Nós criamos um interior elegante de cozinha e sala de estar
A falta de espaço ou o desenho original da casa (no formato "estúdio") muitas vezes obriga as pessoas a tolerar a combinação de cozinhas e salas de estar. Mas isso não significa que você só precisa concordar com o visual que foi dado pelos construtores, há muito mais oportunidades para um design elegante do que parece. Você só precisa conhecer todos eles e poder se inscrever.
Peculiaridades
O interior da cozinha-sala está a tornar-se cada vez mais procurado, uma vez que a combinação destas divisões permite-lhe simultaneamente expandir o espaço e dar-lhe a máxima individualidade. Na sala combinada, tanto um estilo clássico comedido quanto uma solução moderna podem ser usados, quando a ênfase está na abertura do espaço.
É difícil realizar um determinado formato em uma parte da salae na outra, o contrário. Somente profissionais podem implementar tal ideia de forma correta e adequada, sem violar os cânones do design.
Falando dos méritos de fundir cozinhas com salas de estar, devemos mencionar o surgimento de um espaço amplo e totalmente aberto que pode ser facilmente dividido em certas partes funcionais. A criação de áreas de jantar e de trabalho bem espaçadas pode reduzir significativamente os movimentos desnecessários ao redor da casa, tornando as manipulações culinárias menos tediosas. Já no processo de trabalho no almoço, jantar ou café da manhã, será possível conversar com outros membros da família. Mas lembre-se de que você precisará comprar eletrodomésticos que criem o menor nível de ruído possível.
No estúdio, já existem quartos comunicantes, mas no apartamento "Khrushchev" a parede intermédia terá de ser demolida. É importante saber que este tipo de manipulação requer a obtenção de autorização, caso contrário a remodelação é considerada não autorizada e acarreta punição - multa elevada ou mesmo despejo. Se, em vez de tirar o máximo proveito da sua sala de estar, você quiser aproveitar ao máximo o grande espaço da sua casa de campo, considere uma sala de jantar combinada. Com a correta implementação do plano, será possível criar uma sala atraente, cheia de ar e frescura, agradando tanto aos proprietários como aos hóspedes.
Fundir a cozinha com o corredor é uma decisão séria, e com todas as vantagens que já foram discutidas, deve-se lembrar também dos possíveis problemas. Assim, na Europa e nos EUA, onde tal movimento é amplamente utilizado, em casa eles aquecem principalmente produtos semi-acabados prontos, e não se envolvem em um ciclo completo de trabalho culinário. Mesmo um capô muito potente não eliminará todos os odores, eles ainda chegarão aos cantos remotos da sala. Além disso, a cozinha e o corredor montados em conjunto ficarão sujos com a mesma intensidade de uma cozinha independente. E devido ao grande tamanho do território, será mais difícil e mais longo colocá-lo em ordem do que gostaríamos.
Uma solução alternativa é sobrepor parcialmente duas divisões, quando a partição é desmontada aproximadamente ao meio (em altura ou comprimento). O espaço resultante permite que você organize um zoneamento interessante usando folhas de drywall; em outras versões, telas, estrutura deslizante, balcão de bar ou apenas uma cortina elegante ajudam a separar as áreas funcionais.
Estilos
Além de considerações gerais, ao projetar cozinha-salas de estar, também é necessário levar em consideração considerações de um estilo específico.
O formato escandinavo permite que você resolva vários problemas ao mesmo tempo:
- aumentar o espaço na sala;
- crie um espaço de trabalho maior;
- alocar uma área para uma mesa sólida;
- para organizar todo este território da forma mais confortável e confortável possível.
É permitido o uso de arcos retangulares para delimitar visualmente a cozinha e as áreas de estar; é muito importante que essas salas não se fundam. O estilo escandinavo caracteriza-se, em primeiro lugar, pela máxima introdução de cores claras no interior, pela utilização intensiva de materiais naturais. Ao mesmo tempo, nenhum designer se privará do prazer de usar objetos decorativos brilhantes. Ao contrário da crença popular, o predomínio da tinta branca torna a cozinha relativamente resistente à poluição, a divisão deixa de ser suja.
Uma vantagem importante dessa cor é sua compatibilidade com muitas outras cores, o que permite que você experimente sem violar o cânone escandinavo.
Não pode ser menos atraente neoclassicismo... A liberação de espaço é obtida por meio do uso de equipamentos embutidos e de gabinetes superiores relativamente estreitos. Uma das paredes é mais frequentemente feita de acento, cobrindo com papel de parede ou outra cobertura com ornamentos não muito brilhantes. Você pode usar estatuetas, pequenos vasos para decorar o espaço. É fácil agregar motivos minimalistas a este ou a qualquer outro estilo, basta escolher móveis com geometria lacônica e cores não muito chamativas.
Interior clássico uma cozinha combinada com um espaço para hóspedes é apropriada em quase todos os casos; se você não sabe qual opção é melhor escolher, pare por aí. Linhas extremamente claras, móveis caros de madeira natural, a exclusão de detalhes e decorações desnecessárias, sem dúvida, agradarão a muitas pessoas. Nas situações em que se deseja aliar o clássico ao moderno, para alcançar altas qualidades práticas, recomenda-se a escolha de um loft.
Formato alta tecnologia distingue-se por contornos retos expressivos, abundância de estruturas de vidro e metal, preferência por eletrodomésticos escondidos em produtos de mobiliário. Todo esse esplendor é derramado por um certo número de holofotes.
Soluções de cor
A coloração da cozinha-sala é extremamente importante, é este parâmetro que determina em grande parte a sua percepção. Se, por exemplo, você colocar o piso com porcelanato cinza, combinando-o com as fachadas metálicas de eletrodomésticos, encanamentos e luminárias, obterá uma solução muito atraente.
Na maioria dos casos, eles ainda tentam criar um interior visualmente monótono, se várias cores forem usadas ao mesmo tempo, elas devem ser combinadas harmoniosamente. Como a cozinha é geralmente menor do que a sala de estar, ela precisa ser mais clara, por exemplo, azul escuro ou outras cores ricas.
Já a parte do quarto onde você vai descansar deve ser decorada nos tons mais calmos que não provoquem emoções negativas.
As cores claras ajudam a resolver uma tarefa tão importante como a expansão visual do espaço. A tinta branca pode ser bastante variada, variando seus tons, acaba criando um visual completamente interessante e fresco. O movimento original é combinar o branco com as cores creme, marrom e areia, às vezes roxo é adicionado a elas.
Artigos de decoração
Os elementos decorativos podem desempenhar o papel de um acento externo e um componente que une toda a sala. Neste último caso, eles tentam cumprir a estrutura do estilo escolhido com a maior precisão possível. A introdução de um lustre redondo logo acima dela, e de preferência acima da própria mesa de jantar, ajudará a focar na autonomia da sala de jantar.As lâmpadas de teto também podem atuar como divisores visuais do espaço, especialmente quando os revestimentos de piso têm a mesma função.
O número de combinações com uma lareira é relativamente pequeno: ele divide o território em áreas funcionais da mesma maneira, ou atua como seu principal organizador. A alternativa para uma lareira antiga é uma grande televisão ou outro objeto de aparência atraente.
Idéias de decoração
A área da cozinha pode ser visualmente enfatizada pela caixa localizada no teto; a iluminação costuma ser colocada dentro dessa caixa. Se você posicionar a estrutura ao redor de todo o perímetro da sala, ela se tornará um link visual. O gesso veneziano pode ser usado para cobrir paredes e às vezes tetos em quartos interligados. Mas ainda outras opções são mais familiares.
Na parte da cozinha, é necessário usar apenas materiais que não estejam sujeitos aos efeitos nocivos da água, detergentes quimicamente ativos, gorduras e depósitos de carbono. Na maioria das vezes, você deve escolher entre ladrilhos de cerâmica, granito cerâmico, pedra natural e artificial. A cozinha-sala de estar dos hóspedes é muito mais gratuita, onde você pode ser guiado por seus próprios gostos e considerações de design. Laminado, carpete, linóleo são comuns; pessoas mais ricas às vezes escolhem uma placa de parquete. Colocam-se ladrilhos nas paredes, colam-se todos os tipos de papéis de parede, usam-se vernizes, tintas e esmaltes.
Tente manter o estilo geral do espaço idêntico em todas as áreas principais, em todas as superfícies da sala. Tons modernos e elegantes de 2017-2018 não se limitam a tons claros, tons de azul brilhante também parecerão bastante atraentes. Além das combinações de cores, você também deve pensar em quais texturas serão usadas em um caso particular, pois muitos materiais decorativos são muito diversos.
Como escolher móveis?
Os catálogos da Ikea e de outras lojas de móveis oferecem muitas oportunidades para escolher os produtos certos. Mas é preciso levar em consideração os princípios e pontos básicos para não se enganar. Na área de jantar, recomenda-se colocar mesas e cadeiras macias não muito grandes, obtendo-se assim um conforto genuíno. Um lustre baixo ajudará a tornar o espaço mais elegante.
Um sofá pode atuar como uma limitação da parte recreativa, as opções de canto são especialmente boas neste caso.
O acabamento em prancha de carvalho das bancadas e balcões de bar os torna muito mais atraentes e luxuosos do que opções simples. Onde for necessário colocar uma mesa dobrável de tamanho normal, é recomendado o uso de móveis dispostos na forma da letra G. Freqüentemente, os designers preferem usar móveis que se parecem com um designer para decorar a cozinha e as salas de estar; se o espaço não é apenas comum, mas também o mais aberto possível, os especialistas acreditam que os kits de canto são a melhor solução.
A cor do fone de ouvido não pode ser feita de forma que não seja combinada com a cor de outros móveis. A tonalidade da fachada pode ser idêntica ao esquema de cores das paredes (e então a mobília parece estar "perdida de vista"), ou pode estar em nítido contraste com ela. Se o layout geral do apartamento for um estúdio, as fachadas brilhantes serão as mais atraentes.
Opções para diferentes casas e apartamentos
Para uma casa de campo e um apartamento de estilo semelhante, é muito bom usar vigas no teto. Um interior mais aristocrático requer elementos de design adequados, entre os quais as janelas salientes chamam a atenção. É impraticável usá-los em apartamentos na cidade, uma vez que muitas licenças serão necessárias, às vezes eles podem não permitir mudanças na parede de sustentação.
Num pequeno apartamento, uma solução atraente é combinar a sala e a cozinha sem demolir as divisórias; para evitar a necessidade de coordenar tal etapa, basta remover a porta e substituí-la por um arco elegante.Mas sempre aquele que abre uma perspectiva ampla e uma visão livre do espaço da cozinha da sala de estar e do espaço de hóspedes da cozinha. Observe que as novidades de estilo e móveis nem sempre ficam bem em um apartamento pequeno. Se você não souber se são aceitáveis, consulte designers experientes.
As diferenças entre a abordagem russa de uma combinação de cozinha e sala de estar e a europeia (americana) não devem ser ignoradas. Decida imediatamente se você precisa apagar os limites entre as partes da sala até o fim, ou é melhor deixar limites claramente definidos separando as áreas funcionais umas das outras. A divisão condicional do espaço consegue-se, por exemplo, graças às "ilhas" da cozinha, especialmente se as suas diferentes faces forem decoradas de acordo com o fragmento da divisão para a qual estão voltadas.
Importante: em uma casa equipada com fogão a gás, a demolição total da parede entre a cozinha e os cômodos contíguos é proibida por regras de segurança. Os designers costumam encontrar uma saída usando parte da estrutura sob o balcão do bar e, ao mesmo tempo, deixando a aparência de uma porta.
Tal movimento ajudará a aumentar a iluminação e a observar claramente a divisão territorial.
Projetos para a área
Vamos caracterizar vários projetos de decoração de uma cozinha conectada a uma sala de estar.
Se a área total da moradia for 30 m2. m e mais, ainda é desejável combinar não só a cozinha e a sala de estar, mas também uma loggia (varanda); criando um espaço comum a partir deles, você pode tornar a vida mais confortável e expandir as possibilidades de experimentação. Cozinhas medindo 8 a 10 m². m ficará bem sujeito a zoneamento claro.
Quando o espaço comum é muito grande (a área é de 20 m2, 21, 25), a demarcação também é importante para que a funcionalidade de cada parte seja enfatizada favoravelmente. A ideia da diferença entre os dois vem do uso de revestimentos de piso diferentes.
Uma sala mesclada de 16 metros pode ser concluída em estilo escandinavo:
- se suas partes são transitáveis, recomenda-se concentrar todo o móvel em um dos lados;
- o conjunto de cozinha é geralmente colocado na forma da letra G;
- faz sentido escolher uma geladeira embutida e um estojo alto (escondendo todo o equipamento necessário);
- eles se recusam a partir dos armários superiores, caso contrário, uma área não muito grande ficará superlotada, prateleiras completamente abertas irão atuar como um substituto para eles.
Com uma área de 15 e 17 m2. m, a abordagem será quase a mesma.
Criamos um cenário para a forma da sala
Se você quiser que a casa tenha uma sala quadrada, mas ela não atende a esse requisito, você pode mover a porta da frente, então as semelhanças aumentarão. Quando o quadrado é criado ou existe inicialmente, você pode instalar com segurança até mesmo móveis volumosos.
Uma cozinha-sala de estar retangular não parece muito atraente, mas existem várias maneiras de decorá-la com mais elegância, para suavizar desequilíbrios. Deve-se começar a trabalhar com a formação do croqui mais detalhado, onde serão expostos todos os móveis e todos os corredores, marcadas as distâncias entre eles.
Importante: não deixe passagens inferiores a 0,8 m, são completamente impraticáveis e mesmo exteriormente parecem muito más, parece que a sala está sobrecarregada. Em salas retangulares, é imperativo destacar claramente um determinado objeto que irá concentrar toda a atenção e servir como um organizador semântico do espaço.
Belos exemplos
Uma cozinha e sala de estar iluminada e acolhedora é ideal para qualquer casa de campo, com raras exceções. Paredes e tetos amarelos claros com uma abundância de listras brancas, móveis brancos como a neve, muitas fontes de luz irão enfatizar essa ideia. Em uma das paredes, fotografias atraentes e pequenas pinturas podem ser colocadas, coletadas em um grupo de espécies de acento.
E aqui os designers foram claramente inspirados pela ideia da casa mais natural. Uma enorme sala com escada está quase toda decorada com madeira clara.As únicas exceções são tapetes e alguns acessórios. As janelas de configuração geométrica estrita parecem solenes e festivas. Várias almofadas multicoloridas são uma excelente combinação com um sofá branco; a escada é realçada favoravelmente por objetos decorativos expostos ao longo dela.
A cozinha-sala de estar no campo pode, a princípio, causar espanto com o excesso de espaço. Na verdade, ele é usado com bastante competência e clareza. Os empreendedores homenageiam a naturalidade, fazendo uso abundante de madeira e pedra, colocando uma pequena planta em frente à lareira e outra maior à esquerda. A configuração caprichosa do teto, onde agradáveis tábuas amareladas são visíveis por trás da decoração branca, carrega a mesma ideia.
Em uma pequena cozinha-sala de estar, é preciso relutantemente trazer tudo mais perto, e aqui - o sofá está longe dos móveis da cozinha e do fogão apenas o suficiente para que você possa andar livremente. As cores branco e preto são favoravelmente realçadas pelo aprofundamento verde da parte da cozinha da sala. A luz principal está no teto, de forma circular com um belo aro preto, dando uma luz branca fria. Acessórios de iluminação mais atraentes são pendurados diretamente acima da área de trabalho.
Veja o próximo vídeo para mais informações sobre isso.
O comentário foi enviado com sucesso.