Hydrangea paniculata: descrição, variedades, plantio, cuidado e reprodução

Contente
  1. Descrição
  2. Como é diferente de uma árvore?
  3. Variedades
  4. Aterrissagem
  5. Regras de cuidado
  6. Transferir
  7. Reprodução
  8. Doenças e pragas
  9. Possíveis problemas
  10. Uso em paisagismo

A hortênsia da panícula é uma planta que adorna jardins e terrenos em todo o mundo. Ela é amada por sua floração exuberante e longa. Do verão ao final do outono, ele cria uma atmosfera gentil e romântica no território de uma casa ou outro edifício. No paisagismo doméstico, esta planta tornou-se uma das mais populares, pois pertence a arbustos perenes, modestos e despretensiosos ao clima e aos cuidados.

Descrição

Hydrangea paniculata é um arbusto ou árvore que pode crescer no jardim por mais de meio século. A hortênsia vai crescer até 2 m de altura, mas atrai mais com suas inflorescências exuberantes, que chegam a 15 cm de diâmetro. Na cor, eles podem ser creme, rosa, rosa desbotado (tendendo para o branco), vermelho-púrpura. As datas de floração vão de julho ao final do outono. Até a primeira geada não perderá o aspecto florido. Mas as primeiras inflorescências fofas terão que esperar: pela primeira vez, a hortênsia da panícula não floresce rapidamente, por 4-5 anos após o plantio. O número total de espécies de hortênsias é próximo a cem, mas as mais populares são paniculadas, com folhas grandes e semelhantes a árvores.

Como é diferente de uma árvore?

As diferenças aqui são significativas, pois até um iniciante será capaz de entendê-las e escolher um arbusto adequado para seu local. A hortênsia semelhante a uma árvore é um arbusto típico, mas a paniculata se parece mais com uma árvore. E essa é uma diferença significativa para quem pensa na escala do paisagismo: o que falta no local, então é preciso plantar. Além disso, a espécie paniculada é mais forte e mais resistente à geada. Os rebentos das árvores ganham força no outono e são cobertos por uma camada especial de casca. Mas em um arbusto semelhante a uma árvore, os brotos jovens congelam completamente no inverno russo, porque simplesmente não têm tempo para ficar mais fortes. Mas no próximo ano eles vão lançar brotos novamente e florescer na mesma cor. Se este tipo de hortênsia estiver coberto de neve, no próximo ano o arbusto ganhará força e voltará a florescer ativamente.

Mas em termos de diversidade de cores, as espécies não são inferiores umas às outras. Ambos os arbustos vão decorar praticamente qualquer conjunto natural no jardim.

Variedades

É um prazer especial para o jardineiro escolher variedades, experimentar, comparar, fazer descobertas e ser algum tipo de experimentador. E realmente há muito por onde escolher.

  • Diamant Rouge - baixo grau com exuberantes flores rosa-avermelhadas. A cor das flores muda de um verde desbotado para vermelho. O arbusto chega a atingir 120 cm de altura, floresce abundantemente e por muito tempo.
  • Neve de verão - uma variedade de baixo crescimento com inflorescências muito densas, permanecem brancas quase até ao final da floração. A altura de uma planta adulta é de 80 cm Criada em um dos viveiros holandeses mais famosos, Alex Schoemaker.
  • "Dentel de Gorron" - tem inflorescências em forma de cone, a cor varia do branco neve ao rosa escuro. As folhas do arbusto também são brilhantes, oblongas e pontudas. Esta variedade de cor branca é considerada uma das mais populares entre os jardineiros.
  • "Exclusivo" - as folhas escuras contrastam com as flores brancas, que têm um tom rosa claro. É também uma variedade bastante popular, caracterizada pela despretensão e facilidade de tratamento.
  • "Pérola do Festival" - o arbusto cresce até 1,5 metros, possui copa compacta arredondada. Distingue-se pelo seu vigor moderado, floração precoce (meados de junho). As flores serão inicialmente cremosas e depois brancas, contornadas com um gradiente rosa-esverdeado.
  • Daruma - a casta distingue-se pelo formato em leque vertical, inflorescências pequenas e delicadas, com altura não superior a um metro e meio. No início da floração, as flores são de um creme suave, depois a cor torna-se um rosa confiante.
  • "Confete" - uma variedade com flores brancas e rosa claro, agrada com floração de julho a setembro, cresce até um metro e meio.
  • "Seleção" - arbusto alto e potente, a altura do rebento pode chegar até aos 3 M. As inflorescências são grandes, largamente cónicas. A planta começa a florescer em julho e continua a florescer até meados do outono.
  • Luz estelar mágica - um arbusto de forma compacta de copa arredondada, cujos rebentos são de cor castanho-avermelhada. A floração vai de junho a setembro.
  • Prim White - hortênsia branca com uma forma de inflorescência graciosa, floresce em junho, antes de todas as outras hortênsias da panícula. Perfeito para a criação de plantações mistas com outras perenes.
  • Queda do céu - a pequena altura do arbusto convive com panículas bastante grandes. As inflorescências são realmente muito grandes e cônicas. O arbusto é compacto, a cor está ganhando rapidamente.
  • "Big ben" - o arbusto pode crescer até 2,5 m, espalhando-se em forma, simétrica, suas inflorescências são perfumadas, cônicas. A variedade se distingue pela alta robustez de inverno.
  • Flor de morango - uma variedade com flores brancas que se tornam rosadas no final da temporada. Um arbusto ramificado com ramos muito fortes, floresce já no ano do plantio e floresce até outubro.

A lista continua, há muitas variedades. Algumas pessoas as classificam erroneamente como paniculata - por exemplo, a variedade Anabel se refere a hortênsias de árvores.

Aterrissagem

Considere cuidadosamente a escolha do material de plantio. Se você decidir comprar mudas de hortênsia da panícula, preste atenção à idade da muda - arbustos de 3 a 4 anos de idade criarão raízes bem. Uma muda de qualidade não terá lascas, quebras e arranhões. As raízes também devem ser leves e inteiras. Quando plantar uma planta em campo aberto, você mesmo escolhe: pode fazê-lo na primavera e no outono. O plantio na primavera é, obviamente, preferível. Durante o período de verão, o arbusto é mais fácil de se adaptar às novas condições.

A sombra parcial clara será um local de plantio ideal para uma cultura. Por ser extremamente suscetível a correntes de ar, encontre um local protegido do vento para a planta. A composição do solo para cultivo também é importante: solo ligeiramente ácido sem álcali é adequado para isso.

Regras básicas para o plantio de hortênsias em um vaso.

  • Os poços de plantio geralmente têm dimensões de 50 por 50, 40-45 cm de profundidade. Se você escolheu uma variedade que pode crescer até 2,5 m, é necessário plantar arbustos uns dos outros na mesma distância - 2,5 m.
  • Despeje 3 baldes de água na cova cavada e espere um dia (é necessário que o solo esteja completamente saturado).
  • Encha o buraco com uma mistura de nutrientes de areia, turfa e húmus. Aplicar fertilizante - superfosfato (65 g), sulfato de potássio (25 g), ureia (25 g).
  • Coloque a muda em um buraco fertilizado. Se necessário, endireite suavemente as raízes, cave com terra.
  • Regue o arbusto liberalmente. Quando a terra diminui, o espaço ao seu redor pode ser coberto com cobertura morta. No papel de cobertura morta, você pode usar agulhas de coníferas, casca de árvore, a mesma serragem e muito mais.

Regras de cuidado

O processo de cultivo em si não pode ser chamado de difícil, porque a panícula de hortênsia é realmente despretensiosa. Mas as condições básicas devem ser atendidas - são regar, podar, fertilizar e soltar.

  • Rega. Em dias secos e quentes, regue o arbusto duas vezes por semana, em tempo chuvoso - com menos frequência. Água gelada não é usada, a temperatura ótima do líquido para irrigação é de 25 graus. Você também pode adicionar um hidrogel ao plantar no solo, ele ajudará a protegê-lo contra o ressecamento.
  • Afrouxamento, cobertura morta. O afrouxamento é um procedimento necessário que permite que o oxigênio penetre até as raízes. Não vale a pena soltar o solo muito profundamente. A cobertura morta, por outro lado, permite reter a umidade e também reduzir a frequência de afrouxamento.
  • Fertilizante. Se você deseja cultivar um arbusto com flores realmente exuberantes, a planta precisa ser fertilizada. A primeira alimentação ocorre na primavera, no início do fluxo de seiva - excrementos de pássaros ou verbasco são adequados para esse fim. O segundo curativo de cobertura cai no meio da primavera e no período de brotamento - uréia, água, sulfato de potássio e superfosfato são adicionados. No meio do verão, a planta pode
  • Alimentar com estrume, e em outubro, você precisa usar uma alimentação especial para hortênsias (não deve haver nitrogênio na composição). Você pode precisar acidificar o solo antes de plantar.
  • Poda. É melhor cortar o arbusto na primavera, quando os botões já se formaram na planta, mas ainda não floresceram. Os rebentos que sobraram do ano passado foram eliminados em um terço. Os ramos fracos e secos são totalmente cortados.
  • Abrigo para o inverno. Você pode amarrar galhos no outono e apenas dobrá-los no chão. Você pode, por exemplo, colocar palha em cima, fechá-la com ramos de abeto. A planta só pode ser aberta na primavera, quando a geada não é mais ameaçada. E embora a hortênsia da panícula seja um arbusto resistente ao inverno, você pode salvá-la desse estresse.

Transferir

Se o local onde o arbusto cresce não for adequado para a planta, ou houver outro motivo para o transplante, faça-o "mover-se" de acordo com todas as regras.

  • Escolha a primavera para o transplante, a melhor época é o início do fluxo de seiva. No outono, é indesejável fazer isso, porque a planta terá muito pouco tempo para se adaptar às novas condições.
  • Faça uma nova cova de acordo com o mesmo princípio de antes do plantio regular. Polvilhe a planta com terra, organize regas abundantes.
  • Não se esqueça de alimentar o arbusto depois de um mês.
  • Tente sombrear a planta nos primeiros 20-25 dias após o transplante. Se os dias estiverem quentes, você precisará regar o arbusto 2 a 3 vezes por semana.

Reprodução

Jardineiros usam vários métodos de propagação de plantas. O mais simples deles é a reprodução por camadas. Na primavera, o jardineiro dobra um rebento rasteiro no chão, fixa-o e cobre-o com terra. Ao longo do período vegetativo, a estratificação deve ser cuidada da mesma forma que o arbusto principal. E para o inverno também deve ser coberto. Na próxima primavera, o broto deve ser separado da parte materna e depois transplantado para o local escolhido.

Se for enxertar na primavera, deve-se cortar os ramos com 5 botões, depois colocá-los em "Kornevin" por 2 dias. Em seguida, as estacas são colocadas em solo temporário, sombreado. No outono, eles também precisam ser cobertos para protegê-los da geada. Quando as mudas têm 4-5 anos, podem ser transplantadas para um local permanente. Ao propagar dividindo o arbusto, retire a raiz do solo, dividindo-a cuidadosamente em várias partes. Plante as estacas resultantes nas covas previamente cavadas e fertilizadas. Lembre-se que nas primeiras 3 semanas as mudas precisam ser protegidas dos raios ultravioleta.

Se você cultiva plantas em um tronco, sabe que elas são resistentes ao inverno. Mas durante a reprodução, essa qualidade está em risco, portanto, certifique-se de cobrir o arbusto para o inverno.

Doenças e pragas

A primeira gama de possíveis doenças da hortênsia paniculada são as doenças causadas por más condições de cultivo. Então, a planta pode ficar enfraquecida por queimaduras solares, deficiência ou excesso de água, balanço mineral insuficiente do solo.

  • Clorose - pode ocorrer por falta de ferro no solo ou excesso de cal. A sintomatologia é a seguinte: folhas amarelas e secas com remanescentes de nervuras verdes. Nesse caso, o solo deve ser amolecido, acidificado com sulfato de alumínio ou turfa. Você também pode amaciar a água para irrigação com cinzas. Pode ser necessário reduzir a intensidade da alimentação mineral.
  • Folha queimada - parecem manchas esbranquiçadas translúcidas. As áreas afetadas ficam mais finas e podem secar. O tratamento consiste em sombrear a planta.Mas a hortênsia da panícula não é tão vulnerável a queimaduras quanto a hortênsia.
  • Podridão branca - o fungo infecta as raízes, a doença se espalha de outras plantas ou através de restos de plantas. Raramente é encontrado ao ar livre. Mas se você vir brotos escurecidos, caules apodrecendo perto do solo, flores de "algodão" branco nas folhas, então a hortênsia está afetada pela podridão branca. A cura para essa doença é pequena e ela ameaça infectar outras plantas da região.
  • Podridão cinzenta - afeta as folhas e os tecidos das plantas jovens. A doença geralmente ocorre devido ao alagamento, bem como à superlotação de arbustos. Uma suave floração cinza nas folhas sugere que as áreas mortas precisam ser removidas e queimadas com urgência. Após a remoção, as plantas devem ser tratadas com permanganato de potássio. Mas se a doença tiver ido longe, a planta terá que ser removida para evitar a infecção em massa das plantações no local.
  • Míldio - manchas oleosas aparecem nas folhas. As áreas afetadas devem ser removidas o mais rápido possível. Uma planta que sofreu a remoção de áreas danificadas precisa ser pulverizada com uma solução de 1% de calda bordalesa.
  • Oídio é real - as folhas ficam amarelas, ficam cobertas de manchas. A placa nas costas pode ser cinza-púrpura. As áreas problemáticas precisam ser removidas e queimadas, a planta deve ser tratada com fungicidas. Lembre-se de que tal processamento no próximo ano após o primeiro é impossível, você precisa fazer uma pausa de um ano entre eles.
  • Septoria - É expressa pela derrota das folhas com manchas claras no centro e manchas marrons nas bordas. Se a planta for gravemente afetada, podem até aparecer manchas nas hastes. As áreas afetadas devem ser removidas, as seções devem ser tratadas com permanganato de potássio. Septoria de hortênsia pode "espalhar-se" por maçã, framboesa, berinjela e algumas flores.
  • Ferrugem - surge do excesso de água e fertilizantes nitrogenados. A sintomatologia é expressa como pequenas manchas amarelas, que então se transformam em crescimentos marrons. E poeira enferrujada pode cair desses crescimentos - esses são os esporos do fungo, que são facilmente carregados pelo vento. As folhas secas devem ser removidas, então a planta terá que ser tratada com cloreto de cobre.

As pragas ameaçam as hortênsias tanto quanto os fungos. Um desses parasitas agressores é o pulgão. Ele se instala em colônias no arbusto, por isso suas folhas começam a amarelar e secar. Se a colônia de pulgões for pequena, o arbusto pode simplesmente ser molhado com água de uma mangueira. E se o pulgão tiver capturado completamente a planta, você terá que usar inseticidas. Se você plantar malmequeres nas proximidades, essas flores atrairão joaninhas, que são consideradas o principal inimigo dos pulgões. Se uma teia fina apareceu nas folhas da hortênsia, um ácaro-aranha pode ter capturado a planta. As folhas afetadas por esta praga podem enrolar e enrolar. Se a lesão não for grave, basta aplicar uma solução de sabão ou qualquer óleo mineral nas folhas. Mas se a derrota pela praga for grande, um golpe mais forte é necessário para combatê-la - os meios "Relâmpago" ou "Akarin".

Existem pragas que às vezes são impossíveis de lidar. Toda esperança é apenas para a prevenção, como no caso do nematóide do verme da raiz. Arar o solo com "Fitoverm" protegerá a planta contra essa praga. Se você notar uma lesma do jardim ao lado da hortênsia, você precisa pegá-la com as mãos, destruir as garras do ovo.

Possíveis problemas

O que esperar no cultivo de hortênsias, quais os problemas possíveis e como resolvê-los - essas são as perguntas mais frequentes do jardineiro. Considere maneiras de resolvê-los

  • Hortênsia não floresce. As razões podem ser muitas: por exemplo, os iniciantes conseguem cortar todos os brotos para o inverno. Mas os botões são formados no outono, então a poda levará à completa falta de flores. O problema pode estar no congelamento dos botões, no sol forte e na ausência de rega regular.
  • Só dá folhagem. Também pode haver vários motivos. Se houver poucas flores e principalmente uma folhagem, a planta pode congelar.É possível que o solo no local de cultivo da lavoura esteja esgotado. Finalmente, a hortênsia adoeceu. Você pode fazer um travesseiro de húmus quente sob as raízes para o inverno, para proteger a planta do congelamento.
  • Não muda de cor. A mudança de cor própria é outra qualidade da hortênsia pela qual os jardineiros adoram. Lembre-se de que apenas as plantas rosa ou azul podem ser repintadas, a variedade branca não sofrerá nenhuma alteração. Para obter tons de azul, você precisa de solo ácido, uma quantidade suficiente de sais de alumínio, um mínimo de fósforo. Para tons de rosa, é correto manter um solo neutro ou alcalino, inacessibilidade aos sais de alumínio.

Curiosamente, mesmo em um arbusto de hortênsia, você pode obter inflorescências multicoloridas. Para fazer isso, diferentes lados do arbusto precisam ser fertilizados e regados com diferentes substâncias.

Uso em paisagismo

Ao plantar hortênsias, concentre-se no estilo geral do jardim. Por exemplo, arbustos paniculados ficarão ótimos em um site decorado em estilo russo. Na margem de um reservatório (e também artificial), essas plantas ficarão muito atraentes. E para criar um esquema de cobertura arbustiva, você pode combinar várias variedades. Os arbustos são tradicionalmente moldados por poda.

Uma seleção de fotos das melhores opções para hortênsia de panícula em projetos de paisagismo.

  • As árvores lilases decorativas perto da cerca sempre parecem ternas, macias e é simplesmente impossível passar sem admirar a planta exuberante.
  • O arbusto no banco é uma solução clássica e quase sempre ganha-ganha.
  • Arbustos exuberantes e brancos ao longo do reservatório são um enquadramento digno da área de lazer.
  • Ao lado de pedras decorativas, o arbusto também terá uma aparência convincente e graciosa.
  • Hortênsias e fontes podem cercar, mas não selecione variedades muito altas para tal propósito.
  • A estratificação é perfeitamente sustentada, na qual as plantas se ajudam mutuamente para serem mais brilhantes e expressivas visualmente.
  • Cercar a casa com um travesseiro branco fofo é uma solução interessante, e as flores brilhantes plantadas nas proximidades não interferem em nada com a ideia.
  • Os arbustos brancos perto de uma cerca branca são muito bonitos, delicados, sutis. O local se tornará um local favorito para sessões de fotos.
  • Para os amantes do azul, essa foto é um deleite para os olhos. Aliás, uma bela vista, o principal é não exagerar na cor na hora de formar a paisagem.
  • A hortênsia ao longo do caminho de aterro parece bonita e um pouco sentimental. Você pode brincar com a altura dos arbustos.

Se você é um jardineiro iniciante, seu primeiro arbusto experimental pode ser uma hortênsia de panícula dócil e muito bonita.

Para obter informações sobre como cuidar adequadamente da hortênsia da panícula, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário