Hortênsia "Anabel": descrição, plantio e cuidados
As flores perenes do jardim são uma decoração indispensável para qualquer horta e casa privada: são resistentes às intempéries, toleram bem o frio e têm forte imunidade contra muitas doenças. Neste artigo você conhecerá as peculiaridades do cultivo de hortênsias em forma de árvore "Anabel".
Peculiaridades
Hoje, essa planta pode ser freqüentemente vista no projeto paisagístico de casas privadas modernas ou no projeto de pátios externos decorativos. Hortênsia semelhante a uma árvore "Anabel" é um arbusto de folha caduca em forma de cúpula que é cultivado exclusivamente para fins decorativos.
A árvore hortênsia Annabelle é relativamente grande (larga). A altura da planta, dependendo da variedade, pode chegar a 1,5 metros, e a largura - até 3 metros. As folhas desta planta têm uma estrutura suave e leve, a cor mais comum é o verde profundo ou esmeralda. Não há brilho nas folhas. A forma das folhas é oval, as pontas são pontiagudas. O comprimento médio das folhas é de até 20 cm. Um grande número de folhas e inflorescências maciças formam uma copa oval exuberante, solta e espalhada.
A planta floresce em junho e termina no final de setembro ou início de outubro. As próprias flores na planta são pequenas - até 2 cm de diâmetro, no entanto, elas formam inflorescências esféricas densas e massivas de até 20 cm de diâmetro. As tonalidades das flores no início da floração são verdes claras, com a maturação as inflorescências adquirem uma coloração suave cremosa ou branca.
Hortênsia semelhante a uma árvore "Anabel" é conhecida por excelentes taxas de crescimento. Em solo fertilizado, saudável e preparado, a planta pode crescer até 20 cm de altura em uma temporada. É uma das poucas plantas perenes de jardim que podem suportar temperaturas extremamente baixas (até -30 graus Celsius) e condições climáticas desfavoráveis sem problemas. A qualidade, como a resistência à geada, torna possível o plantio desta flor em latitudes setentrionais com verões curtos e invernos longos.
Este tipo de hortênsia, com os devidos cuidados, pode viver até 50 anos e deliciar-se constantemente com a floração anual.
Os mais populares hoje são duas variedades de hortênsias semelhantes a "Anabel": Strong Annabelle (com flores brancas) e Pink Annabelle (com inflorescências rosa). Alguns proprietários adicionam certos corantes ao solo para obter inflorescências de certas cores.
Como plantar?
Antes de plantar um arbusto de hortênsia "Anabel" em terreno aberto, deve-se decidir com antecedência sobre um local adequado para o crescimento saudável da flor. Lembre-se de que os arbustos desta hortênsia podem ser cultivados com sucesso, tanto individualmente como em sebe.
Hortênsias, independentemente da variedade, não toleram umidade constante, ou ar frio, portanto devem ser plantadas em local seco, mas bem ventilado. Certifique-se de que a flor não esteja sob fortes rajadas de vento no novo local.
O local é mais adequado onde a planta de um lado protegerá a cerca, a casa ou a extensão.
O local de pouso deve ter um nível de umidade médio estável. A estagnação da água nas raízes da planta também não deve ser permitida - isso levará ao seu apodrecimento. Evite plantar em áreas baixas, onde a umidade se acumula constantemente após a chuva.
A iluminação não deve ser direta, mas difusa - a luz solar muito intensa pode prejudicar as folhas e flores da planta. A melhor opção seria onde a planta ficará ao sol de manhã ou à tarde, ficando à sombra ao meio-dia e até a tarde.
Ao plantar hortênsia "Anabel" em solo aberto, depende muito da qualidade e do tipo de solo. Este arbusto prefere crescer em solos ligeiramente ácidos. Se o seu solo for rico em álcalis (giz ou cal, por exemplo), a planta não será capaz de se desenvolver totalmente e pode morrer. Essas substâncias inibem o crescimento das raízes, o que leva à deformação da copa e queda das folhas. Se o seu local for exatamente um solo alcalino, turfa, areia, serragem e grama devem ser adicionados à cova de plantio do arbusto em proporções iguais. Lembre-se de que a planta precisará de alimentação constante para seu pleno desenvolvimento nesse solo.
Deve ser encontrado um local onde plantas ou árvores grandes ainda não cresçam. Caso contrário, eles vão tirar toda a umidade de que precisa de sua hortênsia.
O plantio em si será melhor feito na primavera - no final de abril ou início de maio (dependendo das condições climáticas). Isso é necessário para que a planta tenha tempo de adquirir um sistema radicular forte antes do início do frio do inverno. Os arbustos de hortênsia com 2 a 3 anos são os mais adequados para o plantio. Se estamos falando de cultivo deste arbusto em regiões frias, por exemplo, nos Urais, então é melhor deslocar a época de plantio para os primeiros meses do verão.
O processo de plantio da hortênsia semelhante a uma árvore "Anabel" é o seguinte.
- Antes de plantar uma planta no solo, certifique-se de desinfetar seu sistema radicular. Para isso, bastará por um curto espaço de tempo colocar as raízes da planta em uma solução de permanganato de potássio.
- Após escolher um local específico para o plantio, faça um buraco no solo medindo 40 por 40 cm. A profundidade deve ser de no mínimo 50 cm para que as raízes da planta possam se desenvolver totalmente após o plantio em solo novo.
- Se o local selecionado tiver solo infértil ou pobre, prepare o solo adquirido anteriormente para o plantio da planta. É melhor pensar nas opções adquiridas, uma vez que provavelmente estão livres de parasitas e fungos.
- Se o local selecionado estiver localizado em uma várzea, o poço deve ser fornecido com uma camada de drenagem de areia e cascalho.
- Espalhe suavemente as raízes do arbusto ao longo do fundo do buraco e, em seguida, cubra com solo preparado. O colar da raiz (a parte superior do sistema radicular) deve permanecer acima do solo. Use uma pá para compactar levemente o solo ao redor da planta.
- Regue a planta com 1-2 baldes de água. Quase imediatamente, o círculo do tronco deve ser preenchido com uma mistura de cobertura morta, que não permitirá que a umidade evapore e crie um microclima favorável para as raízes da planta.
- Se você quiser plantar vários arbustos de hortênsia e criar uma sebe, plante as plantas a 1,5-2 metros de distância. Lembre-se, a hortênsia Anabel não é muito alta, mas tem uma copa extremamente volumosa e extensa.
Como cuidar bem dele?
Cuidar da hortênsia "Anabel" não deve causar dificuldades mesmo para jardineiros inexperientes. Quase todos os cuidados com as plantas se resumem a uma poda e rega adequadas.
Se se trata apenas de hortênsia plantada "Anabel", então a rega deve ser realizada pelo menos uma vez a cada 2 dias. Para fazer isso, use pelo menos 1 balde de água fria. Para evitar que o solo seque completamente no tronco da planta, pode-se utilizar cobertura morta (camada de pelo menos 8 cm de espessura). Uma camada de cobertura morta não apenas retém a umidade, mas também evita que ervas daninhas e outras plantas cresçam no círculo próximo ao caule.
Assim que o arbusto criar raízes e começar a crescer ativamente, a quantidade de rega deve ser reduzida.
Para alimentar a hortênsia "Anabel", deve-se usar uma mistura de fertilizantes orgânico-minerais, mas deve-se evitar alimentar a planta com cinza ou cal. Se falamos de fertilizantes minerais, o nitrato de potássio, a ureia e o superfosfato se apresentam melhor aqui. Além disso, você sempre pode comprar fertilizantes específicos para hortênsias.
A primeira alimentação deve ser feita antes do início da estação de crescimento. Via de regra, são fertilizantes de fósforo e potássio, que estimulam o crescimento ativo de arbustos e brotos. O segundo curativo de cobertura também inclui fertilizantes de fosfato e potássio. Deve ser realizada assim que a planta começar a formar inflorescências.
Como medida preventiva, recomenda-se pulverizar o arbusto com uma solução rosa de permanganato de potássio duas vezes por ano. Para as hortênsias, esse procedimento é vital, pois fortalece o caule do arbusto, que pode quebrar com o peso dos botões.
Pode podar a hortênsia "Anabel" pelo menos 2 vezes por ano (na primavera e no outono). A poda é realizada tanto para fins preventivos (para remover caules e ramos secos, quebrados e doentes) como para fins decorativos (permite formar uma coroa). A poda profilática deve ser feita antes da estação de crescimento. Além dos brotos doentes, são removidos ramos que impedem a ventilação natural dentro da copa. Para fazer com que a planta pareça cuidada, você pode encurtar os galhos e os brotos mais longos - isso estimula o crescimento dos brotos laterais e torna a planta mais espessa. No outono, a poda é realizada após a floração, todos os botões secos são removidos, assim como os 2 botões superiores.
Métodos de reprodução
Hoje, existem apenas 3 formas de reprodução da árvore de hortênsia Annabelle: corte, ramificação e divisão do arbusto. Na maioria das vezes, são as mudas que são usadas - leva menos tempo e está ao alcance de qualquer jardineiro.
Estacas
As estacas devem ser colhidas na primavera - de preferência em abril, quando é realizada a poda preventiva das plantas do jardim. As estacas do topo da copa de um arbusto, sempre de rebentos jovens, são mais adequadas para reprodução. Devem ser frescos, verdes e não doloridos, não devem ter mais de 15 cm de comprimento.
Depois de selecionar as mudas, plante-as em um recipiente espaçoso com solo pré-preparado e umedecido. Para o pleno desenvolvimento das mudas, o solo deve conter turfa, areia e húmus (na mesma proporção). As estacas preparadas são colocadas em um recipiente a uma distância de pelo menos 25 cm umas das outras. Depois disso, é coberto com uma película translúcida para criar um microclima agradável.
Neste estado, as mudas irão se desenvolver e crescer por pelo menos 1,5-2 anos. Durante esse tempo, você deve manter um nível de umidade favorável no recipiente. O filme pode ser removido assim que as plantas criarem raízes. As hortênsias futuras podem crescer tanto em ambientes internos quanto externos, mas o recipiente ainda deve ser mantido dentro de casa durante as estações frias.
Assim que a planta puder criar raízes no solo e adquirir um caule forte, a próxima reprodução pode ser realizada. Para isso, o caule longo inferior é cortado ao meio, enterrado no local do corte e fixado (com pedrinhas, por exemplo). Este procedimento deve ser realizado na primavera, antes do aparecimento das folhas. Por volta do outono, o broto deve criar raízes. Também custa cerca de 2 anos para crescer em um recipiente e só depois pode ser transplantado da planta-mãe para um novo local.
Remoção de uma planta adulta
Nos primeiros dias do outono, é necessário cavar um pequeno buraco perto de uma planta adulta - de 5 a 10 cm, depois escolher um dos ramos mais desenvolvidos da planta, fazer uma incisão nele e colocá-lo no buraco cavado. A seguir, o rebento é reforçado com um grampo de cabelo, fertilizado com solo nutritivo, regado e isolado com uma camada de cobertura morta. Isso deve manter a planta segura durante todo o inverno.
O método de reprodução por divisão do arbusto praticamente não é usado hoje, só pode ser usado no transplante de uma planta para um novo local. Infelizmente, propagar a planta sem prejudicar o sistema radicular do arbusto-mãe, neste caso, não funcionará.
Doenças e pragas
Apesar do fato de que quase todas as plantas perenes de jardim são resistentes a muitas doenças e pragas, elas ainda são suscetíveis a algumas.
Doenças e pragas que os jardineiros têm que enfrentar com mais frequência em arbustos de hortênsias.
- Oídio. Esta é uma doença fúngica comum entre todas as plantas de jardim. Desta doença, as folhas das hortênsias ficam cobertas por um grande número de pontos brancos, o que dá a impressão de que a folha está coberta por verdadeiras teias de aranha. Com essa doença, as folhas se curvam e depois secam. O oídio é tratado com fungicidas - as áreas afetadas da copa são removidas e toda a planta é processada. Certifique-se de pulverizar as plantas próximas para evitar que o fungo se espalhe para elas.
- Podridão cinzenta. Doença fúngica perigosa que destrói não só as folhas da planta, mas também as estacas, responsáveis pela reprodução do arbusto. A doença pode ser reconhecida por lesões locais nas folhas da planta com cor cinza, como se fosse fungos empoeirados. A planta deve ser tratada da mesma maneira - todos os brotos doentes devem ser removidos e a própria planta deve ser pulverizada com um fungicida.
- Ponto do anel. Esta doença viral pode ser encontrada com muita freqüência em plantações como uvas, framboesas, groselhas e até flores de jardim. A doença se manifesta na forma de numerosas manchas escuras e secas nas folhas da planta, que crescem com o tempo e destroem a folha. A razão para o aparecimento do vírus é provavelmente um solo de baixa qualidade ou já infectado ou ferramentas mal processadas. Além disso, os próprios insetos podem infectar o arbusto com esta doença. Infelizmente, esta doença não pode ser curada de forma alguma - a planta terá que ser destruída.
- Clorose. Alguns jardineiros confundem essa doença com um excesso banal de luz solar - as folhas da planta começam a perder a cor e gradualmente ficam amarelas. Esta doença se deve ao fato de que seu arbusto tem falta de ferro. Para o tratamento, fertilizantes com ferro na composição são adicionados ao solo da planta.
Infelizmente, a hortênsia "Anabel" pode ser afetada não apenas por certas doenças, mas também por pragas.
- Pulgão-da-folha. Esta é uma praga clássica em todos os jardins privados. Em grandes quantidades, ele infecta áreas locais da planta e bebe delas todos os sucos nutritivos. Com o tempo, os arbustos afetados secam e ficam pretos. Se as pragas estão em um local específico no mato, as joaninhas podem lidar com elas. Se as pragas forem observadas em toda a copa da planta, o tratamento com inseticida é necessário.
- Ácaro-aranha. Essa praga pode ser facilmente detectada pela teia de aranha característica com a qual trança as áreas afetadas da planta. Por causa da teia de aranha, o arbusto não recebe a luz e os nutrientes necessários, por isso simplesmente não floresce. Como tratamento, é necessário limpar a planta da praga e aplicar inseticidas nas áreas afetadas.
- Lesmas e caracóis. Muitos jardineiros não os consideram pragas particularmente perigosas, no entanto, em grandes quantidades, esses insetos podem causar danos significativos à planta. Eles preferem se livrar deles manualmente. Alguns especialistas usam um moluscicida especial para destruir essas pragas específicas.
O melhor tratamento para cada planta de jardim será uma doença detectada em tempo hábil e assistência fornecida com competência.
Uso em paisagismo
Em chalés e jardins de verão modernos, a hortênsia arbórea "Anabel" pode ser plantada individualmente ou em conjunto com flores ou arbustos. No projeto paisagístico moderno, ele pode ser encontrado em uma variedade de projetos.
Alguns jardineiros preferem plantar hortênsias ao longo dos caminhos do jardim, enquanto outros usam arbustos para criar sebes entre os canteiros. Hortênsia "Anabel" pode ficar bem em campo aberto e em grandes recipientes no local.
Plantas ornamentais de jardim, como incenso ou hospedeiros, que também preferem sombra e uma grande quantidade de umidade, ficarão harmoniosas ao lado deste arbusto.... Dependendo da variedade de hortênsia Anabel, pode ficar bem com coníferas e outros arbustos decíduos. Freqüentemente, as hortênsias são usadas para criar um cenário espetacular para flores curtas e brilhantes.
Devido ao fato da hortênsia "Anabel" ser capaz de crescer em um só lugar por mais de 40 anos, é freqüentemente usado para criar uma aparência estável e imutável do jardim.
Para mais informações sobre como cuidar de hortênsias, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.