Como criar um interior clássico de sala de estar?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Características características do estilo
  3. Rota dos clássicos
  4. Ideias frescas e tendências da moda
  5. Lindos exemplos de design

A sala de estar é o coração de qualquer casa. Esta sala é especial, é um local de descanso para as famílias, um espaço central para receber os convidados, um espaço festivo durante as celebrações. O design de interiores moderno tem muitas direções para decorar uma sala, mas o clássico continua sendo o melhor: é esse estilo que chama atenção especial pela sua solenidade.

Peculiaridades

O estilo clássico, que se originou no século 18, existe fora da moda: sejam quais forem as últimas tendências, sempre será popular e encontrará seus fãs. Ao mesmo tempo substituindo o barroco e o rococó, distinguia-se pelo racionalismo, embora tivesse todos os elementos da antiguidade e sofisticação, os quais eram harmoniosamente enfatizados por um conjunto mínimo de elementos de design. A decoração interior da sala em estilo clássico é um sinal de bom gosto, fala da inteligência dos donos da casa. Esta direção concorre com o estilo vintage e moderno, tendo como princípio fundamental a moderação. Ele não grita, não chama a atenção, não se irrita com cores agressivas: tudo obedece à harmonia e aos tons naturais da paleta de cores, por isso os clássicos são adequados para pessoas consagradas de diferentes idades.

Características características do estilo

Sendo uma espécie de demonstração de bem-estar financeiro e de atitude serena perante a vida, o estilo clássico não está isento dos princípios de elaboração de uma composição interior:

  • a sala deve ter um pé-direito alto (cerca de 3 m), o que permite decorar o espaço com um candeeiro central volumétrico e estuque de gesso;
  • a área de tais quartos deve ser suficiente para parecer espaçosa;
  • cada elemento da estilística obedece à regra da simetria (proporções da "secção áurea"), geometria estrita e formas lacônicas, de aparência luxuosa desprovida de pretensão;
  • o estilo acolhe a combinação de diferentes materiais na decoração e decoração, embora seja importante que sejam caros;
  • elementos dos clássicos ingleses são bem-vindos no design (por exemplo, lareira e áreas para hóspedes);
  • entre a decoração do interior, leves notas de monumentalidade e estilo palaciano podem piscar;
  • no interior da sala, é permitido um design de espaço no espírito de um boudoir, enquanto o design pode conter elementos de uma sala barroca.

O interior da sala em estilo clássico é adorado pelos conservadores, muitas vezes escolhendo o foco estreito da variedade deste estilo. Não pode ser chamado de eclético: todos os elementos são selecionados minuciosamente, escolhendo um tipo de interior modesto ou premium, e se é importante para alguns mostrar bem-estar, outros escolhem itens de interior de forma que, sem pathos desnecessários , indicam um alto nível social. É indesejável equipar um pequeno espaço neste estilo: corre-se o risco de parecer uma divisão muito desordenada.

Combinações de cores

A paleta de cores do interior clássico adere principalmente a tons delicados e pastéis. São tons de bege suave, creme, oliva, clareado ensolarado, dourado, azul claro e verde claro. Freqüentemente, a sala de estar é decorada em combinação com tons suaves de marrom, usando tintas de bronze, cobre e madeira como tons contrastantes.O preferido dos tons clássicos é o branco: ele sempre traz espaço, luz para o espaço e dá profundidade ao ambiente, livrando-o de suas limitações se nele contiverem tons escuros.

As combinações reais de tonalidades da paleta de cores do estilo clássico da sala de hoje são combinações:

  • branco, marrom claro, cinza e azul esfumaçado;
  • amarelo dourado com branco, marrom e cinza rosado;
  • branco com marrom e preto;
  • creme com ouro, wengué light e vinho;
  • bege com castanho-avermelhado, chocolate e branco;
  • azeitona, branco com wengué claro e ouro;
  • bege, branco e marrom;
  • cinza claro, branco, âmbar e dourado.

Os tons claros do estilo são frequentemente enfatizados por pinceladas escuras, em número limitado: os clássicos não aceitam escuridão e escuridão.

A decoração das paredes no estilo clássico permite o uso de papéis de parede premium no acabamento de superfícies verticais e sua combinação com materiais de acabamento modernos e caros. Os papéis de parede de papel de orçamento são inaceitáveis ​​aqui: apenas os papéis de parede em relevo, serigrafia, não tecidos ecológicos, têxteis e líquidos podem transmitir suficientemente a atmosfera desejada.

Impressões nítidas não podem ser usadas na decoração de paredes: a rigidez inglesa é bem-vinda, os desenhos não devem ser conspícuos. O ideal é que a cor seja transmitida pela textura do papel de parede, ou por gofragem, em que o padrão não se destaque externamente, tendo uma tonalidade dois tons mais escura que o fundo principal. Ele brilha na luz, que parece elegante e caro. Sem motivos abstratos e étnicos: na maioria das vezes são monogramas dourados que não brilham com o brilho dos contrastes, assim como motivos vegetais claros.

Materiais (editar)

Os materiais utilizados na decoração da estilística devem corresponder ao nível requerido de mobiliário e iluminação, bem como a decoração das paredes. Se for mobília, em primeiro lugar é couro genuíno ou tapeçaria, veludo, seda, cetim.

Têxteis para cortinas devem ser caros, combinados com tule delicado. Os tapetes de pêlo comprido feitos de lã natural e fibras de algodão são a prioridade. Com menos frequência, os tapetes podem ser feitos de matérias-primas misturadas com a adição de sintéticos de alta qualidade, que melhoram suas propriedades de desempenho. Na escolha de tecidos para almofadas decorativas ou cobertor macio, no primeiro caso, deve-se dar preferência aos materiais seda e jacquard, no segundo - lã e algodão.

Iluminação

O estilo clássico implica iluminação central maciça e iluminação adicional correspondente. As melhores luzes de teto são lustres pendentes. Podem ser feitas em um ou vários níveis, têm muitas fontes de luz, cada uma delas revestida com uma decoração idêntica na forma de pequenos candeeiros de pé, como candeeiros de mesa, velas ou outras persianas. A marca registrada dos dispositivos de iluminação de estilo clássico é o uso de cristal, vidro e elementos de forjamento para bronze na decoração das lâmpadas.

Uma característica distintiva deste estilo de iluminação é a abundância de luz: a sala de estar deve ser iluminada, o mais próximo possível da luz natural. No entanto, o design também pode implicar uma espécie de iluminação "teatral", em que o fluxo luminoso é suavemente difundido por todo o perímetro da sala. Uma abordagem original à iluminação é o uso de técnicas estilísticas modernas na decoração da iluminação, quando, além de arandelas com decoração de velas, holofotes LED são adicionados à luminária de teto forjada, acentuando áreas funcionais individuais do espaço.

Situação

Realizando a composição interior da sala, é importante organizar adequadamente o espaço. Cada item no lugar certo, levando em consideração o espaço útil disponível. As peças de mobiliário inerentes a este estilo são maciças e caras.Materiais de fibra de madeira são inaceitáveis: os móveis de gabinete são feitos exclusivamente de madeira das melhores espécies. Ao mesmo tempo, o espaço inclui todo um conjunto de mobiliário, entre os quais os elementos principais do mobiliário do hall são um sofá e poltronas, bem como uma mesa de centro e um guarda-roupa. Se você traçar uma linha visual, dividindo o espaço em duas partes, a situação nele muitas vezes será espelhada.

Os móveis não devem ser pequenos, embora sejam colocados livremente na salasem interferir com a liberdade de movimento dos membros da família. Ideal se possuir elementos decorativos decorados com douradura ou pintura bronze. O estofamento barato e colorido é inaceitável: todos os detalhes do mobiliário indicam um status especial. Ao invés de uma mesa de centro, um gabinete convexo pode ser colocado na sala, o sofá pode ser linear (reto) ou angular, necessariamente grande, criando um ambiente relaxante. Uma grande cômoda com fachada de vidro ou uma escrivaninha antiga, bem como um piano, fica bem no interior da sala.

As matérias-primas utilizadas para o mobiliário devem ser naturais e inofensivas. Nem todos os materiais modernos se enquadram na compreensão do estilo clássico: por exemplo, ligas e plásticos baratos, substâncias nocivas liberadas no ar, não são um método de organizar um espaço de estilo clássico. O vidro, ao contrário, se encaixa perfeitamente no ambiente, se for, por exemplo, o tampo de uma mesa de centro ou a frente de um armário.

Rota dos clássicos

O estilo clássico absorveu várias tendências estilísticas. Os mais impressionantes deles são o classicismo e o neoclassicismo. O espírito residencial é inerente ao classicismo. O estilo, que surgiu na França, é baseado nos padrões da arquitetura antiga, enquanto a geometria estrita, a simetria e o equilíbrio da composição interior são visíveis nele. Os materiais usados ​​neste estilo são caros: são necessariamente pedras raras, espécies de árvores valiosas, cetim, veludo e tecidos de seda. As paredes do estilo são decoradas com gesso decorativo, tecido fino ou papel de parede não tecido ecológico. Móveis modelados, acessórios com acabamentos em cristal e vidro de vidro caro são tidos em alta conta.

O interior neoclássico está próximo das tendências modernas estilística com sua atitude italiana característica para a decoração: estilo + chique + falta de coisas desnecessárias. Ele não rejeita as inovações do progresso, enquanto o desenho costuma conter cortinas com lambrequins, molduras de estuque, bordas, portas com pilastras e espelhos. O neoclassicismo é uma espécie de interpretação das tradições clássicas de uma nova maneira: em tudo pode-se sentir aristocracia e nobreza, simetria e ordem. Na decoração das paredes são utilizados painéis decorativos, gesso e papel de parede, cujas cores são mais variadas e permitem a presença de discretos motivos florais e vegetais nas telas. Os materiais mais recentes são adequados aqui, ladrilhos de cerâmica, parquet, laminado de alta qualidade, bem como piso autonivelante com bom aspecto.

Ideias frescas e tendências da moda

A tendência da moda em nosso tempo é o zoneamento do espaço. A sala de estar pode ser dividida em áreas funcionais distintas, destacando-se, por exemplo, uma área com lareira ou um espaço para hóspedes. Isso é feito combinando papel de parede, iluminação, combinando materiais de decoração de parede de composição diferente (por exemplo, delimitando planos verticais com papel de parede e painéis, molduras, baguetes). Uma opção interessante de zoneamento é a localização do tapete, destacando diferentes zonas.

A inclusão de metal na decoração de abajures e abajures de mesa é considerada uma adição original ao estilo. Tons pulverulentos diluídos em cinza são adicionados ao esquema de cores. As cortinas podem ser multinível, combinando vários tons da mesma gama, devendo ser complementadas com tule branco ou bege.

Uma abundância de tecnologia é inaceitável: a tela de plasma pode ser grande, mas o sistema de vídeo não deve ocupar muito espaço. O equipamento informático não pode ser instalado na sala de estar. Se não houver espaço suficiente e não houver outro lugar para colocar o computador, vale a pena preparar uma estrutura retrátil para ele: não deve ser visto, não se encaixa no estilo da direção do design clássico.

O estilo clássico do interior da sala hoje permite várias técnicas da moda para decorar o espaço. Se a funcionalidade for escolhida como base, os itens de mobiliário podem ser estritamente funcionais, sem enfeites, feitos em um esquema de cores restrito. Ao escolher contrastes brilhantes com douramento, um interior premium é criado. A sala de estar parece ótima com um sistema de áudio e vídeo, pinturas luxuosas em molduras douradas, uma lareira, uma combinação de luminárias antigas e modernas.

Uma boa técnica de design seria colocar uma vitrine com vitral, uma secretária, banquetes e sofás no corredor. Os móveis populares localizados na área de hóspedes podem ser um conjunto típico de sofás e poltronas, ou incluir, além de um sofá com pernas esculpidas, uma mesa de madeira cercada por várias cadeiras no mesmo estilo do sofá. Freqüentemente, o destaque da área de hóspedes são dois sofás lineares com estofamento de couro e um par de poltronas idênticas em torno de uma enorme mesa de centro.

Lindos exemplos de design

Para entender como é o interior de uma sala de estar moderna em um estilo clássico, você pode consultar os exemplos de designers experientes:

  • O design de um quarto com uma perspectiva quebrada em um apartamento espaçoso pode ser organizado em tons de bege aconchegantes: a sala de estar, combinada com a área da cozinha, parece elegante, elegante e cara (o interior neoclássico combina com sucesso estampas de travesseiros, estofados de móveis e cores de pisos);
  • Aumente o espaço da sala em 19-20 m². m pode ser feito através de largas portas, equipando o interior do corredor em tons lilases areia, fazendo estuque de gesso no teto, decorando as paredes e teto com douramento, pegando móveis com acabamento semelhante, acrescentando cortinas maciças e carpete ornamental a decoração;
  • Uma opção estilosa para decorar um espaço prevê um conjunto mínimo de móveis, acentuando as paredes do espaço por meio de papel de parede bege combinado com painéis de luz, enquanto é melhor decorar as paredes com arandelas com castiçais ou lâmpadas de piso.

Para obter informações sobre como aplicar clássicos modernos no interior, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário