Cortando hortênsia paniculata
Paniculata hydrangea é propagada de diferentes maneiras. Para isso, usam-se brotos jovens (crianças), camadas de ar, sementes, ao se transplantar e rejuvenescer um arbusto é permitido dividi-lo para obter várias novas plantas. Por que as estacas são usadas com mais frequência? Vale a pena conhecer mais detalhadamente o que está relacionado com isso e como realizar corretamente a poda e o enraizamento das estacas.
Peculiaridades
A forma mais comum de criar panícula de hortênsia é a propagação por estacas, sendo ideal para suas outras variedades, incluindo pecíolo (crespo) e arbórea. Uma vantagem definitiva do método é a preservação de todas as características varietais da planta original, isto é especialmente importante em relação a variedades raras e valiosas., pois quando se multiplicam, prevê-se a obtenção de cópias únicas.
Mas não apenas por esta razão, o método é considerado preferível - as mudas enraízam melhor, se desenvolvem e crescem, e isso é uma vantagem definitiva no crescimento.
Porém, em comparação com a adaptação de estacas no solo, é mais difícil realizar estacas, sendo necessário conhecer algumas das nuances do procedimento, bem como as regras da tecnologia agrícola que garantem um resultado positivo.
Quanto às características das mudas de espécies de culturas paniculadas, você deve saber:
- é mais sensato realizá-la no verão, pois muitas vezes os procedimentos da primavera e do outono não dão o resultado desejado - as mudas podem criar raízes e desenvolver-se mal;
- atenção especial deve ser dada à escolha do local - é melhor escolher uma área bem iluminada próxima a sebes ou edifícios que protejam a planta de correntes de ar e fortes rajadas de vento;
- no plantio, para evitar crescimento lento e doenças, vale a pena ser exigente com o solo - solos alcalinos são contra-indicados para hortênsias;
- antes do início da primeira invernada, é necessário pensar seriamente sobre como proteger de forma confiável estacas jovens enraizadas - isso se aplica em maior medida às regiões frias.
Caso contrário, os cortes de variedades de paniculado não são muito diferentes deste procedimento para outras hortênsias, mas todo o trabalho agrotécnico deve ser realizado em tempo hábil.
Cronometragem
É possível fazer cortes de panícula de hortênsia tanto na primavera como no verão e no outono, sendo que cada procedimento tem suas sutilezas.
Na primavera
O início da primavera é adequado para o corte de mudas, quando o processo natural de fluxo de seiva ainda não começou no mato. DPara o plantio, são selecionados os ramos lignificados do ano passado, que, após o corte, são mantidos na água por até 5 dias, para então começarem a se dividir.
Via de regra, depois disso, são plantadas em recipientes com solo solto e bem umedecido.
Verão
O cultivo de hortênsias no verão é realizado em junho, o ideal é fazê-lo de 10 de junho a meados de julho. Para o enraizamento, são escolhidos brotos verdes, que ainda não tiveram tempo de amadurecer, com botões grandes. É importante dividi-los imediatamente após a poda. Se o plantio atrasar, você pode enraizar as plantas na água. As raízes aparecem em cerca de 30 dias.
No outono
O corte das estacas no outono começa na segunda metade de setembro, e o cultivo em um substrato nutritivo é escolhido para formar o sistema radicular. Inclui turfa e areia grossa de rio. As plantas plantadas precisam criar condições de estufa, regá-las até 2 vezes a cada 7 dias, enquanto a película não deve ser removida.
A partir de 15 de outubro, as mudas são plantadas em recipientes separados e colocadas em local fresco com temperatura de 0 a +5 graus Celsius. Quando as folhas caem, a planta precisa de um quarto escuro, enquanto as folhas são preservadas, os vasos são deixados na luz.
Preparação de material
Jardineiros experientes realizam o procedimento no verão, em junho-julho, e apenas as pontas verdes dos galhos são adequadas para isso.
A parte inferior das estacas deve ter tempo para lignificar, o momento ideal é o início da formação dos botões.
É possível garantir 100% de enraizamento dos brotos aderindo a certas regras.
- É selecionada uma planta adulta, forte e sã, da qual é necessário cortar um galho com brotos em um ângulo de 45 graus. Não são necessários topos para o material de plantio - eles são cuidadosamente cortados.
- É permitido cortar uma hortênsia em dia nublado e na ausência de sol, para que os raios ultravioleta não deixem queimaduras nos locais das estacas dos brotos e da mata-mãe.
- Os ramos precisam ser divididos em segmentos de 10-12 cm, deixando um par de folhas em cada um. A parte inferior é cortada sob o rim.
- As folhas da parte inferior da estaca devem ser removidas e as superiores cortadas ao meio.
- Quando o número necessário de estacas é coletado, sua parte inferior lignificada é colocada em solução de agente formador de raízes por 2 horas. Se tal medicamento não estiver disponível, use mel natural diluído em água (200 ml 1 colher de chá). Se a composição de nutrientes HB101, feita a partir de extratos de plantas, for usada, a futura muda precisa ser mantida nela por 30 minutos.
- Outra opção para estimular a rápida formação do sistema radicular é mergulhar as mudas em água e depois em uma mistura seca de um promotor de crescimento.
Os melhores bioestimulantes que são indicados para hortênsias paniculadas são o remédio orgânico natural "Heteroauxina" à base de ácido beta-indolacético (fitohormônio), "Zircão", além de acelerar o crescimento, evitando o desenvolvimento de doenças fúngicas e bacterianas nas plantas, bem conhecidas a muitos jardineiros "Kornevin".
Como alternativa, você pode cortar as mudas dos galhos laterais na parte inferior do arbusto, mas precisa que cresçam com boa luz.
É importante usar a parte intermediária do broto do ano atual ou do ano passado - assim as mudas enraízam mais rápido e com mais facilidade. Além do mais, Os especialistas aconselham a escolha de ramos com botões desenvolvidos e grandes.
Recomenda-se levar material para o plantio no início da manhã, pois nesse horário a planta contém mais umidade e enraíza-se melhor no futuro. Se o procedimento for realizado em dias de primavera, os ramos são mantidos na água por cerca de 3-5 dias.
Fazendo esse trabalho em casa, não podemos esquecer que a poda deve ser pré-esterilizada. - muitas vezes a planta é afetada por doenças virais se o inventário não for desinfetado.
Plantio e manutenção
Os brotos das hortênsias podem ser enraizados na água e na mistura de solo preparada - para variedades de paniculados, ambos os métodos são aceitáveis.
Se a água for selecionada, o esquema de enraizamento será semelhante a este:
- uma colher de canela é colocada em um recipiente escuro com um volume de 250 ml;
- 2-3 estacas são colocadas nele de modo que sua parte inferior tenha 1/6 do comprimento na água;
- quando a água evaporar, deve ser completada com água filtrada e sedimentada, não é necessário mudar completamente a solução;
- durante as estacas de primavera, as plantas são mantidas no lado sul em condições de luz difusa, quando os ramos de outono precisam ser enraizados, um recipiente com eles é instalado em sombra parcial;
- ao forçar, é recomendável saturar regularmente a solução com oxigênio, o que evitará a decomposição da raiz.
Quando a raiz brota com 2 a 4 cm de comprimento, a planta pode ser transplantada para um solo com baixo nível de acidez para posterior enraizamento.
Plantar hortênsias no solo imediatamente também é aceitável. Antes do plantio dos pecíolos, é necessário preparar um substrato nutritivo para a planta, levando em consideração os requisitos estabelecidos.
- O solo deve ser bastante solto, então uma mistura de vermiculita e areia grossa é usada.Outra opção é areia, turfa, perlita e solo fértil. Você pode usar qualquer composição adicionando ácido cítrico (1 g), todos os componentes são tomados em partes iguais.
- As plantas são plantadas em caixas de madeira, a parte externa do fundo coberta com trapos para efeito de aquecimento, e por dentro são dispostas com fios de lã em intervalos de 5 cm, suas pontas são imersas em vasilhas com água - obrigado para isso, o solo ficará moderadamente umedecido e não secará. As estacas colhidas devem ser corretamente posicionadas no solo - a um ângulo de 45 graus e a uma distância de 12-15 cm entre si, devem ser enterradas a 2-3 cm.
- Após o plantio, o solo sob as plantas deve ser umedecido por pulverização.
Outro cuidado com as hortênsias jovens é cobri-las com filme plástico para criar condições de estufa.
Você pode proteger a terra de secar e as mudas de superaquecimento, você pode colocar as caixas em um local escuro a uma temperatura de + 20 ... 25 graus durante o dia e + 15 ... 18 graus - à noite .
As hortênsias são transplantadas um mês depois, quando têm raízes de 2 a 3 cm de comprimento, em recipientes separados com volume e altura de 10 cm. O substrato nutritivo é escolhido especialmente para este tipo de cultura, ou é preparado independentemente da areia, turfa e solo de jardim. Os vasos são então colocados em uma área sombreada, continuando a regar e ventilar regularmente. Se os botões se formarem nos galhos, você pode alimentar a planta.
Preparação para o plantio no solo
Só no próximo ano é possível plantar hortênsias jovens com raízes formadas. E antes disso, você deve cuidar da planta na véspera do inverno.
Existem 2 opções:
- enterrar um recipiente com um arbusto no chão para que não congele, mas é melhor fazer isso em uma estufa;
- reduza a frequência e o volume da rega e, a seguir, mova a muda para a adega ou porão.
Aos primeiros sinais de crescimento na primavera, o solo começa a ser regado com moderação. Na verdade, a planta está pronta para plantar. Antes da colocação, um agente mineral complexo contendo potássio, fósforo e nitrogênio é adicionado à cova de plantio, e 2-3 dias antes disso, o arbusto não é mais irrigado - isso é necessário para removê-lo facilmente do recipiente junto com o torrão de solo. Imediatamente após o plantio, para criar uma bela copa, a hortênsia é cortada a 2/3 da altura do arbusto.
Se você seguir as instruções corretamente, observando as regras de corte, usando este método é possível cultivar um arbusto ornamental de alta qualidade, que irá decorar o local com flores exuberantes de beleza mágica durante todo o verão.
Para mudas de hortênsias, veja abaixo.
Muito obrigado, todos os métodos são muito claros e descritos de forma simples.
O comentário foi enviado com sucesso.