Regras de propagação de hortênsias por estacas
Durante a floração, as hortênsias são consideradas os arbustos ornamentais mais bonitos, por isso não só os jardineiros experientes, mas também os floricultores amadores sonham em tê-las no jardim. Esta planta pode ser propagada de várias maneiras, mas as mudas são especialmente populares. Este método é perfeito para criar e cultivar muitas variedades de arbustos, pois oferece bons resultados e não causa problemas desnecessários para os residentes de verão.
Peculiaridades
O corte é considerado o método mais popular e difundido de propagação de muitas árvores e arbustos ornamentais, portanto, é frequentemente usado para cultivar hortênsias em sua própria casa. A única coisa é que, ao escolher uma técnica de propagação semelhante, o jardineiro deve levar em consideração as características varietais da planta e a capacidade das mudas de enraizarem rapidamente. Este método é baseado na habilidade natural dos caules em formar raízes adventícias. Uma vez que esta capacidade em cada variedade de hortênsias é expressa em um grau diferente, os especialistas recomendam escolher arbustos jovens para enxertia que tenham uma alta capacidade de enraizamento.
O aparecimento de raízes adventícias nas estacas ocorre com a formação de calosidades, manifestando-se assim uma reação à injúria. Dá a mudas jovens a capacidade de resistir a condições ambientais adversas e aumenta a resistência a doenças infecciosas. O calo é especialmente bem expresso em variedades de hortênsias difíceis de enraizar.
A popularidade das mudas se deve ao fato de que, com o devido cuidado com o caule, você pode facilmente obter uma planta com altas qualidades decorativas, repetindo completamente as características do arbusto-mãe.
Ao contrário de outras plantas, a hortênsia tem a maior taxa de germinação de estacas, devido à qual mesmo um jardineiro novato pode lidar com este tipo de reprodução.
A principal característica na propagação de hortênsias é que durante a propagação desta forma é importante levar em consideração suas características varietais. Assim, a panícula de hortênsia é mais resistente à geada e somente devem ser utilizados brotos velhos para sua propagação por estacas, o que também ajudará a ativar o processo de floração do arbusto. A hortênsia de folha larga difere não apenas na cor dos botões - geralmente são rosa ou azul. - mas também pelo fato de que é melhor escolher rebentos jovens para estacas. Se você cortar os brotos velhos e poderosos, haverá muito poucas flores no arbusto. Portanto, para não só diluir adequadamente a planta desta forma, mas também para não perder seu aspecto decorativo, é importante levar isso em consideração.
Cronometragem
A propagação de todas as variedades de hortênsia por estacas pode ser realizada durante todo o ano, mas é importante observar certas datas, que dependem diretamente das características do material de plantio. Muitos cultivadores de flores experientes preferem criar esta beleza no final de maio, junho e julho. Isso se deve ao fato de que as estacas de verão proporcionam um alto resultado de enxerto e enraizamento. Se este procedimento for realizado no outono, você precisará usar um material em que existam ovários em botão. Essas estacas adaptam-se melhor a um novo local de plantio e nelas se formam mais raízes, além disso, nos pagons cortados, o ovário das flores pode amadurecer, dando uma boa cor.
Na primavera
Segundo muitos jardineiros experientes, a época mais adequada para o corte de hortênsias é a primavera. Deve começar por volta de março, até que a seiva comece a se mover pela planta. Para estacas de primavera, você precisa usar caules lignificados, que geralmente crescem em arbustos do ano passado.
Como mostra a prática, as mudas de primavera proporcionam à planta um benefício duplo - o arbusto se multiplica simultaneamente e adquire uma bela forma.
A peculiaridade dessas mudas é que os galhos são cortados para ela e mantidos na água por 5 dias, depois são divididos em várias partes, deixando 3-5 gemas em cada uma delas. O material de plantio resultante é colocado em um recipiente previamente preparado com solo úmido e solto. O enraizamento, neste caso, ocorre em média em um mês e meio. Durante o enraizamento, as estacas devem ser devidamente cuidadas, para isso devem ser constantemente regadas, borrifadas com água e ventiladas periodicamente.
Verão
As estacas de verão também são consideradas comuns e tradicionais. No verão, a planta preenche os botões, o que tem um efeito benéfico na reprodução. Para as estacas, geralmente é escolhido o período de meados de junho a 15 de julho. Isso porque a hortênsia preserva os botões nessa época, e seus brotos ainda não têm tempo de ficar grossos. Ao contrário dos cortes de primavera, neste caso, você não pode cortar os brotos de arbustos velhos. Eles devem primeiro ser rejuvenescidos e ter certeza de esperar pela formação de um crescimento jovem.
Para estacas de verão, é recomendado escolher estacas laterais e não usar caules enfraquecidos crescendo na parte sombreada inferior do arbusto para propagação. Sua vitalidade é baixa e trará resultados mínimos.
Como é quente no verão, o material de plantio deve ser colhido de manhã ou à noite, após rega abundante.
No outono
A reprodução de hortênsias no outono é considerada acessível e eficaz. Graças a esta técnica, várias mudas jovens podem ser obtidas da planta-mãe ao mesmo tempo. Para estacas de outono, caules lenhosos devem ser usados. Quanto à época, a época ideal para a reprodução é setembro; é melhor começar a criação depois de 15 de setembro.
Para que as mudas criem raízes rapidamente, criem raízes e estejam prontas para suportar o frio do inverno, elas devem ser cuidadosamente preparadas.
É aconselhável escolher brotos anuais, dos quais são cortadas estacas de até 10 cm de comprimento. As folhas que crescem de baixo também são removidas. Você só precisa deixar as duas folhas de cima e alguns botões. Recomenda-se que as estacas cortadas no outono sejam plantadas tanto em solo fértil comum quanto em solo preparado, consistindo de turfa e areia.
Seleção de material de plantio
Não será difícil cultivar uma hortênsia sozinha em casa, a única coisa é que é importante levar em consideração algumas nuances ao propagar, plantar e cuidar dela.
Antes do plantio das mudas no local em solo aberto, elas devem ser cuidadosamente selecionadas e preparadas, levando em consideração os seguintes critérios.
- O estado da casca. Os galhos que têm tempo de amadurecer liberam lentamente as raízes. Portanto, é melhor dar preferência a brotos jovens que rapidamente dão botões e raízes.
- Localização das estacas. Os brotos que ficam na raiz do arbusto conseguem enraizar três vezes mais rápido, o que não se pode dizer dos caules laterais. Além disso, os brotos basais são altamente resistentes a doenças. Recomenda-se fazer em branco os talos que cresceram do lado sombreado do arbusto, eles enraízam melhor.
- O estado das folhas. Os ramos com folhas pequenas podem criar raízes rapidamente, por isso a folhagem grande deve ser cortada ao meio. É importante que as folhas sejam verdes, não amarelas e secas.
- A idade e a aparência do arbusto. O material de plantio só pode ser obtido de uma planta saudável e bonita que não tenha mais de 10 anos. Nesse caso, a idade dos brotos não deve ultrapassar um ano. Para tal método de reprodução, são excelentes caules de 15 a 29 cm de comprimento e até 7 cm de espessura, devem ter internódios curtos e botões bem definidos (no mínimo 4).
Se você levar em consideração os critérios acima, com certeza será capaz de cultivar uma planta bonita e saudável em casa. A única coisa é que vai desacelerar o crescimento no primeiro ano, mas ao mesmo tempo terá tempo para agradar com uma cor linda a partir do final de abril.
Processando e enraizando
Antes de plantar a estaca no solo, é preciso não apenas escolher a certa, mas também prepará-la.
Poucos dias antes das mudas planejadas, o arbusto deve ser escurecido, cobrindo-o do sol com um pano impenetrável. Na sombra, a hortênsia deve repousar por pelo menos 3-4 dias, então será possível começar a cortar as mudas diretamente usando apenas ferramentas de jardim desinfetadas. Escolhendo estacas com 3-4 gemas, faça um corte cuidadosamente oblíquo e coloque-as imediatamente em soluções especiais que estimulem a formação de raízes ("Ciclope", "Epin"). Se não houver solução, as mudas são mantidas simplesmente na água e as áreas cortadas são borrifadas com qualquer estimulante de crescimento. Isso permitirá que eles formem raízes rapidamente e, mais tarde, criem raízes sem problemas.
Para dar flexibilidade às hastes e desinfetá-las, elas são adicionalmente pulverizadas com uma solução fraca de permanganato de potássio. Depois disso, você precisa enraizar as mudas na água ou plantá-las em um substrato. Além disso, a primeira opção é muito mais simples e eficaz, pois a umidade é o ambiente ideal para a formação e crescimento das raízes. Além disso, em um recipiente transparente, é muito mais conveniente observar o processo de formação do sistema radicular.
Visto que a água não é um meio nutriente para as plantas, fungicidas líquidos e estimulantes de crescimento especiais devem ser adicionados a ela.
Para enraizar estacas na água, siga estas etapas:
- prepare com antecedência uma solução nutritiva composta de canela em pó e água (para 200 ml de líquido você precisa de 1 colher de sopa. L. da mistura);
- preparar um recipiente adequado para recipientes (frascos) com paredes opacas (as raízes picam mais rápido);
- coloque as estacas em um recipiente, imergindo-as a 1/6 do comprimento total (recomenda-se imergir no máximo 2-3 estacas em um recipiente).
Durante o enraizamento, a água do vaso não pode ser trocada e, conforme a umidade evapora, você só pode adicionar uma solução quente filtrada. Ao mesmo tempo, vale atentar para o fato de que as estacas colhidas no verão são colocadas nas plataformas do lado ensolarado, e as estacas cortadas no outono - em locais sombreados. Para evitar a deterioração da raiz, é necessário aerar regularmente a solução.
Assim que as raízes jovens atingirem o comprimento de 2 a 5 cm, devem ser plantadas em campo aberto, dando preferência às áreas com solo levemente ácido.
Preparação para o plantio no solo
Assim que as mudas começarem a formar as primeiras raízes, podem ser plantadas com segurança, mas antes disso, o solo deve ser preparado. Na maioria das vezes, uma mistura de solo é preparada para o plantio de hortênsias, que deve consistir em proporções iguais de areia de rio e vermiculita, areia fina de rio, turfa, solo de jardim e perlita. Não será supérfluo adicionar 1 g de ácido cítrico. O pouso é realizado primeiro em caixas especiais de pouso, no fundo das quais é necessário estender cordas de lã, observando-se um passo de 5 cm entre elas. As pontas dessas cordas são mergulhadas em uma tigela com água, e as próprias caixas são cobertas com substrato de solo, graças ao qual o solo permanecerá constantemente úmido e as raízes não apodrecerão.
As estacas devem ser colocadas em caixas com intervalos de 10-15 cm, observando um ângulo de aterrissagem de 45 graus. A plantação deve ser efectuada de forma a que o corte penetre 2 a 3 cm no solo.Depois disso, o recipiente de plantio é colocado em uma área aberta bem iluminada e a irrigação é monitorada regularmente. A princípio, recomenda-se regar as estacas com água decantada, o melhor é pulverizar.
Além disso, o recipiente deve ser coberto com um saco plástico transparente ou frasco de vidro. As mini-estufas resultantes devem ser ventiladas periodicamente. Quanto à rega, é realizada cerca de 2 vezes por semana.
Se o desembarque ocorrer no verão, os contêineres podem ser levados para o jardim, onde há ar puro; a única coisa importante é garantir que a temperatura do ar não ultrapasse +18 C durante a noite e +25 C durante o dia.
Se todas as condições de cultivo forem satisfeitas, as primeiras folhas aparecerão nas mudas em um mês, após o qual o abrigo pode ser removido. Em seguida, a planta, a critério pessoal, é transplantada para um grande vaso ou plantada no jardim. No próximo ano, o mato jovem florescerá e se deliciará com sua beleza.
Como propagar adequadamente a hortênsia por meio de estacas, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.