Hortênsia "Kiushu": descrição, recomendações para cultivo e reprodução
Hortênsia "Kiushu" é um arbusto de folha caduca, sua terra natal é o Extremo Oriente, Japão, China. A cultura é apreciada pelos jardineiros por sua despretensão e aparência decorativa.
Característica
A hortênsia panícula "Kiushu" fica ótima tanto sozinha quanto em plantações em grupo. Os ramos poderosos e resistentes ao gelo da planta são adequados para criar uma sebe - serve como protecção do vento e do pó, ao mesmo tempo que é um excelente pano de fundo para as plantas de jardim. A cultura é altamente resistente a geadas e doenças.
Para escolher a planta certa, você precisa saber a descrição da variedade. Hydrangea paniculata é um arbusto ornamental de 2 a 3 m de altura, com folhas cordiformes, ponta pontiaguda e borda dentada; o topo é verde escuro, brilhante, o fundo é mais claro em 1-2 tons, até 12 cm de comprimento As inflorescências são panículas de pêlo denso com 30-35 cm de comprimento, têm forma piramidal. Flores com 10-12 cm de diâmetro, com pétalas caindo rapidamente. O fruto é uma cápsula de até 3 mm de comprimento, com muitas sementes pequenas. A primeira floração após o plantio ocorre em 3-4 anos.
Época de floração da variedade: do meio do verão ao final do outono.
Na floração, os botões são de um branco cremoso, em plena floração - branco, no outono - rosa, com matizes verdes e azuis.
Aterrissagem
Para evitar surpresas desagradáveis, é melhor adquirir material de plantio em lojas especializadas. A muda deve parecer forte e ter pelo menos três ramos principais. As raízes de uma planta saudável devem estar livres de mofo e apodrecimento. Se a muda for comprada com antecedência, é recomendável comprá-la em um recipiente fechado e guardá-la em casa, em local fresco e escuro, até a chegada da primavera.
Seleção de assento
A escolha de um local para mudas de hortênsia da panícula deve ser abordada com especial cuidado, pois não tolera bem os transplantes, sendo necessário determinar imediatamente um local permanente para eles. Estando sob os raios do sol o dia todo, as inflorescências de arbustos perdem gradualmente seu esplendor e tornam-se pequenas. A hortênsia não é “amiga” do vento, suas rajadas cortam delicadas pétalas de flores e o arbusto perde seu efeito decorativo. A sombra parcial e um local protegido do vento são a melhor opção de plantio para uma muda de hortênsia.
O solo
Hortênsia "Kiushu" é uma planta que ama a umidade, portanto, solos soltos, estruturados e com boa permeabilidade à água são adequados para o seu desenvolvimento. As raízes do arbusto precisam de um ambiente ácido, por isso a cal não é adicionada à cova de plantio e não é derramada sob o arbusto no futuro.
O plantio de mudas de hortênsia da panícula é realizado em maio, após o fim das geadas noturnas. Examine o material de plantio para ver se há mofo e podridão, encurte as raízes que são muito longas. Em áreas com solo argiloso denso, são feitas covas de plantio profundas, de até 60 cm de profundidade, preenchendo-as com uma mistura criada artificialmente, que inclui:
- areia de rio;
- território;
- turfa;
- húmus;
- briga de entulho ou tijolo.
Tudo é cozido em proporções iguais (sem adição de cal), misturado e despejado nas covas de plantio.
Em áreas com solo fértil solto, as plantas são plantadas em covas rasas sem mistura de nutrientes. As covas são feitas com uma extensão para cima, já que o sistema radicular da hortênsia da panícula não cresce em profundidade, mas em largura.
O material de plantio é colocado em uma cova, as raízes são esticadas, cobertas com terra, derramadas com água, cobertas com cobertura morta (para diminuir a evaporação da umidade) e levemente compactadas.
Cuidados de acompanhamento
O conteúdo da cultura inclui uma série de atividades.
Rega
A hortênsia da panícula é uma planta que adora umidade e requer muita irrigação na primavera, no início do crescimento e durante o período de formação dos botões. O terreno precisa ser encharcado de 10-15 cm de profundidade, borrifando com água limpa e morna e borrifando artificial. O excesso de umidade não é menos prejudicial à planta; o acesso do oxigênio às raízes diminui, os nutrientes são lavados, há risco de morte do arbusto por apodrecimento do sistema radicular.
Não é recomendável regar a hortênsia com mangueira. É mais adequado para este fim chuva ou água da torneira, depositada em recipientes. A rega da planta deve ser feita no início da manhã ou no final da tarde, pois a luz solar direta seca rapidamente o solo, formando uma crosta que impede o oxigênio de chegar às raízes. A camada superficial do solo deve ser mantida solta.
Top curativo
Para hortênsia "Kyushu" 4 curativos são necessários por temporada:
- na primavera, desde o início do fluxo de seiva - 25-30 g de uréia, 25-35 g de superfosfato, 35-40 g de sulfato de potássio por 1 metro quadrado de solo;
- durante o amadurecimento dos botões - 40-50 g de sulfato de potássio, 70-80 g de superfosfato;
- no início ou no meio de setembro - 60-70 g de sulfato de potássio, 40-50 g de superfosfato;
- em meados de outubro - 20 kg de húmus ou solo frondoso sob um arbusto.
Poda
A poda da panícula de hortênsia é realizada no início da primavera, antes do início do fluxo de seiva. Para o trabalho, é melhor usar um podador plano com uma alça de dedo ergonômica. Os brotos do ano passado com inflorescências são cortados em 3 botões em um ângulo de 45 graus. Nos rebentos cortados no verão e no outono, formam-se inflorescências poderosas. A hortênsia é diluída com a remoção de pequenos ramos, que enfraquecem o fornecimento de nutrientes às inflorescências principais. Por meio da poda, o arbusto ganha a forma desejada.
Combater a doença
Acredita-se que a panícula de hortênsia Kiushu seja altamente resistente a doenças, mas às vezes fatores desfavoráveis causam doenças nas plantas. Podem ser condições meteorológicas, alimentação inadequada e outros motivos.
Faça a distinção entre doenças não infecciosas, virais, bacterianas e fúngicas da planta.
Podridão cinzenta
A doença fúngica é detectada após chuvas prolongadas e tempo frio. As folhas e ramos nas áreas afetadas tornam-se castanhos e ocorre decomposição do tecido nestes locais. Nas flores, primeiro as pétalas individuais ficam marrons, depois o fungo destrói toda a inflorescência. Quando uma doença é detectada, as áreas afetadas são removidas, a planta e o solo sob ela são pulverizados 3 vezes com um intervalo de 10 dias com as seguintes preparações:
- Bordéus líquido (1%);
- oxicloreto de cobre (0,5%);
- Bavistin (0,07-0,1%);
- Kuprozan (0,5%);
- Captan (0,5%);
- Fundazol (0,2%).
Durante o período de tratamento, é realizada a fertilização com fertilizantes minerais.
Podridão branca
Áreas úmidas aparecem na base dos ramos da planta, posteriormente um cogumelo do ar branco cresce sobre elas, destruindo o tecido da área afetada. Os rebentos doentes com inflorescências secam. Com lesões graves, a hortênsia é arrancada junto com um pedaço de terra e queimada, o local é marcado com formalina. Os arbustos com sinais iniciais de infecção são regados 3-4 vezes durante a estação de crescimento com meios para combater as doenças das plantas:
- Fundazol (0,2%);
- Topsin-M (0,2%);
- Zuparen (0,5%).
A taxa de uso do líquido é de 10 litros por 1 metro quadrado de solo.
mancha branca
Manchas escuras aparecem nas folhas inferiores do arbusto, que mais tarde ficam mais claras. Gradualmente, o fungo infecta todas as folhas que caem antes do tempo e vai para o caule. No outono, as folhas caídas com outros resíduos de plantas são coletadas e queimadas, o solo é desinfetado. No verão, o arbusto é pulverizado 3 vezes com intervalo de 10 dias com um dos fungicidas:
- oxicloreto de cobre (0,4-0,5%);
- Fundazol (0,2%);
- Kuprozan (0,5%);
- Ferbam (0,5%).
A doença é especialmente perigosa para mudas jovens na fase de enraizamento.
Ferrugem
Na superfície das folhas aparecem galhos, inflorescências, pústulas marrom-chocolate do fungo, que posteriormente formam esporozoários escuros com halo amarelo. Fendas longitudinais aparecem nos caules das hortênsias, as folhas e as inflorescências secam prematuramente. Pequenos danos não ameaçam a planta. As áreas danificadas são removidas, a pulverização é realizada (3-4 vezes com um intervalo de 10 dias) com os seguintes meios:
- Tsineb (0,5%);
- vitríolo de ferro (3%);
- DNOC (1%);
- enxofre coloidal (0,5-0,8%).
A pulverização começa a partir do momento em que aparecem os sinais da doença.
Preparando-se para o inverno
No outono, a irrigação da planta é interrompida e os fertilizantes contendo nitrogênio, que aumentam o crescimento dos brotos, são abandonados. Uma hortênsia adulta não precisa de abrigo durante o inverno. Muitas pessoas cortam as tampas das inflorescências para que os ramos não se partam com o peso da neve. Essa medida é opcional. Os arbustos jovens de 2 a 3 anos são isolados para o inverno de diferentes maneiras.
- Os rebentos são amarrados em feixe, colocados no chão e cobertos com ramos de abeto, papel de alcatrão, ramos de árvore. A manta de inverno permanece atrás da neve.
- A planta é batida com uma mistura de solo e turfa. Você não precisa fazer isso com as folhas, pois elas não permitem que a umidade passe bem e podem causar apodrecimento das raízes.
Reprodução
Hortênsia "Kiushu" é propagada por estacas e camadas.
Estacas
No início do verão, estacas de 8 a 10 cm de comprimento são cortadas de novos brotos verdes e plantadas em local sombreado (sob um arbusto, atrás de um prédio) em solo leve. Em dias quentes, as estacas são pulverizadas com água morna. Após um mês, as estacas enraizadas são transplantadas para um local permanente a uma distância de 2 m uma da outra. Não deixe o solo secar.
Camadas
No final de março, os ramos inferiores da hortênsia são fixados ao solo e borrifados em cima com solo fértil, restando as copas. Na primavera do próximo ano, as camadas são plantadas em um lugar permanente, a umidade da terra é monitorada.
Belos exemplos de paisagismo
Vejamos exemplos usando hortênsia "Kyushu" para decoração de jardim:
- hortênsia no contexto de thuja;
- desenho original do jardim;
- um canteiro de flores com hortênsias perto da casa;
- arbustos de hortênsias ao longo do meio-fio.
Veja o vídeo a seguir sobre as peculiaridades do cultivo de hortênsia de Kyushu.
O comentário foi enviado com sucesso.