Hortênsia: variedades, cultivo, reprodução

Hortênsia: variedades, cultivo, reprodução
  1. Descrição
  2. Visualizações
  3. Variedades populares e seus tons
  4. Aterrissagem
  5. Cuidados de acompanhamento
  6. Controle de doenças e pragas
  7. Preparando-se para o inverno
  8. Reprodução
  9. Exemplos em paisagismo

Hoje, os jardins abrigam uma grande variedade de plantações de flores. Entre elas, um lugar especial é ocupado pelas hortênsias, apresentadas em uma grande variedade de espécies e merecida demanda por muitos floricultores.

Descrição

Hortênsia é uma planta da família das hortênsias com o mesmo nome. No gênero de cultura, existem cerca de cem espécies e ainda mais variedades. Estas plantas no seu ambiente natural e nos jardins são representadas por pequenas árvores, arbustos e vinhas. A maioria das espécies do gênero Hydrangea são encontradas na natureza na América do Norte e no Extremo Oriente, no entanto, a cultura perene é amplamente difundida em todo o mundo.

A bela planta tem o nome da princesa do Sacro Império Romano. Mais tarde, os botânicos deram o nome científico de Hortênsia, traduzido do latim que significa "vaso com água". Uma analogia semelhante com o nome botânico se deve à natureza da cultura ornamental com alto teor de umidade. Nos países asiáticos, você pode encontrar outro nome não oficial para hortênsia - "adzisai", que significa "sol roxo".

Hoje existem variedades que podem ser cultivadas não só na horta, mas também em casa, o que determina o aumento do interesse dos floricultores por esta cultura.

Em seu ambiente natural, a hortênsia pode crescer até marcas de 3 metros, assemelhando-se a uma árvore compacta e extensa. E também na natureza, variedades semelhantes a lianas crescem e se estendem até os troncos de outras plantações altas que crescem nas proximidades, essas hortênsias podem crescer até 30 metros. Hoje é apresentada hortênsia espécies perenes e caducas, as últimas são mais procuradas em latitudes com clima ameno.

Quanto à aparência, a flor apresenta folhas grandes opostas, que na maioria das vezes são de formato oval com a borda superior pontiaguda. Ao longo da borda das folhas, apresentam pequenos dentículos, além disso, veias são visualizadas sobre eles.

A cultura entra na fase de floração na primavera, continuando a encantar os olhos dos jardineiros com inflorescências de várias cores até a chegada das primeiras geadas.... As inflorescências de hortênsias podem ter a forma de uma bola ou escudo, existem variedades paniculadas, combinadas em uma espécie separada. As inflorescências têm 2 tipos de flores. O primeiro grupo inclui espécimes férteis, o segundo grupo é representado por flores estéreisque geralmente são colocados em torno das bordas. No entanto, existem variedades dessa cultura que terão flores excepcionalmente férteis.

Quanto à cor, é fornecida para jardineiros uma ampla paleta de cores de plantas que podem ser cultivadas em casa e no jardim. Entre as mais populares estão as variações lilás, branco, rosa, vermelho, carmesim e bordô.

Hortênsia pertence a plantações de frutificação... Nesse caso, o fruto é uma caixa com câmaras localizadas em seu interior, podendo ser de 2 a 5. Pequenas sementes amadurecem dentro de cada uma delas.

Visualizações

Hoje, os jardineiros praticam o cultivo de variedades resistentes, bem como plantações de flores que precisam de abrigo adicional para o inverno.Entre as mais populares hoje estão vários tipos de hortênsias.

Paniculata

A aparência dessa espécie determina sua popularidade especial. A cultura, em desenvolvimento, se transforma em pequenas árvores, que normalmente não terão mais de 2-3 metros de altura. Paniculata (panícula de hortênsia) é bastante comum nos países asiáticos, bem como no norte da Rússia. Em seu ambiente natural, a planta prefere ficar perto das bordas da floresta, além disso, a hortênsia se sente bem nos matagais da floresta de carvalhos. A árvore tem formato elíptico, no fundo a cultura parece mais exuberante.

As inflorescências têm forma de panícula. As plantas desta espécie são consideradas excelentes plantas melíferas, além disso, no jardim, as hortênsias chamam a atenção pelo seu aroma durante a floração. Dentre as características desta espécie, vale destacar a propriedade de se desenvolver de forma bastante ativa, à luz da qual, cultivando uma panícula de hortênsia em um canteiro de flores, ele precisará ser aparado regularmente para manter seu apelo decorativo.

De folhas grandes

Uma espécie perene que pertence ao tipo arbustivo. Estas plantas atingem 2 metros de altura, os rebentos das hortênsias são eretos, não frutificam. Variedades dessa espécie podem ter as cores das inflorescências branco, azul, rosa e até lilás, enquanto as folhas são pintadas em um tom verde padrão. As plantas entram na fase de floração mais tarde do que todas as outras, então você pode pegar hortênsias de folhas grandes em flor de agosto a novembro.

As variedades desta espécie são notáveis ​​por suas altas taxas de resistência à geada.

Semelhante a uma árvore

Existem vários outros nomes de espécies - hortênsia selvagem ou lisa. A cultura é notável por sua resistência à geada, em vista do que é cultivado de forma bastante ativa em regiões com invernos rigorosos. A hortênsia desenvolve-se na forma de um arbusto com não mais de 2-3 metros de altura. Os rebentos da planta são eretos, as folhas são arredondadas, as variedades apresentam-se numa grande variedade de cores.

Pereshkovaya

Uma cultura que ainda não se difundiu nos jardins domésticos. A hortênsia desta espécie é uma liana, cujo comprimento pode chegar a 20-25 metros. Recomendado para jardinagem vertical, ventos bem com um alto suporte. As inflorescências são coletadas em escamas, sua cor pode ser o branco em todos os tons, assim como em várias variações do rosa. Outra variedade considerada planta de mel maravilhosa.

Dubolistnaya

É um arbusto que atinge os dois metros de altura, os rebentos das hortênsias são de cor avermelhada. A cultura ganhou esse nome devido à semelhança de suas folhas com a massa verde do carvalho. A planta floresce com inflorescências do tipo paniculada, pintadas de branco. A fase de floração ocorre no início do verão e termina em setembro.

Radiante

Outra espécie que, no processo de desenvolvimento, forma um arbusto com não mais de 2 a 3 metros de altura. Folhas de hortênsia são de forma oval com uma borda pontiaguda. Floresce com inflorescências brancas em forma de escudos. A floração nesta espécie é curta, geralmente dura um mês a partir de junho. A cultura apresenta baixíssima resistência a temperaturas negativas, portanto para obter um bom resultado, o jardineiro precisará cobrir a planta de maneira confiável para o inverno.

Cinza

Um arbusto vertical, geralmente de dois metros de altura. As folhas verdes são ovóides, em termos de resistência às geadas, a espécie apresenta indicadores médios.

Muitas vezes, com a ajuda desta hortênsia, se erguem sebes vivas com flores nas dachas e em locais públicos.

Serrilhada

Um pequeno arbusto semelhante a uma árvore com uma bela copa espalhada. É uma planta anual com folhagem verde oval. As inflorescências na fase de floração adquirem forma esférica. Uma versão semelhante de hortênsia é considerada o mais bonito devido às peculiaridades da cor - no meio, as flores terão uma cor azul, e ao longo da borda sua tonalidade torna-se quase branca.A floração vai de julho a setembro.

Hydrangea Sargent

Um arbusto cuja altura varia entre 2-3 metros. A planta está se desenvolvendo ativamente em largura, a floração cai no final do verão. As inflorescências repetem o formato de um guarda-chuva, as flores podem ser pintadas em tons de roxo e lilás, após a floração mudam de cor para branco. A espécie é popular devido à sua resistência à geada.

Variedades populares e seus tons

Hoje, a enorme variedade de espécies inclui variedades não menos diferentes de hortênsias. Vale destacar os mais demandados.

Grandiflora

Uma safra cultivada ativamente que floresce em grandes botões estéreis, assemelhando-se a uma pirâmide. A cor das flores é inicialmente cremosa, depois muda suavemente para branco. E no final da floração, as inflorescências das hortênsias tornam-se vermelho-esverdeadas.

Renda de bruxelas

Uma variedade que vai se tornar a decoração do jardim face à presença de um grande número de flores e inflorescências na planta. É uma colheita frutífera que adora crescer em áreas ensolaradas.

Kyushu

É uma planta resistente à geada, caracterizada por uma bela flor branca e um aroma agradável. Hortênsia floresce por um longo tempo, portanto cobre quase todos os meses de verão.

Ribalta

A variedade se parece com um arbusto maduro que pode crescer em tamanho até 2 metros. As inflorescências da cultura têm o formato de uma panícula, que pode ter de 50 a 60 centímetros de comprimento. No início as flores são verdes, depois mudam para creme ou branco.

Mathilda

Outra variedade de hortênsia que pode mudar a cor das flores durante a fase de floração do verão.

Inicialmente, ocorrerá na cultura a formação de inflorescências coloridas em tons de creme, após as quais os tons irão suavemente se transformar em um esquema de cores rosa, e no final do verão a cultura terá inflorescências verde-avermelhadas.

Pinky Winky

Ao decorar um terreno pessoal, os jardineiros muitas vezes dão preferência a uma variedade de ruas com inflorescências brancas em forma de cone, que com o tempo vão mudando de cor para uma paleta rosa, continuando frescas até outubro.

Expressão

Uma variedade de hortênsia tolerante à geada que flores em inflorescências duplas, cuja cor pode ser roxa ou rosa, dependendo do tipo de solo onde a cultura está se desenvolvendo.

Ever Peppermint

Uma variedade em miniatura que pode atingir uma altura de 50 a 60 centímetros. A planta é fruto de seleção de especialistas japoneses. A cultura cresce muito rapidamente, a cor das inflorescências vai depender do tipo de solo do jardim.

Em geral, a cultura geralmente produzirá inflorescências azuis que terão um centro rosa claro, com as flores geralmente sendo bordadas em branco.

Sensação vermelha

Uma variedade híbrida de hortênsia, que será um pouco maior que a anterior, servindo como cultura-mãe. Uma característica notável da planta é a cor dos caules, que será bordô.

Annabelle

Um representante de uma cultura arbórea, notável por sua resistência a invernos rigorosos. Usualmente, o arbusto é esticado a uma altura não superior a 1 metro, as inflorescências repetem o formato da bola, a cor vai depender da acidez do solo.

Sterilis

Variedade valiosa, procurada devido à sua abundante floração, que se estende até final de outubro. As inflorescências da variedade serão inicialmente verdes com uma tonalidade branca, depois as flores se tornarão completamente brancas.

Hayes starburst

Outro tipo de cultura que floresce com delicadas flores brancas, que se desenvolvem em forma de arbusto. até 150 centímetros de altura.

Incrediball

Uma variedade de hortênsias frequentemente usada para criar belas composições de jardim, pois é combinada com muitas plantas de jardim. A cultura desenvolve flores muito grandes com uma bela cor branca, enquanto as inflorescências se assemelham ao formato de uma bola leve.

Aterrissagem

As plantas são plantadas no início da primavera. Em algumas regiões onde os invernos não são acompanhados de fortes ondas de frio, o material germinado em casa pode ser plantado em campo aberto no outono, escolhendo um local já permanente para o cultivo.

Na hora de colocar hortênsias, vale lembrar que todas as suas variedades pertencem a culturas amantes da luz... Para um crescimento e desenvolvimento adequados, a flor precisa de contato regular com a luz solar direta. Uma alternativa pode ser áreas com luz difusa ou sombreamento parcial, que são adequadas para tecer variedades, cobertura do solo e espécies de árvores.

Recomenda-se o enraizamento de plantas com flores em solo solto, rico em composição em fertilizantes orgânicos. Quanto à acidez, a prioridade é a terra com pH neutro ou ligeiramente ácido.

No que diz respeito às culturas adequadas para o cultivo nas proximidades, convém evitar colocar hortênsias junto a plantas com sistema radicular pouco profundo, pois as culturas vão competir à medida que se desenvolvem em termos de extração de água e nutrientes do solo.

O algoritmo de plantio de hortênsias inclui vários pontos.

  • Para enraizar as mudas, você precisa fazer um buraco. Os tamanhos ideais da cova de plantio serão valores que são 2 vezes o tamanho das raízes da planta.
  • Plantando hortênsias ao ar livre Deveria ser executado junto com um torrão de barro de um recipiente ou vaso no qual a planta cresceu em casa ou foi comprada.
  • Depois de colocar a cultura no buraco é borrifado com terra, socado. Fertilizantes orgânicos complexos podem ser aplicados no fundo, o uso de turfa é encorajado. É melhor deixar parte do sistema radicular acima do solo.
  • A etapa final do plantio será o abrigo do sistema radicular, para isso, a flor é aconselhada a cobrir com serragem.

Cuidados de acompanhamento

Após o plantio das hortênsias, o jardineiro precisa realizar um conjunto de medidas agrotécnicas simples, mas obrigatórias.

Rega

A hidratação regular da planta é uma das nuances importantes para garantir o crescimento e a floração adequados. Nos meses de verão, em calor intenso, recomenda-se regar a planta pelo menos 2-3 vezes por semana. Para uma hortênsia adulta, a quantidade ideal de líquido será o volume de água. em 30-50 litros.

A água para irrigação deve ser colhida com antecedência para que o líquido fique quente e assentado, especialmente se for usada água da torneira. Uma camada de cobertura morta mantém a umidade no solo por vários dias.

Top curativo

A introdução de fertilizantes importantes permitirá que você tenha uma cultura rica e saudável no local. Portanto, após o plantio e aplicação da primeira parte dos curativos, após o enraizamento, deve-se fazer a introdução dos complexos orgânicos. pelo menos duas vezes por ano. O primeiro grupo de fertilizantes costuma ser aplicado na fase de floração das hortênsias, a segunda parte será necessária para a planta após o seu desbotamento, ou seja, no outono. Na primavera, recomenda-se o uso de uma composição líquida fortificada à base de uréia na proporção de 2 gramas da substância por 1 litro de água.

Para uma planta adulta na primavera, você precisará usar pelo menos 25 litros desse fertilizante líquido.

Alguns jardineiros também alimentam hortênsias no verão - durante este período, a pasta é geralmente usada como cobertura. No outono, formulações complexas são usadas para plantações de horticultura em flor.

Uma flor como a hortênsia tem a capacidade única de alterar a cor de suas inflorescências ao ajustar o equilíbrio ácido-base do solo. Para mudar a cor, utiliza-se álcali (lima, farinha de dolomita), dando às flores tons de vermelho e rosa. Solo com pH neutro permitirá que você alcance a presença de culturas com floração na cor branca ou creme no local.

Poda

A maioria das variedades de hortênsias precisa ser podada, mas após atingir os 3 ou 4 anos de idade.A essência do trabalho é aparar os caules que florescerão nesta temporada. Via de regra, esses trabalhos são realizados na primavera, mas antes do aparecimento dos primeiros botões. Além do mais, é importante escolher o momento de corte da safra antes do início da movimentação dos sucos, para evitar a morte da planta.

Os disparos mais longos estão sujeitos a encurtamento. Como regra, as culturas paniculadas, semelhantes a árvores, variegadas, rasteiras e herbáceas são aparadas encurtando os ramos em um terço.

Algum material viável pode ser usado para propagar a cultura por meio de estacas.

E também a hortênsia requer poda sanitária no outono. Nesse período, vale a pena fazer o trabalho com cuidado, sem retirar muito dos galhos sãos, porém as áreas danificadas ou ressecadas devem ser separadas da planta como um todo.

Controle de doenças e pragas

Em geral, a maioria das espécies e variedades de hortênsias são notáveis ​​por sua resistência a doenças e pragas. No entanto, algumas doenças ainda podem ser perigosas para a planta, por exemplo:

  • doenças fúngicas;
  • infecções virais.

E também a deterioração do estado da planta pode estar associada a erros relacionados à tecnologia agrícola. Muitas vezes, a cultura sofre com o excesso de umidade, luz solar direta e falta de nutrientes no solo.

Vamos destacar as doenças mais comuns que afetam as hortênsias.

Enegrecimento a seco das folhas

Uma manifestação de patologia é o aparecimento de manchas marrons secas na massa verde da planta, que aumentam de tamanho com o tempo. Esses problemas, na maioria dos casos, são o resultado do uso de água dura para irrigação, bem como da luz solar direta na planta ao meio-dia.

Se você organizar uma sombra para a planta, além de trocar o líquido de rega, esses problemas podem ser evitados.

Enegrecimento úmido das folhas

A massa verde torna-se macia, muda gradativamente de cor para escura devido às oscilações bruscas da temperatura do ar, bem como ao enraizamento da flor em solo pesado, umidade excessiva. Ajustar medidas agrotécnicas ou transplantar uma hortênsia ajudará a normalizar sua condição.

Clorose

Os sinais da doença serão uma mudança na cor da massa verde. Esta doença comum é caracterizada por uma sombra clara de folhas com nervuras escuras. E também a doença pode estar relacionada a mudanças no tamanho das folhas e flores, elas se tornam pequenas.

A razão para o desenvolvimento desse fenômeno são os distúrbios metabólicos. Para o tratamento de hortênsias, são usados ​​preparados à base de ferro comprados em lojas. Eficaz, neste caso, será Anticlorose, Agricola, Ferovit.

Podridão cinzenta

Doença fúngica que afeta o tegumento da planta de tal forma que se torna macio e aguado. As altas temperaturas ressecam as lesões e as neoplasias com fungos se formam em seu lugar. O tempo chuvoso e a umidade estagnada podem provocar o desenvolvimento da doença. O tratamento da cultura é realizado Fundazol, bem como a separação das áreas afetadas da planta - o jardineiro, se necessário, precisará cortar também as inflorescências prejudiciais à saúde.

Peronosporose

Os sintomas da doença são manchas amarelas que escurecem com o tempo. Para se livrar do fungo, a hortênsia é tratada com uma solução à base de sulfato de cobre.

Oídio

É possível determinar que a planta é afetada por esta doença pela presença de manchas verde-amareladas, nas quais gradualmente aparece uma flor cinza, após o que as partes afetadas da hortênsia morrem. Para salvar a cultura do jardim, é necessário processar sua parte aérea "Fitosporin-M" ou outra composição comprada em loja para a destruição do patógeno do oídio.

Septoríase

A doença se manifesta pelo aparecimento de manchas marrons na massa verde das hortênsias perenes e anuais, que, sem intervenção oportuna, podem levar à morte de toda a cultura. O tratamento da doença é realizado compostos contendo cobre.

    Entre os insetos que representam perigo para a cultura, vale destacar:

    • nematóide;
    • ácaro-aranha;
    • pulgões.

    A primeira coisa que um jardineiro precisa fazer ao detectar pragas de insetos em uma planta é tratar a parte aérea da hortênsia com inseticidas. Os preparativos a seguir ajudarão a preservar as hortênsias no jardim, bem como a destruir as pragas:

    • Akarin;
    • "Comandante";
    • Tanrek.

    Preparando-se para o inverno

    Com a chegada do outono, após a hortênsia sair da fase de floração, ela precisará ser preparada para o inverno. As culturas enraizadas em terreno aberto estão sujeitas a podas sanitárias, algumas variedades terão de ser amarradas. Todas as inflorescências em ampelosa e outras variedades devem ser cortadas., para que, quando molhados pela chuva ou neve, não provoquem a ruptura dos ramos pela gravidade.

    Na base, os arbustos e as árvores das hortênsias devem ser aterrados com solo de jardim, e também cobertos com uma camada de cobertura morta, pois mesmo nas espécies mais resistentes o sistema radicular não gosta de baixas temperaturas. Via de regra, as obras do abrigo são realizadas no outono, em outubro, após as primeiras geadas no solo. Além de cobrir o círculo do tronco, os jovens arbustos aparados são polvilhados com terra seca ou cobertos com material de cobertura.

    Recomenda-se fixar adicionalmente o material de cobertura ao solo para que não seja arrastado por fortes rajadas de vento.

    As plantas adultas são cobertas durante o inverno de acordo com o seguinte esquema:

    • uma estrutura de metal é formada ao redor da planta a partir de uma grade em forma de cilindro a uma distância de 20-25 centímetros do arbusto;
    • dentro da malha é preenchido com folhagem seca;
    • de cima, a hortênsia é coberta com spunbond ou outras matérias-primas.

    Reprodução

    Você pode obter uma nova planta em seu jardim de várias maneiras.

    Sementes em germinação

    Na maioria das vezes, essa opção é usada para obter espécies de hortênsias. Geralmente este método não implica nenhuma atividade complexa, entretanto, será o mais longo no tempo. O material coletado das lavouras que crescem no jardim é semeado no outono em um recipiente com mistura de nutrientes do solo, umedecido e coberto com uma película para criar um efeito estufa. Germinar o material de plantio em temperatura ambiente, umedecendo e arejando regularmente.

    As mudas emergentes devem ser mergulhadas duas vezes, à medida que crescem, plantando um broto em recipientes separados. Em casa, uma cultura de sementes é germinada por dois anos, endurecendo gradualmente e, então, se necessário, enraizada no jardim.

    Estacas

    A coleta do material pode ser realizada a qualquer momento. Estacas com dois nós serão o material ideal para o plantio. Eles devem ser cortados em ângulo. As estacas recolhidas são enraizadas em recipientes de estufa com solo constituído por turfa e areia, a uma profundidade não superior a 2-3 centímetros. Cuidados adicionais são reduzidos à umidificação e ventilação regulares... O material bem enraizado coletado na primavera já pode ser plantado em campo aberto no outono.

    Dividindo o mato

    O trabalho de separação da parte viável da planta-mãe é realizado a qualquer momento. Para separar uma parte da hortênsia, ela deve primeiro ser removida do solo. Então é necessário separar tantas partes que cada uma tenha um ponto de retomada.

    Depois de realizar todo o trabalho, as colheitas resultantes podem ser imediatamente enraizadas na horta.

    Método de estratificação

    Para realizar a reprodução desta forma, você deve escolher os brotos mais altos e fortes da cultura do jardim, incliná-los para o chão e cavá-los em uma trincheira especial. Acima da superfície do solo deve permanecer pelo menos 15 centímetros de fuga. Nesse estado, a planta deve passar o inverno por um inverno, após o qual as partes bem enraizadas da cultura podem ser separadas da mata-mãe e plantadas separadamente em um local permanente no jardim.

    Exemplos em paisagismo

    Será possível decorar o gramado na frente da casa atraente uma composição de hortênsia branca como a neve e zimbro pereneque estarão em harmonia um com o outro sem exigir qualquer adição.

    Com a ajuda de espalhar arbustos de hortênsias no jardim, você pode criar sebe florida, que ajudará a delimitar o território e também se tornará um destaque atraente no estilo geral do projeto paisagístico de jardins.

                Hortênsia em flor pode ser usada como um ingrediente atraente ao criar no jardim mixborder, devido à sua floração requintada e duradoura, a planta irá complementar a composição, ao mesmo tempo que valoriza a sua atratividade.

                O vídeo a seguir vai falar sobre o cuidado, o plantio e a poda das hortênsias.

                sem comentários

                O comentário foi enviado com sucesso.

                Cozinha

                Quarto

                Mobiliário