Hydrangea serrata: descrição de variedades, regras de plantio e cuidados

Contente
  1. Características gerais
  2. Revisão de variedades populares
  3. Regras de pouso
  4. Recursos de cuidados
  5. Opções de criação
  6. Doenças e pragas

A hortênsia serrilhada pode decorar qualquer jardim, tornando-se na sua verdadeira joia. Muitos jardineiros estão convencidos de que é preciso habilidade e conhecimento para cultivar tal arbusto no jardim. Isso é parcialmente verdade - que tipo de trabalho vale a pena preservar tal planta.

Características gerais

A planta é apreciada pelos jardineiros pelas suas qualidades decorativas. É um arbusto de folha caduca semelhante a uma árvore com flores vistosas, água amorosa e calor, nativo do Japão.

Hortênsia serrilhada não é muito comum, mas é capaz de conquistar com sua floração única.

Todos os tipos de arbustos preferem crescer em solos ácidos ou próximos a solos de pH neutro, que devem ser férteis e drenados.

Água abundante e alimentação oportuna são as principais garantias de um crescimento bem-sucedido. Flor longa - de julho a setembro.

A maioria das variedades do mato são adaptadas à faixa de temperatura de -2 a +25 graus. É melhor plantar parcialmente à sombra, em locais protegidos do vento e das correntes de ar. O sistema radicular é superficial, mas está se espalhando. Portanto, a planta dá uma resposta quase rápida aos fertilizantes e à poluição da água ou do solo.

Revisão de variedades populares

Hortênsia também tem outro nome - “vaso com água” - devido à sua peculiaridade de crescer exclusivamente em solo úmido. A forma de dente de serra das folhas em forma de dentes acrescentou seu nome. Vamos considerar as variedades mais comuns e dar-lhes uma breve descrição.

pássaro azul

Possui belas inflorescências grandes que mudam de cor durante todo o período de floração. As flores têm vários tons. Uma cor mais intensa nas inflorescências médias é rosa-púrpura com estames azuis. As inflorescências grandes ao longo das bordas são coloridas de rosa claro, roxo claro a azul brilhante, roxo. Tanto as plantas jovens como as adultas florescem. O arbusto atinge uma altura de 1,5 m. A planta tolera bem geadas de até 20 graus.

Coreana

Um arbusto curto e extenso cresce até 1,5 m. A principal característica é a capacidade de mudar a cor das inflorescências de branco para azul. Depende da composição do solo (quanto mais ácido, mais azulado). A variedade é resistente ao inverno (-25 graus). Koreana está exigindo rega, que deve ser abundante e regular.

"Preciosa"

Cresce até 2,5 m de altura. Possui flores expressivas e folhas inusitadas. Na primavera e no verão são verdes, no outono são cor de vinho. As inflorescências também não ficam para trás em uma profusão de cores. No início, são verde-amarelado, depois rosa brilhante, antes de desbotarem, são pintados em tom de framboesa. Resistência ao inverno até -20 graus sem abrigo.

Luz solar dourada

Planta baixa e compacta com até 1 m de altura, característica são as grandes folhas pontiagudas amarelas que mudam de cor com a idade para verdes. As flores pequenas e férteis são de cor rosa escuro, as flores não férteis são de cor rosa claro. A planta não é resistente.

"Vierle"

Planta compacta em miniatura não superior a 1 m de altura, com graciosas inflorescências lilás-azul ou rosa com um ligeiro brilho. As folhas verdes no outono adquirem um tom bordô ou roxo escuro. Não tolera água estagnada, mas o solo deve estar constantemente úmido e fertilizado. Não se aplica a resistente à geada.

"Intermedia"

Um arbusto denso (até 1 m) de forma esférica difere de suas contrapartes em uma inflorescência incomum - na forma de um disco achatado. Tons de flores de azul a vermelho-púrpura.A composição do solo afeta a tonalidade das inflorescências (ácida - azul, alcalina - rosa). Mas cresce melhor em solos ácidos. Recomendado para plantar em local ensolarado. A variedade é resistente ao inverno (-29 graus).

"Avelrose"

O arbusto chega a atingir 1 m de altura. As inflorescências são numerosas, em forma de guarda-chuva, do rosa escuro ao rosa brilhante. Esta variedade distingue-se pela bela folhagem verde-púrpura, que se torna roxa no outono. Em solos ácidos, as flores adquirem um tom azulado. Cresce bem tanto em local ensolarado como à sombra parcial. Não tolera o excesso de umidade. Para o inverno requer abrigo (-23 graus).

Regras de pouso

Uma localização e composição do solo escolhidas sem sucesso podem levar a doenças e desenvolvimento lento, em alguns casos, e à morte de hortênsias. Para evitar isso, você precisa levar em consideração algumas regras simples de pouso.

  • A época de plantio é a primavera, antes da floração, e o outono é setembro, apenas para as regiões do sul.
  • Local - luz solar difusa ou sombra parcial. O sol forte diminui significativamente o crescimento. É indesejável plantá-lo debaixo de árvores que retiram a umidade do arbusto.
  • Algumas variedades de hortênsias serrilhadas crescem em locais ensolarados que requerem irrigação abundante. No entanto, as mudas jovens são mais bem protegidas e protegidas de ventos fortes.
  • A composição do solo é ácida, com pH aproximado de 5,0. A presença de calcário no solo afeta negativamente o desenvolvimento.

    Antes de plantar uma hortênsia, prepare a cova de plantio, focando no volume do sistema radicular.

    Depois de preparar o solo, eles formam um pequeno montículo, colocam um arbusto, endireitam as raízes e borrifam com cuidado até o colo da raiz, que deve ficar rente ao solo.

    Um pequeno furo é feito ao redor do furo para regar, a água deve escoar até a profundidade das raízes.

    Para reter a umidade, aplique cobertura morta com lascas de turfa ou casca de árvore.

    Não se esqueça de fertilizar sua hortênsia.

    Recursos de cuidados

    Hortênsia serrilhada é despretensiosa no cuidado, enquanto mostra uma floração exuberante e brilhante. No entanto, existem algumas nuances em cultivá-los. Para evitar erros e não perder a planta, considere as principais regras no namoro.

    • Para mudas jovens, nos primeiros anos, retire as inflorescências, evitando a floração abundante. O arbusto precisa ganhar força.
    • O sistema radicular precisa de ar para se desenvolver. Solte o terreno em volta do arbusto.
    • Se o tempo estiver quente (temperatura acima de +30 graus) a rega é abundante - 3 vezes ao dia, com moderada (+ 20 ... 25 graus) - 2 vezes ao dia.
    • Hortênsia responde positivamente à isca com crescimento intenso e floração exuberante. Pode ser fertilizado com uma mistura de turfa, húmus e folhas.
    • A poda anual de outono é obrigatória. Remova galhos secos e doloridos, bem como brotos sem botões. O arbusto precisa ser moldado. A manipulação produz uma floração exuberante e abundante.

    As características do cultivo de hortênsia serrata na região de Moscou não são diferentes das recomendações gerais. O principal é cobrir a planta para o inverno.

    Opções de criação

    Qualquer pessoa que goste de praticar plantações hortícolas escolhe o método de propagação de plantas mais adequado para ele. Hortênsia é melhor propagada por estacas, sementes e camadas. Cada uma das opções é eficaz à sua maneira.

    Sementes

    Longo caminho. Isso levará cerca de três anos. O método é ineficaz para variedades híbridas, pois perdem suas qualidades específicas. A preparação da pré-semente não é necessária. O tempo é o início da primavera. Basta semeá-los em solo úmido, cobrindo-os com um filme por cima, que deve ser aberto para arejamento. Os primeiros brotos podem ser vistos em 3 semanas, eles precisam ser cultivados por 2 anos. Apenas mudas de 3 anos podem ser plantadas permanentemente.

    Estacas

    Escolha estacas verdes com poucas folhas e botões e nenhum dano visível. Divida o broto de forma que cada divisão tenha um botão e várias folhas. Após o plantio o material é colocado por algum tempo em uma solução para estimular o desenvolvimento das raízes. São plantadas em solo ácido, constituído de turfa, areia, folhagem seca e húmus, acrescentando também fertilizantes orgânicos e minerais, uréia.

    Camadas

    O procedimento é realizado na primavera, antes da abertura do botão, ou no outono. Em volta do mato, a terra é cavada e nivelada, sulcos rasos são feitos, nos quais os ramos mais baixos são colocados e um pouco aspergidos com terra para que não se levantem. Durante a temporada, você pode obter vários brotos saudáveis.

    No meio do outono, as camadas são separadas umas das outras e enterradas. As camadas jovens devem ser protegidas para o inverno. Na primavera são plantadas para cultivo. Após 1-2 anos, a hortênsia pode ser plantada em um local permanente.

    Doenças e pragas

    Apesar de sua graciosidade, as hortênsias são resistentes a doenças e pragas. Mas, como qualquer planta, requer atenção constante.

    Muitas vezes, essas flores começam a murchar devido a cuidados inadequados.

    Os jardineiros costumam enfrentar desafios diferentes.

    • Clorose de folhas - não há ferro e magnésio suficientes no solo, excesso de cálcio. As folhas ficam amarelas e brilham, as nervuras permanecem escuras. Ocorre devido à alcalinização do solo.
    • Podridão branca - derrota por um fungo. Brotos, caules e folhas ficam castanhos e começam a apodrecer, ficando cobertos por uma espécie de teia de aranha.
    • A podridão cinzenta é um fungo. Formam-se buracos nas folhas, que começam a secar gradualmente. Com tempo chuvoso, a doença progride.
    • Oídio - fungo, manchas verde-amareladas aparecem nas folhas na parte superior, e o verso tem uma tonalidade metálica.
    • Septoríase - o fungo que infecta as folhas aparece como manchas redondas e marrons. Se não for tratada, a doença afeta toda a planta.
    • Ponto de anel - uma doença viral que não pode ser tratada. Desenvolve-se em mudas fracas. Manchas vagas se formam nas folhas, gradualmente as folhas começam a enrugar e perder a simetria. Os botões não estão se formando ou são muito pequenos.
    • Caramujos - uma praga de todas as plantas que come folhas e botões.
    • Ácaro-aranha o arbusto desfigura fortemente. Manchas amarelas aparecem nas folhas, que eventualmente secam e caem. Os botões estão deformados.
    • Pulgão danifica folhas e caules sugando o suco deles.

    Um vídeo sobre como cuidar da hortênsia serrata pode ser visto abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário