Projeto de uma pequena sala de estar: características de planejamento e zoneamento

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Zoneamento
  3. Estilo de design
  4. Cores e decoração
  5. Materiais necessarios
  6. Decoração adicional
  7. Aconselhamento profissional
  8. Lindos exemplos no interior

Muitas pessoas se perguntam como planejar adequadamente o design de interiores de uma pequena sala de estar. Apesar das dimensões reduzidas da divisão, existem muitas opções que o ajudarão a utilizar o espaço da sua casa de forma racional e de bom gosto.

Peculiaridades

Se você está pensando em atualizar o design de sua pequena sala de estar, deve estudar cuidadosamente os detalhes do planejamento e da criação de um interior.

As sutilezas incluem:

  • na hora de comprar móveis, escolha itens sem partes convexas. As protuberâncias tiram centímetros extras, que não são muitos.
  • Ao trabalhar com uma pequena sala de estar, você pode fazer a reforma de todo o apartamento. Por exemplo, muitas pessoas em Khrushchev combinam uma sala com uma cozinha, o que torna o interior original.
  • As cores corretamente selecionadas e a iluminação competente irão ajudá-lo a equipar um novo interior.
  • Numa sala de 15 metros, o melhor é adquirir paredes modulares em miniatura e roupeiros embutidos que o ajudarão a ganhar algum espaço.

Independentemente do estilo da sua sala, clássico ou moderno, é importante pensar cada centímetro do espaço e torná-lo funcional.

Zoneamento

Os apartamentos pequenos são caracterizados pelo espaço limitado, por isso muitas pessoas decidem dividir o quarto em um quarto. Para planejar a situação de forma funcional, você precisa colocar os acentos corretamente e destacar as áreas mais importantes da sala.

O zoneamento de um pequeno apartamento pode ser executado usando as seguintes técnicas:

  • trabalhar com iluminação.
  • instalação de partições;
  • combinando papel de parede;
  • arranjo de nichos;
  • arranjo especial de peças de mobiliário;
  • divisão por pódio e aumento da área de uma sala muito pequena com junção a uma loggia.

Ideias modernas oferecem várias opções de zoneamento de espaço:

  • Bairro com sala e quarto. O quarto deve ficar junto à janela, pois de acordo com as regras, o local para dormir deve ser o mais afastado possível da entrada.
  • Zoneamento com cozinha. Você pode organizar as duas áreas de acordo com sua preferência. No entanto, os designers aconselham colocar a cozinha perto da janela para que cozinhar seja o mais confortável possível. A sala de estar nesta situação será uma sala de passagem.
  • Sala de estar e jantar. Essas zonas estão completas, portanto, seu projeto deve levar em consideração uma área suficiente para cada unidade.
  • Bairro com o gabinete. Um pequeno canto será suficiente para a última zona. Ao planejar uma reforma, considere uma opção com iluminação auxiliar.
  • Sala de estar e berçário. Essa combinação é considerada incomum, porque a maioria dos pais cede o quarto ao filho. Se você decidir mobiliar a sala usando esse zoneamento, deve planejar cuidadosamente o projeto e dividir as zonas usando partições. Esta etapa permitirá que a criança descanse em seu território.

Separação com mobília

Este método é o mais simples e acessível.Ao escolhê-lo, você fornece ao seu quarto várias áreas funcionais a seu critério. Devido ao grande sofá de canto, você pode colocar seus convidados durante o dia, e usar este lugar para dormir à noite.

Para dar intimidade ao espaço, vale a pena usar divisórias portáteis ou uma tela.

Esta solução é conveniente, especialmente se a sua sala de estar tiver duas poltronas e uma mesa de centro. Se um dos membros da família estiver cansado, ele pode sair para descansar, e o restante das pessoas ficará à mesa e continuará a se comunicar.

Com paredes móveis

Esta técnica é adequada para quem deseja separar o pequeno quarto da sala de estar. As lojas vendem estruturas em miniatura que podem ser dispostas no momento certo. As divisórias são feitas de vidro e plástico. Para esconder sua cama de estranhos, pendure cortinas na estrutura.

Você também pode usar pequenas paredes de ilha. Um comprimento de 1,5-2 m será suficiente. Normalmente, um suporte de TV, guarda-roupa ou rack é instalado em um lado da parede. Essa solução ajudará a zonear claramente a sala.

Uso de divisórias abertas

Esses designs atuam como um componente decorativo e ajudam a separar os limites das áreas funcionais. As estruturas são de metal, madeira e plástico. Externamente, parecem pequenas estruturas arquitetônicas, mas na maioria dos casos produzem um bom conjunto de estantes atraentes.

Aquisição de nichos e armários

Os nichos e os guarda-roupas fazem um bom trabalho no zoneamento do território. Quanto maior for a altura do seu gabinete, mais clara será a separação. Se você quiser dividir o território com um nicho em miniatura, equipe-o com objetos compridos. Para este efeito, um candeeiro de mesa, estatuetas ou mesmo vasos de flores são adequados.

Uso do pódio

Esta é a maneira mais bem-sucedida de zonear uma sala de estar. Ao escolhê-lo, lembre-se que o pódio será adequado em salas com pé-direito alto. Ao instalar esse complemento, você identifica claramente as áreas funcionais. Os designers recomendam equipar os pódios com gavetas para aumentar sua funcionalidade.

Vários tipos de acabamentos

O uso de diferentes materiais na decoração mostrará imediatamente a divisão em zonas. Os designers costumam usar essa técnica, pois permite criar duas áreas independentes na sala de estar. Você pode usar o mesmo material, mas com um estilo diferente. Esta solução se aplica apenas a ladrilhos ou outros revestimentos pequenos.

Para separar as áreas tanto quanto possível, coloque tapetes com padrões ou superfícies diferentes no chão.

Trabalhando com iluminação

A luz desempenha um papel fundamental na criação de um interior, portanto, trabalhar com ela ajudará a enfatizar os limites das áreas. Por exemplo, iluminar o local de trabalho com as luzes apagadas do quarto ajudará outros membros da família a relaxar.

Se utilizar apenas uma fonte de iluminação na sala, não será suficiente para uma divisão que se divide em várias áreas funcionais. A iluminação excessiva de uma das áreas deve ser excluída, pois isso estragará toda a situação. Os holofotes são a melhor escolha neste caso. Coloque o lustre principal acima da área principal e defina vários pontos na área auxiliar.

Zoneamento com colunas falsas

As colunas falsas são consideradas um método conveniente para zonear qualquer sala. São mais procurados nas salas de estar, uma vez que esta parte da casa pertence à categoria das solenes. A instalação de colunas antigas ajudará a dividir o espaço e tornar o interior original.

Uma grande coluna pode funcionar como uma imitação de uma chaminé ou como uma parede falsa. A escolha de qualquer desenho o ajudará a ganhar um determinado espaço em que ficará a segunda sala.

Estilo de design

Ao trabalhar em um apartamento com uma pequena sala de estar, considere um novo estilo.Um ambiente bem planejado não só o ajudará a mergulhar em uma atmosfera agradável, mas também enfatizará o senso de estilo do proprietário. Os designers oferecem vários estilos de interiores, entre os quais todos podem encontrar uma opção adequada. O esquema de cores da sala, um conjunto de atributos adicionais e decoração dependem da escolha do estilo.

Estilo moderno

Este tipo de design adora funcionalidade e limpeza. Dê preferência a linhas gráficas nítidas, cores pastel, juntamente com materiais modernos. Adicione novos aparelhos eletrônicos ao seu ambiente e você terá o espaço perfeito que valoriza o estilo de vida agitado. O design moderno é um pouco como um escritório, mas a decoração com tecidos, pequenas almofadas e plantas de casa irá adicionar uma sensação de conforto em casa.

Clássico

O salão é decorado em estilo clássico em um ambiente harmonioso no qual tudo é simétrico. Dê preferência às cores brancas, lustres de cristal e espelhos dourados. Usar esses atributos ajudará a preencher a sala com um brilho suave.

A decoração principal da pequena sala de estar é composta por móveis entalhados. Opções de marfim ou madeira polida servem. Usada moldura de estuque, relevos convexos com arcos complementam o interior, conferindo-lhe o ambiente de um palácio medieval.

Barroco

Para o estilo barroco, móveis monumentais estofados com tecidos caros são adequados. Costas e braços devem ser esculpidos e dourados. A sala de estar em tal interior parecerá visualmente maior se você adicionar aplicações de espelho à decoração. Um grande número de objetos esculpidos e de estuque ajudará a difundir a atenção e dar à sala uma atmosfera solene e cara.

É comum usar o parquete como revestimento do piso.

Provença

A Provença irá mergulhar você na encantadora simplicidade do sul da França. Tal ambiente é dotado de romance devido às rendas, estampas florais no papel de parede e tons pastel no interior. Seus convidados apreciarão o design da nova sala de estar enquanto bebem o chá de um lindo conjunto.

Loft

Para uma pequena sala de estar em estilo loft, paredes nuas, um mínimo de móveis e janelas francesas devem ser fornecidas. Imagens abstratas, fotografias em preto e branco e luminárias de chão de metal podem atuar como um componente de decoração.

Minimalismo

Este estilo fala por si - o número mínimo de coisas, nenhuma joia. A sala deve conter apenas os móveis necessários com tecnologia moderna. Apenas tons de prata, bege e azul são permitidos. Você pode usar acentos ricos, mas a escala deve ser calma.

escandinavo

Uma sala de estilo escandinavo deve ter um fundo branco como a neve, no qual alguns detalhes brilhantes são permitidos. Concentre-se na luz natural. Esse interior dará ao ambiente frescor e uma sensação de liberdade.

Cores e decoração

Em salas de estar em que o esquema de cores correto foi feito, as famílias poderão experimentar o máximo de relaxamento e conforto. A escolha da tonalidade não pode ser feita apenas com base nas suas preferências de gosto, deve partir das características do ambiente e dos objetivos que pretende atingir através dos pigmentos.

Um quarto decorado com cores claras parecerá visualmente maior. A maioria das tendências estilísticas é baseada em paredes brancas como a neve com acessórios brilhantes. As técnicas de design baseadas nesta técnica são simples e convenientes, portanto, são populares. O acabamento branco na sala de estar dará liberdade na escolha de outros itens de interior. Móveis de qualquer cor combinam com ela, assim como tecidos e decoração.

Até mesmo a escolha de tons neutros dará ao seu quarto um charme especial, devido ao qual você não precisa se preocupar com combinatória.

Se você decorou o teto e as paredes em tons de branco, escolha um piso escuro. Essa combinação aumentará visualmente os limites de uma pequena sala e ela não parecerá carregada. Use acentos para evitar que tons neutros de móveis tornem o interior entediante.

Para isso, pinturas coloridas, papel de parede fotográfico e acabamento texturizado são adequados. Você receberá uma solução original que não desequilibrará toda a sala e dará um toque especial ao design. Decorar a sala com cores pastel e móveis idênticos será uma boa alternativa ao branco. O método permitirá que você organize planos verticais na sala. A paleta bege irá dar-lhe uma atmosfera acolhedora, enquanto os móveis em azul e bege irão neutralizar a atmosfera, adicionando um toque de frescura e frescura.

A sala de estar branca harmoniza com sucesso com pastilhas de hortelã, verde claro e pistache. Em uma sala assim, é agradável relaxar e ganhar forças após um dia agitado. Se você estiver usando materiais naturais em sua decoração, procure tons quentes e naturais. Os móveis de madeira escura combinam com a paleta de tons pastel que realça o ambiente romântico e convidativo. Este interior parece muito original no país, onde muitas vezes prevalece a decoração com ripas e outros materiais de madeira.

Você pode jogar no contraste de tons escuros e claros. Esta opção é adequada para salas de estar de qualquer tamanho. Ao escolher este método, lembre-se de que mais branco deve ser usado para uma sala pequena. Itens grandes devem ser feitos em cinza e preto pode ser usado para decoração dosada. Para quem não gosta de paredes lisas e prefere papel de parede com estampa, há uma regra: não se pode usar um desenho grande em um cômodo pequeno.

Uma imagem em grande escala irá estreitar o já pequeno espaço. Um pequeno desenho irá expandir visualmente a sala.

Para expandir visualmente os limites de uma pequena sala de estar, você deve usar algumas cores neutras ou claras. Cores mais escuras podem ser usadas para pisos, móveis e decoração. Apenas um item deve ser padronizado. Se as paredes forem decoradas com ele, escolha tecidos lisos.

Materiais necessarios

Desde os tempos antigos, considerou-se que a sala de estar é a parte mais espetacular da casa. Deve conter os mais belos móveis, espelhos e tecidos. Nesta sala, é costume receber convidados e relaxar no círculo das famílias. Independentemente do ambiente que você escolher, romântico ou de escritório, você deve escolher os materiais certos para cada superfície.

Piso

O piso laminado, o parquet natural ou a alcatifa são adequados como pavimento para uma pequena sala de estar. O piso líquido atualmente em voga também é popular. Pode ser utilizado para imitar superfícies de pedra, madeira ou grés porcelânico. Uma camada brilhante ou polida aumentará visualmente a altura da sala. Se crianças pequenas morarem com você, pode decorar o chão com tapetes. Eles amortecem as quedas e mantêm o seu bebê aquecido durante o inverno.

Paredes

As paredes de uma pequena sala de estar devem ter uma tonalidade clara, sem manchas de cores visíveis. Dê preferência à pintura monocromática e ao papel de parede sem costura com um padrão vertical estreito. Alternativamente, você pode usar alvenaria, painéis ou pedra polida. A diluição com papel de parede panorâmico com efeito volumétrico ajudará a decorar o interior.

Se você usar paredes de drywall, equipe-as com nichos iluminados para eletrodomésticos, coleções interessantes e um aquário.

Teto

A melhor solução para uma divisão pequena é um tecto falso com efeito de espelho. Dependendo do interior escolhido, você pode equipar um teto de dois níveis ou combinado. Com um orçamento limitado, você sempre pode sobreviver com um alinhamento simples com mais pinturas em branco.A alvenaria quadrada ou em tiras de um teto falso não funcionará, pois reduzirá visualmente sua altura. Lustres enormes também não são adequados.

Decoração adicional

Você pode transformar significativamente seu design de interiores, optando por acessórios listrados. Você pode expandir visualmente a área de uma pequena sala usando uma linha horizontal, e as linhas verticais irão elevar visualmente a tela.

Com base em qual falha está presente em seu quarto, use um design listrado. Esta cor combina bem com espelhos, se você usar a combinação com moderação. Coloque o espelho em uma parede e uma superfície brilhante na outra. Se você planeja colocar um armário ao longo da parede, escolha um produto com portas de vidro.

Lâmpadas e pinturas volumétricas também ajudam a mudar a percepção visual de uma sala. Graças às imagens tridimensionais na parede, você pode não só decorar a sala, mas também ampliá-la visualmente. Do lado de fora, parecerá que outra dimensão começa perto desta parede.

A questão da iluminação deve ser considerada com cuidado. Adicione o máximo de luz possível se o seu quarto não estiver voltado para o lado ensolarado. Holofotes, arandelas ou lâmpadas de chão irão ajudá-lo nesta questão. A luz decorativa dará luz suficiente ao ambiente. Existem diversos modelos no mercado de equipamentos de iluminação, entre os quais você encontrará a melhor opção.

Aconselhamento profissional

Para projetar adequadamente os espaços residenciais e eliminar muitos dos erros que os iniciantes costumam fazer, você precisa estudar as recomendações dos designers. Deve basear-se na forma da sala, uma vez que cada divisão tem as suas subtilezas.

A forma quadrada permitirá que você coloque quaisquer peças de mobiliário perto das paredes ou no centro da sala. Graças às formas angulares, você pode dar ao mobiliário um formato de diamante. Em salas estreitas e retangulares, via de regra, as portas são colocadas em frente à janela, o que dá à sala o efeito de um corredor.

Nem todo mundo vai gostar deste ambiente, então você pode se livrar dele usando as seguintes técnicas:

  • Cortine a janela com cortinas brancas com cortinas horizontais.
  • A porta deve ser grande e de cor clara. A escolha dessa folha de porta ajudará a expandir visualmente as paredes estreitas.
  • Coloque prateleiras com prateleiras longas em áreas livres.
  • O lado largo deve ter uma superfície espelhada ou brilhante. Escolha um papel de parede com listras verticais visíveis em cores contrastantes em todo o seu comprimento.
  • O piso de tábuas deve ser paralelo à parede estreita.
  • Prefira móveis de espaldar alto.

Se você fez um zoneamento e recebeu uma sala de estar com formato fora do padrão, será necessário um layout fora do padrão. Nesse caso, móveis de canto ou semicirculares, mesas de centro com formato incomum, paredes com cantos chanfrados são adequados. Não se esqueça da iluminação, que deve ser suficiente para cada local.

Muitos proprietários de apartamentos decidem combinar uma sala de estar e uma varanda. Este método ajudará a obter espaço adicional e colocar um canto de flor ou estudo sobre ele. Com esse layout, lembre-se de isolar a varanda para que o calor não saia do ambiente.

Seguindo as recomendações de especialistas, poderá dotar de forma independente a sua casa com um ambiente competente, concentrar-se nas áreas necessárias e ocultar as deficiências existentes.

Lindos exemplos no interior

O design de uma pequena sala de estar será significativamente diferente do design de quartos mais espaçosos. Em uma sala onde há pouco espaço, é preciso abordar racionalmente o preenchimento de cada centímetro e usá-lo com sabedoria.

Para isso, você pode mobiliar seu quarto com móveis de gabinete modulares, que podem ser facilmente transformados em um canto para receber amigos.Além dessas peças de mobiliário, os designers recomendam dar uma olhada em uma cadeira de pêra ou comprar um pufe. São peças elegantes e sem moldura nas quais pode relaxar confortavelmente após dias de trabalho. A poltrona imerge completamente em seus contornos e dá uma atmosfera de conforto. Esses móveis podem ser usados ​​como um acento se você comprar modelos brilhantes.

Se você gosta do estilo barroco, seus convidados irão apreciar as molduras do teto, grandes móveis decorados e esculturas. Pense em cada canto da sala para colocar miniaturas e outros componentes internos. Para têxteis, veludo, tecidos de cetim devem ser usados.

Borboletas feitas de tecido e papel, junto com outros itens de artesanato, vão ajudar a complementar a sala de estar no estilo Art Nouveau. Coloque sua criatividade nas prateleiras e seus convidados apreciarão seu talento.

Pufes simples tornarão o interior familiar interessante. Além da aparência, esses elementos são práticos, pois podem ser usados ​​como apoio para os pés e até mesmo uma pequena mesa. Escolha um pufe que se misture harmoniosamente com o conceito geral da sala.

Se o seu objetivo é uma sala de estar aconchegante com um ambiente caseiro, crie-a com fotos nas paredes. A localização de momentos interessantes nas paredes ajudará a decorar não só a sala, mas também qualquer outra divisão.

Figuras incomuns de animais enormes localizadas no chão ajudarão a criar o sotaque certo e tornar a área de estar incomum.

O especialista conta no próximo vídeo como combinar adequadamente uma sala de estar com uma cozinha em um pequeno apartamento e o que procurar.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário