Hortênsia "Grande Estrela": descrição, plantio, cuidado e reprodução

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Reprodução
  3. Como plantar?
  4. Como cuidar?
  5. Período de floração

A variedade Grande hortênsia estrela é apreciada pelos jardineiros - a planta se distingue por suas flores incrivelmente grandes, como se flutuassem no ar acima de inflorescências incomuns, e sua forma lembra as estrelas. A cor pura das pétalas e os caules delgados tornam-nos particularmente impressionantes contra o fundo de folhas verdes escuras. Para cultivar um arbusto de flores tão luxuoso em seu jardim, você precisa prestar atenção às peculiaridades de cultivar uma safra.

Peculiaridades

Great Star é uma variedade de arbusto ornamental original criada por criadores franceses usando espécies de plantas selvagens nativas da Ásia Oriental. Descrição das características botânicas da espécie.

  • Em seu ambiente natural, os arbustos atingem 10 m de altura, mas esta variedade cultivada atinge no máximo 3 m.
  • Em diâmetro, o tamanho do arbusto é de até 1,5 m.
  • O sistema radicular é bem desenvolvido, ramificado, amplamente espalhado em diferentes direções na camada superficial da terra, às vezes em tamanho ultrapassa o volume da parte aérea.
  • Os ramos do arbusto são planos, direitos e firmes, a casca deles é castanho claro.
  • As folhas são grandes, ovais e de cor verde profundo, que muda para amarelado-prateado com a chegada do outono.
  • Panículas impressionantes (25 cm) com dois tipos de flores aparecem nas pontas dos longos ramos. Algumas são frutíferas, pequenas, com um cheiro fascinante, suas pétalas caem rapidamente e, com o tempo, formam uma caixa de sementes. As flores maiores, de até 10 cm de diâmetro, têm 4 pétalas, ligeiramente curvadas para o meio, e estão localizadas acima de pequenas flores em longos caules finos. Sua cor pode ser branca como a neve ou azulada, dependendo da composição da terra.

Panícula hortênsia é uma planta de mel, no entanto, todos os tipos deste arbusto se distinguem por esta qualidade predominante. O arbusto prefere espaços abertos claros, mas também pode crescer em áreas sombreadas.

A variedade tem alta robustez no inverno, mas no frio deve ser protegida, pois os galhos podem quebrar sob a neve e, em geadas severas, podem congelar. "Great Star" é uma cultura de longa duração, sua expectativa de vida é de cerca de 60 anos.

Reprodução

A propagação de uma variedade de hortênsia arbustiva está associada a dois métodos principais. A maneira mais fácil é obter camadas:

  • para isso, são cortados os ramos laterais da planta, e os mais saudáveis ​​são cuidadosamente dobrados ao solo, levantando a copa;
  • a camada de ar é colocada em uma pequena ranhura pré-fabricada e adicionada gota a gota;
  • para a fixação, usa-se arame, grampos de metal ou o rebento é pressionado com uma pedra.

Ao longo da estação de crescimento, a irrigação e a fertilização são realizadas sob a planta-mãe e, via de regra, em setembro, o rebento tem tempo para desenvolver seu próprio sistema radicular. Um arbusto hiberna próximo ao arbusto principal, e uma hortênsia é determinada para um lugar permanente na primavera.

Uma alternativa é a reprodução por estacas, permitida da primavera a outubro.

  • O material ideal para o plantio são os galhos frescos, mas os brotos do ano passado são usados ​​na primavera, com pelo menos dois pontos de fixação das folhas.
  • O procedimento é realizado até os rins incharem. Alguns jardineiros cortam as estacas em 15-20 cm de junho-julho de tamanho com 3-4 botões.
  • Os brotos devem ser plantados em recipientes com substrato de areia e turfa, colhidos em proporções iguais. Antes disso, a parte inferior é cortada em um ângulo de 45 graus e embebida em estimulantes de crescimento. Profundidade de plantio - 5 cm.
  • Pois as plantas criam condições de estufa em casa ou colocadas em uma estufa. Por um mês e meio, eles precisam ser regados, cuidadosamente umedecidos e ventilados. Os arbustos enraizados podem então ser colocados em solo aberto.

O método da semente não é muito popular entre os jardineiros, porque leva muito tempo, ao mesmo tempo, não há garantia de que uma hortênsia com todas as características varietais crescerá como resultado.

Mas se houver desejo, você pode cultivar um arbusto a partir das sementes. O material de plantio é semeado no outono em grandes caixas com solo de turfa arenosa, sem aprofundar, compactando levemente o solo, cobrindo os recipientes com papel alumínio e regando e arejando regularmente. As mudas aparecem após 30 dias. Quando crescem, precisam ser plantados em vasos separados e fertilizados periodicamente com preparações de nitrogênio. As plantas estarão prontas para plantio em campo aberto em 2 anos.

Como plantar?

Ao plantar, você precisa escolher uma área bem iluminada e solo bastante fértil. Existem várias regras importantes para a grande hortênsia estelar:

  • a planta não se enraíza bem em solo arenoso, mas também não gosta de umidade excessiva;
  • o alto teor de álcalis no solo pode levar à morte do arbusto;
  • se o solo for neutro, as belas flores de hortênsia podem ficar menores e seu aroma agradável será quase imperceptível;
  • Great Star prefere um ambiente ligeiramente ácido ou ácido;
  • é impossível neutralizar o solo muito ácido para esta planta com cal apagada, cinza de madeira ou mistura de dolomita.

A melhor opção para o plantio de arbustos é em terrenos com solo de jardim, turfa, um pouco de areia e argila, húmus com parâmetro de acidez de 6,0. Se o solo for ligeiramente alcalino, as flores podem adquirir uma tonalidade azulada. Ureia, preparações incluindo fósforo, potássio e nitrogênio também são adicionadas ao substrato. Você pode complementar a composição com agulhas.

Procedimento de plantio:

  • um buraco para um arbusto é cavado 2 vezes mais do que o volume das raízes de uma muda com um torrão de terra 15 dias antes da colocação;
  • o arbusto é instalado verticalmente no centro, suas raízes devem ser cuidadosamente esticadas e, a seguir, cobertas com terra para que o colo da raiz fique ao nível do solo;
  • o solo sob a muda é abundantemente irrigado, coberto com serragem.

Com base no tamanho das raízes, a cultura é plantada separadamente em gramados ou perto de casas. E mais longe dos caminhos do jardim - depois da chuva, enormes panículas de flores ficam molhadas e os galhos cedem com o peso, o que pode fazer com que sejam tocados e danificados.

Você precisa saber que você não pode plantar uma hortênsia próximo a culturas que têm o mesmo sistema radicular de propagação localizado na camada superior do solo.

Como cuidar?

Os jardineiros que não têm experiência suficiente no cultivo desta variedade de hortênsias devem saber que, apesar do amor pela umidade, a Grande estrela não tolera água estagnada. Uma planta adulta deve ter pelo menos 10 litros, nos dias quentes de verão essa quantidade deve ser aumentada. No entanto, se vários dias de rega forem perdidos durante o período de seca, não é recomendado irrigar a planta abundantemente - tais mudanças repentinas podem afetar negativamente a condição do arbusto.

O esquema de cuidados com a planta inclui uma série de atividades. A hortênsia é regada aproximadamente uma vez por semana, certificando-se de que o solo no círculo próximo ao tronco não seque; no calor, a planta precisa ser regada cerca de duas vezes a cada 7 dias. Após o umedecimento, é realizado o afrouxamento e a remoção de ervas daninhas. Se você mulch constantemente o solo nas raízes com húmus, agulhas e serragem, não será necessário afrouxá-lo após cada rega. Em vez de cobertura morta, alguns produtores usam culturas de cobertura do solo, como sedum ou flox estilóide, ao lado do círculo do tronco da árvore.

É importante aplicar fertilizantes semestralmente, os arbustos são alimentados com nitrogênio apenas até meados de maio, depois são adicionados fósforo e potássio. Para o acabamento na primavera, sem o qual o desenvolvimento normal da planta é impossível, você pode usar formulações especialmente concebidas para esta espécie - agente líquido "Kristalon", Compo ou fertilizante "Agricola Aqua" contendo todo um complexo de minerais. A pulverização foliar com preparações Epin extra ou Zircon também ajudará a planta a crescer rapidamente, especialmente para novas plantações.

A poda começa aos 2 anos de idade do arbusto, se for deixada a forma natural, então na primavera e no outono é feito um corte higiênico, no qual devem ser retirados os galhos mortos e secos, bem como os brotos que crescem para dentro em direção ao tronco. Os ramos jovens do ano em curso só podem ser encurtados em 1-2 pares de botões, para não prejudicar a hortênsia, a poda de primavera rejuvenescedora consiste em encurtar todos os rebentos em 5-6 cm.

O corte de hortênsias pode ser formativo e, para isso, escolhem um arbusto com tronco regular. Primeiro, os ramos laterais são pinçados, depois são cortados completamente uniformemente, sem cânhamo. Em vários locais, a planta é amarrada a suportes, e anualmente o tronco principal continua a ser cortado até atingir 1,5 m de altura, após o que se formam a copa e os ramos da moldura. Todo o procedimento leva de 7 a 8 anos.

A preparação para o inverno consiste na poda sanitária de tudo, inclusive na floração, nas inflorescências e na construção de um abrigo para arbustos. Primeiro, cubra a zona próxima ao tronco com serapilheira e turfa com uma camada de até 20 cm. Os galhos da planta podem ser amarrados e, após a queda da neve, é necessário cobrir a hortênsia com neve. Deve-se ter em mente que uma cobertura prematura ou muito densa pode levar ao fato de que o arbusto será objeto de debate, e isso levará a danos nos rins.

Período de floração

Hydrangea "Great Star" floresce de meados do verão a outubro. Para garantir que nada interfira neste processo, é importante cumprir uma série de requisitos.

  • A planta não deve ser plantada na sombra para que as flores não fiquem rasas, mas as áreas semi-sombreadas, salvando dos raios solares destrutivos, serão a melhor solução.
  • No período anterior à formação dos botões e durante a floração, o arbusto necessita de rega regular, amontoamento e soltura do solo.
  • Antes que as flores apareçam, é necessário alimentar a hortênsia - adicionar 40 g de sulfato de potássio e 50 g de superfosfato ao solo próximo ao tronco. Regar com uma decocção de dente-de-leão e folhas de urtiga (0,5 litros por 12 litros) também tem um efeito benéfico.
  • No verão, para apoiar a floração do arbusto, recomenda-se fertilizar a zona radicular com húmus, composto podre, húmus ou esterco.
  • As plantas de carimbo devem ser amarradas a uma cerca, parede ou suporte especial, para que em caso de vento forte ou aguaceiro, inflorescências pesadas não quebrem os galhos e o tronco.

Esses procedimentos vão ajudar a preservar o arbusto, torná-lo uma floração abundante e duradoura.

No próximo vídeo você pode dar uma olhada na hortênsia Grande Estrela.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário