Hortênsia em bruto: características, variedades e cultivo
Um belo arbusto com flores como a hortênsia ganhou grande popularidade entre os jardineiros. É despretensioso de cuidar, resiste a temperaturas abaixo de zero e também floresce por vários meses seguidos. Uma das espécies é hortênsia áspera. As características e regras da tecnologia agrícola estão no artigo.
Descrição
A família das hortênsias é nativa do Japão, mas no século 19, a cultura se tornou popular nos países europeus. Os primeiros resultados da seleção não diferiram em boa taxa de sobrevivência em campo aberto e resistência à geada, a flor foi considerada exclusivamente dentro de casa. Depois de um tempo, os criadores conseguiram criar diversas variedades de hortênsias com características próprias.
Então, um dos tipos populares de cultura é a hortênsia áspera... É um arbusto alto (pode atingir 3 metros) com ramos grossos onde se situam as folhas decorativas (dimensões 35x25 cm). A folhagem jovem assemelha-se ao veludo verde escuro. No entanto, no final do verão, torna-se laranja acastanhado.
As inflorescências amadurecem bastante. A maioria deles é pintada de branco como a neve. Mas existem exemplares lilases com tonalidade lilás, diferindo no seu pequeno tamanho... As flores estão localizadas no meio. Eles, por sua vez, são rodeados por grandes botões brancos.
O período de floração vai de agosto a setembro, o que é uma grande vantagem da hortênsia sobre outras culturas de jardim.
Hortênsia áspera (ou áspera) tem alta robustez no inverno. Esse recurso permite que os jardineiros cultivem a planta em quase todas as condições climáticas.
A única coisa que é importante saber é que com a chegada do inverno, os arbustos precisam dar uma boa proteção do vento e do frio.
Variedades
Curiosamente, esta espécie possui várias variedades - considere os mais populares.
- "Sargent". Esta variedade de flores de jardim é especialmente apreciada pelos jardineiros russos. Externamente e ao toque, a folhagem se assemelha a veludo. Em um botão aberto, as pétalas estão localizadas separadamente umas das outras. No entanto, toda a beleza reside na combinação de vários tons de flores - o roxo rico é substituído pelo rosa claro e depois se transforma em azul claro. Às vezes você pode ver pequenas manchas brancas. O arbusto cresce bastante - até 4 metros. A primeira floração ocorre no final de agosto, vai até a primeira neve.
- Chocolate quente. Esta variedade foi obtida há relativamente pouco tempo. Distingue-se por grandes flores estéreis, de cor roxa no centro e rosa claro nas bordas. Os botões são grandes - cerca de 30 cm de diâmetro.Além disso, a folhagem do Chocolate Quente é feltro e áspera. Durante a temporada muda de cor - de prata para azeitona. A casca e os galhos também podem sofrer mudanças - no inverno, eles se tornam marrom-avermelhados, lembrando chocolate. O mesmo se aplica à folhagem. O arbusto começa a florescer em julho, até a geada.
Aterrissagem
Um local adequado para o cultivo de hortênsias ásperas é a luz, protegida de correntes de ar. Não é recomendado plantar uma planta jovem sob a luz solar direta, tal impacto afetará negativamente o desenvolvimento da hortênsia.
Quanto ao solo, é preferível escolher nutritivo, neutro, talvez ligeiramente acidificado.
Antes de plantar em local permanente, é necessário preparar mudas. É melhor comprá-lo em floriculturas especializadas ou em jardineiros confiáveis.Recomenda-se escolher uma planta com 2-3 anos de idade.
Você pode planejar um plantio na primavera, logo após o derretimento da neve, ou no outono, de preferência em setembro.
Portanto, a tecnologia de pouso envolve a preparação da cava. A profundidade é de aproximadamente 50-60 cm. Uma camada de drenagem de tijolo quebrado ou pedra triturada deve ser colocada no fundo. Solo fértil com húmus e turfa é derramado de cima. E também fertilizantes minerais são adicionados a essa mistura.
Deve-se observar um intervalo de 2 metros entre os arbustos. A muda é colocada em uma cova. Quando a árvore estiver no buraco, endireite suavemente as raízes. No final, polvilhe com terra de forma que o colar da raiz fique para fora. A última etapa é regar abundantemente cada arbusto com cerca de dois baldes d'água.
Conselhos do jardineiro: se o plantio for realizado em dia seco, as mudas devem ser bem borrifadas com água.
Cuidado
Hortênsia áspera é uma planta que adora umidade. O processo de desenvolvimento de sistemas radiculares e decíduos depende diretamente deste indicador. Além disso, a falta de água afeta negativamente a floração do arbusto. Portanto, o principal cuidado com a hortênsia envolve a rega regular - pelo menos 3 vezes por semana. Cada arbusto requer 4 baldes de água.
A irrigação será suficiente em dias nublados. Jardineiros experientes usam uma camada de cobertura morta de turfa para reter a umidade no solo.
Não se esqueça de afrouxar os círculos próximos ao tronco - duas vezes por temporada.
Nos primeiros dois anos após o plantio, a hortênsia não precisa ser alimentada - o suprimento inicial de nutrientes no solo ainda não se esgota. E aqui A planta de 2 anos pode ser iniciada com fertilizantes minerais... Portanto, durante o período de formação dos botões, superfosfato, verbasco, sulfato de potássio (proporção com água 1: 10) são ideais. Para aumentar a força dos ramos, a irrigação mensal do arbusto com uma solução de permanganato de potássio (2 mg por 10 litros de líquido) ajudará.
A partir do terceiro ano, as hortênsias ásperas devem ser cortadas. Normalmente, este evento cai em março-abril. Em primeiro lugar, são removidos os ramos e rebentos doentes, fracos e danificados. Além disso, os processos do ano passado foram interrompidos, deixando botões jovens.
Apesar de sua resistência ao frio, a hortênsia precisa de abrigo para o inverno. Para isso, uma camada de folhas secas, serragem, feltro, que é colocada em volta do tronco, é adequada.
Reprodução
Cultura de jardim reproduz de três maneiras.
- Sementes. Os recipientes são preenchidos com solo úmido, onde as sementes são semeadas. Em seguida, cubra as mudas com uma placa de vidro ou filme. À medida que seca, o solo é umedecido. Depois de cerca de 3 semanas, os brotos brotam e, depois de alguns anos, as mudas estão prontas para o plantio em um local permanente.
- Estacas. Processos com rins são interrompidos, colocados em um copo d'água. Em seguida, eles são divididos em partes, que são embebidas na solução Kornevin. As estacas plantadas no solo enraizam-se após 30 dias. As mudas jovens são plantadas normalmente.
- Ao dividir o arbusto. Primeiro, a árvore é desenterrada. As raízes são limpas da terra e lavadas na torneira. A hortênsia dividida em fragmentos é tratada com Kornevin. Eu planto cada parte do arbusto nos buracos.
Doenças e pragas
A hortênsia áspera é bastante resistente a várias doenças. Apesar da boa imunidade, a planta ainda está exposta à infecção ou ataque de pragas.
- Clorose. A doença é transmitida por folhas amareladas, cujas nervuras tornam-se mais escuras. O motivo é um ambiente alcalino aumentado. Uma solução de sulfato ferroso (45 g por balde de água), que deve ser borrifado na árvore afetada, ajudará no combate à doença.
- Oídio. Nesse caso, as folhas ficam cobertas de manchas. Com o tempo, ele começa a escurecer. O tratamento deve ser iniciado assim que os primeiros sintomas forem percebidos. Os jardineiros recomendam o uso de Fundazol.
- Ácaros da aranha, gorgulhos, insetos, pulgões. O aumento da atividade de pragas é observado em tempo nublado e frio. Os remédios mais eficazes são os inseticidas.
Mais frequentemente eu planto hortênsias ásperas ao longo de ruas, parques, praças. Ela recebeu a maior popularidade entre os proprietários de amplos jardins, chalés de verão.
No projeto paisagístico, a cultura é usada em combinação com coníferas e pequenos arbustos. Com os devidos cuidados, os botões brancos como a neve e rosa enfeitarão seu jardim por meses.
Para uma visão geral da hortênsia áspera, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.