Hortênsia "Tardiva": descrição, plantio e cuidado, reprodução
Hortênsia "Tardiva", entre outras variedades, destaca-se pelo aparecimento bastante tardio de inflorescências no mato. Esta variedade é usada em buquês de inverno e na criação de vários arranjos de flores. A densidade do arbusto permite-lhe formar magníficas cercas.
Descrição e características
O Japão é considerado o país nativo do arbusto, embora a planta tenha sido encontrada há muito tempo nas regiões da China e Sakhalin, daí sua capacidade de resistência à geada. Hydrangea Tardiva é uma das variedades paniculadas, que se destaca pela forma peculiar das flores e pelo cheiro adocicado de mel. A planta é um arbusto arredondado com uma altura média de 2 m, embora com os devidos cuidados e boas condições seja bastante capaz de atingir os 3 m.Os rebentos são bastante grandes, a sua textura torna-se rapidamente lenhosa. Esta característica das hastes serve como proteção contra o frio.
As flores são estreitas, cônicas e de cor branco-rosa. No início da floração, os pequenos botões formados com estames adquirem uma tonalidade cremosa, mas à medida que crescem tornam-se uma delicada cor rosa pálido. O arbusto em flor se distingue por sua densidade. As inflorescências paniculadas começam a se formar no final dos brotos por volta do terceiro ano de vida da planta, seu comprimento pode variar de 40 a 55 cm, os botões aparecem em agosto-setembro e florescem até novembro.
O arbusto cresce muito rapidamente e pode aumentar significativamente de tamanho em uma temporada. O arbusto, apesar de seu cuidado exigente, é bastante propício ao cultivo no território da Rússia, mesmo em áreas de clima difícil. Mas devido à sua floração tardia, ainda vale a pena cultivar em regiões de clima quente para desfrutar ao máximo da beleza da floração. As características da hortênsia Tardiva incluem:
- resistência bastante alta a doenças do sistema radicular;
- robustez do inverno;
- renovação rápida de peças danificadas;
- a possibilidade de crescer no mesmo local por muito tempo;
- período de floração longo.
Aterrissagem
O primeiro passo antes de plantar uma hortênsia é escolher um local adequado: deve ser bem iluminado, mas não sob luz solar direta. Uma área com sombra parcial e bem protegida do vento é o ideal. Durante o plantio, o solo em que a planta está plantada deve estar bem aquecido - esta é uma condição muito importante, caso contrário a muda não será aceita. Nas regiões do norte, os arbustos devem ser plantados no início da primavera, e nas regiões mais quentes - no outono.
O sistema radicular do arbusto cresce muito rapidamente e em volume, portanto a distância entre os arbustos deve ser mantida em 2,5-3 m.
Ao plantar plantas em grupos, os arbustos devem ser desbastados. O algoritmo de plantio para hortênsia Tardiva é o seguinte:
- o furo deve ser preparado com antecedência, suas dimensões recomendadas são 50 * 50 * 60 cm;
- despeje uma camada de 10 cm de turfa no fundo do poço;
- coloque a muda no buraco, deixando o colo da raiz 5-6 cm acima do nível do solo;
- Encha o buraco com cuidado, umedeça a planta e tampe o solo ao redor.
Após 2-3 semanas, novas folhas devem aparecer nas mudas, isso indica que elas criaram raízes e começaram a crescer. O solo de hortênsia é adequado para acidez baixa a média.
Para atingir o nível de pH necessário, os especialistas recomendam espremer um pouco de suco de limão na água para irrigação; turfa marrom, agulhas de pinheiro ou serragem também são adicionados ao solo para aumentar ligeiramente a acidez. Se, ao contrário, for necessário baixar o nível de PH, então cinza ou cal são misturados ao solo.
Regras de cuidado
Hydrangea "Tardiva" pode tolerar a seca normalmente, mas você não deve permitir que o solo seque significativamente. A quantidade ideal de irrigação é uma vez por semana, mas deve ser combinada com curativos minerais. Recomenda-se adicionar aproximadamente 30 litros de água por 1 m2 de cada vez. Com umidade inadequada, a planta mal formará botões, além disso, as inflorescências secarão muito rapidamente. Se choveu em um futuro próximo, o número de regas deve ser reduzido.
Também é importante considerar que no primeiro umedecimento, o solo não deve ser lavado no tronco da planta... Hortênsia precisa ser alimentada em tempo hábil. Com o início da primavera, é recomendável aplicar fertilizantes contendo nitrogênio sob o mato.
Adicionar húmus ao solo como cobertura afeta o florescimento da planta, torna-se mais abundante. Durante o período de floração propriamente dito, o arbusto necessita de suplementos minerais contendo potássio e fósforo.
O fertilizante deve ser aplicado não mais do que 1 vez a cada 2 semanas. Em agosto, a alimentação é interrompida para dar tempo ao arbusto para se preparar para a poda. O procedimento de corte de cabelo é realizado após o final da floração. Todas as flores murchas e rebentos secos são removidos, a copa do arbusto ganha a forma desejada. Os especialistas recomendam que todos os caules finos sejam encurtados para 4 botões.
Você pode cortar a planta na primavera, mas apenas antes que os botões apareçam nos brotos. Nesse período, realizam principalmente cortes sanitários, removem brotos congelados ou danificados e também desbastam arbustos, cortando galhos em excesso. Para arbustos maduros, que se caracterizam por uma floração bastante fraca, é necessário realizar uma poda anti-envelhecimento: a planta é podada pela raiz. Este procedimento predispõe à formação mais rápida de novos brotos. Para conseguir uma floração densa e violenta, no primeiro ano vale a pena cortar todas as inflorescências, estas manipulações contribuem para o aparecimento de numerosas flores na próxima estação.
Uma nuance importante no cuidado com os representantes dessa variedade é soltar o solo ao redor da circunferência da planta, além de remover ervas daninhas e grama.
É necessário afrouxar o solo com cuidado, pois as raízes da hortênsia ficam bem próximas à superfície do solo, podendo ser facilmente danificadas. O afrouxamento incorreto resultará no enfraquecimento do arbusto, floração fraca e uma pequena quantidade de folhagem.
Embora o arbusto seja resistente à geada, ainda precisa de preparação para o inverno. Para evitar que as raízes congelem, espalham-se húmus, folhas secas ou agulhas à volta do tronco. Em áreas com clima adverso, é necessário isolar toda a mata. Para isso, você precisa de:
- envolva-o com material de cobertura respirável;
- por 25-30 cm da bucha, instale uma estrutura de malha em torno de toda a sua circunferência;
- despeje folhas secas e caídas nele;
- envolva a moldura preenchida com polietileno.
Reprodução
Para criar este arbusto, vários métodos de reprodução são usados:
estacas;
dividindo o mato;
camadas.
Para o primeiro método, as estacas são colhidas no verão. Para fazer isso, corte os caules jovens que não tiveram tempo de lignificar. A propagação por estacas é realizada da seguinte forma:
- as peças cortadas são colocadas em água por 2-3 dias;
- as folhas inferiores são removidas das estacas;
- os rebentos são tratados com uma preparação para estimular o crescimento;
- as estacas preparadas são plantadas em um recipiente com solo, que inclui turfa e areia;
- o recipiente é coberto com polietileno ou vidro, criando uma mini-estufa;
- as estacas plantadas são mantidas na cave;
- as mudas precisam ser umedecidas periodicamente;
- no final de agosto, as mudas já apresentam um sistema radicular forte e formado, e estão prontas para o plantio em solo aberto.
Este método de criação é o mais popular e eficaz.
Ao criar hortênsias por divisão, no final da floração, o arbusto é desenterrado e dividido em várias partes, cada uma das quais deve ter pelo menos um botão de crescimento. Em seguida, cada flor é plantada em um buraco de plantio separado com solo pré-preparado. Para isso, introduz-se matéria orgânica ou curativos minerais.
Com a ajuda da estratificação, os arbustos só podem ser propagados na primavera.Este método de reprodução raramente é usado, pois o resultado nem sempre é positivo. Para ele:
- cavar um buraco de 15-20 cm de profundidade perto do arbusto;
- o rebento mais baixo é colocado no buraco e polvilhado com terra;
- regar o galho à medida que o solo seca;
- após a formação de novas folhas no corte, é separada da planta-mãe e plantada em novo local.
Com um resultado bem-sucedido, todo o período de formação de uma nova planta leva de 2 a 3 semanas.
Hortênsia Tardiva vai servir como uma verdadeira decoração de qualquer site, basta prestar um pouco de atenção e cuidado nela.
Você aprenderá mais sobre como plantar, cuidar e podar hortênsias abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.