Hydrangea Bretschneider: tudo sobre o arbusto ornamental
Hortênsia é uma flor conhecida e amada por muitos jardineiros há muito tempo. Ela cresce em quase todos os pátios bem cuidados, e sua floração agrada aos olhos dos proprietários e observadores. Mas e se você ama tanto esta família de flores, mas quer algo novo e diferente? Bem, então este artigo é especialmente para você.
Descrição
Uma das espécies mais incomuns, mas não menos belas da família das hortênsias é a hortênsia Bretschneider. Seu nome em latim é Hydrangea bretschneideri. A pátria desta espécie é considerada Pequim, onde foi descoberta pela primeira vez em 1883. A hortênsia foi introduzida na Europa em 1920, onde novas variedades resistentes à geada foram cultivadas a partir da hortênsia de jardim. Isso marcou o início do cultivo de hortênsias não apenas como uma flor caseira, mas também como uma cultura de jardim.
Entre os jardineiros, a hortênsia é muito procurada pela sua despretensão, resistência, longevidade, bela e longa floração. As flores de corte secam bem e podem ser utilizadas em arranjos de bouquet, tanto simples como secos.
É um arbusto ornamental perene, podendo atingir 4 metros de altura, embora também sejam encontradas formas de cipó. A copa do arbusto é redonda, com até 3 metros de largura. Esta espécie se distingue por sua resistência no inverno e em condições áridas. As folhas são verde-escuras e de formato oval-oblongo com entalhes. O lado externo das folhas é liso e o lado interno é fofo.
A floração vai de julho a agosto, mas os restos das flores caem apenas no final do outono. Todos os anos, a partir de 5 a 6 anos, as hortênsias de Bretschneider florescem com inflorescências de cheiro fraco - "guarda-chuvas" com um escudo levemente convexo de cerca de 13-15 cm de diâmetro. As flores localizadas no meio (bissexuais) caem muito mais cedo do que as localizadas na periferia (estéreis). No final da floração, por volta de setembro, os frutos aparecem em forma de cápsulas secas. Os rebentos são retos, eretos e enrijecem mais perto do inverno.
A cor das folhas e pétalas das flores muda ao longo da época de floração. As folhas mudam do verde próximo ao outono para marrom-amarronzado, e as flores brancas adquirem uma tonalidade vermelho-púrpura.
Apesar das muitas vantagens da hortênsia, não se esqueça que todas as suas partes contêm um glicosídeo cianogênico, que é tóxico para o homem. É necessário ter muito cuidado, não permitir que partes da planta entrem nos alimentos, evitar o contato com crianças e animais domésticos.
Como muitas outras plantas, a hortênsia pode causar reações alérgicas, como dermatite, rinite alérgica e até asma brônquica.
Variedades
Hortênsia de cobertura do solo de Bretschneider às vezes chamada de "Rainha Púrpura" devido à mudança de cor para tons roxos, e às vezes "pubescência mista"... Outro nome - Himalaia - recebeu em conexão com o lugar mais popular onde cresce - nas encostas do Himalaia e nas montanhas da China.
Os viveiros da Europa Ocidental hoje oferecem duas variedades desse tipo de hortênsia: Snowcap e Jermyn's Lace.
Regras de pouso
Para o plantio de hortênsias em terreno aberto, uma área aberta e bem iluminada é adequada. Se for assumido que não haverá rega regular, então deve-se plantar em sombra parcial, porque as folhas do sol forte podem queimar. A planta prefere um solo permeável, bem solto e úmido. Se você pretende cultivar hortênsias com inflorescências brancas, rosa ou vermelhas, o solo deve ser ligeiramente ácido e, para variedades com flores azuis, mais ácido. Tolera mal a umidade do inverno e ventos fortes.
As mudas são plantadas no início da primavera ou meados do outono. É preferível plantar na primavera para que a planta possa se aclimatar durante o verão e não entrar no inverno estressante. Recomenda-se que os rebentos com um ano de idade sejam cortados em 2-3 botões.
Para plantar uma muda em terreno aberto, primeiro você precisa cavar um buraco em algum lugar 30x30x30 cm, onde adicionar uma mistura de fertilizantes minerais e orgânicos, turfa misturada com areia e um pouco de turfa. Os fertilizantes para esta flor devem conter magnésio e ferro. O sistema radicular da planta é encurtado ligeiramente antes do plantio. O solo é umedecido e uma hortênsia jovem é plantada em uma profundidade rasa. O solo ao redor de um grande arbusto no futuro será coberto com turfa ou húmus.
Métodos de reprodução
Se você decidir expandir seu jardim com novos arbustos, sementes ou brotos são usados para propagar este tipo de hortênsia. É muito difícil propagar arbustos por estratificação, divisão de arbustos ou vegetação rasteira, portanto, esses métodos raramente são usados. Vamos analisar cada um dos tipos separadamente.
- Ao cultivar novas flores a partir de sementes, você precisa comprá-las primeiro ou coletá-las de uma planta desbotada com antecedência. Em maio, você já pode semear em casa em um vaso ou em uma estufa. Após 30 dias, as sementes eclodirão e a cada ano crescerão 15-30 cm. A cada ano, o solo em que a nova planta cresce deve ser trocado. Com o tempo, as mudas crescidas podem ser plantadas em terreno aberto.
Ao cultivar hortênsias a partir de mudas, você não precisa se esforçar muito. Uma planta adulta é retirada ou sua ponta, se a planta for cultivada em casa. Se a planta cresceu no jardim, então você deve usar um broto jovem com 2-3 botões formados a partir da base do arbusto, cujas folhas atingem pelo menos 5 cm de comprimento. As plantas são plantadas a uma distância de 4–5 cm umas das outras e 2 cm de profundidade em um vaso cheio de areia. As condições de estufa são criadas cobrindo-se as mudas com um pacote. Mesmo sem o pré-tratamento com estimulantes de crescimento, ele cresce muito rapidamente. Após 10-15 dias, as estacas enraizadas são transplantadas para vasos separados e as pontas são cortadas para que os ramos mais tarde formem um arbusto. Os brotos laterais da raiz também devem ser cortados, deixando apenas alguns dos brotos mais fortes.
Estas plantas poderão dar a primeira floração em um ano, mesmo que não muito densa (cerca de 3-5 inflorescências).
Conselhos sobre cuidados
Para que a hortênsia de Bretschneider cresça saudável e floresça abundantemente, ela deve ser cuidada. Em geral, ela não é exigente. Às vezes você precisa pulverizar a planta para manter a umidade alta. No outono, nas hortênsias plantadas na primavera, galhos desbotados, desatualizados, murchas ou congelados são podados em uma área formada com botões. Isso deve ser feito antes do início do período de fluxo de seiva, mas se o tempo for perdido, a poda pode ser feita na primavera, enquanto as folhas ainda não floresceram. A resistência à geada dessas plantas torna possível não cobri-las para o inverno.
Rega
A hortênsia tolera o excesso de umidade tanto quanto a irrigação insuficiente. Na primavera e no outono, a rega deve ser constante, cerca de 2-3 baldes de água por semana. Para irrigação, recomenda-se água da chuva suave. No inverno, a rega não é necessária, apenas quando o solo está completamente seco.
Depois de cada rega, não se esqueça de que o solo precisa ser coberto com cobertura morta.
Top curativo
Durante o período de crescimento ativo (início da primavera), as hortênsias são fertilizadas todas as semanas. Para arbustos adultos, são utilizadas misturas líquidas de matéria orgânica e componentes minerais. Para plantas com inflorescências azuis, são usados curativos de urze.
Doenças e pragas
O cultivo de decorações para o seu jardim pode ser complicado por uma variedade de pragas e doenças. Suas manifestações podem ser variadas: murcha de partes da planta, aparecimento de manchas, áreas podres, retardo de crescimento, diminuição da intensidade de floração, entre outras.
Das pragas que mais frequentemente estragam a hortênsia Bretschneider, as seguintes podem ser distinguidas.
- Um ácaro, devido ao qual a folhagem fica amarela e fica coberta com um padrão de mármore, está perdendo flores. Ajuda: tiofos (5–7 g por 10 litros de água).
- O pulgão da folha verde, que interfere no crescimento normal da planta, cresce com defeitos, inflorescências e as folhas caem prematuramente. Ajuda: solução de sulfato de anabasina (15–20 g por 10 litros de água).
Doenças que incomodam as hortênsias.
- Clorose. Causa escaldamento da folhagem. Ocorre quando a quantidade de cal permitida para o cultivo de hortênsias é excedida. Ajuda: nitrato de potássio ou sulfato ferroso em solução (40 g por 10 litros de água).
- Míldio - o motivo da formação de manchas oleosas amarelas nas folhas de ambos os lados, assim como nos caules. Ajuda: solução de sabão de cobre (15 g de sulfato de cobre + 10 g de sabão por 10 litros de água).
Aplicação em paisagismo
Uma planta com flores perenes e estáveis torna-se a decoração dos jardins de muitos profissionais e amadores. A hortênsia de cobertura do solo de Bretschneider é usada como planta independente e em companhia de arbustos ornamentais coníferos, perenes e decíduos. Fica bem com viburnum, espinheiro-alvar e freixo Kene (frutos brancos). Você pode cultivá-lo como uma cerca viva.
Com os devidos cuidados, a hortênsia Bretschneider irá deliciá-lo todos os anos com sua floração vibrante e aparência decorativa.
Para os tipos e variedades de hortênsias, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.