Hortênsia de folhas grandes: variedades, cultivo e reprodução

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades populares
  3. Aterrissagem
  4. Cuidados de acompanhamento
  5. Preparando-se para o inverno
  6. Possíveis problemas
  7. Controle de doenças e pragas
  8. Reprodução
  9. Exemplos em paisagismo

Existem algumas variedades de plantas ornamentais. Contra o pano de fundo de toda esta massa, a hortênsia de folhas grandes destaca-se favoravelmente. No entanto, isso não significa de forma alguma que essa planta seja muito fácil de cuidar - se você a escolheu, precisa saber como manuseá-la adequadamente.

Peculiaridades

Hortênsia de folhas grandes é um arbusto que cresce até 4 m. Suas folhas simples têm o formato de um ovo e são pintadas em um tom verde brilhante. As flores são agrupadas em escamas, cujo tamanho varia de 0,1 a 0,15 m. Observa-se a presença de flores rosas estéreis grandes (até 0,03 m) ao longo do perímetro. As formas cultivadas de arbustos ornamentais têm inflorescências de até 0,2 m de diâmetro.

A aparência atraente desta planta fascina as pessoas e muitas pessoas tentam tê-la em casa. No entanto, isso não é tão fácil quanto parece. A Macrophylla é mais difícil de cuidar do que outras plantas ornamentais e o trabalho deve ser cuidadosamente pensado. As folhas só ficarão bem com um toque especial.

Erros comuns levam à morte dos rins superiores ou à perda de uma aparência apresentável em geral.

É difícil chamar a hortênsia de folhas grandes a cultura mais decorativa ou confiável em termos de sucesso hortícola. No entanto, chapéus grandes e folhagem brilhante e exuberante farão com que essas plantas se destaquem. Ao mesmo tempo, a cultura se distingue por uma incrível variedade de tons. Cada instância específica é colorida de forma diferente se você alterar:

  • composição química do solo;
  • suas características mecânicas;
  • composição do fertilizante;
  • a quantidade de curativos aplicados;
  • parâmetros da água;
  • microclima.

    A manipulação da acidez da terra permite que você obtenha tons incomuns de azul e até mesmo tons de azul claro em hortênsias rosa. E isso sem levar em conta os frutos de tantos anos de trabalho de criação! A diferença entre as duas preocupações:

    • nuances de floração;
    • mudanças de cor;
    • o tamanho dos botões em momentos diferentes.

    Variedades populares

    Nas descrições das hortênsias de folhas grandes, compiladas há várias décadas, certamente foi mencionado que esta planta não era adequada para locais com invernos rigorosos. No entanto, como resultado de pesquisas diligentes, foram encontradas técnicas e métodos para proteger a cultura mesmo na faixa do meio. Por sua vez, os criadores têm tentado fazer uma série de variedades que se adaptam perfeitamente às difíceis condições meteorológicas. Além disso, as variedades que foram desenvolvidas na primeira metade do século XX há muito deixaram de ser relevantes.

    As principais direções dos esforços de criação foram:

    • maior resistência ao inverno frio (sujeito a abrigo adequado);
    • recuperação rápida de danos;
    • diminuição da suscetibilidade a pragas e patologias.

    Importante: não há diferença real entre hortênsias em vasos e hortênsias ao ar livre. Mas as especificidades das flores importadas e adaptadas às condições locais de flores devem ser levadas em consideração. Caso contrário, mesmo as melhores e mais bem estabelecidas culturas no exterior irão falhar. A hortênsia de terry Papillon é popular. Quando desaparecer, a cor rosa brilhante mudará para uma cor verde-vermelha.

    As características da variedade são:

    • pequenos arbustos;
    • folhagem bastante escura;
    • aumento da densidade das inflorescências.

    Para reparar hortênsias, Blueberry Cheesecake é uma boa escolha. Esta planta forma arbustos de até 1 m de altura, a floração começa apenas em junho, mas em condições favoráveis ​​dura de 3 a 4 meses. As flores, roxas com centro amarelo claro, têm uma aparência semi-dupla.

    Inicialmente, a folhagem é pintada com cores bem escuras, com o início do outono, torna-se vermelha.

    O extenso Quadricolor sobe até 1,5 m de altura. Possui folhas muito grandes, de cor verde densa, até 0,2 m. Mesmo as manchas que aparecem na folhagem parecem interessantes. As inflorescências tireoidianas grandes são distinguidas por uma tonalidade rosa-branca. Em um solo ácido, é facilmente substituído por uma cor azul.

    Os amantes de plantas híbridas devem prestar atenção ao algodão doce. As bordas das pétalas semelhantes a doces são onduladas ou irregulares. O centro da flor apresenta uma mancha de cor verde-amarelada. O arbusto é pequeno em tamanho, mas ao mesmo tempo muito espesso e não mais alto que 1 m. Uma característica da planta é a cor escura heterogênea da folhagem e a forte ramificação dos caules. Esta variedade é apreciada pelo aspecto delicado das inflorescências e plantas em geral.

    Earley Blue também merece atenção. Esta variedade apareceu há relativamente pouco tempo. Ela tem um sistema radicular bem desenvolvido. Em brotos do ano passado e novos, inflorescências esféricas são ativamente formadas. Essas inflorescências com seção de 0,15-0,3 m são caracterizadas por tons azul-violeta. A altura dos arbustos pode chegar a 1,25 m, a copa é ligeiramente arredondada, formam-se fortes ramos. O traço característico da variedade são as folhas serrilhadas de cor verde escura. A floração ocorre em junho-setembro.

    Se você precisa de uma hortênsia branca, deve prestar atenção à variedade Annabelle. Pertence às variedades cultivadas há muito tempo, mas ainda não perdeu a sua relevância. A altura dos arbustos compactos é de até 1,5 m. As copas extensas são semelhantes a uma cúpula, cuja seção externa é de 3 m. Os caules de cor cinza são nus. Folhas alongadas até 0,3 m com pequenos entalhes nas bordas são características. A folhagem permanece pintada de uma cor até o início do frio. A cultura florescerá desde os primeiros dias do verão até o início de setembro. Annabelle adiciona 0,1 m por ano. Locais com baixo sombreamento são recomendados para a variedade.

    O Bouquet Rose também merece atenção. Essa variedade foi cultivada há muito tempo, mas nos primeiros anos do século XX tornou-se muito comum. Apesar dos esforços subsequentes dos criadores, "Bouquet Rose" tem todas as chances de permanecer no campo de visão dos produtores de flores nos próximos anos. Os arbustos desta variedade apresentam rebentos alongados até 1,3 m. Sobre estes rebentos surgem grandes folhas arredondadas, caracterizadas por uma concha aveludada. As placas das folhas na base dos ramos são maiores do que nas partes superiores.

    Ao mesmo tempo, a cor das placas permanece verde durante todo o período de cultivo. A floração demora 3 meses, mas só pode esperar no terceiro ano. Tampões de flores grandes (até 0,25 m de diâmetro) são característicos.

    A cor das flores é determinada pela acidez do solo, podendo variar de um delicado tom rosado a azulado.

    Bodensee é uma alternativa atraente. Acredita-se que esta planta foi cultivada por criadores da Nova Zelândia. Em solo alcalino, desenvolve um rosa suculento e na cor azul azedo. Facilidade de floração e estabilidade da estrutura são notadas. O número de flores é muito grande. Uma propriedade positiva da variedade pode ser considerada um complexo radicular altamente desenvolvido, assim como resistência ao frio e aos ventos fortes. A largura e a altura de Bodensee são de aproximadamente 1,2 m. As inflorescências tipo guarda-chuva são formadas por flores espetacularmente estéreis, em torno das quais se desenvolvem sépalas com perímetro liso. O comprimento da folha às vezes excede 0,12 m, e a largura é superior a 0,15 m.

    Outra hortênsia de folha larga atraente é Endless Summer. A variedade foi cultivada nos Estados Unidos na década de 1980 e foi imediatamente apreciada por sua capacidade de resistir ao frio extremo.Depois de um inverno rigoroso para os padrões americanos, apenas essa cultura conseguiu florescer. Alto (2 m) "verão sem fim" de largura chega a 1 m. As características típicas da planta são grandes inflorescências esféricas com várias cores e folhagem forte de tom fosco. Existem dentículos ao longo das bordas das folhas. A filmagem é flexível e durável ao mesmo tempo.

    Nikko Blue pode ser considerado uma alternativa. Essa cultura pode se desenvolver de forma constante no parapeito de uma janela durante o verão. A altura do arbusto não ultrapassa 1,5 m. A folhagem verde brilhante parece bela e harmoniosa. Os brotos são herbáceos, mas podem lignificar e rachar no segundo ano de desenvolvimento. As flores são grandes e podem mudar de tom de branco para azul (dependendo das propriedades químicas do solo). A floração afeta os brotos frescos e do ano anterior. Isso dura até os últimos dias de verão.

    A variedade Hot Red forma inflorescências que parecem uma bola em chamas. Essa cor só se torna mais perceptível devido ao contraste com as folhas verdes escuras. As flores em si são pequenas, mas muitas delas são coletadas nos pedúnculos. Pétalas vermelhas suculentas são a principal fonte do charme da planta. As flores são agrupadas em gorros peculiares no topo das hastes. O diâmetro da tampa é às vezes 0,15 m. O período de floração mais longo é alcançado com abrigo cuidadoso para o inverno.

    De cima, os ramos desenvolvem-se verticalmente e nas laterais dobram-se em arco. A folhagem é caracterizada por uma forma ovóide. No topo, a folha é mais pontiaguda, pelos lados parece serrilhada. Quando termina a floração, a caixa é dobrada, dividida em 2-5 compartimentos.

    As sementes se desenvolvem em cada um dos compartimentos.

    A variedade Blaumais também pode ser boa. É um arbusto de folha caduca que cresce verticalmente para cima. Em um recipiente, tal hortênsia atinge um máximo de 0,5-0,7 m. Em terreno aberto, ela cresce até 1,8-2,2 m. A largura é 1,5-2 m. Em um ano, a cultura adicionará 0,2-0, 25 m. As folhas de Blaumays se assemelham a um ovo alongado ou expandido. Eles são verdes na parte superior e têm cerdas brancas esparsas. As flores formam inflorescências umbeladas de até 0,22 m de diâmetro. Durante a floração, esta hortênsia atrai literalmente os insetos. Seu sistema radicular não é profundo, mas se ramifica fortemente em largura.

    A variedade "Peppermint" distingue-se das outras hortênsias pela cor bordô dos ramos. Inicialmente, as inflorescências são escarlates, com uma leve tonalidade brilhante. No final do verão e início do outono, a cor das flores torna-se muito rica (mas invariavelmente se referirá à gama bordô-pastel). As flores têm uma ampla borda branca. As pétalas no meio são rosa ou azuis, flores podem aparecer nos brotos do ano corrente.

    Macrophylla Rough frequentemente se torna uma escolha atraente. - este é o nome de um dos tipos de hortênsia. A altura dos arbustos chega a 1,5 m. A floração ocorre nos meses de julho, agosto e setembro. O meio da inflorescência contém flores azul-púrpura rodeadas por botões brancos. As próprias inflorescências planas têm uma seção transversal de 0,2 m.

    É apropriado completar a revisão das hortênsias da variedade Aisha. Um nome bonito e de som incomum é bem merecido - este arbusto apareceu pela primeira vez em solo japonês e veio para a Europa no final do século XIX. Ele rapidamente ocupou um nicho significativo no design de jardins e parques. As qualidades decorativas não se devem apenas às flores brilhantes, cuja massa cobre magnificamente o arbusto.

    Do início da primavera ao final do outono, a planta é decorada com suas folhas. Eles são graciosos e grandes, em forma de ovo. No verão, a folha é verde brilhante, mas fica vermelha no final da temporada. As flores têm cerca de 0,03 m de tamanho, principalmente são pintadas em tons de azul, lilás ou rosa.

    Importante: você não pode plantar "Aisha" sob a luz direta do sol e sob as árvores da mesma forma - a sombra parcial é extremamente importante para esta cultura.

    Aterrissagem

    Qualquer que seja a variedade de hortênsia de folhas grandes, é muito importante plantá-la corretamente. Esta planta é extremamente exigente.É impraticável plantar hortênsias perto de uma árvore, pois isso retira muita umidade valiosa. Observa-se que sob luz solar constante, a planta:

    • cresce mais devagar;
    • perde a atratividade de suas folhas;
    • reduz o tamanho das inflorescências.

    É muito melhor se o sol apenas tocar a planta pela manhã. Portanto, as hortênsias são plantadas no leste ou oeste do local. Certas variedades podem ser plantadas em zonas claras, mas então o brilho excessivo do sol terá que ser compensado por uma rega intensiva. Quando o calor atinge, um sombreamento leve é ​​necessário. Ao mesmo tempo, é inaceitável colocar arbustos onde as correntes de ar estão constantemente soprando.

    O solo deve ser bem drenado. A cultura se desenvolve bem em solo argiloso com abundância de nutrientes. Mas em solo arenoso, ela não se sente bem. A terra é necessariamente acidificada para prevenir a clorose. Para acidificação, é recomendado o uso de solo coletado sob coníferas.

    Os especialistas aconselham a compra de mudas de contêiner, já que uma planta com raízes abertas não cria raízes bem o suficiente. A melhor época para o plantio em áreas frias é a primeira década de maio. Importante: você precisa ser guiado não só pelo calendário, mas também pelo fato de que a neve derrete e a terra se aquece. No sul, se houver confiança no calor suficiente, o plantio pode ser feito nos meses de outono. Ao mesmo tempo, é indesejável adiar o trabalho até novembro, caso contrário a cultura não criará raízes até que comece o frio.

    O solo de plantio é:

    • 2 parcelas de terra frondosa;
    • 2 partes de húmus;
    • 1 parte do gramado;
    • 1 porção de areia lavada de rio.

    Durante o plantio, adicione à mistura de solo:

    • 0,02 kg de ureia;
    • 0,07 kg de superfosfato;
    • 0,025 kg de sulfato de potássio.

    É necessário levar em consideração a acidez logo no início, pois é quase impossível alterar o equilíbrio ácido-base após o desembarque.

    A cova de plantio é cavada com 0,4 m de profundidade, 0,4 m de largura e 0,5 m de comprimento. Uma lacuna de 1,2-1,6 m é deixada entre os arbustos.Em solo ácido, rico em nutrientes, a escavação é menor, em solo pobre, é aumentada em profundidade e diâmetro. Com a proximidade das águas do solo, uma camada de drenagem é formada, que é criada com a ajuda de:

    • cascalho;
    • argila expandida;
    • batalha de tijolos.

      Solo excessivamente seco é melhorado com a colocação de um hidrogel. 30 ml desta substância são suficientes para 1 cova de plantio. Você precisa cavar 14-28 dias antes do plantio e, em seguida, preenchê-lo com o substrato preparado. Então o solo terá tempo para se assentar e ser preenchido com oxigênio. A muda retirada do vaso é regada e depois colocada em um montículo, dentro do qual é mais conveniente espalhar as raízes.

      No aterro, o solo é compactado imediatamente. O colar da raiz é mantido ao nível do solo ou 0,02-0,03 m acima dele. A hortênsia plantada é regada imediatamente, gastando 9 a 10 litros de água. Para reter a umidade no círculo próximo ao tronco, usa-se serragem, casca e turfa. A camada de cobertura morta deve ser de 0,06-0,08 m.

      Cuidados de acompanhamento

      Agora, vamos examinar algumas das regras para cuidar de uma muda.

      Rega

      Cultivar hortênsias ao ar livre é difícil e requer muita paciência. Hortênsia de folhas grandes é muito sensível à falta de água. Regue a planta sistematicamente e tão abundantemente quanto possível. É inaceitável que a terra seque. A cada sete dias, cerca de 20 litros de água são despejados no arbusto. Reduza a irrigação se começarem chuvas ativas. A colocação de cobertura morta também ajuda a reduzir o consumo de água.

      Top curativo

      Uma solução aquosa de verbasco ou excremento de galinha é usada como orgânico para hortênsias. Neste caso, tome 10 litros de água por 1 kg de ingrediente ativo. Se desejar, use húmus, que deve ser derramado ao redor do perímetro do círculo do tronco. Uma solução de giberelina a 5% ajuda a acelerar o início da floração. A segunda fase da alimentação cobre os meses de junho e julho: neste momento, você precisa adicionar complexos minerais para dar suporte às plantas floridas do arbusto.

      Importante: você pode aplicar fertilizante não só para as hortênsias, mas também para os rododendros. A julgar pela experiência dos jardineiros, bons resultados são obtidos:

      • Fertika;
      • Agricola;
      • Bona Forte;
      • Pocon;
      • "Compo".

        É aconselhável adicionar qualquer uma dessas misturas 2 vezes a cada 30 dias. Será possível aumentar a flexibilidade dos brotos se as plantações forem regadas com água com adição de permanganato de potássio. Não é necessário fazer uma solução concentrada. Com a aproximação do outono meteorológico, os compostos de nitrogênio devem ser eliminados. Por causa deles, um desenvolvimento injustificadamente rápido de vegetação é provocado.

        É aconselhável mudar para suplementos de potássio e fósforo, a fim de fortalecer as raízes e melhorar a formação de botões de flores nos brotos do ano em curso após a floração.

        Poda

        Se a poda não for feita ou se for mal feita, a hortênsia não floresce bem e pode até adoecer muito. Importante: quaisquer rebentos saudáveis ​​são apenas parcialmente cortados. Com o início do calor da primavera, é necessário destruir as partes da planta que congelaram e permaneceram sem vida por outros motivos. De cada vez, você precisa cortar ligeiramente 2 ou 3 sessões anteriores. Isso irá acelerar o desenvolvimento de novos ramos.

        Um corte de cabelo rejuvenescedor é necessário quando os brotos antigos viveram por 3 ou 4 anos. É proibido cortar mais de 25% do arbusto. Nos meses de outono, corte todas as inflorescências que murcharam. Restam apenas as folhas superiores. Se você removê-los também, os botões de flores podem sofrer. Nos primeiros 2 anos, as inflorescências são pinçadas durante a brotação para atingir a formação de raízes ativas, depois a flor agradece mais tarde com uma floração mais ativa.

        Preparando-se para o inverno

        Além de fertilizar e cortar hortênsias de folhas grandes, elas também precisam ser cobertas para o inverno. O principal requisito é que o solo esteja seco. Também é necessário esperar até que a superfície do arbusto seque. Para acelerar a secagem, durante as chuvas, as plantas são cobertas com filmes e suportes. Para o inverno, as flores de folhas grandes são envolvidas em um pano de saco, enroladas em 2 camadas.

        Antes da chegada das primeiras geadas, os galhos são amarrados uns aos outros e dobrados ao solo. O resto das folhas é cortado com tesoura de poda. Importante: o solo deve ser coberto com ramos de abeto ou serragem de coníferas. Na primavera, não há necessidade de pressa para remover o material protetor. Primeiro, você deve se certificar de que o resfriado de retorno finalmente passou.

        Possíveis problemas

        Se as hortênsias ficarem amarelas, pode-se presumir que o motivo é a falta de luz (ou, inversamente, a insolação excessiva). O amarelecimento associado à iluminação inadequada é eliminado pela transferência da planta para outro local ou pela criação artificial das condições necessárias. Às vezes, o amarelecimento é provocado por umidade excessiva. Neste caso, a frequência de irrigação é reduzida imediatamente. No futuro, você simplesmente não precisa cometer esses erros e o problema será eliminado.

        Às vezes, eles encontram outro defeito - quando as hortênsias ficam pálidas. Para enfrentar uma situação em que as folhas de uma planta ornamental brilham, é principalmente o uso competente de fertilizantes que ajuda. É provável que algo tenha sido feito de errado com eles. Especialmente muita alimentação é necessária durante o brotamento.

        Também existe essa reclamação: a hortênsia não floresce, mas dá apenas folhagem.

        Por isso, nem sempre é possível e necessário tratá-la. Você deve primeiro verificar o quão maduro é este ou aquele arbusto. A formação de ovários pode ser esperada apenas no segundo ano de vida. Além disso, deve-se lembrar que um hóspede exótico pode ser afogado por árvores próximas. Outra nuance - um bom desenvolvimento de cor só é possível em:

        • afrouxado;
        • contendo uma quantidade suficiente de nutrientes;
        • solo totalmente umedecido (às vezes, pelas mesmas razões, a cultura até cresce mal).

        Controle de doenças e pragas

        Manchas pretas secas nas bordas da folha estão associadas à dureza excessiva da água (precisa ser defendida por 24 horas) ou a queimaduras solares. O escurecimento úmido é expresso na aparência de folhas escurecidas e muito moles. As razões para esta doença são:

        • sacudidelas excessivas de temperatura;
        • rascunhos;
        • rega excessivamente ativa;
        • solo muito denso que interfere na respiração das raízes.

        Às vezes é preciso cuidar do tratamento da clorose da hortênsia. Esta doença é provocada por uma ingestão insuficiente de ferro. Às vezes, há mais do que o suficiente na terra, mas a assimilação é muito pouco. O principal sintoma da clorose é o já mencionado clareamento das folhas. Portanto, se os floricultores não podem resolver esse problema com meios simples, eles precisam apenas tratar a planta com seriedade.

        Produtos de ferro quelado fornecem um bom suporte. Entre eles, "Ferovit" é especialmente distinto. Uma alternativa é "Anticlorose", cuja finalidade já está clara no nome. A folhagem da hortênsia é pulverizada com esses compostos ou com uma solução de sulfato ferroso e ácido cítrico. Importante: se a doença começar, será necessária a pulverização na raiz.

          Uma forma alternativa de combate é o uso de nitrato de potássio e sulfato de ferro dissolvido em água. O processamento (rega) é feito duas ou três vezes, primeiro com nitrato de potássio e depois com sulfato de ferro. A concentração das misturas em ambos os casos é a mesma - 0,04 kg de ingrediente ativo por 10 litros de água pura.

          A podridão branca do solo penetra nas raízes. Eles normalmente não podem fornecer nutrientes para o resto da planta e logo o arbusto morre. A doença pode ser detectada pelo escurecimento característico do broto e pela formação de uma placa parecida com o algodão. Elimine a podridão branca com fungicidas. A podridão cinzenta também é perigosa. Para combatê-lo, use:

          • "Cor pura";
          • "Velocidade";
          • Fundazol.

          Se forem vistos sinais de septo, todas as partes doentes são destruídas.

          A própria planta será auxiliada por formulações à base de cobre. "Alirin" e "Fitosporin" ajudam com o oídio. Assumindo o tratamento das fases avançadas, é necessário usar "Topázio" ou "Cor Pura". Dentre as pragas, os pulgões são um perigo particular.

          Esses insetos não se fixam com muita rigidez, portanto, no estágio inicial do dano, a folhagem é encharcada com poderosos jatos de água. Mas é preciso cuidar para que não quebrem a flor. Em casos graves, os inseticidas são indispensáveis. Os ácaros da aranha devem ser lavados com água e sabão. Se houver muitos deles, eles usam "Akarin" ou "Fitoverm", "Lightning" e "Tiofos" também se mostram bem.

          Reprodução

          A maneira mais fácil de propagar hortênsias são mudas lignificadas. Neste caso, a floração pode ser esperada no próximo ano. No outono, as plantas ficam um pouco cobertas por não tecidos. Quando em outubro é dia de temperatura do ar favorável, as hortênsias são abertas. Os cortes são cortados em um comprimento de 0,2-0,25 m.

          Corte direto de baixo para cima e de cima - em um ângulo de 45 graus. As folhas são cortadas para não interferirem. As estacas são claramente divididas em grupos de variedades. Em caixas com areia e etiquetas identificadoras, são colocadas em adega anti-congelante ou simplesmente no solo com abrigo para o inverno. Na primavera, imediatamente após o derretimento da neve, o material de plantio é removido e o seu 0,05-0,07 m inferior é embebido em heteroauxina diluída.

          O substrato é feito de forma muito simples: eles aceitam 66% de turfa e 34% de areia. Em vez de turfa, porém, às vezes é aconselhável colocar agulhas de coníferas podres. Para manter o ar úmido, você pode cobrir o recipiente com um saco de celofane. Um suporte (arco de arame, palitos de sorvete e semelhantes) ajuda a evitar esmagar o cabo. As estacas são enraizadas estritamente em iluminação difusa, sem iluminação forte. O procedimento leva cerca de 30 dias.

          Cortes no verão também são possíveis. Neste caso, agem pouco antes do início da floração do arbusto. Importante: você também precisa se apressar para que os botões não fiquem lenhosos. Corte as pontas dos brotos frescos com 2-3 folhas (como no outono). Os botões que aparecem no topo também são cortados.

          Os catalisadores de crescimento ajudarão a melhorar o enraizamento.

          Exemplos em paisagismo

          A foto abaixo mostra como uma hortênsia de folhas grandes pode ficar bonita cercada por móveis de jardim cinza. Não parece um ponto tão brilhante, mas o resultado será brilhante.

          Estas flores parecerão bastante lógicas e agradáveis ​​contra o fundo de uma parede de pedra cinza comum. No cenário em torno de uma casa rural, parece algo assim.

              No entanto, composições grandes e exuberantes também têm uma boa aparência - se destacarem, por exemplo, uma parede de pedra indefinida.

              Para todos os segredos do cultivo de hortênsias de folhas grandes, veja o próximo vídeo.

              sem comentários

              O comentário foi enviado com sucesso.

              Cozinha

              Quarto

              Mobiliário