Tudo sobre hortênsia

Contente
  1. Descrição
  2. Variedades populares e seus tons
  3. Levamos em consideração o clima e escolhemos um lugar
  4. Aterrissagem
  5. Cuidado
  6. Reprodução
  7. Doenças e pragas
  8. Exemplos em paisagismo

Entre as plantações de flores em jardim, a hortênsia goza de uma merecida popularidade entre os paisagistas e jardineiros amadores de todo o mundo. A cultura apresenta-se numa grande variedade de espécies, onde se dá especial atenção à hortênsia arbórea, que inclui muitas belas variedades de flores.

Descrição

A cultura do gênero Hydrangea é encontrada na natureza e é ativamente cultivada como uma bela planta de jardim. No ambiente natural, a hortênsia semelhante a uma árvore pode ser encontrada com mais frequência em países asiáticos, em Sakhalin. Na horticultura, a cultura é cultivada com sucesso em campo aberto em todo o mundo, já que um grande número de variedades com diferentes indicadores de robustez de inverno permitem que você tenha uma bela planta em seu local, mesmo na Sibéria, nos Urais ou na região de Moscou.

A planta é um arbusto ou pequena árvore de diferentes tamanhos dependendo da variedade, florescendo com espetaculares inflorescências em forma de escudo, bola ou cone, que podem atingir 20 centímetros de diâmetro. A pátria deste tipo de hortênsia é considerada a América do Norte. A cultura tem um valor particular para os jardineiros e paisagistas devido à sua bela e longa floração, bem como à despretensão em termos de tecnologia agrícola em geral. Normalmente, as melhores variedades de plantas podem florescer de junho a setembro.

Em média, a altura de uma hortênsia varia de 1,5 a 2 metros. A massa verde é predominantemente oval, pintada em tons ricos, rebentos eretos. Vale ressaltar que as folhas das hortênsias não perdem a cor brilhante mesmo após a secagem. Em algumas variedades, com a chegada do outono, a folhagem adquire pigmentos vermelhos adicionais na cor, que enfatizam a atratividade da planta. As flores que formam numerosas inflorescências de hortênsias podem ser de dois tipos. Normalmente, as variedades estéreis estão concentradas na borda quando as espécies reprodutivas estão no centro da inflorescência.

Para o jardineiro, há uma grande seleção de flores e tons de hortênsias, que vão desde o branco mais popular até belas colheitas com inflorescências azuis, roxas, vermelhas e amarelas.

Traduzido do latim Hydrangea significa "vaso com água". Existem duas versões de um nome semelhante, uma das quais é a semelhança dos frutos da cultura com uma jarra, e também há uma opinião de que a hortênsia recebeu um nome semelhante devido à sua natureza amante da umidade.

As variedades apresentadas numa grande variedade de cores, bem como a capacidade da hortênsia em aumentar ativamente o seu tamanho na direção horizontal, permitem que a planta seja utilizada não apenas como plantações independentes e isoladas no jardim, mas também como um floração e cobertura densa em paisagismo. As inflorescências cobrem a copa em todos os lugares, o que tem um efeito positivo na atratividade externa da planta.

Variedades populares e seus tons

Hortênsias parecidas com árvores podem se tornar uma decoração de qualquer área de jardim ou área pública. Hoje, a cultura é representada por um grande sortimento de variedades, entre as quais vários nomes são especialmente populares.

    "Incrível"

    Uma versão de primeira classe de uma cultura que floresce no jardim em termos de resistência de inverno, muito comum nas latitudes russas. A cultura desenvolve-se, formando rebentos bastante fortes, sobre os quais crescem inflorescências de tamanho não menos notável. Devido à resistência dos ramos, não se partem nem sob o peso das suas numerosas e grandes flores. O arbusto terá forma de copa arredondada, via de regra, a planta na forma adulta atinge a altura de um metro e meio de altura. As inflorescências têm o formato de uma bola e o diâmetro pode atingir de 20 a 22 centímetros. Inicialmente, a cor da cultura é próxima ao limão, mas com o passar do tempo no jardim, a cultura muda a cor de suas inflorescências para creme branco, no outono a variedade passa a ter inflorescências verdes.

      A cultura começa a florescer no primeiro mês de verão, enquanto as flores mantêm seu frescor e aparência atraente até as primeiras geadas de outono.

      "Sterilis"

      Uma variedade igualmente atraente, cujas inflorescências, se desenvolvendo, formam um interessante formato de hemisfério. As hortênsias florescem de junho a outubro, no início do verão as inflorescências são branco-esverdeadas.

        Hayes Starburst

        Entre as variedades de hortênsias arbóreas disponíveis, esta variedade desenvolve-se mais lentamente, mas esta qualidade não afeta a atratividade geral da cultura. O arbusto apresenta inflorescências bastante grandes em forma de esfera, cobertas por flores duplas. Normalmente o diâmetro das inflorescências desta variedade é próximo a 25 centímetros. Inicialmente, eles contêm flores que são menores em tamanho em comparação com as estações subsequentes.

          Uma técnica agrícola bem planejada permitirá que o cultivador tenha uma planta com flores incrivelmente bela em seu jardim.

          "Invincibelle"

          Uma variedade bastante jovem de hortênsia arbórea, que floresce com inflorescências rosa. No entanto, a propriedade de alterar a cor das pétalas também é inerente a essa variedade. Portanto, no início do verão, serão de uma rica tonalidade rosa, depois tornam-se mais claras, adquirindo tonalidades cada vez mais claras. Segundo os criadores, é essa planta que consegue manter sua viabilidade em campo aberto mesmo quando as marcas do termômetro caem para -37 ° C. O diâmetro das inflorescências é de 15-20 centímetros, no entanto, a poda correta e oportuna da cultura aumentará esses valores em até 30 centímetros.

            Apesar do tamanho bastante impressionante das "bolas em flor", a hortênsia não atinge mais de 1,5 metros de altura.

            "Anabel"

            Outro representante das hortênsias resistentes ao inverno, ideal para as condições climáticas da Rússia. A cultura é de tamanho médio, com flores exuberantes de flores claras, coletadas em inflorescências esféricas.

              "Pink Pinkushen"

              Pequena hortênsia de jardim - na forma adulta, sua altura varia de um a um metro e meio com parâmetros semelhantes quanto à largura do arbusto. As inflorescências têm formato piramidal, enquanto a cor das flores será rosa, mas em tons bastante delicados, no início do verão. Mais tarde, o arbusto pode mudar a cor de suas flores. O cultivo desta variedade destaca-se por seus bons indicadores de resistência a temperaturas negativas, além disso, a planta se destaca pela imunidade às enfermidades mais comuns, tolera a seca e pode se desenvolver e florescer mesmo em locais com ar poluído.

                "Recompensa"

                Uma bela cultura com pequenas flores brancas. A variedade pertence a plantas amantes da luz, portanto, é capaz de demonstrar sua atratividade decorativa tanto quanto possível apenas em áreas onde o acesso à luz solar não terá obstáculos.

                Além das variedades acima de hortênsias, Magic Pinkerbell, Bella Anna e outras variedades igualmente atraentes são populares entre os jardineiros.

                Levamos em consideração o clima e escolhemos um lugar

                Apesar da despretensão da planta às condições de cultivo, para que a hortênsia floresça e se desenvolva normalmente, antes de enraizar uma muda de uma cultura, é necessário escolher o local certo para ela no jardim. Em primeiro lugar, trata-se do acesso à luz solar: a flor crescerá mal na sombra, por isso precisará de um local com iluminação suficiente, mas sem luz solar direta ao longo do dia. Caso contrário, a floração pode não ocorrer ou esta fase não durará mais do que uma semana.

                Além do mais, a falta de sol pode levar à diminuição do tamanho das flores e das próprias inflorescências... A espécie também é representada por variedades resistentes ao inverno, portanto, hortênsias arbóreas podem ser plantadas em regiões com qualquer clima, mas levando em consideração a atitude da cultura em relação à luz.

                Vale a pena enraizar a hortênsia a uma distância de outras culturas, especialmente árvores, pelo menos 2-3 metros para que não sombreie a flor durante o processo de crescimento.

                Deve-se ter em mente que mesmo os brotos fortes e fortes de uma cultura podem se desprender do vento, portanto, o local para o cultivo de uma planta deve ser protegido de forma confiável contra correntes de ar. O norte será o lado ideal para a hortênsia, você pode enraizar a hortênsia perto de edifícios.

                Existem várias recomendações sobre o tipo de solo preferido para hortênsias arbóreas. Assim, a cultura cresce bem no solo com acidez levemente ácida ou alta. Em tal solo, a sombra das flores da planta será o mais brilhante possível. Em solo alcalino, existe um grande risco de a hortênsia começar a sofrer de várias doenças e morrer em breve.

                Aterrissagem

                Recomenda-se a compra de mudas ou sementes de hortênsia apenas em viveiros especializados e comprovados. No primeiro caso, antes de comprar, deve-se prestar atenção ao sistema radicular da planta que você gosta. Idealmente, a raiz da cultura deve ser coberta e bem protegida.

                Normalmente, as mudas são vendidas em recipientes separados, a idade ideal para uma cultura pronta para o transplante em campo aberto será de 3 ou 4 anos.

                Cronometragem

                Depois de comprar uma muda e escolher um local adequado na horta, vale a pena decidir o momento certo para o enraizamento da cultura. A maioria dos floristas experientes recomendam o trabalho de plantio nos primeiros meses da primavera. Dependendo do clima de uma determinada região, podem ser diferentes meses e semanas do ano. Mas a condição geral para todos é a presença de solo descongelado da neve no jardim. Além do mais, na cultura adquirida, os botões ainda não devem florescer.

                Para enraizar hortênsias no jardim em regiões com clima quente e invernos sem baixar a temperatura para valores negativos, você pode adiar o trabalho de plantio de hortênsias em terreno aberto até o outono.

                as regras

                As culturas devem ser enraizadas, aderindo às recomendações dos especialistas.

                • A planta prefere solo solto com um bom nível de aeração e permeabilidade à umidade. O indicador de acidez ideal será um valor na faixa de 5,5 a 6 pH.
                • Poucos dias antes do pouso pretendido no local, é necessário cavar um buraco, cujo diâmetro será de cerca de meio metro, com a mesma profundidade. Para solos pobres, recomenda-se aprofundar a cova de plantio para colocar uma camada de fertilizantes importantes para a cultura no fundo.
                • Um dia antes do plantio, você precisa colocar 4-5 baldes de água no buraco, dar tempo para a umidade ser absorvida. No dia seguinte, coloque no fundo uma camada de drenagem, necessária em um caso ou outro, fertilizantes para normalizar a acidez da terra.
                • Raízes muito longas são cortadas da cultura antes do plantio. Posicione no centro do buraco, endireite o sistema radicular para que não haja vincos, polvilhe com terra, deixando o colo da raiz acima da superfície do solo. É mais correto compactar a terra para que os vazios não se formem no círculo próximo ao tronco. Depois disso, a cultura deve ser regada abundantemente.
                • Para manter a umidade da terra, é necessário cobrir o solo ao redor da hortênsia com uma camada de cobertura morta, que no verão se tornará uma fonte adicional de fertilizante para ela. Para esses fins, você pode usar agulhas, aparas de madeira. A cobertura morta impedirá o crescimento de ervas daninhas, mas o diâmetro da camada colocada não deve exceder 15 centímetros.

                Erros freqüentes

                Muitos produtores inexperientes podem enraizar as plantações em solo com muita areia. Nesse tipo de solo, a hortênsia desenvolver-se-á muito mal. Para resolver esse problema, ao plantar uma planta em uma cova, deve-se formar um castelo de barro, que pode reter umidade e nutrientes no solo.

                Podem surgir problemas na cultura se a muda não for armazenada corretamente em casa. Para manter a viabilidade do subsolo da hortênsia antes do plantio, recomenda-se hidratá-la abundantemente, independente da estação do ano e da temperatura do ar.

                A flor, cuja parte subterrânea será bem menor que a aérea, é recomendável plantar a céu aberto o mais rápido possível, pois a evaporação da folhagem e o suprimento mínimo de umidade na raiz do coma podem provocar a morte da planta. .

                Cuidado

                Após o plantio, as demais medidas agrotécnicas são reduzidas à realização de uma série de obras obrigatórias.

                Rega

                Hortênsia semelhante a uma árvore é uma cultura que ama a umidade que cresce rapidamente. A falta de fluido tem um efeito extremamente negativo em sua aparência e condição. A rega, dependendo das condições meteorológicas, deve ser regular e abundante. No calor, você pode umedecer a cultura 3-4 vezes por semana. O solo deve estar saturado com líquido em pelo menos 50 centímetros. Adicionar manganês à água será útil durante a rega, pois é capaz de fortalecer os brotos de hortênsia.

                Antes do inverno, às vésperas da primeira geada, a planta é regada pela última vez.

                Top curativo

                Hoje, o cultivo de tal planta com flores será impossível sem a introdução de fertilizantes adicionais. Como regra, os fertilizantes são usados ​​três vezes durante a temporada.

                • Após o enraizamento na horta, após 14-15 dias, a hortênsia deve ser alimentada com sulfato de potássio, superfosfato ou uréia. Esse trabalho deve ser realizado a cada primavera.
                • No início do verão, a planta precisará reabastecer seu suprimento de oligoelementos importantes para uma floração abundante e duradoura. Durante este período, os compostos contendo nitrogênio devem ser evitados, o que irá ativar o crescimento da massa verde, e focar na introdução de fósforo e potássio como fertilizantes. Você pode usar formulações complexas para plantas de jardim com flores.
                • Até o outono, recomenda-se fertilizar a cultura com matéria orgânica, para isso vale a pena usar o esterco do ano passado. Esta será a etapa final da introdução dos curativos.

                  Além dos curativos obrigatórios, formulações especiais podem ser utilizadas para a hortênsia, o que permitirá que você altere a cor das inflorescências.

                  • Para obter uma floração azul da cultura, recomenda-se adicionar sulfato de alumínio à água durante a rega. Para um metro quadrado de área, serão necessários cerca de 500 gramas da substância.
                  • Para que a hortênsia floresça azul no jardim, ela precisará de fosfato de alumínio, pelo menos 15 gramas por litro de líquido.
                  • Para tingir flores na cor lilás, vale a pena usar sulfato de cobre como cobertura na quantidade de 1 colher de chá para cada 7 litros de água. Essa substância também pode contribuir para o aparecimento nos arbustos de uma mistura de flores rosas e azuis.

                  Poda

                  No caso das hortênsias, a poda das árvores, realizada em todas as estações, é um componente importante de toda a tecnologia agrícola. Um jardineiro novato precisa saber que um corte de cabelo planejado e correto ajudará a cultura a jogar fora inflorescências grandes e espetaculares, o que a torna diferente da hortênsia de folhas grandes. A negligência desse trabalho levará ao espessamento excessivo da copa, como resultado, a planta terá uma aparência pouco atraente.

                  A primeira poda planejada é realizada na planta com 5 a 6 anos de idade; em uma idade mais precoce, o corte pode prejudicar o desenvolvimento da cultura. Normalmente, esse trabalho é realizado no início da primavera - em março-abril. Ao mesmo tempo, é necessário retirar dos rebentos da cultura não mais do que um terço do comprimento, certifique-se de que deixa pelo menos 3-4 botões na hortênsia. Com a poda sanitária, os ramos secos e congelados estão sujeitos à separação da planta.

                  Reprodução

                  Você pode obter uma nova cultura por conta própria de várias maneiras.

                    Estacas

                    Normalmente, as atividades de aquisição de material de plantio são realizadas no meio do verão. É melhor cortar as mudas da hortênsia pela manhã, escolhendo os rebentos anuais jovens que já se tornaram lenhosos, e a melhor opção seria ter dois entrenós neles. A massa verde nos brotos selecionados deve ser parcialmente removida, o corte deve ser tratado com um estimulador de crescimento.

                    O enraizamento das estacas é feito em recipiente com mistura de solo constituída de areia e turfa. É necessário aprofundá-los no solo em um ângulo de 45 graus, mas não mais do que 2-3 centímetros. Para o plantio em grupo, as mudas devem ser colocadas a uma distância de pelo menos 10 centímetros umas das outras.

                    Como regra, as estacas terão tempo suficiente para criar raízes em um mês, então podem ser transplantadas para o campo aberto.

                    Método de estratificação

                    Para conseguir assim uma hortênsia jovem no jardim, é necessário escolher um rebento lateral saudável de uma planta adulta, que não terá mais de um ano. Aprofunde-o em uma trincheira especial, prendendo-o com arame na parte inferior e polvilhe-o com terra. No próximo ano, será possível separar as mudas da mata-mãe por meio do enraizamento no local escolhido.

                    Doenças e pragas

                    Em geral, a cultura demonstra altos índices de imunidade, portanto, doenças raramente são afetadas. No entanto, se o verão for muito chuvoso, a planta pode sofrer de oídio. E também o desenvolvimento de tal doença é possível com práticas agrícolas impróprias relacionadas à rega excessiva. Os fungicidas são usados ​​para tratar hortênsias. Além disso, você precisará ajustar o regime de irrigação.

                    Entre os perigosos insetos-praga que podem prejudicar a flor, vale destacar os pulgões e os ácaros-aranha. O aparecimento dessas pragas será visível a olho nu, de forma negligenciada e na presença de um grande número de insetos, a hortênsia não floresce, suas folhas ressecam e se enrolam. Para destruir a praga, composições inseticidas prontas e compradas em lojas são geralmente usadas para pulverizar a parte aérea da hortênsia.

                    Exemplos em paisagismo

                    Arbustos de hortênsias brancas no jardim da frente podem se tornar uma decoração real que certamente atrairá a atenção com inflorescências esféricas exuberantes e espetaculares.

                    Não menos atraentes serão as sebes feitas com variedades lilases de hortênsias, permitindo decorar qualquer parte do jardim.

                    Atenção especial deve ser dada às composições conjuntas de diversas variedades de cultura, que criarão um belo e florido espaço no local.

                    Para mais informações sobre esta hortênsia, veja o próximo vídeo.

                    sem comentários

                    O comentário foi enviado com sucesso.

                    Cozinha

                    Quarto

                    Mobiliário