Hortênsia "Única": descrição, plantio, cuidado e reprodução

Contente
  1. O que é?
  2. Condições de cultivo
  3. Como plantar?
  4. Cuidado
  5. Como isso se multiplica?

A hortênsia de panícula Unique é uma flor de beleza real e se encaixa harmoniosamente em qualquer projeto paisagístico. A planta é muito popular entre os jardineiros que a escolhem por sua floração brilhante e aparência espetacular.

O que é?

Hortênsia "Única" é uma das mais belas variedades de hortênsia de panícula e é caracterizada por brotos alongados cobertos por gorros brancos de flores arejadas. Esta variedade é considerada a maior entre as outras plantas do gênero, razão pela qual é mais frequentemente escolhida para áreas de paisagismo. A vantagem indiscutível da variedade é a possibilidade de plantá-la tanto em conjuntos complexos quanto em composições unitárias. Em ambos os casos, o arbusto parece muito brilhante e cativante, muitas vezes desempenhando o papel de um elemento central.

"Unique" deve sua aparência a um casal de botânicos de Balier da Antuérpia, na Bélgica. Foi por meio de seus esforços que uma nova variedade foi criada e apresentada à sociedade, que rapidamente ganhou popularidade entre os jardineiros. Em 1993, 43 anos após seu início, o híbrido foi homenageado com o prêmio da Royal Society of Gardeners, o Prêmio de Mérito do Jardim.

Hortênsia "Única" é um arbusto decíduo extenso que pode crescer rapidamente e invadir a área circundante... Isso se deve ao intenso crescimento do sistema radicular, que consiste em um grande número de raízes finas e ramificadas. A altura de um arbusto adulto é de 1,5-2 m, e seu diâmetro chega a 3-5 m, o que permite utilizá-lo para criar sebes.

O arbusto em si consiste em ramos fortes, não muito grossos e eretos, com uma casca marrom-amarronzada facilmente descascada. Nos ramos jovens, a pubescência está presente, que desaparece com o tempo.

A folhagem dos ramos é oposta ou verticalizada, as placas foliares têm forma ovóide ou elíptica e são serrilhadas nas extremidades. Eles têm 15 cm de comprimento e 8 cm de largura. Durante um ano, o arbusto cresce 20 cm, o que classifica "Única" como uma variedade de crescimento rápido.

As inflorescências em forma de cone atingem 25 cm de comprimento e consistem em pequenas flores de 4 pétalas que não dão frutos. As inflorescências estão localizadas nas extremidades dos longos brotos e atingem um diâmetro de 25 cm.

As flores são de um branco brilhante, que muda para rosa no final da temporada. A floração vai de meados de julho ao final de setembro, e inflorescências secas podem estar nos galhos até a primavera.

Condições de cultivo

Hydrangea "Unique" é uma planta despretensiosa, razão pela qual seus requisitos ambientais são mínimos.

  • Iluminação. A planta prefere áreas abertas com muita radiação ultravioleta, necessária para uma floração abundante e duradoura. Se não houver um local adequado no local, pode-se plantar uma flor parcialmente sombreada, porém, com a condição de que pelo menos metade do dia a planta fique ao sol. Em climas quentes, as plantas são ligeiramente sombreadas e uma tela feita pelo homem é erguida para os arbustos jovens para protegê-los do vento lateral.
  • O solo. Hydrangea "Unix" adora solos de nutrientes férteis com uma reação neutra ou ligeiramente ácida. O solo deve estar livre de compostos alcalinos e vestígios de calcário. Além disso, não deve haver plantas dentro de um raio de 5-6 m que requeiram afrouxamento constante. Isso ocorre devido à ocorrência próxima de raízes de hortênsia, que podem ser acidentalmente danificadas.
  • Umidade. A planta adora solos moderadamente úmidos, então solos com boa drenagem sem água estagnada se tornarão um ambiente ideal para ela.

Como plantar?

Mesmo um jardineiro novato será capaz de plantar a hortênsia Unicórnio. Para fazer isso, você só precisa seguir o algoritmo e não negligenciar os conselhos de jardineiros experientes.

  • Apenas mudas saudáveis ​​são levadas para o plantio, que compram ou recebem por conta própria. Ao mesmo tempo, você precisa saber que é melhor plantar plantas com 3 anos que começam a florir já no ano do plantio. As mudas adquiridas são vendidas em vasos ou com sistema radicular aberto.

O primeiro pode ser plantado no solo em qualquer momento conveniente, enquanto o último precisa ser plantado imediatamente após a compra. A muda adquirida não deve ter áreas secas e amareladas, e o sistema radicular deve estar saudável e intacto.

Recomenda-se plantar mudas na primavera ou no outono, enquanto o plantio na primavera permite obter belas inflorescências na estação atual, e no outono você terá que esperar até o próximo verão.

  • O diâmetro das covas de plantio deve ser de 60-80 cm, e a profundidade varia de 50 a 60 cm. Ao plantar vários arbustos ao mesmo tempo, a distância entre eles deve ser de pelo menos 3 m. A cova preparada é derramada com água, após o que a drenagem de tijolo quebrado ou cascalho é colocada em seu fundo.

No topo da drenagem é colocada uma mistura de nutrientes à base de turfa, húmus, solo fértil e areia com a adição de 25 g de uréia e sulfato de potássio, além de 65 g de superfosfato. A mistura é despejada na forma de um montículo, um arbusto é colocado em cima, as raízes são esticadas e cuidadosamente polvilhadas com solo fértil.

No plantio de uma muda com sistema radicular fechado, ela é cuidadosamente retirada do vaso, preservando-se ao máximo a massa de barro. Em seguida, são colocadas cuidadosamente em um monte, as raízes são ligeiramente ajustadas e cobertas com solo fértil até o nível do colo da raiz.

  • As plantas plantadas são regadas abundantemente, e os círculos da raiz são cobertos com agulhas ou húmus decíduo.

Cuidado

Cuidado com a variedade "Única" consiste em regar, alimentar, podar, soltar, aplicar cobertura morta e preparar o inverno.

  • Rega. No primeiro mês após o plantio, a rega mais frequente é praticada, com foco na condição do solo sob a cobertura morta. Os arbustos mais maduros são regados a cada 3-4 semanas e, em tempo seco, devem ser pulverizados.
  • Top dress. A hortênsia é fertilizada no máximo 3 vezes por temporada, e a primeira alimentação é realizada 2-3 dias após o plantio na primavera. Para isso, usa-se estrume podre ou fertilizantes minerais.

Como cobertura de verão, são introduzidos preparados ricos em potássio e fósforo e, para fortalecer a resistência dos brotos, são regados uma vez com uma solução fraca de permanganato de potássio. Como cobertura de outono, uma solução de verbasco é usada, o que ajuda a planta a estocar nutrientes e sobreviver ao frio.

Na primavera, antes do início da brotação, são aplicados fertilizantes nitrogenados.

  • Poda. Acontece na primavera e no outono. O primeiro é realizado no início da primavera, antes do início do fluxo de seiva, ao remover galhos congelados e engrossar os brotos. Os ramos com as escovas de flores do ano passado são cortados até o primeiro botão promissor, os brotos são cortados em um terço e os brotos que crescem dentro do arbusto são completamente removidos.

Para rejuvenescer o arbusto, remova todos os galhos existentes. A poda de outono envolve a remoção dos caules das flores que podem quebrar sob a neve. Ao mesmo tempo, os brotos não se tocam, permitindo que a planta passe o inverno, estando forte e saudável.

  • Preparando-se para o inverno. Apesar da resistência à geada da variedade, para evitar o congelamento, a planta é coberta com ramos de abeto ou material de cobertura. Em climas quentes, os arbustos se amontoam alto e são deixados para o inverno sem abrigo. Nesse caso, os círculos próximos ao caule são polvilhados com uma camada de turfa de 10 centímetros, agulhas e folhas secas.
  • Afrouxamento e cobertura morta. A terra ao redor do arbusto é solta 3-4 vezes por temporada, tentando não danificar as raízes, e a cobertura morta dos troncos é realizada com turfa azeda e agulhas de coníferas.

Como isso se multiplica?

Você pode propagar a hortênsia Unicórnio estacas, mergulhando e dividindo o arbusto.

  • O corte é o seguinte: no período de 10 a 15 de junho, um caule com 4 gemas é cortado do arbusto e colocado na solução de Kornevin. Após o aparecimento das primeiras raízes, o rebento é transplantado para um solo solto e ligeiramente ácido, aprofundando-o em 2 gemas. De cima, o patamar é coberto com um filme ou frasco de vidro, que é removido após o aparecimento das primeiras folhas. Para o inverno, o canteiro é coberto com ramos de abeto e, na primavera, para fortalecer o sistema radicular, os primeiros pedúnculos são cortados.
  • A reprodução por estratificação é realizada na primavera. Para fazer isso, pegue um broto lateral, retire um pequeno pedaço de casca dele, coloque-o em uma ranhura previamente cavada e prenda-o com um grampo de cabelo de jardim. Polvilhe o rebento com turfa, deixando apenas a parte superior do lado de fora.

Durante todo o verão, as camadas são regadas juntamente com a planta-mãe e, no inverno, cobertas por ramos de abeto. Na primavera, as mudas jovens são cuidadosamente separadas do arbusto principal e transplantadas para o canteiro do jardim. O transplante para local definitivo é realizado no 4º ano.

      • A divisão do arbusto é realizada da seguinte forma: um arbusto adulto é regado abundantemente e cuidadosamente removido do solo. Então, com uma pá afiada, o rizoma é dividido no número necessário de partes com raízes saudáveis ​​e brotos fortes. Os arbustos são plantados em covas preparadas e regados em abundância.

      "Único" pode ser propagado por brotos jovens que aparecem ao redor de um arbusto adulto. No outono, os rebentos são cuidadosamente separados do sistema radicular do arbusto, transplantados para um local permanente e regados abundantemente.

      Veja abaixo uma visão geral da hortênsia Unicórnio.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário