Hortênsia "Samara Lydia": descrição, recomendações para cultivo e reprodução
A hortênsia é uma das plantas mais populares nas casas de verão e nos canteiros de flores da cidade. Diversas variedades são apreciadas não só na Rússia, mas também na China, Japão e até na América. Os floricultores são atraídos não apenas por grandes inflorescências coloridas, mas também por seu cuidado despretensioso. Um lugar especial no canteiro é ocupado por espécies paniculadas, por exemplo, a nova variedade "Samarskaya Lydia".
Descrição
A variedade apresentada pela primeira vez foi demonstrada na exposição internacional de flores em setembro de 2018, e na primavera de 2019 a cultura foi colocada à venda. A variedade Samarskaya Lydia foi criada em um viveiro francês. A planta pertence ao grupo das hortênsias compactas de baixo crescimento, de até 1,3 m de altura e 1,1 m de largura, podendo ser utilizada para plantio em vasos.
É caracterizada por uma longa floração no verão e no outono. Apresenta fortes rebentos vermelhos com folhagem rugosa de cor verde escura. Cada rebento inclui uma inflorescência em forma de cone com 15 cm de comprimento que muda rapidamente de cor à medida que floresce. A inflorescência é um grupo de flores grandes bem aderidas umas às outras, que florescem em branco e gradualmente tornam-se rosa e vermelho.
A variedade pertence à quarta zona climática, é resistente às geadas, tolera bem os invernos, adapta-se rapidamente ao rigoroso clima da zona média.
Aterrissagem
As variedades paniculadas adoram áreas ensolaradas, mas o problema é que elas florescem muito rapidamente sob a luz solar abundante. Para prolongar o período de floração, recomenda-se plantar a planta em área sombreada ao meio-dia. As condições em que o sol iluminará a cultura até as 14h também são adequadas.
O plantio em campo aberto é feito em maio ou setembro. Escolha um dia quente para o plantio de forma que as mudas sejam plantadas em solo quente. Uma condição favorável para a variedade apresentada é um solo ácido com alta umidade e boa permeabilidade ao ar. Uma composição adequada pode ser obtida aplicando fertilizantes com ácido cítrico, turfa ou minerais com sulfato ferroso ou sulfato de amônio.
Tanto o desenvolvimento da planta como a sua cor durante a floração dependem do nível de acidez.
O processo de plantio é o seguinte.
- Cave um buraco com um diâmetro de 2 vezes as raízes do arbusto.
- Despeje a pedra triturada no buraco. Vai servir de ralo.
- A próxima camada é solo preto com a adição de areia e turfa em proporções iguais.
- Remova cuidadosamente as mudas do recipiente junto com o torrão de terra e plante-as no buraco preparado.
- Preencha o espaço livre com solo e compacte ligeiramente a terra.
- Regue a muda abundantemente com água da chuva.
- Para um plantio em grupo, um espécime adjacente deve ser plantado a uma distância de pelo menos 2 metros.
Cuidado
Uma flor recém-plantada precisa de amor e cuidado. A princípio, é melhor cobrir a planta com uma película que reflita os raios do sol, isso vai salvar as mudas do burnout. Para proteger a cultura do vento e da corrente de ar, os jardineiros são aconselhados a instalar uma pequena estaca perto do arbusto e amarrar levemente a muda a ela.
Para que a planta se desenvolva bem, ela precisa ser alimentada periodicamente. Vendo o escurecimento da cor da massa verde e amarelada, pode-se supor que a cultura seja deficiente em nutrientes. A alimentação na primavera deve ser realizada sem falta, durante este período, a flor precisa de substâncias contendo nitrogênio. Estrume ou composto também funcionam. No total, a planta deve ser fertilizada 2-3 vezes na primavera.As exceções são espécimes que foram plantados com o uso de minerais - tais espécimes não podem ser alimentados durante os primeiros 1-2 anos.
Regue a hortênsia uma vez por semana. A rega é feita pela raiz para que a água não entre nos ramos frágeis. A porção recomendada é um balde para uma planta jovem, dois baldes para uma planta adulta. A água não deve ser prejudicial à cultura de cal. A água da chuva é melhor. Para criar uma forma estética, o arbusto é podado. Para isso, na primavera, são retirados ramos congelados, secos, danificados e rebentos jovens deformados. O primeiro corte de cabelo pode ser feito alguns anos após o plantio.
Esta é uma variedade resistente ao inverno, mas ainda assim o isolamento adicional para o inverno não será supérfluo. Antes das geadas, o solo é bem umedecido, as folhas inferiores são cortadas, uma almofada de ar de folhagem seca, musgo e grama é preparada para as raízes e o arbusto é coberto com uma película no topo.
As hortênsias têm alta imunidade a doenças e pragas e, portanto, não precisam de tratamento protetor contra essas doenças.
Métodos de reprodução
É possível criar hortênsia paniculada usando os seguintes métodos.
Por estacas
Para isso, as estacas são cortadas durante o período de inchaço dos botões. Cada instância inclui dois entrenós, o corte inferior é feito em um ângulo de 45 graus e o superior é reto. Para o plantio, uma mistura de areia e turfa é adequada, as mudas são plantadas no substrato acabado, aprofundando em 3-4 cm, o recipiente é removido para um local aquecido e iluminado. Alguns jardineiros criam um efeito estufa cobrindo o recipiente com plástico.
O cuidado adicional consiste em regar e arejar. Quando as estacas estão enraizadas, podem ser plantadas na área. Normalmente, o transplante para um local permanente é realizado 1-2 meses após o enraizamento. No inverno, essas plantas requerem abrigo adicional.
Camadas de ar
O método de criação mais simples e comum. Escolha o rebento mais resistente e forte, dobre-o suavemente no chão e cave levemente. Para proteger a estratificação, você pode usar grampos, pedra ou tijolo. O local de plantio precisa de rega regular, mas não é necessário adubo de cobertura. Depois de um ano, uma nova cópia pode ser separada do pai e plantada em um local permanente.
Sementes
O método mais difícil e demorado que, aliás, dá poucas garantias de que a muda será promissora. Além disso, novos brotos podem fazer uma diferença significativa em comparação com o arbusto-mãe. A semeadura é realizada no outono. Uma mistura de turfa, terra folhosa e areia é adequada como substrato. O plantio é feito em um vaso raso. Não é necessário aprofundar o material de plantio, pois as mudas são pequenas e podem não germinar - você pode até espalhar as sementes sobre uma superfície umedecida e amassá-las levemente. A seguir, as mudas devem ser cobertas com um filme e retiradas diariamente para ventilar as plantas e regá-las. A temperatura favorável acima da superfície é de +20 graus. Os primeiros tiros podem ser observados após 1-1,5 meses - neste dia, o filme é removido e reinstalado apenas à noite.
As mudas são mergulhadas duas vezes e replantadas. Para o inverno, é melhor colocá-los em uma sala ou estufa, onde a temperatura é de 20-25 graus. Nesse momento, as plantas precisam ser regadas, às vezes precisam ser fertilizadas com nitrogênio. Apenas 1,5-2,5 anos após a semeadura, as mudas estarão prontas para serem transplantadas em terreno aberto.
Antes disso, costuma-se temperar os espécimes jovens: para isso, durante o dia são levados ao ar livre, deixando-os gradualmente ao ar livre e durante a noite.
No próximo vídeo você verá uma apresentação da hortênsia "Samara Lydia".
O comentário foi enviado com sucesso.