Hortênsia com caule: descrição e variedades, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Como plantar?
  4. Como cuidar bem dele?
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo
  8. Visão geral da revisão

Hortênsia peciolada crespa não tem tronco sólido e se parece mais com um cipó, além disso, caracteriza-se por todas as qualidades de uma planta ornamental e com uma floração exuberante. Daí o interesse por esta cultura, sem contar propriedades vantajosas como despretensão e maior resistência ao gelo.

Peculiaridades

A terra natal de uma planta tão incomum e bela como a hortênsia peciolada é a costa leste da Ásia. Seu local natural de crescimento são as florestas decíduas e de coníferas localizadas na Ilha Sakhalin, na Coréia e no Japão. O cipó trepadeira, como muitas vezes é chamado de galho trepadeira, é uma cultura perene, com a ajuda de raízes aéreas capazes de escalar qualquer suporte a grandes alturas, em particular, isto se aplica a uma variedade como "Petiolaris".

Para se ter uma visão completa da variedade de hortênsia trepadeira, vale a pena estudar sua descrição.

  • O comprimento do cipó depende da variedade e das condições climáticas - nas regiões frias cresce até 5-6 m, e no sul pode chegar a 20 m.
  • As folhas têm 10 cm de comprimento, são de cor verde escura, aderidas aos ramos com longos pecíolos, são redondas, largas e têm a ponta pontiaguda e a parte inferior rugosa.
  • O arbusto é considerado de crescimento rápido, adicionando 0,5-1 m de comprimento anualmente.
  • Os ramos são recobertos de casca vermelho-acastanhada e, em combinação com densa folhagem, conseguem trançar as estruturas de suporte já em meados de abril.
  • Flores esverdeadas e brancas, coletadas em grandes inflorescências corimbosas, crescendo até 20 cm, aparecem no início do verão e continuam a florescer até o final de agosto. Eles estão generosamente espalhados pela coroa e exalam um aroma único de mel fresco.
  • O sistema radicular da hortênsia é forte, desenvolvido, cresce na camada superior do solo e as raízes aéreas ajudam a escalar qualquer superfície.

As variedades pecioladas preferem solo ácido, não temem nem mesmo temperaturas extremamente baixas (-30–35 graus), uma vez que a planta tem uma robustez de inverno fantástica.

A cultura do cipó pode ser utilizada como planta ornamental de cobertura do solo, ideal para decoração vertical de paredes, divisórias e outras estruturas.

Variedades

A hortênsia peciolada possui diversas variedades com nomes interessantes, são muito valorizados pelos jardineiros pelo seu aspecto decorativo, resistência às baixas temperaturas e facilidade de manutenção.

  • "Petiolaris" - a variedade mais elevada, capaz de crescer até 25 m, cujos ramos trepadeiras se enroscam nos troncos e copas das outras árvores e, na falta de suporte, espalham-se pelo solo. A planta se distingue por uma inflorescência complexa na forma de uma panícula corimbose.
  • Pequeno arbusto peciolado "Surpresa de inverno" - variedade com 2 m de altura e flores brancas a ferver, a folhagem verde tem a capacidade de mudar de cor para avermelhado, púrpura e bordô. O período de floração ocorre no final da primavera e início do verão.
  • "Cordifolia" - arbusto subdimensionado com 1,5 m de altura, de crescimento lento (o crescimento dos rebentos é de 10 cm por ano). A hortênsia tem folhas grandes e redondas, sendo a parte superior verde e a inferior branca. Na inflorescência existem dois tipos de flores: brancas assexuadas e férteis - amareladas. A planta é altamente resistente a geadas e doenças.
  • Hortênsia escalada "Take e Chance" - cipós até 6 m de altura com folhas grandes e arredondadas de até 10 cm, de orla branca e padrão de mármore. A hortênsia tem flores brancas cremosas com aroma de mel que florescem no início do verão.
  • O tipo mais bonito de hortênsia peciolada é a variedade Miranda. Esta é uma planta alta, atingindo uma altura de 6-10 m. A cultura cresce quase um metro anualmente, tem flores de mel brancas como a neve. Suas folhas verdes com pequenos entalhes são emolduradas por uma borda amarela. A floração dura 2 meses - de meados do verão a setembro.
  • Variedade recentemente desenvolvida "Silver Lining" tem uma cor branca invulgarmente pura nas pétalas, os lados verdes externos e vermelhos inferiores das folhas, que se tornam completamente cor de vinho no outono. O arbusto atinge uma altura de 2 m, mas pode ser usado como um tapete brilhante e incomum, rastejando ao longo do solo.

Como plantar?

Antes de plantar, determine o local para a hortênsia trepadeira. Não se recomenda colocar a planta à sombra, pois formará um número limitado de flores e seu tamanho pode ser menor que o normal. É necessário escolher uma área com luz difusa ou um local aberto onde a mata fique ao sol apenas de manhã cedo e ao anoitecer. Não deve haver árvores grandes e arbustos por perto devido à cultura que ama a umidade. Liana não tem medo de fortes rajadas de vento, mas as plantas jovens devem ser protegidas contra elas.

O solo para hortênsias precisa de solo ácido, drenado e fértil. Não deve ser permitida a presença de calcário em sua composição, uma grande quantidade de areia também é indesejável, pois, por isso, as raízes podem receber menos umidade.

A composição do solo deve incluir os seguintes componentes: argila, terra folhosa, húmus, areia e turfa.

O plantio é realizado na primavera na primeira década de abril ou em outubro antes do início de uma onda de frio. Mudas prontas com raízes fechadas são plantadas junto com um torrão de terra. Se você usar seu próprio material - brotos com 2 a 3 anos de idade, suas raízes devem ser mantidas na água por 24 horas.

Os buracos de plantio são colhidos 1,5-2 semanas antes do plantio, o tamanho do buraco deve ser 2 vezes o tamanho do sistema radicular. Para o plantio coletivo em terreno aberto, os buracos são colocados em intervalos de 1,5 m. Você deve pensar com antecedência sobre os suportes para a hortênsia rasteira.

As principais etapas do desembarque:

  • colocação no fundo do poço de drenagem, materiais ideais - pedaços de tijolo, argila expandida, seixos, espessura da camada 10 cm;
  • uma mistura de nutrientes preparada misturada com solo de jardim é colocada no topo da drenagem;
  • a hortênsia é baixada para o meio da cova, as raízes são esticadas, cobertas com terra até o primeiro botão;
  • após a compactação da terra, a área próxima ao tronco é bem derramada e polvilhada com cobertura morta - casca de pinheiro, aparas de madeira, serragem e turfa.

Na região de Moscou, na ausência de neve e de geadas fortes, arbustos jovens de hortênsias trepadeiras terão de ser amarrados, colocados no chão e cobertos para evitar o congelamento.

No início a videira não cresce muito rápido, mas pode florescer em 2, 3 e até 6 anos, tudo depende das condições criadas. E apenas plantas adultas em uma estação podem dar um aumento de 1 m.

Como cuidar bem dele?

As regras para cuidar de hortênsias pecioladas representam uma série de requisitos.

  • É necessário regar a planta no máximo 2 vezes por semana, mas depende do clima. Em dias quentes e secos, você precisará irrigar duas vezes em 7 dias. Você também precisa realizar a aspersão - pulverizar a coroa 3-4 vezes por semana, de manhã e à noite. Em caso de mau tempo que dura muito tempo, a videira é regada uma vez a cada 30 dias. Para a irrigação, sempre se utiliza água mole e morna, previamente sedimentada.
  • A fertilização é importante para a hortênsia florescer abundantemente. Na primavera, com o início da estação de crescimento, você precisará alimentar a planta com uma mistura de sulfato de potássio (20-30 g), carbamida (20 g), "superfosfato" (30 g) por 1 sq. m.Nos meses de junho e agosto, o esterco líquido diluído em água 1: 10 é preparado para irrigação e composto de 20 kg por arbusto também é adequado.

Uma solução fraca de permanganato de potássio é necessária para regar para aumentar a resistência dos brotos.

  • A poda periódica é necessária se a hortênsia for usada para paisagismo vertical. O procedimento começa quando a cultura atinge os 3 anos de idade, é realizada no início da primavera. O evento é necessário para que a videira cubra completamente o suporte e projete inflorescências maiores, além disso, o arbusto em bruto perde o seu aspecto decorativo. Ao cortar, restam 6–7 dos ramos mais fortes e saudáveis; nos ramos do ano atual, são mantidos de 3 a 5 pares de botões. No outono, rebentos doentes e secos, flores secas são cortadas.
  • Variedades trepadeiras de hortênsias, os especialistas aconselham amarrar e prender a suportes para que cresçam corretamente.
  • A cultura peciolada tolera até mesmo frio severo e temperaturas criticamente baixas, mas os brotos jovens podem morrer no inverno, então eles precisam fornecer um abrigo confiável. Para isso, as vinhas são retiradas das estruturas de suporte, dobradas e colocadas sobre placas ou placas de contraplacado. Folhas caídas, ramos de abeto são despejados por cima e cobertos com um pano não tecido.
  • Hortênsia é resistente a doenças e insetos, mas não é totalmente imune a infecções, portanto, os cuidados devem incluir o tratamento preventivo do arbusto com inseticidas e antifúngicos.

Métodos de reprodução

Tradicionalmente hortênsia criados por estacas, estacas de divisão e enraizamento e variedades de pecíolo não são exceção.

  • Jardineiros experientes preferem propagar arbustos trepadeiras. estacas, o corte é realizado nos dias de verão - para isso, os brotos são retirados do topo de uma planta com dois internódios. Para plantar um galho, você precisa remover as 2 folhas inferiores e, em seguida, mergulhá-lo em um bioestimulador de crescimento. Para hortênsias, um substrato contendo turfa, húmus e areia é adequado. As mudas são colocadas em uma mistura de nutrientes e cobertas com um filme, após o qual ventilam e umedecem o solo por cerca de um mês.

Quando as raízes aparecem, você pode plantar as plantas e deixá-las até o plantio na primavera, ou imediatamente atribuí-las a um lugar permanente no jardim.

  • Camadas a cultura é cultivada de maio ao final do verão. Prepare o solo sob uma planta adulta, afrouxe e regue. Uma pequena incisão é feita no longo ramo inferior, ela é inclinada ao solo e coberta com turfa. Na primavera, as mudas são separadas da mata-mãe e plantadas na área selecionada, quando suas raízes estão totalmente formadas.
  • É permitida a propagação da variedade peciolada. dividindo o sistema raiz... No transplante de hortênsias, parte da raiz com brotos é separada do arbusto, a parte aérea é cortada em 2 botões, raízes muito longas são encurtadas e tratadas com uma solução de manganês. As mudas podem ser plantadas imediatamente e regadas com boa irrigação por 30 dias para agilizar a adaptação.

A propagação da semente também é viável, mas não garante uma planta idêntica à mãe. As sementes são semeadas em pequenos vasos com mistura de solo e drenagem de 2 cm de espessura. As sementes não são enterradas, mas polvilhadas com uma fina camada de solo nutritivo e cobertas com polietileno. Quando as mudas aparecem, o filme é removido e o solo é umedecido regularmente. As mudas cultivadas podem ser enraizadas no próximo ano.

Doenças e pragas

Práticas agrícolas inadequadas e violação das regras de manutenção levam a doenças e ao ataque de insetos nocivos.

Doenças comuns na cultura.

  • O clareamento significativo da folhagem pode indicar a presença de clorose. Nesse caso, as folhas da planta morrem, mas no início ficam amarelas e apenas as nervuras mantêm a cor verde. Por esses sinais, você pode reconhecer a doença. O motivo é o uso descontrolado de húmus, o aumento da porcentagem de calcário, que a cultura não tolera, e a deficiência de ferro no solo.Basta alimentar o arbusto, organizar a rega com água acidificada, borrifar a planta com produtos como Ferovit, Anticlorose, Ferrilene ou quelato de ferro.
  • Outro incômodo é a podridão, branca ou cinza. No primeiro caso, o fungo infecta o sistema radicular, por causa do qual os ramos ficam pretos e ficam cobertos com uma camada branca, o fungicida "Fitosporin" ajudará a lidar com o problema. No caso de danos por podridão cinzenta, aparecem manchas pretas nos caules e folhas, podendo a liana em floração ser curada com a ajuda de preparações fungicidas - "Flores puras" ou "Fundazola". Essas doenças resultam do excesso de nitrogênio no solo e do excesso de umidade estagnando nas raízes.
  • A planta também pode adoecer com uma doença viral, por exemplo, a mancha do anel. Esta patologia é caracterizada pelo enrugamento das folhas, sua morte e a morte do arbusto. Não existe medicamento especial para o tratamento, por isso torna-se necessário destruir o arbusto afetado. É desenterrado e queimado, e o solo é desinfetado.

A doença pode se desenvolver devido a equipamentos de jardinagem não esterilizados, pragas que carregam germes e material de plantio de baixa qualidade.

  • Uma flor acinzentada que se forma na face inferior e depois na parte externa da folhagem, assim como o aparecimento de manchas - esverdeadas e amarelas - indicam infecção por oídio, levando ao murchamento da hortênsia. Neste caso, você precisa usar os medicamentos "Skor", "Topázio", "Fitosporina".

Se a cultura do pecíolo não cresce bem, não floresce e parece dolorida, há motivos para supor que ela seja afetada por pragas. As espécies mais perigosas para a planta são os pulgões verdes folhosos, os nemátodes das galhas e os ácaros-aranha. Em relação a eles, são eficazes os agentes acaricidas antiácaros e os inseticidas - a preparação sistêmica "Tanrek", "Comandante".

Um agente profilático contra vírus e fungos está pulverizando com mistura de Bordeaux (no início da primavera e no outono), os inseticidas são aplicados ao solo antes do plantio e as mudas são tratadas com sulfato de cobre. Além disso, para prevenir o surgimento de patógenos, é importante remover ervas daninhas e quaisquer resíduos de plantas em tempo hábil.

Uso em paisagismo

Sabendo da incrível capacidade de uma planta de ocupar todo o espaço livre e trançar suportes das mais diferentes formas, paisagistas ficam felizes em usar a cultura para decorar suas áreas de quintal.

  • Freqüentemente, variedades pecioladas são usadas para decorar pérgulas, terraços abertos e gazebos. Eles são usados ​​para decorar arcos de jardim e fachadas de edifícios.
  • Com a ajuda de uma planta, é possível criar um corredor verde ou um túnel, basta construir uma moldura que ele vai trançar.
  • Arbustos trepadeiras de diferentes variedades são adequados para decoração de paredes, mas é melhor não escolher os de madeira que precisam de renovação periódica da pintura. Mas as paredes de tijolo ou pedra natural são adequadas para isso.
  • A hortênsia trepadeira pode ser usada para moldar troncos grandes e fortes de carvalho, bordo e pinho. Como resultado da trança com liana em flor, essas plantas se parecerão com árvores ornamentais.

Quando colocado no chão, um tapete sólido de lindas folhas parecerá luxuoso, mas ao mesmo tempo as hortênsias, via de regra, não florescem ou há muito poucas flores. Por outro lado, não faz sentido decorar assim um canteiro de jardim, uma vez que será impossível percorrê-lo.

Portanto, esses revestimentos são bons apenas para pequenas encostas e colinas decorativas.

Visão geral da revisão

Os jardineiros falam calorosamente de hortênsias semelhantes a lianas, e não apenas por causa de seu efeito decorativo. Para muitos, qualidades como resistência à geada e floração rápida, geralmente ocorrendo entre 2 e 3 anos, são importantes., a capacidade de ocupar rapidamente o espaço disponibilizado, melhorando a aparência do local.No entanto, existem espécies trepadeiras que só florescem durante 7 anos, por isso muitos proprietários de arbustos acreditam que esta planta é para o paciente.

    Alguns proprietários relatam coisas incríveis - sua variedade de hortênsias com pecíolo floresce lindamente, estando em plena sombra, já que a luz do sol obscurece a sombra da casa. Aparentemente, os proprietários cuidaram muito bem de outros parâmetros de cuidado e, em particular, da composição do solo, e como resultado, uma planta que ama o sol se sente confortável com quase ninguém.

    Para que a floração comece mais cedo, muitos veranistas e proprietários de casas de campo particulares aconselham não plantar uma safra no lado norte, e também tentam transplantá-la o mais raramente possível, pois este procedimento retarda o aparecimento das flores em 1- 2 anos.

    Para os cuidados com hortênsias pecioladas, veja abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário