Hortênsia depois do inverno: por que não cresce e acorda?
Nem todos os tipos de hortênsias são capazes de hibernar sem abrigo, principalmente variedades de folhas grandes que são vulneráveis a baixas temperaturas. Os arbustos jovens requerem uma preparação especial, que são cobertos com material de retenção de calor e com cobertura morta. Se isso não for feito, a planta ficará dolorida e flores maravilhosas provavelmente não aparecerão nela.
Como acordar uma planta na primavera?
Depois do inverno, a planta geralmente parece dolorida, fazendo você duvidar de que sobreviverá. Mas é muito cedo para entrar em pânico - o arbusto ainda pode se recuperar. Para ajudá-lo, você precisa saber que as variedades de jardim (folhas grandes) e os arbustos jovens devem ser abertos aos poucos. De espécies semelhantes a árvores e paniculadas, os abrigos são removidos imediatamente após o estabelecimento de um clima quente estável sem geadas noturnas.
Hortênsia seca é um sinal alarmante, mas a situação pode ser corrigida com todo o cuidado.
- Depois que a neve derreter e a terra aquecer, é importante fornecer ar fresco e umidade à planta. Um arbusto requer 15 litros de água em 7 dias, o permanganato de potássio é adicionado à água - um remédio necessário para prevenir o desenvolvimento da doença.
- É necessário alimentar a hortênsia na primavera com fertilizantes minerais, incluindo potássio, fósforo e nitrogênio, mas somente após a irrigação para que a água não corroa os componentes benéficos.
- Para aumentar o acesso de oxigênio às raízes, o afrouxamento é realizado em uma profundidade rasa.
- Colocar a cobertura morta é importante para reter a umidade, mas também é benéfico para o próprio cultivador - neste caso, não há necessidade de afrouxamento frequente.
Que fatores afetam a floração?
Como você sabe, o objetivo principal do jardineiro é conseguir a vegetação ativa da cultura após o inverno, para que se formem botões e flores. Mas e se os galhos nas pontas estiverem secos?
Para as hortênsias, é claro, todos os tipos de trabalho são importantes: irrigação, fertilização, prevenção de doenças. Mas a poda oportuna do arbusto também é de grande importância. É o corte periódico que é garantia adicional de uma floração exuberante, devendo ser realizado de acordo com as regras estabelecidas.
- Variedades semelhantes a árvores começam a ser cortadas quando atingem a idade de 5 a 6 anos. E eles devem fazer isso na primavera, enquanto os ramos doentes e velhos, mesmo em floração, são removidos e os jovens são encurtados em 20 cm.
- A hortênsia espinhosa, serrilhada e de folhas grandes é podada aos 3-4 anos e rejuvenescida a cada 3-5 anos durante o inchaço dos rins.
- Em qualquer corte de cabelo, não toque nos ovários das flores.
- Após o procedimento, é necessário processar os cortes com pó de tabletes de carvão ativado.
Devido à regularidade da poda, o arbusto se renova rapidamente e floresce ativamente. Se a hortênsia não florescer na primavera, talvez seja hora de rejuvenescê-la.
Preparação competente para o inverno
Você pode evitar a decepção por causa da aparência maçante da hortênsia, cuidando bem dela no outono.
- Após a poda, as plantas jovens, as variedades mais delicadas e os arbustos cultivados em regiões de invernos rigorosos, precisam ser cobertos.
- Se você não fizer colheitas cultivadas em tubos, que são colhidas para o inverno em uma estufa, os arbustos que crescem em terreno aberto são amarrados e embrulhados em lutrasil. Além disso, é criada uma moldura de malha capaz de cobrir completamente a bucha.
- A cobertura morta é colocada na parte próxima ao caule e a hortênsia é coberta com cama seca no topo.
Em seguida, a estrutura é envolvida com um pano impermeável e, quando surge neve, forma-se um monte de neve em que o arbusto será aquecido e protegido do vento de forma confiável.
Reanimação de hortênsias após o inverno
Se a planta não foi preparada adequadamente para o período de inverno, ela pode sobreviver, mas terá uma aparência doente e feia. Quando a hortênsia não cresce depois do inverno, fica preta e se observam manchas nas folhas, você pode entender facilmente que, muito provavelmente, o arbusto está congelado, foi atacado por pragas ou fungos.
É possível reviver uma planta enfraquecida, para isso você precisará realizar uma série de procedimentos restauradores.
- Se houver sintomas de insetos, será necessário pulverizar com agentes inseticidas. Pulverizar uma mistura de bordeaux ajuda a combater vários tipos de fungos, mas com a infecção total de folhagens danificadas, é mais sensato se livrar e só então tratar com fungicidas.
- Para resolver o problema do crescimento deficiente, quando a hortênsia não acorda, você pode usar ferramentas complexas. A reposição de nutrientes ajudará a revitalizar a planta e no próximo ano a cultura voltará a encantá-lo com uma floração exuberante.
- Também existe a possibilidade de que a causa tenha sido a composição do solo. Todas as hortênsias, em um grau ou outro, amam solo ácido, mas com o tempo elas extraem ácidos dele. Isso significa que será necessário acidificar a terra, e para isso não é necessário escolher medicamentos potentes. A acidificação realiza-se utilizando os meios habituais que existem em cada habitação: é o oxálico, o succínico, o ácido cítrico ou o sumo de limão, o nitrato de potássio e a solução electrolítica.
É melhor evitar quaisquer soluções de vinagre, uma vez que podem destruir as colônias de microorganismos benéficos no solo, e o equilíbrio ideal do ambiente natural será perturbado.
Cultivando em seu jardim uma planta incrivelmente bela como a hortênsia, você não pode negligenciar os requisitos para seu conteúdo. Técnicas de cultivo oportunas, poda e medidas de proteção em antecipação ao clima frio ajudarão a preservar a cultura e mantê-la em um estado de floração saudável (em todos os aspectos).
Você aprenderá a cuidar de hortênsias no início da primavera no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.