Hydrangea "Bombshell": descrição, recomendações para cultivo e reprodução
As flores desempenham o papel principal na decoração de um jardim ou casa de campo de verão, especialmente aquelas variedades que florescem durante o verão. Os jardineiros observam a hortênsia, que se distingue por uma variedade de tons de pétalas, bem como por sua longa floração - do início do verão ao final do outono. As características da hortênsia Bombshell e as regras de sua tecnologia agrícola estão no artigo.
Descrição da variedade
Variedades paniculadas de hortênsias são freqüentemente encontradas em jardins, chalés de verão e também como decoração para parques e praças da cidade. A principal vantagem deste arbusto perene é sua alta resistência ao gelo. É essa qualidade que possibilita o cultivo nas regiões do norte da Rússia. Além disso, deve-se notar a variedade de variedades que se diferenciam nas qualidades externas, cuidado despretensioso, floração longa. Portanto, se um jardineiro não puder fornecer cuidados regulares com as flores, a hortênsia em forma de panícula é a escolha ideal.
Criadores holandeses passaram vários anos criando a hortênsia Bombshellentretanto, foi possível registrar oficialmente uma nova variedade apenas em 2010. O autor deste tipo de cultura é considerado Alex Frederick Shoemaker.
Vale a pena dizer que hoje a variedade Bombshell não é muito comum na Rússia, porque variedades de plantas estrangeiras têm um longo caminho de sobrevivência em regiões estrangeiras.
A perene é bastante grande - 0,8 m de altura, e o arbusto atinge quase 1-1,5 metros de diâmetro. A folhagem é abundante, as folhas são ovais, ligeiramente alongadas, de formato grande. Curiosamente, a cor da folhagem sempre depende do solo de plantio. Assim, uma cor esmeralda escura pode mudar para uma mais clara. O período de floração vai de meados de junho até a primeira geada de outono. Neste momento, o arbusto está coberto de grandes inflorescências que lembram a forma de uma pirâmide. Essa "pirâmide" cresce até 16 cm de altura e 12 cm de largura. Uma parte integrante das panículas são flores estéreis. Os botões em flor atingem um diâmetro de 3-4 cm e as pétalas são de cor creme ou branca com tonalidade esverdeada. No final da floração, a cor muda para branco com ligeiro tom rosado.
A propósito, quando os botões já desabrocharam nas inflorescências paniculadas, as chamadas panículas inclinam-se para o solo, com isso o arbusto muda sua forma para esférica... Após o plantio de mudas em terreno aberto, a panícula de hortênsia "Bombshell" começa a florescer no ano seguinte.
No entanto, esse fator depende do cumprimento das regras de cultivo e cuidados posteriores.
Regras agrícolas
Para desfrutar do lindo jardim de hortênsias em flor no verão, antes de mais nada, é preciso plantar bem as mudas no solo. O plantio de uma planta jovem geralmente é planejado para a primavera. Assim, as mudas têm mais chances de se aclimatar em um local permanente, e também têm tempo para criar raízes antes da primeira geada. Jardineiros experientes são aconselhados a iniciar este processo o mais cedo possível, dependendo das condições climáticas.
Por exemplo, residentes das regiões do sul plantam hortênsias muito mais cedo do que na faixa do meio, na Sibéria... Além disso, a variedade apresenta alta robustez invernal, o que permite plantar uma flor ainda no outono. É verdade que com o início do inverno é importante cobrir bem as hortênsias.
O local para o plantio de hortênsia paniculada deve ser claro, mas não sob a luz direta do sol, e sempre protegido de correntes de ar. As áreas sombreadas não são adequadas para plantas perenes - a folhagem torna-se muito opaca e os botões perdem a saturação. Um fator igualmente importante é a suscetibilidade a certas doenças que se intensificam em locais escuros. Mas os arbustos que crescem sob o sol escaldante também parecem mal - eles queimam, o que posteriormente leva à morte da planta.
Depois de escolher um local, você deve cavar um buraco de 0,8 m de profundidade. Além disso, uma camada de drenagem de turfa, areia, húmus e solo fértil é colocada no fundo. Vale a pena saber que é proibido adicionar calcário na reentrância - é destrutivo para este tipo de hortênsia. Antes de plantar uma cultura em local permanente, é necessário preparar material de plantio. Os brotos e raízes da muda são encurtados, após o que são colocados no meio do caroço. Depois de espalhar as raízes pelos lados, o caule é coberto com terra de modo que o colo basal fique para fora do solo. No final, cada arbusto é regado abundantemente (um balde e meio de água por furo).
Cuidado
Apesar da natureza despretensiosa da variedade Bombshell, existem condições nas quais uma planta jovem começa a se sentir mal. Então, em dias de seca, o mato precisa de muita água. O mesmo vale para plantas perenes que crescem perto da estrada.
Cuidar de hortênsias jovens inclui:
- rega regular;
- poda oportuna;
- curativo superior;
- proteção e prevenção de doenças.
Recomenda-se fertilizar a planta pelo menos quatro vezes durante uma temporada.
- A alimentação na primavera envolve a introdução de produtos orgânicos. Isso aumenta muito o crescimento ativo da massa vegetativa e também contribui para o bom desenvolvimento das inflorescências.
- A segunda alimentação deve ser feita após o surgimento dos botões. Os jardineiros são aconselhados a preparar uma mistura de superfosfato, sal de potássio e uréia.
- A fertilização de julho envolve a introdução de uma solução a partir de produtos minerais complexos. A última vez para fertilizar os arbustos é melhor com uma composição de fósforo e potássio.
Além disso, a rega regular é uma regra obrigatória para cuidar de hortênsias paniculadas. É necessário monitorar o nível de umidade da camada superior do solo, evitando a desidratação. A poda é feita removendo brotos desnecessários e galhos doentes.
É importante manter o mais forte - cerca de 10 peças.
Doenças e pragas
Essa variedade de cultivo de jardim é resistente a muitas doenças, porém cuidados inadequados ou plantio em local errado podem enfraquecer a imunidade da planta. Considere as doenças mais comuns, assim como os insetos que atacam a cultura.
- Clorose. Quando infectadas, as folhas começam a amarelar, mas a cor das nervuras permanece a mesma. Essa reação indica uma deficiência de ferro no solo. Para fazer isso, uma solução de sulfato ferroso deve ser adicionada sob o arbusto.
- Oídio. Manifesta-se sob a forma de manchas de cinza com tonalidade azulada nas folhas. Fungicidas como o "Fundazol" ou borrifar o líquido bordalês no arbusto ajudam a curar a doença.
- Podridão cinzenta. Em clima frio e nublado, a hortênsia é mais suscetível à infecção. A folhagem é recoberta de manchas marrons, principalmente se o arbusto estiver sombreado ou muito espesso. Para salvar a flor, um transplante urgente será necessário em um local bem iluminado. O tratamento envolve a pulverização com soluções de Chistotsvet, Skor e Yundazol.
- Traqueomicose. O sistema radicular sofre principalmente de uma doença fúngica, como resultado da qual todo o arbusto morre. Tudo começa com o amarelecimento da parte aérea da flor, espalhando-se gradativamente pelos tecidos do caule. Na luta contra os fungos, as preparações fungicidas são mais eficazes. Antes de usar, é importante estudar as instruções sobre como diluir adequadamente a solução.
Quanto aos insetos, na maioria das vezes a panícula de hortênsia é atacada por pulgões, caramujos, rolos de folhas, nematóides, besouros das folhas.Assim que os "convidados" na folhagem ou as suas larvas forem notados, o tratamento deve ser iniciado imediatamente.
Os inseticidas ou formulações preparadas pelo próprio que são borrifados nos arbustos lidam perfeitamente com essa infecção. Aliás, tais eventos podem ser realizados como medida preventiva.
Uso em paisagismo
Hydrangea "Bombshell" é capaz de decorar qualquer jardim ou área de casa. Além disso, a planta é usada para domesticar parques municipais, praças e ruas inteiras. Essa popularidade da hortênsia foi fornecida por uma característica - a floração longa.
No projeto paisagístico, os arbustos são usados em plantios individuais ou em grupo. Assim, uma excelente combinação é criada por flores com coníferas vizinhas e pequenos arbustos. Além disso, o mais vantajoso é a combinação de "Bombshell" com uma braçadeira, astilba, hosts.
Um arbusto de hortênsia branca adicionará frescor ao jardim e, complementando-o com tons delicados de outras variedades de flores, criará uma atmosfera verdadeiramente leve.
A hortênsia panícula Bombshell é um arbusto de longa floração que adorna o jardim com seus botões brancos como a neve e folhagem verde. Uma cultura despretensiosa é capaz de se enraizar em quase todas as regiões, a partir da qual a data de plantio é constantemente adiada dependendo das condições climáticas. O cuidado e a manutenção adequados manterão as hortênsias de seu jardim saudáveis e bonitas por muitos anos.
No próximo vídeo, você encontrará uma breve visão geral da hortênsia Bombshell.
O comentário foi enviado com sucesso.