Hortênsia "Diamantino": descrição, recomendações para cultivo e reprodução
A variedade Diamantino é considerada um dos tipos de hortênsia com flores exuberantes. Este é um arbusto maravilhoso que tem suas próprias características de crescimento e os segredos de cuidado que lhe estão associados. Conhecendo-os, você pode conseguir o rápido desenvolvimento da planta e seu luxuoso aspecto decorativo durante o período de floração.
Característica
Hortênsia "Diamantino" é uma variedade ornamental popular de hortênsias e também uma das maiores entre os outros membros da espécie. Com os devidos cuidados, pode crescer até 2 m, embora geralmente atinja uma altura de cerca de 1,2-1,5 m, com uma largura de 1-1,2 m. Durante a floração, a planta parece especialmente exuberante devido às muitas inflorescências, e sua a folhagem é quase invisível. A descrição da variedade inclui os seguintes recursos:
- a forma da parte aérea é mais freqüentemente arredondada, mas não esférica, mas ligeiramente alongada para cima;
- os ramos são retos e fortes, graças à sua força, o arbusto mantém a sua bela forma; adquirem dureza devido à lignificação aos 2 anos;
- folhas ásperas ao toque com um lado externo verde brilhante e um lado interno verde prateado têm uma forma oval larga com uma extremidade ligeiramente pontiaguda;
- grandes inflorescências em forma de panículas são cápsulas densas de cores diferentes, seu tamanho é de 20-25 cm;
- uma característica do arbusto é a mudança na cor das pétalas durante a estação; na floração é de tonalidade dourado-amarelada, a meio da floração as flores tornam-se brancas e antes de florescer tornam-se rosadas.
A hortênsia de panícula floresce de junho a setembro, inclusive em arbustos jovens plantados há 2 a 3 anos. A vegetação nesta variedade é ativada bem cedo. No final de setembro, os frutos são formados a partir das inflorescências - cápsulas minúsculas com sementes de até 3 mm de comprimento. Para o inverno, esta variedade deve ser coberta, já que a planta apresenta baixa robustez invernal. Como as outras variedades, a "Diamantino" adora uma cor ensolarada, fato que deve ser levado em consideração na hora do plantio.
Aterrissagem
As sutilezas do plantio estão associadas à escolha competente do local para a hortênsia. É necessário colocá-lo no local para que a planta seja iluminada de manhã e à noite. Então você pode contar com um crescimento rápido e subsequente floração exuberante. O melhor solo para variedades de paniculado é argiloso com alta acidez, mas não é recomendado diluir o solo com giz ou cal apagada - para isso, eles usam a camada superior da terra sob espécies de coníferas e turfa ácida de alto pântano. O substrato para o sistema radicular é preparado com argila, areia e mistura de turfa, e seixos, argila expandida ou cascalho fino são colocados no fundo do buraco.
Dependendo da região, o plantio do arbusto pode ser feito em horários diferentes. Nas regiões mais ao sul, é plantada no outono, em locais de clima frio é mais razoável plantá-la na primavera - após o início de dias quentes estáveis e com solo quente. Ao longo do verão, são plantadas mudas de contêiner, cujas raízes são fechadas. Ao escolher uma planta, eles prestam atenção à integridade dos botões, da casca e ao frescor da folhagem.
O algoritmo de desembarque é o seguinte:
- está sendo preparado um orifício de 50x50 cm;
- os longos brotos da raiz são cortados, quando secam, são imersos em solução bioestimulante por 24 horas ou mantidos em caixa de barro;
- o solo nutriente é despejado no buraco com uma lâmina e uma planta é colocada em cima;
- despejando gradualmente na terra, é compactado simultaneamente, e o colo da raiz é colocado na superfície;
- o arbusto plantado é regado e o espaço sob ele tem 5 cm de espessura, coberto de húmus.
Para manter a umidade do solo, é permitido derramar um hidrogel absorvente de umidade no poço antes do plantio, o que manterá o nível de água e evitará que o solo seque. A hortênsia pode descartar os botões no próximo ano após o plantio, mas para uma melhor sobrevivência, eles devem ser removidos.
Cuidados de acompanhamento
Plantas jovens e adultas precisam de tratamento cuidadoso e cuidados regulares, portanto, todos os procedimentos necessários devem ser realizados em tempo hábil.
Rega
Hortênsia "Diamantino" não tolera a seca e, com a prolongada escassez de água, suas flores tornam-se pequenas. Para irrigação externa, é utilizada água da chuva. As mudas precisam de pelo menos um balde de água, um arbusto adulto leva mais de 30 litros. Eles irrigam o solo próximo ao tronco 2 vezes por semana, derramando água sob a raiz. O afrouxamento e amontoamento são realizados com a mesma frequência da irrigação.
Top curativo
Os arbustos jovens não precisam de fertilização durante todo o ano, mas então você precisa alimentá-los três vezes por temporada, a saber:
- quando novos ramos aparecem, o solo é fertilizado com produtos contendo diversos aditivos minerais;
- no início do verão, quando aparecem os botões, é necessária a fertilização com potássio, fósforo, ferro e outros elementos; a preparação universal "Superfosfato" é ideal para isso;
- no final do verão, o arbusto necessita de matéria orgânica, portanto, utiliza-se esterco em infusão na água por 20 dias; antes do uso, a composição é diluída em água (1: 10 l).
Importante! Para qualquer planta, incluindo hortênsias, é melhor não alimentá-la do que exagerar. Não se esqueça de que panículas anormalmente grandes podem sobrecarregar pesadamente os galhos do arbusto.
Poda
A floração da cultura, assim como o tamanho do arbusto, depende em grande parte da poda. É melhor realizá-lo antes da formação dos botões, no início da primavera. Os rebentos são encurtados por 2-3 botões, os ramos congelados, fracos e torcidos são removidos. No verão, um corte de cabelo envolve o corte de 3-5 botões. O rejuvenescimento do arbusto é realizado anualmente cortando um ramo do esqueleto da hortênsia.
Combater a doença
Doenças da cultura resultam do cuidado analfabeto com arbustos. Porém, é impossível garantir a ausência total de problemas, é preciso estar preparado para eles. As principais doenças da hortênsia são a podridão cinzenta, a podridão branca e o oídio. Você pode curar o arbusto usando agentes fungicidas - "Topázio", "Chistotsvet", "Fitosporina-B", com uma pequena lesão - solução de sabão. Entre as pragas que representam perigo estão pulgões, nematóides, caracóis e lesmas, ácaros-aranha. Se aparecerem insetos, você pode eliminá-los com a ajuda de inseticidas adequados. Para profilaxia, tratamento do solo com sulfato de cobre, mistura bordalesa é usada, as ervas daninhas são eliminadas em tempo hábil.
Preparando-se para o inverno
Antecipando-se ao inverno, é realizada uma poda radical de brotos frescos de hortênsias até 5 botões. Em seguida, o círculo próximo ao caule da planta é coberto com uma camada espessa de serragem, agulhas e turfa (30 cm). Alguns jardineiros, ao amarrar galhos de hortênsia, dobram-nos, mas isso pode fazer com que quebrem. Portanto, é melhor instalar uma estrutura de vários pinos, fixar ramos de abeto conífero a eles e puxar um pano de lutrasil ou fiado em cima para proteção. Durante o primeiro inverno, os arbustos devem estar bem cobertos para protegê-los do vento e do gelo. Ao mesmo tempo, a planta não deve crescer, portanto, o filme não é usado, e a serapilheira é usada com cautela, deixando pequenas lacunas.
Reprodução
Você pode cultivar uma panícula de hortênsia a partir de sementes, mas apenas para para plantá-lo em local permanente, serão necessários pelo menos 2 anos de preparação do material de plantio, incluindo seu endurecimento e cultivo em casa de vegetação... Isso não é muito conveniente, aliás, com esse método sempre sai uma planta idêntica àquela de onde as sementes foram tiradas.
Portanto, os jardineiros usam métodos de criação mais leves.
- Enraizamento de camadas de ar, que são tidas como ramos jovens de um ano. Eles são colocados em uma pequena ranhura e cobertos com terra, presos ao solo. É importante que uma parte do rebento com 15–20 cm de tamanho permaneça acima da superfície.A nova planta é separada da mãe após o enraizamento completo. Via de regra, isso acontece no próximo ano, na primavera.
- Na primavera e até meados de julho, as hortênsias podem ser plantadas com mudas. Galhos de 10-15 cm de comprimento devem ser cortados no topo do arbusto. Antes do plantio no substrato, a parte inferior das mudas é limpa de folhas e embebida em uma solução de estimulante de crescimento para raízes. Até a próxima primavera, a muda é colocada em condições de estufa, onde cuidados constantes são necessários para ela - regar, arejar, afrouxar cuidadosamente o solo.
Importante! Ao dividir o arbusto, a hortênsia é propagada apenas durante o transplante. O procedimento é realizado em março-abril ou outono. Isso requer escavar completamente a planta do solo. Depois disso, a planta é dividida em 2-3 partes com uma pá afiada.
Belos exemplos em paisagismo
Arbusto "Diamantino" pode ser usado no plantio em grupo e como um único elemento decorativo - tênia, a saber:
- uma solução de design comum é um arbusto elegante no meio de um gramado verde;
- sebes e becos;
- aplicação em conjunto com árvores de folha caduca, como bordo, bétula, salgueiro;
- a variedade fica bem combinada com lilases e arbustos de bagas;
- frequentemente a planta é plantada em combinação com espécies de árvores coníferas e arbustos;
Uma boa opção é a combinação com culturas de flores grandes - rosas, dálias, íris e peônias.
Você pode aprender mais sobre a variedade de hortênsias Diamantino no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.