Como criar um interior harmonioso para uma pequena sala de estar?
A sala de estar é o cômodo mais importante da casa, o que pode dizer muito sobre seus proprietários, seus hobbies e estilo de vida. No caso de um design de sucesso, esta sala torna-se um motivo de orgulho e as pessoas ficam felizes em mostrá-la aos seus convidados. Portanto, tudo aqui deve ser pensado com cuidado não só do ponto de vista estético, mas também prático. Em apartamentos pequenos, cada centímetro de espaço conta, por isso a área deve ser aproveitada ao máximo.
Peculiaridades
Uma pequena sala de estar não é motivo de frustração. Mesmo que tenha à sua disposição um quarto com uma área muito pequena de 12 ou 15 m2, também pode criar um oásis de conforto e aconchego caseiro, no qual você e os seus convidados ficarão à vontade. Tudo o que você precisa fazer é procurar acabamentos e móveis adequados.
Sten
O interior de uma sala depende muito de sua forma. Se você está lidando com um espaço estreito e alongado, o mais razoável nesse caso é colocar um sofá com um sofá e uma poltrona ao longo de uma das longas paredes. Se o comprimento permitir, pode complementar com uma pequena mesa de serviço, onde é agradável fofocar com o seu melhor amigo durante uma chávena de café.
Seria lógico instalar o equipamento na parede oposta. - TV, centro de música, home theater e outros dispositivos semelhantes. Nesse caso, é melhor, se possível, prescindir de mesas de cabeceira volumosas e paredes monumentais. Vale a pena usar prateleiras abertas em vários níveis. Como decoração adicional nas paredes, é possível usar ladrilhos de espelho e arandelas de parede. A luz refletida nos espelhos iluminará a sala.
Para não violar a integridade da parede, pode decorá-la com nichos de gesso cartonado, onde pode colocar livros, fotografias, pequenos vasos e outros elementos decorativos. O principal é que não são muitos.
Tradicionalmente, para salas pequenas, os designers não recomendam o uso de cores muito escuras ou muito claras. Um padrão muito grande no papel de parede também não será apropriado aqui. É melhor tornar as paredes de uma só cor com cores suaves, e os detalhes irão adicionar brilho.
O gesso decorativo é ideal para decorar as paredes de uma pequena sala de estar., papel de parede largo ou líquido, ou você pode simplesmente pintar as paredes com tinta. O princípio principal é que nenhuma costura transversal deve ser visível nas paredes - elas reduzem visualmente a área. O desenho deve ser o mais simples e compreensível possível - deixe padrões complexos para salas mais espaçosas. Linhas geométricas, imitação de alvenaria, bem como papel de parede 3D serão adequados.
Paulo
Como revestimento do piso da sala de estar, um piso em parquet natural ou autonivelante seria adequado. Se os fundos permitirem, você pode adicionar extravagância ao interior usando uma placa de grés porcelânico com uma superfície brilhante - ela adicionará visualmente alguns centímetros de altura ao ambiente. Outra coisa é quando se trata de uma área pequena, o que significa que há uma grande probabilidade de que se trate de uma habitação de classe econômica. E muitos consideram impraticável fazer reparos caros em um apartamento pequeno, portanto, o laminado pode ser uma excelente alternativa ao parquet. Custa várias vezes mais barato, mas não parece pior.
Se você tem filhos pequenos ou pisos frios, pode colocar carpete em cima deles. Neste caso, é melhor fixá-lo com rodapés em todo o perímetro da sala. Na hora de escolher um carpete para a sala, dê preferência aos produtos com enfeites discretos. Seu valor depende da forma da sala.Em salas retangulares alongadas, um tapete de corrida ficará bem, e em uma sala quadrada vale a pena colocar um pequeno tapete oval ou redondo.
Teto
Se a altura do teto permitir, estruturas de tensão de vários níveis podem ser usadas para seu projeto. Nesse caso, o teto inferior deve ficar em torno do perímetro das paredes, e o espaço superior deve permanecer no centro da sala.
Em uma sala com tetos baixos, você também pode instalar uma opção de tensão. Nesse caso, é melhor usar uma textura brilhante ou espelhada. Mas você não deve pendurar lustres enormes e pesados em uma pequena sala de estar. Considere luzes de teto embutidas, arandelas de parede ou piso feitas de metal brilhante. O cromo branco é ótimo para alta tecnologia, enquanto o ouro é versátil e adequado para quase todos os estilos.
Você também pode decorar o teto com drywall. Esta é uma opção mais econômica do que uma tela extensível, mas não são obtidas composições menos interessantes a partir dela. É permitido pintar na cor das paredes ou repintar em tonalidade contrastante. Além disso, pode ser usado para ocultar todas as irregularidades ou comunicações existentes. Se você tiver vizinhos inquietos, o drywall reduzirá significativamente o nível de ruído.
Antes era moda colar painéis de plástico PFC no teto, mas hoje há cada vez menos ventiladores com esse tipo de acabamento, e a cortiça pode ser usada como alternativa. Neste caso, é feita uma distinção entre cortiça em rolo e telha. O primeiro tipo é mais adequado para áreas pequenas - deixa um mínimo de juntas. Mas os ladrilhos são mais fáceis de colar e mais baratos.
Este material tem muitas vantagens inegáveis:
- Tal como acontece com o drywall, a cortiça absorve todo o ruído perfeitamente. Onde, senão na sala de estar, para organizar festas descoladas, e o teto de cortiça vai salvá-lo da ira nobre de seus vizinhos.
- É um material totalmente natural que não causa alergias.
- A cortiça retém o calor perfeitamente e pode poupar aquecimento adicional.
Este material é especialmente bom para climas úmidos, pois retém bem a umidade. A cortiça dispensa trabalhos preparatórios preliminares e está lindamente decorada - o tecto pode ser repintado várias vezes. No entanto, apesar de todas as vantagens óbvias, este tipo de acabamento não é particularmente comum para consumo em massa devido ao seu alto custo.
Cores e decoração
Não é segredo que para uma pequena sala de estar é melhor usar uma decoração de uma cor. Mas se esta opção parece muito chata para você, você pode se dar ao luxo de terminar com um padrão pequeno e não muito frequente. No espaço limitado de uma pequena sala, não são permitidas mais de 2-3 cores. Neste caso, um deles domina e os restantes são utilizados como elementos decorativos adicionais.
Podem ser têxteis - cortinas nas janelas, almofadas e almofadas no sofá, carpetes, molduras. Vamos dar uma olhada nas cores recomendadas que são consideradas as mais adequadas para criar um interior aconchegante para uma pequena sala de estar.
Branco
É a preferida de todas as cores, pois pode ser usada como fundo principal e como sombra secundária. Combina com todas as outras cores, por isso pode ser usado tanto em superfícies verticais como horizontais. O branco é perfeito para um estilo escandinavo.
cinza
Este tom neutro não se suja tão facilmente como o branco, mas também pode ser utilizado dosado em elementos decorativos ou como base. Ao mesmo tempo, ele permite as combinações mais ousadas, suavizando e abafando cores muito vivas e vanguardistas. Para um interior clássico, você pode escolher vários tons de cinza - do asfalto quase branco ao escuro.
Se você deseja criar um interior elegante e interessante, pode decorar as paredes em prata e pendurar lâmpadas giratórias com luz rosa suave acima da área de estar com um sofá de canto e uma poltrona.
Bege
Esta cor é ideal para a decoração principal de uma pequena sala de estar em estilo clássico. Móveis e tecidos em tons de marrom combinam bem. Lâmpadas com um brilho difuso quente são boas para bege.
marrom
Existem muitos tons dessa cor, da areia úmida ao chocolate escuro. Use este esquema de cores em salas pequenas com cuidado. Se você deseja colar papel de parede marrom na parede, é melhor fazê-lo em apenas uma superfície. Os materiais com acabamento decorativo texturizado parecem muito interessantes. O marrom parece original em várias imitações - sob a pele, sob o gesso velho ou sob a areia.
Azul
Os psicólogos dizem que tem um efeito pacificador no estado psicológico de uma pessoa. Na sala, decorada com essas cores, é agradável voltar para casa após um dia de trabalho e, esticando as pernas, sentar-se confortavelmente em sua poltrona favorita com painel de controle ou com um livro. O azul esfria, então todos os seus derivados são recomendados para climas quentes. Ele funciona bem quando combinado com branco, bege e marrom. O par "azul e amarelo" parece bom. Lembre-se de como há alguns anos todo mundo enlouqueceu com o famoso papel de parede com estrelas - amarelo no azul e azul no amarelo.
Verde
A cor da primavera, da esperança e do início de uma nova vida - tem um efeito positivo no bem-estar geral da família. Parece mais vantajoso em combinação com móveis de madeira, plantas domésticas e uma cachoeira - sim, mesmo em uma pequena sala de estar você pode organizar sua própria cachoeira, pelo menos uma imitação dela. Essas ideias podem ser complementadas com pinturas iluminadas e com a imagem da água. Um pequeno abajur com uma mini fonte embutida vai caber bem.
Lilás
Todos os tons de lavanda e roxo são adequados para uma pequena e aconchegante sala de estar onde um casal de namorados vive. A atmosfera criada por esta cor deixa você com um clima romântico. Os tons lilás parecem mais vantajosos em contraste com o branco, azul claro ou rosa claro.
Conselho de profissional
Os designers recomendam combinar tons quentes ou frios. Eles não funcionam juntos. Quanto ao estilo de quartos pequenos, os especialistas tradicionalmente aconselham a escolha de um interior minimalista. Em um espaço pequeno, tudo deve ser funcional e bem pensado. Sem itens desnecessários e desnecessários. Mas isso não é desculpa para abrir mão de peças de decoração fofas que personalizam seu espaço e o completam.
Se desejar, mesmo em condições apertadas, você pode equipar um home theater moderno - pendure o plasma na parede, coloque os alto-falantes nos cantos, esconda alguns deles atrás de cortinas e use alguns como suportes para flores. Para convidados supervisionados, você pode oferecer um sofá dobrável. Se o espaço for muito pequeno, você pode usar um colchão de ar e pufes macios. Além disso, qualquer tipo de móvel transformável será apropriado aqui: cadeiras dobráveis, uma mesa sobre rodas que desliza sob o armário para o equipamento, um sofá dobrável ou uma cama fixada na parede.
Os designers de interiores aconselham o zoneamento do espaço usando uma variedade de técnicas. Todas as superfícies disponíveis devem ser usadas. Se a sala tiver peitoris largos, não cubra com cortinas compridas, mas use-as como mesa para bufês. Nesse caso, a cornija deve ser pendurada o mais alto possível, de preferência sob a própria tela. É melhor escolher um desenho simples de cortinas (sem dobras complexas). Se um lambrequim é suposto, ele também deve ser puramente condicional, sem elementos suspensos.
Se você for o feliz proprietário de janelas panorâmicas altas, pode organizar um sofá adicional., sentado em que ele vai vigiar a rua. É permitido colocá-lo em um pódio, sob o qual um espaço de armazenamento adicional deve ser criado. Com a ajuda da luz, você também pode fazer uma divisão condicional de uma sala em zonas. O principal é que deve haver muito, e deve ser multinível.
Em uma sala de estar jovem com festas barulhentas, uma bola de discoteca giratória seria apropriada no teto, e para uma família de vários membros seria bom dividir a sala em zonas usando uma cortina ou um escorregador decorativo de gesso. Para quem prefere um interior mais conservador, é preferível escolher móveis com espaldar alto - assim a sala parecerá mais alta. Móveis com estofamento listrado horizontal e cortinas para combinar com o sofá ajudam a ampliar as paredes.
Belos exemplos de design
Com a ajuda de interessantes papéis de parede de fotos com efeito 3D, você pode expandir visualmente o cômodo mais importante do apartamento. Para um interior clássico, um tema natural é adequado - o mar, floresta, campo de flores, cachoeiras, buquês delicados e outras imagens semelhantes. Na decoração do salão em estilo moderno, é frequentemente utilizada a imagem de uma metrópole noturna.
Temas espaciais parecerão incomuns na parede, por exemplo, os anéis de Saturno, as constelações do Zodíaco, o sistema solar ou apenas o céu noturno com o efeito de iluminação, que é fornecido pelos holofotes embutidos na parede. Você pode pegar a imagem na Internet, solicitar a impressão em grande formato e instalar você mesmo os LEDs ou confiar em especialistas.
Freqüentemente, a sala de estar também é um quarto ao mesmo tempo, e em um apartamento estúdio também é uma cozinha. Neste caso, é aconselhável instalar um balcão de bar que funcione como mesa de jantar, bem como separar a cozinha do local de descanso. Além disso, dependendo da forma da sala, isso pode ser feito ao longo ou do outro lado da sala.
Muitas vezes, salas adjacentes são usadas para expandir os limites do espaço. Assim, se houver uma loggia ao lado da sala de estar, a parede é demolida e a própria loggia é isolada e preciosos metros adicionais de espaço útil são obtidos. Porém, se a parede que se deseja demolir é resistente, é necessário elaborar um projeto de reforço do espaço interior, que deve ser coordenado com corpos especiais. Esteja preparado para o fato de que você pode não ter permissão para demolir esta parede, pois pode ameaçar a integridade de toda a casa.
Mas expandir a sala de estar às custas do corredor pode ser bastante indolor para a casa. Se gosta de entrar num apartamento, entre imediatamente no seu coração - na sala de estar, então esta é a sua opção. Neste caso, vale a pena instalar um roupeiro de correr junto à entrada com portas espelhadas a toda a altura da divisão. Você pode ocultar todas as roupas externas nele, e a ordem na sala não será perturbada e os espelhos em toda a parede expandirão ainda mais a sala existente.
Seria lógico colocar vários metros do chão perto da soleira com ladrilhos de cerâmica e colocar o laminado para combinar com os ladrilhos no resto da superfície. Nesse caso, é melhor evitar tapetes e carpetes grandes, pois mesmo com a limpeza diária, o pó da rua cairá no ambiente, e limpar o carpete é muito mais difícil do que lavar o chão. Se você ainda quiser colocar algo no chão, jogue um pequeno tapete decorativo no meio da sala. Como alternativa, você não pode demolir toda a parede inteiramente, mas apenas expandir a porta, decorando as ombreiras com azulejos espelhados. Com essa abordagem não padronizada, a abertura em si será praticamente invisível, mas a sala de estar terá uma aparência original.
Para dicas sobre como ampliar visualmente uma pequena sala, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.