástico, drywall.

Loft

Experimentos com materiais (canos de água antigos) e forma são encorajados. Elementos modernos são intrinsecamente combinados com os tradicionais.

Étnico

O estilo inspira-se em diferentes culturas, graças às quais aparecem objetos de formas e decorações incomuns. Eles são feitos apenas de materiais naturais: madeira, hastes, cordas.

Como escolher?

Algumas dicas para prestar atenção ao escolher as prateleiras para o corredor:

  • Decida o propósito do assunto. É melhor imaginar imediatamente o que será armazenado nele. Com base nisso, escolha o material, o tamanho e o design.
  • Prateleiras de parede ou estantes de formato estranho chamam a atenção. Você pode torná-los um destaque do interior. É preferível colocar as prateleiras sobre uma superfície plana de cor contrastante.
  • Se as prateleiras têm um papel coadjuvante, escolha opções simples, com um formato claro e um mínimo de decoração. Você mesmo pode fazê-los.
  • Considere a localização e o tamanho com antecedência. É melhor se eles forem feitos do mesmo material.
  • A cor também é importante. Vale a pena escolher um tom que combine com o resto do móvel e que não combine com as paredes.
  • Pergunte que tipo de carga o modelo que você gosta pode suportar. Por exemplo, prateleiras de canto transformáveis ​​não são projetadas para itens enormes.
  • Você não deve economizar na qualidade: os painéis de aglomerado e MDF devem ser planos, sem arranhões e lascas, e os acessórios devem ser bem fixados.

Onde você pode localizar?

Existe um lugar para prateleiras em qualquer interior. Os designers oferecem diferentes opções de layout:

  • Em uma parede livre.
  • Nos cantos.
  • Na abertura da janela.
  • No teto.

As prateleiras não são colocadas apenas ao longo das paredes: uma estrutura para guardar livros cercará uma área de trabalho ou um local para leitura.Prateleiras transformadoras podem ser usadas como divisórias temporárias, alterando a colocação das paredes se necessário.

As prateleiras de vidro não desorganizam o espaço. Isso pode ser usado decorando as paredes em uma pequena sala de estar. Em cômodos pequenos, móveis leves ficam melhor: até objetos grandes parecem mais leves.

Estruturas de canto atrás do sofá permitem que você coloque o que você precisa de maneira compacta. Ao mesmo tempo, a sala não parecerá apertada. A seção de estantes será um local para armazenar livros e itens grandes, e os vasos de flores podem ser colocados na prateleira do chão.

O que colocar?

O conteúdo das prateleiras ajuda a moldar o ambiente da sala e a falar sobre os proprietários: o seu estilo de vida, gostos e valores. Muitos decoram o corredor com fotografias, bugigangas ou objetos incomuns. Você pode colocá-los em um rack ou em prateleiras estreitas para itens pequenos.

Vasos de flores colocados corretamente transformarão uma sala em um canto de um jardim mágico. É conveniente usar prateleiras, prateleiras superiores de prateleiras ou estruturas em uma abertura de janela para flores. É melhor enchê-los com pequenas plantas, como violetas, para manter a luz da sala. Prateleiras resistentes feitas de madeira, MDF ou parede dupla de drywall acomodam uma coleção de livros, belas louças e outros itens enormes. Lá você também pode encontrar um local para uma TV ou alto-falantes.

Mas lembre-se: as prateleiras precisam ser mantidas em ordem. Poeira, uma abundância de bugigangas e livros empilhados estragam a impressão da sala.

Como decorar?

Se você ainda tem móveis antigos - prateleiras modulares ou um guarda-roupa, tente mudar o design. O objeto repensado se tornará o centro de composição do espaço e economizará pelo menos 10.000 rublos.

Vamos considerar várias maneiras de restaurar itens antigos:

  • Pinte com tinta branca ou inesperadamente brilhante: verde claro, azul, vermelho. Se o tamanho da superfície permitir, você pode fazer um trecho de cor ou pintar com acrílico. Para transformar as prateleiras modulares da era soviética em modernas, basta retirar a parede posterior e repintá-la.
  • Decore na técnica de decoupage, decore com entalhes, mosaicos ou tecidos. O resultado são adições atraentes a um interior de estilo rústico ou étnico.
  • Alterar o design: pelo menos dois novos serão obtidos de uma prateleira antiga. Um guarda-roupa ou estante pode ser convertido em uma estante. Para fazer isso, remova as portas e pés (se houver) e coloque as prateleiras que faltam. Resta apenas atualizar a superfície.

Lindos exemplos no interior

O objetivo principal desta prateleira é uma disposição conveniente dos livros. Apenas a cornija no topo indica que pertence ao estilo clássico. Graças a este detalhe, não viola a harmonia do interior clássico. As estantes originais chamam a atenção, pois são uma parte importante da composição. Sem eles, a situação se normalizará, mas se houver muitos desses objetos, os hóspedes perderão sua orientação no espaço.

Interessantes são as prateleiras suspensas em estilo retro, bem como prateleiras caseiras exclusivas feitas de restos de drywall. Esses designs permitem que você coloque livros e curiosidades em um canto, e a iluminação (se houver) cria uma atmosfera mágica.

Prateleiras decorativas preenchem o espaço acima do sofá. Você também pode usar composições elegantes em prateleiras suspensas.

Para informações sobre como fazer uma estante interessante com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário