Hortênsia no tronco: plantio e cuidados posteriores
Hortênsia em uma haste é uma flor linda e exuberante. A sua copa tem uma capa volumosa, que imediatamente chama a atenção e distingue exteriormente a planta de outras semelhantes. Nós falaremos sobre as características do cultivo, formação e cuidados futuros em nosso artigo.
Características da tecnologia agrícola
Quando se trata de plantar, o início da primavera ou do outono é a época mais adequada para isso. Ressalte-se que para as regiões do norte do nosso país o ideal seria plantar na primavera, pois neste caso, antes do início do frio, que chega cedo, o arbusto poderá ficar mais forte, crie raízes e desenvolva um sistema de raízes.
A escolha do local de pouso deve ser pensada com antecedência. A preparação do solo será necessária. A melhor opção seria um solo ligeiramente ácido e úmido. Você pode aumentar a acidez usando formulações especiais que são vendidas em lojas especializadas. Se desejar, você pode preparar fertilizante em casa. Para fazer isso, você precisa misturar superfosfato, nitrato de amônio e sulfato de potássio.
Você não pode plantar uma flor à sombra ou ao sol, isso também não o beneficiará.
Em primeiro lugar, você precisa preparar o buraco de pouso. A cobertura é adicionada, principalmente minerais e matéria orgânica, além de areia e grama. A muda deve ser cuidadosamente colocada no buraco, após o que a turfa deve ser despejada por cima. O terreno deve ser completamente calcado e regado de forma adequada. Depois disso, é realizada a cobertura morta, para a qual o húmus é bastante adequado.
Se a hortênsia crescer nas latitudes norte, no inverno ela deve ser coberta ou transferida para uma sala fria, onde não haverá indicadores negativos de temperatura. Ela está muito mal com a onda de frio, e as geadas podem matá-la. Quanto às latitudes ao sul, um terreno aberto e um abrigo de abetos são bastante adequados.
Regras de formação
Nesse caso, a maioria dos jardineiros prefere optar por hortênsia de panícula. Tem um barril, então o trabalho fica um pouco mais fácil. No que diz respeito ao cultivo, o local deve ser protegido dos ventos. As áreas perto da cerca ou da parede da casa são perfeitas.
Você mesmo pode formar uma planta se realizar certos procedimentos todos os anos desde o momento do plantio. Para que a árvore cresça na vertical, sem se desviar, será necessário um suporte no qual será fixado o condutor central.
A pinça deve ser feita em pleno verão. Para isso, todos os ramos laterais são removidos. Na próxima temporada, em meados de julho, devem ser cortados em anel. Isso tornará o tronco mais grosso. Quanto ao condutor central, ele também precisa ser vigiado. Na primavera, ele é aparado ao nível onde o botão mais desenvolvido está localizado.
Os procedimentos podem ser iniciados depois que a árvore atinge uma altura de 1-1,5 metros. Para torná-lo mais estável, faz sentido formar 2-3 troncos com uma coroa. Após 7 a 8 anos, uma hortênsia de pleno direito no tronco aparecerá no local. Ela consegue encantar os olhos do jardineiro há mais de 40 anos. Você pode realizar todas as manipulações com as próprias mãos, isso será uma contribuição inestimável para o paisagismo do território.
Deve-se notar que as inflorescências serão exuberantes e volumosas. Em alguns casos, a carga sobre os brotos torna-se muito forte e, como resultado, eles podem quebrar.Para excluir este momento, você precisa cortar os galhos em 2-3 pares de botões na primavera.
Enxertia como forma de obter um caule
Se você usar este método, você pode trabalhar com paniculado e hortênsia em um tronco. Primeiro você precisa decidir sobre o estoque. Deve ser o mais espesso e forte possível. Ao formar a coroa de 2-3 ramos com um condutor central, as fendas devem ser feitas na área do tronco. Estacas de enxerto com vários botões vivos são colocadas dentro delas.
O corte deve ser tratado com um campo de jardim. Depois disso, o barril é envolto em polietileno ou envolto em fita isolante. O sucesso das manipulações pode ser verificado pela formação de novas lâminas, que em breve começarão a surgir dos botões. Demora cerca de um mês desde o início dos procedimentos até o momento. A principal condição é que a área onde a copa e o porta-enxerto crescem juntos seja o mais forte e durável possível. A haste deve ser segura e reta. Isso é garantido com a ajuda de um longo suporte, ao qual a planta é amarrada.
Nas temporadas seguintes, a árvore também precisará de cuidados. Os rebentos que não têm inflorescências terão de ser cortados. Além disso, partes danificadas da planta são removidas e sua copa é desbastada. Hortênsia em forma padrão agrada a vista. Possui uma copa volumosa, espalhada ou em forma de bola, que é salpicada de lindas e brilhantes flores.
Mais cuidados
A planta pode se orgulhar de alta robustez no inverno. Nas regiões do sul de nosso país, uma árvore adulta e forte resiste ao frio sem nenhum abrigo. Além disso, ele lida bem com ataques de pragas de insetos e é menos suscetível a várias doenças. Esses benefícios são fundamentais para a hortênsia do caule. Quanto às latitudes setentrionais, a hortênsia que aí cresce terá de ser cuidada adicionalmente no inverno. A zona próxima ao tronco deve ser coberta com turfa, e o próprio arbusto deve ser coberto com ramos de abeto ou folhas secas.
Todo jardineiro sonha em ter plantas fortes e saudáveis em seu site. Para fazer isso, eles precisam prestar atenção. Cuidar de hortênsias comuns não é difícil. Em primeiro lugar, eles precisarão de rega regular. Deve ser executado à medida que o solo seca.
Se o verão for muito seco, você também precisará soltar o solo e aplicar cobertura morta com turfa ou solo de jardim.
Além disso, a hortênsia é excelente para polvilhar a copa. Na estação seca, deve ser realizado pelo menos uma vez a cada 5-7 dias. Isso dará à planta a umidade necessária. Não devemos esquecer a introdução de curativos. Para que a planta agrade com uma floração exuberante, bem como para aumentar sua imunidade, os fertilizantes devem ser aplicados 2 vezes ao ano. A primeira alimentação é realizada com formulações contendo nitrogênio. Uma solução de ureia é a mais adequada. Você pode usar um nitrofoscópio adicionando 15 gramas a um balde de água.
Para a segunda alimentação, complexos minerais são usados. É realizada antes do início da floração. Adicione 10 gramas de sal de potássio e um pouco mais de superfosfato a um balde de água. Se possível, essa cobertura pode ser repetida no outono para preparar a hortênsia para o início da geada e fortalecer seu sistema radicular. Depois disso, a planta sobreviveu com mais segurança.
Além disso, não devemos esquecer de manter a ordem. As ervas daninhas devem ser removidas a tempo e os resíduos da planta devem ser removidos. Tratamentos preventivos também serão necessários. Destinam-se a proteger contra fungos, vírus e bactérias. Podem ser realizados com medicamentos como "Skor", "Topaz" e outros. Na primavera e no outono, o tratamento antiparasitário também será necessário. Para ela, mais frequentemente usado "Comandante" ou "Akarin".
Aplicação em paisagismo
Se a hortênsia padrão for formada corretamente, ela pode se tornar uma verdadeira decoração do local. A aparência atraente foi apreciada por paisagistas.A planta não pode ser colocada apenas no jardim. Parece ótimo em varandas e terraços ao ar livre.
Bons vizinhos incluem buxo, rosas e astilba. Hortênsia parece muito bonita ao lado de coníferas menores. Diversifica o olhar ao lado do austero zimbro ou thuja. No entanto, deve-se ter em mente que é estritamente proibido plantá-lo próximo a árvores. O fato é que seu sistema radicular desenvolvido privará o arbusto de uma quantidade suficiente de umidade, o que acabará levando à sua morte. Portanto, neste caso, é necessário manter uma distância significativa, pelo menos, 2-3 metros.
De acordo com as avaliações dos jardineiros, o cultivo de uma hortênsia padrão apresenta certas dificuldades; no entanto, o resultado supera as expectativas mais extravagantes. O principal é escolher um material de plantio de alta qualidade e saudável, podar corretamente e também cuidar da planta na hora certa.
Como fazer uma hortênsia em um tronco, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.