Hortênsia "Fogo Mágico": descrição e cultivo

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Aterrissagem
  3. Como cuidar bem dele?
  4. Métodos de reprodução
  5. Doenças e pragas
  6. Uso em paisagismo

Existem muitas belas plantas ornamentais. Hydrangea "Magic Fire" surpreende com sua floração abundante e brilhante. Mesmo os arbustos plantados de uma só vez dão à paisagem modesta uma aparência elegante e festiva.

Peculiaridades

Fogo mágico é um tipo de hortênsia em forma de panícula. Ao descrever esta variedade, em primeiro lugar, nota-se o principal traço característico da planta - a cor incomum das flores, passando suavemente de tons claros, quase brancos, para uma cor púrpura-rosa ígnea. Isso dá ao arbusto uma aparência invulgarmente atraente.

Hortênsia "Fogo Mágico" é um arbusto compacto que não ultrapassa os dois metros de altura e se caracteriza por um crescimento rápido e intenso. Ramos fortes e robustos são capazes de suportar botões pesados ​​e viçosos. A coroa densa, mas compacta, tem uma forma arredondada. Os ramos são recobertos por folhas de forma ovóide ou elipsóide, de cor verde escura espessa, sobre as quais se destacam as inflorescências.

Grandes inflorescências em forma de cone paniculadas, atingindo 20 cm de comprimento, consistem em muitas flores pequenas. A saturação da cor das flores rosa-púrpura é determinada pela composição ácido-base do solo. A variedade distingue-se pela longa floração, que se inicia em meados do verão e pode durar até ao final do outono.

No início da floração, as inflorescências apresentam flores com pétalas brancas, pintadas nas bordas de rosa. Aos poucos, o tom rosado adquire tonalidade cada vez mais saturada, passando a púrpura bordô, e mancha toda a superfície da inflorescência.

Aterrissagem

Antes de plantar uma hortênsia, deve-se escolher o local de plantio certo: disso depende não só o seu crescimento ativo, mas também a abundância de floração. O sistema radicular superficial da variedade é caracterizado por forte ramificação das raízes, que pode se espalhar por uma área que excede o tamanho da copa da planta. Portanto, não é recomendado cultivar hortênsias ao lado de outras árvores e arbustos grandes, caso contrário, haverá falta de nutrição e umidade.

Também não é recomendado plantar perto de plantações de flores que precisam ser cavadas e cavadas para o inverno (tulipas, jacintos, gladíolos), para não danificar as raízes das hortênsias que estão próximas à superfície. Esta variedade cresce melhor em solos soltos e nutritivos. As mais adequadas em composição são terras ácidas ou ligeiramente ácidas. Solo alcalino é ruim para o crescimento das plantas. A variedade prefere áreas bem iluminadas, protegidas do vento, mas inacessíveis à luz solar direta. Hortênsias crescem bem em sombra parcial.

A melhor época para plantar no solo é considerada no início da primavera, antes que os botões cresçam, ou no início do outono, para que a planta tenha tempo de enraizar bem antes do clima frio.

Os poços são preparados com antecedência (14-20 dias) antes do plantio. Devem ter aproximadamente as mesmas dimensões - comprimento e largura de 0,6 m, profundidade - 0,4 m, a distância entre os poços é de 2-3 m. Primeiro, a drenagem é colocada no orifício, no topo do qual o substrato preparado é derramado. Ele contém solo nutriente e turfa em 2 partes, areia de rio e húmus em 1 parte.

O desembarque é executado nesta ordem.

  1. Um dia antes de plantar a planta, 20-30 litros de água decantada são despejados no buraco para que a umidade encharque bem o solo.
  2. O sistema radicular da muda deve estar bem espalhado e a ponta dos brotos da raiz deve ser cortada cerca de 4 cm.
  3. Depois de colocar a planta na vertical, é necessário distribuir cuidadosa e uniformemente as raízes no buraco e, em seguida, polvilhar com terra. O colar da raiz e a camada superior da terra devem estar no mesmo nível. É impossível aprofundar o pescoço.
  4. Em seguida, o solo próximo à muda precisa ser compactado e regado novamente.
  5. O solo no buraco é coberto com palha de aparas de madeira, casca de árvore, agulhas. Ele vai reter a umidade e inibir o crescimento de ervas daninhas.

Como cuidar bem dele?

É impossível cultivar uma planta saudável, bonita e com flores abundantes sem os devidos cuidados. As peculiaridades e sutilezas de cuidar da hortênsia "Fogo Mágico" estão na implementação de tais regras.

Rega adequada

Panícula de água hortênsia regular e abundantemente. Durante a formação dos botões e no início da floração, a regularidade da rega é de 2 a 3 vezes por semana, utilizando irrigação de todo o arbusto conforme necessário. A água para irrigação é protegida preliminarmente por 1-2 dias. A rega é recomendada de manhã ou à noite; à tarde, pode causar queimaduras nas folhas da copa. Na seca, é preciso regar com mais frequência, mantendo a umidade da terra, evitando que ela seque. Após a floração, você pode regá-la uma vez a cada 7 dias, mas o volume de água deve ser bem grande - até 2 baldes debaixo de um arbusto. Também é necessário umedecer o solo ao redor do arbusto (em um raio de até 1,5 m). O solo sob a planta deve estar sempre úmido. Hortênsia tolera bem até mesmo uma curta estagnação de umidade no solo.

Top curativo

Como qualquer planta, a hortênsia precisa de fertilização. A cobertura é realizada 3-4 vezes durante a estação de crescimento, usando fertilizantes minerais e orgânicos. É mais eficaz aplicar fertilizantes orgânicos no início da primavera; pode-se usar estrume líquido. A matéria orgânica tem um efeito benéfico no crescimento ativo da massa verde.

Durante a formação dos botões e o desenvolvimento das inflorescências, o solo precisa ser alimentado com fertilizantes de potássio-fósforo: cerca de 80 g de superfosfato e até 45 g de potássio por quadrado. m. Eles contribuem para a duração e esplendor da floração.

Também se recomenda regar a hortênsia com uma solução fraca de permanganato de potássio (0,5 g por 10 litros de água): fortalece os ramos e protege contra doenças. Se necessário, o solo é acidificado com sulfato ferroso, turfa, agulhas. A cobertura complexa é aplicada em agosto, são necessárias para preparar o arbusto para o inverno.

Poda

Também é necessário para hortênsias. A primeira poda é feita no início da primavera, antes do início do escoamento da seiva. Depois de examinar o arbusto, todos os ramos danificados, enfraquecidos, finos e tortos são identificados e removidos. Os cortes secos não devem ser podados, pois a hortênsia de fogo mágico pode se regenerar.

A poda também é feita após o desaparecimento do arbusto. Todas as flores secas são cortadas. Tanto os ramos danificados como os secos estão sujeitos a remoção. Os arbustos jovens precisam de poda formativa. Isso é feito para obter um grande número de brotos poderosos. Um pequeno arbusto com 2-3 ramos curtos pode ser cortado a uma altura de 25 cm para obter botões completos.

Recomenda-se cortar grandes plantas em 1/3, enquanto corta processos subdesenvolvidos e danificados. Para conseguir uma floração abundante, é necessário cortar quase completamente os rebentos do último ano e, para o desenvolvimento intensivo dos rebentos, facilitam a poda.

Preparação para o inverno

A variedade é bastante resistente à geada e tolera bem invernos moderadamente frios. Em regiões com esse inverno, a planta não precisa ser isolada e você pode se limitar à cobertura vegetal usual do solo sob o mato. Nas regiões do norte com invernos rigorosos, as hortênsias devem ser isoladas. Isso é feito antes do início do clima frio no final do outono. Os galhos do arbusto são inclinados até o solo e cobertos com uma película não tecida, prendendo-o na parte inferior.

Métodos de reprodução

Existem várias maneiras de reproduzir hortênsia paniculada.

Estacas

Para estacas, você pode usar os brotos cortados durante a poda da primavera, ou cortar os estacas dos brotos de um determinado ano. Os brotos são divididos em estacas, de forma que cada uma tenha 4 pares de botões.Antes do plantio, eles são colocados na solução de Kornevin por 2 dias.

Em seguida, as estacas são plantadas em solo nutriente solto, aprofundando-se no solo por 2 botões. As estacas plantadas devem ser cobertas com filme não tecido. Periodicamente, as mudas são regadas com água, mantendo a umidade constante do solo.

O filme é retirado no final do verão, quando o calor diminui. Antes do início do tempo frio, as mudas jovens são isoladas com ramos de abeto. Os arbustos jovens são transplantados para um local permanente após 4-5 anos.

Camadas

Este método é bastante eficaz e simples. Pode ser feito na primavera ou no final do verão. O processo inferior do arbusto deve ser inclinado para o solo, no qual uma pequena depressão é feita primeiro. É coberto com solo fértil ou turfa no topo e fixado com qualquer objeto pesado (tijolo, pedra) ou um grampo de metal comum. No ano seguinte, os brotos enraizados são separados da planta-mãe e transplantados para uma cama de cultivo. As mudas podem ser plantadas em local permanente após 2 anos.

Sementes

A propagação de sementes raramente é usada, pois é um processo longo e complexo. Além disso, uma hortênsia criada com sementes perde suas qualidades varietais. A semeadura é realizada no outono em recipientes rasos com substrato de turfa, areia e solo nutritivo. Não há necessidade de preparar as sementes para o plantio.

As sementes são muito pequenas, por isso basta espalhá-las por toda a superfície do solo umedecido e não cobri-las com terra. Em seguida, o recipiente deve ser coberto com filme plástico. O solo no recipiente deve ser regado regularmente. Após cerca de 3 semanas, as sementes brotam. Eles são cultivados por 2 anos e podem ser transplantados para o solo por 3 anos. As mudas nessa época atingem 30-40 cm de altura.

Doenças e pragas

Hydrangea "Magic Fire" é resistente a doenças e pragas de insetos. No entanto, ela pode ficar doente se as regras de cuidado forem violadas ou se houver plantas doentes nas proximidades. A doença mais comum dessa variedade é o oídio. Um sintoma da doença é o aparecimento de manchas amarelas e verdes nas folhas e logo uma flor cinza se forma no interior.

Uma planta doente deve ser pulverizada com uma solução de Bordeaux líquido (100 g por balde de água) ou Fundazol (20-25 g por 10 l de água). Com a falta de umidade e fertilizantes minerais, as hortênsias primeiro ficam amarelas e depois as folhas caem. Neste caso, é necessário aumentar a rega e alimentar o arbusto.

Dos insetos nocivos, os pulgões são os mais perigosos. Ele suga os sucos da planta, formando secreções açucaradas que podem causar outras doenças. Como resultado, o arbusto fica mais lento e morre gradualmente. Para combater os pulgões, usa-se a pulverização com tintura de alho, à qual se adiciona 50 g de sabonete doméstico antes do uso. Pulverize até o desaparecimento final dos pulgões.

Outra praga da hortênsia é o ácaro-aranha. A teia fina resultante e as manchas amarelas nas folhas indicam sua aparência. Para destruir o inseto, use o medicamento "Fufan" (5 ml por 5 litros de água).

Mealybug é outra praga de planta. Ele pode ser facilmente identificado por uma flor branca cerosa que se parece com algodão. É removido manualmente ou com inseticidas - Fitoverm, Fozalon, Aktara.

Uso em paisagismo

Magic Fire é um arbusto ornamental versátil amplamente utilizado em projetos paisagísticos. A hortênsia é usada tanto em plantações individuais como em grupo para decorar qualquer local. Está plantada perto de gazebos e varandas, terraços e jardins frontais.

Ela pode decorar conjuntos de grupos de árvores e arbustos, servirá como decoração para canteiros de flores sazonais com outras plantas com flores. Também combina bem com coníferas e arbustos. Esta variedade é frequentemente usada em composições com outros tipos de hortênsias (com carvalho, serrilhada).

Suas inflorescências brilhantes ficam lindas contra o fundo de plantas com flores brancas e variegadas em gramados e canteiros de flores.

Hortênsias também podem ser usadas para formar sebes e em plantações de várias camadas e fronteiras. Ao usar hortênsias desta variedade, deve-se observar essa condição - deve-se providenciar espaço suficiente para o crescimento.

Para o cuidado, poda e reprodução da panícula de hortênsia, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário