Hortênsia na Sibéria: variedades, plantio e cuidados
Todo jardineiro sonha com uma hortênsia luxuosa. Hortênsias são arbustos com flores exuberantes que cativam todos que passam por ali com sua beleza. Apesar de esta planta ser classificada como meridional, é frequentemente cultivada na vastidão da Sibéria. Muitas vezes como flor de interior, mas também existem variedades adaptadas que podem sobreviver às duras condições climáticas, o principal é saber plantar bem uma hortênsia e cuidar dela no futuro para que não congele. Vamos aprender mais detalhadamente sobre as variedades de hortênsias resistentes ao inverno, conhecer as nuances de seu plantio e cuidados posteriores e também considerar belos exemplos do uso de uma planta em projetos paisagísticos.
Espécies adequadas
As condições frias da Sibéria só podem ser toleradas por alguns tipos de hortênsias, nomeadamente paniculadas e semelhantes a árvores. Na hora de escolher a variedade certa é muito importante estar atento às suas características, principalmente você deve olhar mais de perto a altura do arbusto, prestar atenção ao tamanho de suas inflorescências, bem como ao período de floração. Para as regiões do norte, é recomendado comprar variedades de hortênsias com floração precoce, uma vez que admirar a beleza da floração tardia simplesmente não funcionará como resultado do início do frio muito precoce.
As hortênsias da panícula têm inflorescências bastante grandes que se assemelham a um cone. Depende da escolha correta da variedade desejada, se você pode admirar a floração de uma hortênsia exuberante ou não.
Hoje existem cerca de trinta tipos de hortênsias, a maioria das quais simplesmente incapaz de resistir a geadas severas, razão pela qual as plantas jovens devem ser compradas apenas de jardineiros confiáveis.
Variedades populares
Hoje, existem hortênsias altas e resistentes ao inverno e representantes menores dessa planta. Ambas as variedades podem crescer na Sibéria, mas tudo depende da variedade. Considere as variedades de hortênsia de panícula mais populares na Sibéria e suas descrições.
- Pink Diamond. Significa “diamante rosa”. Na verdade, essa variedade é tão bonita que merece esse nome. Os arbustos de hortênsias Pink Diamond podem atingir dois metros, mantêm-se perfeitamente em forma nas mais variadas condições climatéricas e podem facilmente sobreviver a fortes rajadas de vento. No início da floração, as flores são brancas, depois tornam-se gradualmente rosadas e, no início do outono, tornam-se quase vermelhas. As folhas têm um tom verde fosco profundo, ligeiramente áspero ao toque. Esta variedade vive cerca de 25-30 anos, é fácil de cuidar, razão pela qual é amada não só por jardineiros experientes, mas também por iniciantes. Esta planta ramifica pouco e por isso praticamente não necessita de podas e cuidados escrupulosos.
- Vanille Fraise. Esta variedade é uma das mais brilhantes representantes da panícula de hortênsia, que pode sobreviver em condições de frio. Parece muito luxuoso. As inflorescências Vanille Fraise podem ter até 30 centímetros de comprimento. No início da floração, as pétalas são brancas, um pouco mais tarde começam a ficar suavemente rosadas e, no final da floração, adquirem uma rica tonalidade carmesim. Como resultado, o mato exuberante fica com a cor do chamado morango com creme. Em paisagismo, parece realmente incrível. Essa variedade pode facilmente inverter as temperaturas de até -30 graus.Isso requer cuidados especiais, porque se você iniciar um arbusto, muitos galhos danificados se formarão nele.
- Dólar de prata. As hortênsias de floração perene desta variedade são especialmente apreciadas por aqueles que preferem inflorescências exuberantes e ramos extensos, que são muito fortes nesta variedade. Panículas com flores brancas como a neve têm forma de cone; no outono, podem ganhar um tom levemente rosado. As inflorescências atingem 25-30 cm, as folhas são de cor esmeralda brilhante com bordas recortadas. A resistência de inverno desta variedade é decente, Silver Dollar tolera com calma temperaturas de -25 graus. Para climas mais severos, é recomendável cobri-lo adequadamente.
Pinky Winky também é uma hortênsia de panícula resistente ao gelo. Esta variedade é um arbusto de folha caduca com flor abundante. No início, as flores são brancas, depois tornam-se rosadas, têm um formato alongado. "Pinky Winky" pode suportar temperaturas de -25 a -30 graus, e quanto mais velho o arbusto fica, mais aumenta sua resistência ao gelo.
Hortênsias semelhantes a árvores também são cultivadas em condições siberianas, geralmente são arbustos de 2 ou 3 metros com brotos bastante fortes, com grandes inflorescências concentradas neles. Algumas das variedades mais populares são as seguintes.
- Annabelle. "Annabelle" é uma variedade de hortênsias semelhantes a árvores de crescimento denso, com folhas verdes escuras e grandes bolas de inflorescências brancas (no início da floração pode ter uma tonalidade verde pálida). Esta variedade cresce muito rapidamente, em média até 20 cm por ano. A "Annabelle" é uma das variedades mais resistentes à geada, pois pode suportar temperaturas até -40 graus.
- Annabelle forte. Possui inflorescências muito grandes de cor branco-esverdeada, e às vezes branco-azulada, dependendo do solo, pois essa planta é capaz de absorver o alumínio dele, o que só vai afetar a cor no futuro. Esta variedade necessita de poda obrigatória, não ultrapassando 1,5 metros de altura. Às vezes, as inflorescências das hortênsias são tão grandes que é difícil ver a presença de folhas verdes atrás delas.
- Annabelle Invincibelle rosa. Esta variedade é considerada muito resistente não só à geada, mas também a quaisquer doenças possíveis, não ultrapassa um metro e meio, tem grandes inflorescências rosa pálido. Fica ótimo em composições lenhosas e arbustivas no jardim.
Além disso, as variedades apresentadas podem ser plantadas não só em campo aberto, mas também em vaso, onde crescem bem. Alguns jardineiros costumam desenterrar hortênsias jovens dessas variedades para o inverno, plantando-as em recipientes. Mas, é claro, isso não pode ser feito com arbustos grandes, é muito demorado. É melhor plantar imediatamente a hortênsia em um recipiente grande.
Claro, essas estão longe de todas as variedades de hortênsias resistentes à geada, no entanto, essas são as mais populares e comprovadas, que certamente serão capazes de sobreviver às severas geadas siberianas.
Regras de pouso
Antes de plantar uma muda no solo, ela deve ser selecionada corretamente, e também leve em consideração alguns outros pontos importantes.
- É muito importante adquirir mudas de boa qualidade, elas devem estar saudáveis, sem a presença de quaisquer fatores de doença. Mudas de 4-5 anos de idade são as que melhor criam raízes.
- A hortênsia é considerada uma planta que ama a umidade, por isso, na hora de comprar uma muda, é muito importante prestar atenção ao sistema radicular, que deve estar bem desenvolvido e úmido, caso contrário a planta simplesmente não criará raízes no campo aberto.
- Antes de plantar, você precisa escolher o local certo onde a hortênsia crescerá. É melhor prestar atenção às áreas abertas sem correntes de ar. Apesar do fato de as variedades resistentes ao inverno não terem medo dos ventos, é melhor minimizar seus efeitos sobre as plantas. Na maioria das vezes, as hortênsias são plantadas ao longo de cercas, mas esse local deve ser bem iluminado.Em termos de solo, deve-se dar preferência a levemente ácido ou moderadamente ácido, mas é melhor evitar o solo alcalino, no qual a hortênsia pode começar a doer. De acordo com as recomendações dos especialistas, solo de areia, turfa e grama devem estar presentes no solo. Se algo estiver faltando, você pode usar fertilização e fertilização no futuro.
- Quanto à época e época do plantio, na Sibéria é melhor plantar uma hortênsia na primavera, depois que a geada já passou. Este é considerado o momento mais confortável para as plantas criarem raízes em campo aberto.
Assim, após a escolha da planta e do local para o plantio, é necessário iniciar o próprio processo de preparo e plantio direto da hortênsia.
- Para mudas pequenas, covas de 50 a 50 são bastante adequadas, para grandes um pouco mais: 70 a 70 ou 80 a 80, até uma profundidade de 60 cm. Se várias mudas forem plantadas de uma vez, então a distância entre eles devem ter pelo menos 2,5 metros.
- Antes do plantio, os buracos cavados devem ser umedecidos; em média, isso requer 2-3 baldes de água. Depois que a água é absorvida, uma mistura de fertilizantes e curativos deve ser colocada no buraco. Normalmente, para isso, o solo é misturado com areia, turfa e húmus. Se o solo precisa ser acidificado, você pode adicionar uma mistura de abetos ou agulhas de pinheiro.
- Antes do plantio, todo o excesso de brotos da muda de hortênsia deve ser removido e as raízes ligeiramente encurtadas. O principal é não exagerar.
- É muito importante colocar a muda corretamente em uma cova pré-preparada. O colar da raiz deve ficar nivelado com o solo. Depois de cobrir as raízes, a planta deve ser regada novamente.
- Para reter a umidade, você pode cobrir o solo ao redor do tronco da planta, polvilhando-o com uma mistura de turfa e agulhas, você também pode usar folhas secas.
Cuidados de acompanhamento
Após o plantio das hortênsias, deve-se cuidar bem delas, caso contrário não viverão o tempo que lhes é reservado. O cultivo de uma planta em si não é o mais trabalhoso, e muitas variedades são tão resistentes que, com os devidos cuidados, podem viver por mais de 30 anos.
- Rega. Regar as plantas é extremamente importante. O solo deve estar sempre úmido, mas não vale a pena derramar. Após cada rega em condições adversas, recomenda-se polvilhar o solo com folhas secas ou serragem. A cobertura morta é extremamente benéfica para hortênsias de jardim, pois permite reter a umidade do solo sem formar crostas. É melhor usar água para irrigação em temperatura ambiente, muitos especialistas recomendam mesmo que seja defendida por vários dias. Às vezes você pode adicionar um pouco de manganês à água, que é usado para fins profiláticos contra uma série de doenças, mas você também não deve ser excessivamente zeloso aqui.
- Top dress. Para que o arbusto seja forte e resistente, e seu crescimento ainda mais acelerado, recomenda-se alimentá-lo. A cobertura também tem um bom efeito na floração abundante. As hortênsias devem ser alimentadas com fertilizantes especiais no máximo 4-5 vezes por temporada. De matéria orgânica, você pode usar fertilizantes de estrume ou compostos de nitrogênio, a fertilização mineral também é recomendada. Pode-se alimentar a planta quando passa o frio, depois quando dá botões, durante a floração e, por fim, depois de deixar cair as folhas.
- Poda. As hortênsias devem ser aparadas apenas na hora certa, você não deve se deixar levar, pois a planta pode sofrer muito com isso. No outono costuma-se podar os ramos secos com folhagem, mas na primavera recomenda-se fazer uma poda mais completa. Os ramos podem ser encurtados para até cinco botões, em casos raros e mais, se necessário. Nas hortênsias da panícula, os brotos são removidos para a terceira gema, ao passo que é indesejável cortar as principais.
Preparando-se para o inverno
Para que a hortênsia volte a florir na próxima safra, além da poda, é extremamente importante cobri-la adequadamente para o inverno. Não há nada difícil nisso, o principal é ter tempo antes das primeiras geadas para que a planta não sofra.
Recomenda-se cobrir a hortênsia com folhagem seca ou ramos de abeto, também é aconselhável polvilhar o arbusto com turfa (cerca de 15–20 cm), e de cima deve ser coberto com um material macio, reforçando-o, por exemplo, com pedras ou algo pesado. A hortênsia é totalmente revelada somente depois que a geada diminui.
Além disso, como abrigo, pode-se fazer uma moldura para uma planta, que deve ser coberta com uma película - este tipo de abrigo é ideal se sempre houver vento forte no local onde a planta cresce. Neste caso, as raízes podem ser cobertas com estrume ou ramos de abeto. No inverno, o arbusto isola perfeitamente a neve.
Controle de doenças e pragas
Como qualquer outra planta, o arbusto de hortênsia pode ser atacado por doenças e pragas, principalmente por insetos irritantes que atacam flores.
Se manchas amarelas forem vistas nas folhas verdes, então, provavelmente, um ácaro-aranha atacou a hortênsia. Muitas vezes, a planta está doente externamente, mas não há sinais da presença de insetos ou pragas, caso em que os especialistas suspeitam de nematóides, ou seja, vermes que parasitam no sistema radicular da planta. A seguir, daremos uma olhada mais de perto nas principais doenças que são suscetíveis ao crescimento de hortênsias nas condições da Sibéria.
- Podridão branca. Uma doença fúngica bastante conhecida, da qual não é tão fácil se livrar. O fungo atinge a hortênsia, nomeadamente as suas raízes, pelo que não recebe nutrientes, por isso a planta começa a morrer e a secar perante os nossos olhos. Com esta doença, os rebentos da hortênsia começam a adquirir uma coloração escura e a seguir ficam cobertos por uma floração branca pronunciada. Eles lutam contra a doença com a ajuda de produtos especiais vendidos em lojas de jardinagem.
- Podridão cinzenta. Esta doença se espalha muito rapidamente em alta umidade. Tanto os caules quanto as folhas começam a escurecer, ficando cobertos de manchas, após as quais começam a aparecer buracos em seus lugares. Para o tratamento da hortênsia, é necessário remover todos os ramos e folhas afetados, e também tratá-la com substâncias químicas ou biológicas da podridão cinzenta. Dos remédios populares, costuma-se usar uma solução de refrigerante. Acredita-se que o agente causador desta doença, mesmo após vários anos, permaneça no solo, portanto, após os principais métodos de tratamento, recomenda-se fazer profilaxia nos anos subsequentes para que a planta não adoeça novamente.
- Clorose. Esta doença ocorre se a planta tiver falta de ferro. As folhas das hortênsias começam a amarelar em alguns pontos, e o próprio arbusto começa a murchar lentamente. Para evitar esta enfermidade, é recomendável regar a planta com água sedimentada e de preferência não com água da torneira. Para prevenção, fertilizantes com alto teor de ferro devem ser usados.
Se manchas marrons com um centro branco forem observadas nas folhas, pode ser uma doença chamada septoria. Como regra, ele é tratado com dificuldade com a ajuda de preparações especiais, e as plantas que sofrem desta doença no inverno extremamente.
Claro, esta não é uma lista completa de doenças às quais a planta é suscetível. A hortênsia é frequentemente atacada por pulgões, lagartas, caracóis e muitos outros insetos, que são fáceis de remover com a ajuda de inseticidas especiais. Para evitar que a planta morra, ela deve ser tratada na hora certa, mas o melhor tratamento ainda é a prevenção.
Como medida preventiva, você pode usar vários fertilizantes, além de infusões de ervas, também há muitas receitas para preparar soluções de refrigerante, sabão em pó e manganês, com as quais você pode pulverizar as plantas não só durante o período de floração, mas também imediatamente após o inverno.
Reprodução
Hortênsia pode ser propagada de diferentes maneiras, no entanto, os mais comuns são:
- estacas;
- semear sementes;
- uso de camadas.
Claro, plantar sementes é um trabalho muito árduo e trabalhoso, que nem todo jardineiro fará, e por isso esse método é considerado menos relevante, especialmente em climas frios. É quase impossível cultivar uma planta madura a partir de sementes na Sibéria em campo aberto. A menos que você comece a cultivar hortênsias dentro de casa em vasos e depois as plante no solo, mas isso levará vários anos.
A maneira mais fácil de propagar uma hortênsia é com uma muda enraizada. As estacas são cortadas de rebentos lignificados do ano passado; no verão, pode-se colher estacas verdes. Eles podem ser enraizados em condições de estufa ou em campo aberto. Se falamos deste último, então o corte deve ser coberto com uma película e criar um efeito estufa, só assim a planta será aceita.
Se uma planta jovem for plantada, então não é recomendado deixá-la durante o inverno no primeiro ano; provavelmente, ela não sobreviverá. É melhor desenterrá-lo e movê-lo para uma sala fria e, em seguida, plantá-lo novamente até que fique mais forte.
Na maioria das vezes, as plantas jovens começam a florescer entre 2 e 3 anos.
A planta é propagada em camadas apenas no início da primavera, antes de os primeiros botões florescerem. Este método é mais meticuloso do que os cortes. A terra é solta ao redor do arbusto principal, e são feitas pequenas depressões (não mais que 2 cm), onde os ramos laterais inferiores são fixados, cobertos com terra. No final do verão, os brotos se formam nas camadas estabelecidas, após o que as plantas jovens começam a espirrar e cuidar deles. Este método é menos adequado para as condições da Sibéria, porque as plantas jovens devem ser desenterradas antes do início do tempo frio.
Exemplos em paisagismo
A hortênsia pode se tornar a rainha do paisagismo, mesmo na Sibéria. Com sua ajuda, você pode arranjar um lindo canteiro de flores, uma estufa ou até fazer uma cerca viva. Vai bem com muitas plantas do jardim, por exemplo, com rosas, fica muito vantajoso com coníferas, especialmente com thuja. Muitos jardineiros plantam hortênsias perto de grandes árvores: bétulas, acácias ou lilases.
Graças a uma vasta gama de cores, as hortênsias são de grande valor para o jardineiro, porque com a ajuda desta planta pode criar qualquer mistura de cores que irá deliciar-se durante todo o verão.
Não é necessário plantar hortênsia com outras plantas da vizinhança, porque essa planta é tão bonita que fica linda sozinha, principalmente se forem plantados vários arbustos de cores diferentes.
Os jardineiros deixam muitos comentários positivos sobre as variedades de hortênsias resistentes ao inverno, porque com a ajuda deles você pode arranjar um verdadeiro paraíso de verão, mesmo nas condições da Sibéria. As hortênsias crescem muito rapidamente, as pragas raramente as atacam, mas mesmo assim é melhor não excluir medidas preventivas.
Como cuidar da hortênsia, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.