Hortênsia: visão geral das espécies, descrição das variedades e regras de cultivo

Contente
  1. Descrição
  2. Visão geral das espécies e variedades
  3. Seleção do local e requisitos de solo
  4. Características de pouso
  5. Regras de cuidado
  6. Como isso se multiplica?
  7. Doenças e pragas
  8. Possíveis problemas
  9. Aplicação em paisagismo

A hortênsia de jardim é a favorita de muitos jardineiros. Esta é uma flor lindíssima, caracterizada por gomos-botões arejados, inflorescências exuberantes de cores diferentes. É difícil não notar plantas tão atraentes no jardim. Hortênsias podem adicionar um toque sofisticado a quase qualquer projeto paisagístico. Para plantar e cultivar com sucesso essas lindas flores em seu jardim, você precisa conhecer todas as regras e nuances desses procedimentos.

Descrição

Hortênsia é uma flor perene com bela aparência. Desde os tempos antigos, é conhecido entre os jardineiros e sempre foi popular. Se traduzirmos o nome de hortênsia do alfabeto latino, significa "um vaso com água". As plantas são chamadas assim por uma razão - as hortênsias adoram água. Na Rússia, a flor é encontrada no Extremo Oriente, nos Urais, no noroeste do país, na região de Moscou.

Em climas frios, a hortênsia não pode crescer a ponto de encantar os habitantes do sul da Ásia ou do Japão. Arvoredos luxuriantes de cipós entrelaçados em árvores, assim como subespécies perenes deste lindo arbusto, também não agradarão aos olhos. Se estivermos falando de arbustos compactos, então, sujeitos aos cuidados adequados, eles não parecerão piores do que seus grandes equivalentes crescendo em casa.

Hortênsia tem folhas grandes. As veias são claramente visíveis neles. As bordas da folhagem apresentam dentículos. As folhas estão localizadas nas plantas opostas umas às outras. O período de floração cai nos primeiros dias do verão. A floração termina quando começa a geada.

As flores das hortênsias são grandes, podem ser esféricas ou paniculadas. A maior parte das variedades conhecidas da planta floresce com flores brancas como a neve.

No entanto, as hortênsias de folhas grandes podem mudar sua cor original dependendo do nível de acidez do solo.

Se as flores da hortênsia florescem em branco, isso indica que o nível de acidez do solo é neutro. Se, em vez de branco, houver uma cor lilás ou rosa, isso indica um solo alcalino. Quando o solo é ácido, as flores ficam azuis. A cor de uma planta atraente é influenciada não apenas pelo tipo de solo, mas também pelo teor de alumínio nele. As flores podem absorver esse componente.

Hortênsia tem muito em comum com outra planta - o esquizofragma. Caso contrário, também é chamada de hortênsia radicular.

Mas não se esqueça que na realidade esta planta não é uma hortênsia e pertence a um gênero completamente diferente, então você não deve confundir.

Visão geral das espécies e variedades

O gênero inclui mais de 50 espécies desta planta. Vamos dar uma olhada nos exemplos mais comuns e populares de hortênsias.

  • Folhas grandes. Um arbusto que, em condições confortáveis, pode atingir a altura de 4 m. As flores dessa hortênsia são recolhidas em lindos escudos, com diâmetro de 10 a 15 cm. As flores são rosadas ou brancas, estéreis. Seu diâmetro normal é de 3 cm.

Uma planta ornamental espetacular que é perfeita para crescer não só em jardins, mas também em parques. Difere na floração abundante e uma interessante forma de arbusto.

Muitas vezes é usado como uma planta de casa crescendo em um vaso.

  • Paniculata. Esta flor é apreciada por muitos jardineiros por sua aparência chique. As inflorescências da hortênsia da panícula são esplêndidas, as flores podem ser rosas, azuis ou brancas como a neve. Este tipo de hortênsia tolera climas frios com muito mais facilidade. Pode ter até 2 m de altura.

As folhas distinguem-se por uma estrutura oblonga, o fundo da planta apresenta pubescência em forma de pêlo macio. Ela floresce com flores grandes (diâmetro de 15 cm), que têm cor branca, creme ou vermelho púrpura.

  • Parecido com uma árvore. Espectacular arbusto ornamental, cuja altura pode ir de 1 a 2 m, apresenta uma estrutura arredondada formada por finos rebentos recobertos por uma leve penugem. A folhagem é ovóide e apresenta uma coloração verde brilhante. As inflorescências são grandes, atingindo 15 cm, caracterizam-se pela forma do escutelo e são colhidas de flores brancas como a neve.

A espécie é conhecida por sua boa resistência à geada, crescimento ativo após o inverno e uma alta porcentagem de enraizamento de estacas.

  • Pereshkovaya. Outro tipo popular de hortênsia. É considerado incomum, pois exala um aroma de mel interessante. Embora esta planta seja considerada resistente à geada, enquanto jovem, deve ser coberta para protegê-la do frio.

Em altura, essa hortênsia pode atingir a marca de 10 m. Esta é uma planta despretensiosa que mais se parece com um cipó.

  • Folhas de carvalho. Um arbusto perene da família das hortênsias. A altura média das plantas é de 2 M. Os rebentos são fortes e duros, cobertos por folhas largas, muito semelhantes às folhas do carvalho. Eles têm uma tonalidade esverdeada rica.

O período de floração da hortênsia com folhas de carvalho é de junho a setembro. As flores não são muito grandes e combinam-se em grandes inflorescências de panícula.

  • Serrilhada ou serrilhada com folhas. Uma aparência decorativa atraente, que se caracteriza por flores de tamanhos não muito grandes. A hortênsia serrilhada é resistente à geada. Atinge 100 a 120 cm de altura e possui folhas ovais.

Um rebento anual de tonalidade verde pode escurecer com o tempo. As inflorescências diferem na forma da tampa.

  • Cobertura do solo. Arbusto de folha caduca, que pode atingir 3 m de altura, a copa é grande angular, os rebentos apresentam uma coloração vermelho-acastanhada característica e uma superfície peluda. A folhagem é ovóide.

As flores são estéreis, brancas como a neve. No final do verão, eles adquirem uma cor roxa ou vermelha. Eles são coletados em inflorescências em forma de guarda-chuva, cujo diâmetro é de 16 cm.

  • Cinza. Um arbusto muito bonito, cujo segundo nome é hortênsia cinzenta. É uma planta decídua, vertical, com até 2 m de altura, a copa está se espalhando, há brotos jovens púberes.

As folhas são largas, ovais e de formato pontiagudo. Floração longa e abundante.

Existem também muitas variedades projetadas para serem cultivadas em um jardim. Vamos dar uma olhada nas variedades mais famosas.

  • Sibylla. Variedade de folhas grandes. Difere em flores grandes. A folhagem é grande e tem um aspecto decorativo, uma superfície brilhante. É aconselhável plantar ao sol ou à sombra parcial.
  • Leichfeier. Também se aplica a espécies de folhas grandes. As flores podem ter uma cor rosa brilhante com uma superfície brilhante. As folhas são de um verde rico, brilhante, alongado, com bordas serrilhadas. Esta planta é recomendada para ser plantada em solos leves ácidos ou ligeiramente ácidos com umidade suficiente.
  • "Bouquet de rosas". Uma bela variedade de hortênsias que, durante o período de floração, forma um buquê verdadeiramente grande e viçoso, composto por uma copa ramificada, totalmente coberta por charmosas inflorescências arredondadas. As flores são rosa-azuladas. Esta planta não é adequada para plantar em solos salgados, alcalinos ou calcários. Não possui alta resistência ao gelo.
  • Annabelle forte. Derivado da hortênsia arbórea.Difere em inflorescências brancas florescendo em ramos fortes e densos. Não tenho medo de chuva ou vento. O período de floração é de junho a setembro. Esta variedade foi premiada várias vezes em concursos internacionais.
  • "Grandiflora". Esta variedade é famosa pelo seu aspecto espectacular e pela longa floração. As inflorescências são esplêndidas. Eles são coloridos e podem mudar de cor várias vezes. A altura média do arbusto é geralmente de cerca de 2 m, e a largura é de quase 3 m.
  • Invincibelle. O segundo nome é Pink Annabelle. É a primeira hortênsia semelhante a uma árvore a ter uma cor rosa. Além das cores interessantes, também é interessante porque se, após a primeira floração, o arbusto for aparado, voltará a florir após 6 semanas.
  • Papillon. Panícula de hortênsia, que é um arbusto reto. Sua altura média é de 200 cm e as flores são de uma bela cor branca. No final da floração são repintadas em tom rosa.

Eles são coletados em inflorescências em forma de cone, com 20 cm de comprimento e 15 cm de diâmetro, com flores exuberantes e ricas. É aconselhável plantar essas plantas em solo moderadamente úmido.

  • Aisha. Outro belo arbusto com brotos eretos. A folhagem é densa. A altura média das plantas é de 1,5 m.

As flores são grandes e esféricas. Seu diâmetro é de 20-25 cm. A cor das inflorescências depende da acidez do solo onde a hortênsia cresce.

Além das listadas, existem muitas outras variedades de hortênsias que podem ser plantadas com segurança no jardim, por exemplo:

  • "Tricolor";
  • "Nymphe";
  • Revolução mágica;
  • Mirai e muitos outros.

Representantes de diferentes variedades têm suas próprias características e nuances de cuidado, que o jardineiro deve ter em mente.

Seleção do local e requisitos de solo

É necessário escolher cuidadosamente um local para plantar uma hortênsia de jardim. É aconselhável alocar para esta planta uma área aberta que recebe luz solar suficiente. Seria ótimo se o arbusto fosse iluminado 6 horas por dia, principalmente de manhã e à noite. Em dias mais quentes, as hortênsias precisarão de um pouco de sombra - o plantio ficará bem em condições de luz ambiente.

Em áreas semi-sombreadas, as hortênsias também são confortáveis, mas florescerão um pouco mais tarde e darão menos flores. Também deve ser lembrado que as correntes de ar podem causar sérios danos a esta planta.

A hortênsia não deve ser plantada sob plantas altas. Caso contrário, essa vizinhança o deixará sem a quantidade necessária de umidade.

Hortênsias de jardim crescem muito bem em solos soltos e permeáveis ​​à umidade, com livre acesso ao oxigênio. É desejável que a terra seja enriquecida com húmus. Áreas compactadas com argila, baixa permeabilidade ao ar e longa secagem são recomendadas para serem diluídas com turfa e húmus. O solo ideal para hortênsias de jardim é uma combinação de solo frondoso, composto bem decomposto, turfa e areia grossa de rio. As proporções devem ser assim: 2: 2: 1: 1.

Os produtores devem se lembrar que as hortênsias de jardim não são apreciadas pelos solos calcários. Devido à cal, as plantas começam a sofrer de uma doença grave - a clorose, que leva ao amarelecimento da folhagem. O solo no qual você planeja plantar a hortênsia deve ser ligeiramente ácido.

Neste caso, a cor da planta será o mais brilhante e saturada possível.

Características de pouso

O primeiro passo é determinar o momento do plantio de hortênsias. Essas flores são vendidas em vasos e plantadas desde a primavera até o final do outono. As baixas temperaturas não são do agrado de todas as variedades, por isso não é recomendável plantar flores no final do outono.

No nosso clima, as hortênsias correm o risco de não ter tempo para criar raízes e fincar raízes em um novo lugar, por isso precisam ser plantadas apenas no momento em que estão em repouso.Recomenda-se recorrer a esses procedimentos na primavera, quando a terra aquece (final de abril-início de maio).

Se houver previsão de geadas severas, as plantas devem ser cobertas.

Escolhido um local para o plantio de hortênsias, é necessário um preparo adequado do solo.

Vamos considerar como fazer isso.

  • Primeiro, o local deve ser livre de pedras, quaisquer detritos, ervas daninhas (especialmente aquelas fortemente enraizadas).
  • Se o solo tiver um nível de pH excessivamente alto (mais de 6,5), você precisa recorrer à acidificação com turfa ou cobertura morta. O pH deve estar entre 4,5 e 5,5.
  • Solos leves e altamente permeáveis terá de ser enriquecido com adubo, estrume podre. A introdução de um componente orgânico aumenta a capacidade hídrica do substrato, satura-o com os nutrientes necessários e tem um efeito positivo no nível de densidade. Nessas condições, o sistema radicular da hortênsia se desenvolverá de maneira muito mais fácil e rápida.
  • Antes de replantar mudas, vale a pena adicionar ao solo um hidrogel especial, fertilizantes e substâncias especiais, que irão melhorar a estrutura e as condições do solo como um todo. O hidrogel ajudará a aumentar a capacidade hídrica do solo, com o qual ele permanecerá hidratado por mais tempo - a planta não estará sujeita à secagem destrutiva.
  • Se o solo for pesado ou compactado demais, então, as medidas preparatórias terão de ser realizadas pelo menos um ano antes do transplante. Para clarear o substrato, é misturado com uma camada de 10 cm de casca de pinheiro, turfa, cascalho ou composto. No outono, você precisa cavar o solo com 20-30 cm de profundidade.

A técnica de pouso em si envolve as seguintes etapas.

  1. Tenho que cavar um buraco, cuja profundidade será semelhante à profundidade do vaso, mas o diâmetro deve ser 2 vezes maior. Na maioria das vezes, a hortênsia é plantada em covas com um diâmetro de 60-70 cm e uma profundidade de 40-50 cm.
  2. É necessário adicionar uma pequena camada de esterco ou composto, húmus ácido, solo de jardim. Todos os componentes devem ser adicionados na proporção de 1: 1: 2 e misturados. Se o solo for pesado, uma camada de drenagem de 10-12 cm é despejada no fundo do poço (de cascalho grosso, pequenos seixos, vermiculita).
  3. A muda e o vaso são imersos em um tanque com água. Assim que o solo se molhar, a planta é cuidadosamente retirada. A raiz não deve desmoronar. Raízes excessivamente alongadas ou danificadas devem ser cortadas.
  4. As flores são plantadas na profundidade em que cresceram no recipiente. Se o solo for solto ou arenoso, neste caso é necessário plantar 3-4 cm mais fundo.

Regras de cuidado

Não basta plantar adequadamente mudas de hortênsia em campo aberto. É igualmente importante cuidar bem delas no futuro, dado o que esta flor ama e o que não tolera.

Rega

Os arbustos de jardins ornamentais são caracterizados por um grande volume de massa verde, por isso precisam de uma reposição constante das reservas de umidade. A falta de líquido pode levar ao fato de que a folhagem da hortênsia começa a murchar no verão quente, a intensidade da floração diminui visivelmente, a planta enfraquece muito.

Durante os períodos de calor do verão, a flor deve ser regada regular e intensamente, pelo menos 2 vezes ao dia. A água não deve ser dura.

Muito cálcio e magnésio podem prejudicar as hortênsias.

Poda

A poda da hortênsia deve ser feita 3 vezes - na primavera, verão e outono.

  • Primavera. A hortênsia de folhas grandes, em contraste com as variedades paniculada e peciolada, pode amarrar botões de flores no outono - esta espécie floresce nos brotos do ano passado, portanto, com o início da primavera, apenas os elementos congelados dos brotos devem ser removidos, mas não completamente. Isso ocorre porque os rins podem estar localizados na parte inferior.
  • Verão. Corte todas as inflorescências já floridas, a uma altura de 10 cm acima da base ou ligeiramente acima das primeiras folhas superiores.
  • Outono. A poda deve ser mais intensa neste período. É necessário deixar brotos anuais com botões totalmente desenvolvidos. Você deve cortar os brotos jovens e finos, cujos botões estão mal expressos.Também é necessário remover brotos finos ou ramos que não são bem desenvolvidos de ramos de dois anos.

Top curativo

O cultivo de hortênsias de jardim requer o uso de fertilizantes adequados para promover o crescimento das plantas e uma forte imunidade. Esta flor tem requisitos especiais para alimentação. O último deve ser uma combinação dos seguintes componentes necessários:

  • sulfato de amônia;
  • sulfato de potássio;
  • superfosfato.

Durante o crescimento rápido, os arbustos precisam ser alimentados a cada 10-14 dias. Nos últimos dias de julho, para o bom desenvolvimento dos botões florais, são adicionados fertilizantes especializados, próprios para hortênsias, nos quais predominam componentes como potássio e fósforo.

A cobertura de um tipo natural não é usada com muita frequência. O esterco que é trazido para baixo do mato deve necessariamente estar totalmente podre, uma vez que a hortênsia não tolera fertilizantes frescos (especialmente esterco de cavalo). À venda você pode encontrar um grande número de fertilizantes multicomponentes especiais produzidos para essas plantas ornamentais. Eles podem ser produzidos na forma seca e líquida.

As seguintes opções são populares:

  • Florovit;
  • "Substral".

Você também pode alimentar as hortênsias de seu jardim com esterco fermentado natural.

Como isso se multiplica?

Reprodução de hortênsias realizado de 3 maneiras principais:

  • sementes;
  • estacas;
  • dividindo o mato.

Esta flor pode ser cultivada independentemente em casa. No primeiro método, as sementes devem ser semeadas na superfície do solo fértil aquecido, sem incorporação prévia. Usando um borrifador, irrigue as sementes e polvilhe com um pouco de areia. Isso geralmente é feito em maio. Os brotos podem ser esperados após 3-4 semanas.

As hortênsias podem ser plantadas com mudas. Para isso, a parte superior do rebento lateral com 2-3 pares de folhas é cortada do arbusto. Depois de retirar as folhas inferiores, abaixo do nó é necessário fazer um corte em um ângulo de 45 graus. É tratada com um agente que estimula o crescimento das plantas. O corte superior deve ser deixado reto e as folhas restantes devem ser encurtadas em 50%.

Em seguida, as estacas devem ser enraizadas em tanques separados em um solo adequado. A distância entre eles deve ser de pelo menos 5 cm, as mudas devem ser borrifadas com spray e depois cobertas com papel alumínio. O plantio deverá ser colocado em um local sombreado com temperatura de 20-25 graus durante o dia e 15-18 graus à noite. Quando as raízes crescidas atingirem 2 cm, as plantas podem ser movidas para vasos separados.

No inverno, é melhor colocá-los no porão, cavá-los no solo.

Na primavera, com os primeiros sinais de crescimento, é necessário começar a regar as plantações, aquecendo-as gradativamente ao sol. Depois disso, eles podem ser transplantados para um local permanente.

A reprodução por divisão do arbusto é melhor realizada na primavera. A planta-mãe escavada é cuidadosamente dividida em pequenos pedaços, garantindo que cada um deles tenha um botão de crescimento. As raízes são um pouco mais curtas junto com os brotos, e depois são plantadas de forma que haja uma distância de 1 m entre elas. É melhor fazer uma cova para arbustos com diâmetro de 50-60 cm.

Doenças e pragas

Considere quais doenças e pragas comuns são perigosas para as hortênsias.

  • Clorose. Pode ocorrer se a flor crescer em solo com pH alto. Ela se manifesta na forma de amarelecimento ou clareamento da folhagem. É necessário usar fertilizantes acidificantes ou fertilizantes com baixo teor de cálcio.
  • Queimadura de sol. Em clima muito quente, as folhas da flor podem ficar marrons ou amarelas. Para evitar tais problemas, a planta deve receber sombra e rega regular.
  • Molde cinzento. Aparece se a planta hibernou incorretamente ou se houve precipitação abundante e frequente. A doença leva ao apodrecimento de botões e flores. As áreas infectadas devem ser removidas. Use fungicidas como Topsin V500 CS ou Captan.
  • Oídio. A doença se manifesta primeiro pontualmente, mas então a placa pode cobrir toda a lâmina foliar. Os brotos apicais são deformados.Elementos infectados devem ser removidos, use fungicidas para pulverização. As preparações de enxofre são adequadas.
  • Aphid. Aparece nas pontas dos brotos e na parte inferior da folhagem. O parasita suga o suco da flor. Você pode se livrar dos pulgões com inseticidas, por exemplo, "Pirimor" ou "Provado".
  • Ácaro-aranha. Ela suga o suco da folhagem, aparece de maio a agosto. O melhor remédio para combater esse parasita é o Karate 050 CS.

Possíveis problemas

As hortênsias estão sujeitas a uma série de problemas que precisam ser resolvidos.

  • Folhas claras. O branqueamento da folhagem pode ser o resultado de solo alcalino, falta de minerais ou danos por bactérias patogênicas. Na maioria das vezes, esse problema surge devido à má qualidade do solo. O pH deve ser mantido entre 4,0 e 6,5. Se parasitas ou clorose se tornaram a causa do clareamento da folhagem, o tratamento consistirá no uso de curativos ou inseticidas de alta qualidade.
  • Fraco crescimento. Às vezes, os jardineiros reclamam que as hortênsias crescem mal em seus terrenos. Pode haver uma série de razões para isso - desde a baixa hibernação de uma flor até um sistema radicular danificado. Pode haver falta de oxigênio ou fertilizantes, o nível de acidez do solo pode ser reduzido. Essa doença ocorre devido à secagem do solo, poda inadequada. É melhor procurar a causa do problema que surgiu na primavera, quando a fase de crescimento está ativa.
  • As folhas estão secas. A folhagem da hortênsia pode secar se o solo estiver muito seco, um transplante descuidado foi realizado, o solo está muito úmido, a umidade do ar é muito baixa. Este problema surge devido a correntes de ar, em condições de solo excessivamente denso e pesado.
  • As folhas ficam amarelas ou pretas. Se aparecerem manchas pretas ou amarelas nas folhas, isso pode indicar irrigação com água muito dura. Essas consequências são causadas por um baixo nível de acidez da terra, muita luz solar. Deve-se ter cuidado para garantir a presença de todos os oligoelementos necessários no solo para que este problema não surja.
  • A flor murcha. Esta enfermidade pode manifestar-se pelos seguintes motivos: falta de rega regular, falta de iluminação, falta de cobertura no solo, hibernação deficiente, danos nas raízes, queda de água nas folhas durante a rega, clorose.

Aplicação em paisagismo

Hortênsia pode ser uma decoração para qualquer área de jardim.

lata combinar flores de cores diferentes e plantá-los ao redor da casa, passos.

Arbustos inteiros são feitos de exuberante cerca.

Os gazebos parecem lindos, complementados por arbustos altos e sólidos plantados perto deles com um grande número de inflorescências.

Será possível decorar a paisagem com ricos "buquês" de flores roxas e azuis. Eles podem ser plantados ao longo dos caminhos do local.

O vídeo a seguir contará mais sobre como plantar e cuidar de uma hortênsia de jardim.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário