Como alimentar a panícula de hortênsia e como fazê-lo corretamente?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Alimentação de primavera
  3. Cuidado de verão
  4. Procedimentos de outono

Qualquer horta não fica completa sem um belo canteiro de flores, que agrada aos olhos na estação quente. A variedade de flores e plantas que apresentam uma floração longa e exuberante é muito significativa, por isso é necessário escolher os espaços verdes adequados. Paniculata hortênsia irá agradar àqueles que desejam ver arbustos com floração abundante e de longo prazo, sem fazer nenhum esforço especial para cuidar. O principal componente do desenvolvimento adequado é o revestimento de cobertura - eles devem ser realizados dentro de um determinado período de tempo se os fertilizantes necessários estiverem disponíveis.

Peculiaridades

Em muitos jardins da Rússia central, você pode encontrar uma planta que floresce abundantemente com flores brancas reunidas em panículas. Pelas peculiaridades de sua estrutura, esse arbusto recebe o nome de panícula de hortênsia, que se diferencia dos demais representantes pelo tipo em tamanho e características de design. Essa cultura veio da China, Japão, Sakhalin e Extremo Oriente e com o tempo se espalhou muito além dessas regiões.

Hortênsia se sente bem em diferentes condições climáticas, portanto, a presença de frio no inverno não a afeta de forma alguma. O mato pode viver até 60 anos, suportando geadas de 25 graus. Apesar dos elevados indicadores de resistência aos fenômenos ambientais, tanto para o pleno crescimento e desenvolvimento, quanto para a floração decorativa, uma série de regras devem ser observadas.

  • É melhor plantar arbustos em sombra parcial. Com a constante exposição aos raios solares, as flores perdem seu efeito decorativo.
  • É melhor plantar a planta em solo fértil, argiloso, ácido e úmido. Na ausência de condições adequadas, vale a pena criá-los por conta própria.
  • O plantio de um arbusto no solo é feito dependendo da região. Em regiões quentes, é primavera e outono, e em climas temperados a primavera é considerada a melhor época.
  • Ao planejar um terreno para hortênsias, vale a pena cavar buracos a uma distância de 1-2 metros, não mais perto, para que os arbustos se sintam bem quando crescerem.
  • Para o pleno crescimento da hortênsia, é necessário afrouxar regularmente o solo próximo ao mato, tirar as ervas daninhas, regar bem, cortar a tempo e corretamente e fertilizar.

Sujeito a todas as condições do local, acabará por ser plantado um belo jardim de hortênsias, que começará a florir no final de junho e terminará em outubro. Para garantir o esplendor e efeito decorativo das flores, é necessário alimentar os arbustos com os aditivos necessários em tempo hábil.

Características de fertilização

Devido ao fato de que a hortênsia precisa de rega frequente e abundante, as substâncias úteis são intensamente lavadas do solo, que devem ser repostas. A cobertura de hortênsias de panícula permitirá fortalecer o arbusto, melhorar suas qualidades decorativas e prolongar o período de floração. Se a fertilização não for aplicada a tempo, a planta ficará fraca, a cor das folhas e flores ficará mais escura e quaisquer doenças e pragas se tornarão um grande problema para o arbusto.

Para entender exatamente o que uma hortênsia precisa, você deve estudá-la cuidadosamente:

  1. com uma borda seca nas folhas, nota-se falta de potássio;
  2. com óbvia clorose das folhas, pode-se distinguir a ausência do nível adequado de ferro;
  3. quando a superfície da lâmina foliar fica amarela, pode-se observar falta de nitrogênio;
  4. quando a tonalidade das folhas muda e elas adquirem tom púrpura, nota-se a ausência de fósforo.

Para a floração exuberante das hortênsias, recomenda-se fertilizá-la com uma solução de permanganato de potássio de tonalidade rosa pálido, que ajudará a fortalecer a estrutura dos tecidos. Esses cuidados devem ser realizados no máximo uma vez por mês. Além dos requisitos gerais, existem preparações específicas que são aplicadas sob o arbusto em um determinado momento.

Alimentação de primavera

Para uma hortênsia de jardim, a época ideal para a primeira alimentação é março. Com o início do clima quente e o derretimento da neve, a seiva começa a se mover ativamente através da planta, portanto, é importante fornecê-la com nutrição adequada para um crescimento e desenvolvimento ativos. Você pode alcançar o resultado desejado com a ajuda de preparações de nitrogênio. Para a autoprodução de fertilizantes, você deve:

  • tome sulfato de potássio e ureia na quantidade de 2 colheres de chá. cada remédio;
  • misture os ingredientes e dilua-os em água morna;
  • deixe o fertilizante infundir por vários dias.

Na dacha, embaixo de um arbusto, costuma-se levar meio balde de cobertura, pois um blank é suficiente para garantir que a planta não precise de nada na primavera. Se desejar, você também pode usar estrume para alimentar os arbustos, a partir do qual são feitas soluções fracas que podem adicionar tudo o que você precisa ao solo sem danificar o sistema radicular.

Durante o período de brotação, recomenda-se adicionar uma solução de potássio e fósforo no valor de uma colher de chá. de cada substância diluída em um balde de água.

Graças ao uso de certos meios, você pode não só ajudar o arbusto a ser mais saudável, mas também corrigir a paleta de cores da cultura.

  • Para obter uma tonalidade azul das flores, você precisa misturar sulfato de potássio e cloreto de potássio na quantidade de 60 g por balde de turfa. Essa composição deve ser espalhada perto do arbusto e bem regada.
  • Para obter um tom lilás, é necessário utilizar sulfato de amônio e potássio na quantidade de 1 colher de sopa. eu. em um balde de água. A hortênsia é regada com esta composição até o surgimento dos botões, e um segundo curso é realizado após a floração do arbusto.
  • Se houver desejo de obter uma hortênsia rosa, então em um balde de húmus é necessário adicionar cinzas de madeira na quantidade de 2-3 copos e também diluir cal e adicioná-la à composição geral.
  • Para obter flores brancas puras, é necessário saturar o solo com sulfato de potássio e superfosfato durante o período de plantio do arbusto. Nesse caso, agulhas, areia e húmus atuam favoravelmente, a partir dos quais são criadas camadas a uma profundidade de 15 cm.

As preparações aplicadas no momento oportuno permitirão que o arbusto cresça na hora certa e se prepare para o processo de floração.

Cuidado de verão

O processo de alimentação no verão difere da primavera, pois o arbusto começa a florir e precisa de um certo suprimento de nutrientes. É necessário fertilizar as plantas duas vezes ao mês, fazendo esse procedimento em uma determinada seqüência.

  1. Em junho, o melhor é alimentar o mato com uma mistura de nitrophoska e Agrícola, que são ingeridos na quantidade de 1 colher de sopa. eu. em um balde de água. Essa composição ajudará a aumentar o número de ovários no arbusto e sua floração exuberante.
  2. No mês de julho começa a floração ativa da hortênsia, por isso recomenda-se fazer flores de "Kemir" no valor de 1 colher de sopa. l., diluído em um balde de água.
  3. Se não houver nutrientes suficientes no solo, a planta pode ser alimentada com uma infusão de urtiga ou azeda, que são infundidas em um balde d'água. A peculiaridade desse cuidado é que, após fazer a infusão, é necessário levar um balde de água limpa e pura para debaixo do arbusto.
  4. Em agosto, você não deve aplicar fertilizantes nitrogenados para que o arbusto não cresça ativamente. Se você continuar a despejar nitrogênio, o arbusto começará a se deformar, pois suas folhas e inflorescências ficarão grandes demais, e o efeito decorativo ficará estragado.

Ao aplicar fertilizantes no verão, vale a pena alternar a matéria orgânica e as composições minerais e, às vezes, adicionar bactérias do ácido láctico ao solo despejando kefir ou iogurte, diluído na proporção de 1: 3.

Procedimentos de outono

Durante a preparação para o inverno, vale a pena fertilizar o solo com compostos de potássio e fósforo. Um arbusto de hortênsia requer 1 colher de sopa. eu.superfosfato e sulfato de potássio, que são diluídos em um balde com água. É considerado ótimo aplicar 7 litros da composição sob um arbusto. Você também pode usar fertilizantes orgânicos: composto, turfa, húmus, que são colocados no solo perto da planta.

A peculiaridade da hortênsia é que ela floresce nos brotos do ano em curso, porque no outono, é necessário cortar todas as inflorescências, o que garantirá a floração abundante do mato no próximo ano... É melhor cortar os galhos de forma que restem apenas três botões. Essa poda facilitará a cobertura do arbusto para o inverno, e os fertilizantes que serão colocados perto do arbusto aos poucos começarão a enriquecer o solo, formando uma camada de nutrientes.

O uso de remédios tradicionais nem sempre é eficaz e apropriado, portanto, às vezes os jardineiros usam formulações alternativas. O mais popular é fertilizar a planta com vinagre de maçã e ácido cítrico. Essas substâncias são introduzidas caso seja necessário ajustar a acidez do solo.

Se houver muito pouco tempo para cuidar da hortênsia e não for possível aplicar certos fertilizantes a cada temporada, então recomenda-se adicionar preparações complexas, que contenham tudo que você precisa, são:

  • Fertika;
  • Pokon;
  • Mundo Verde;
  • Biopon;
  • Agrecol.

Para ajudar o arbusto a enfrentar a geada, é importante reduzir a quantidade de água aplicada sob a planta, bem como eliminar completamente os fertilizantes nitrogenados de meados do verão.

Com os devidos cuidados e aplicação dos fertilizantes necessários, a panícula de hortênsia vai decorar o jardim dentro de alguns anos e vai se tornar uma verdadeira decoração do local.

Para mais informações sobre como alimentar a panícula de hortênsia na primavera, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário