Plantio de hortênsias e recomendações de cuidados
A hortênsia não é uma planta menos popular do que o gerânio, a rosa ou a tulipa. Mas você precisa mostrar diligência e precisão para obter um bom resultado no cultivo. É hora de descobrir exatamente como fazer isso.
Crescendo em casa
Para começar, vale a pena considerar como as hortênsias são cultivadas na varanda. Esta planta é utilizada como cultura de interior desde o século XVIII. O crescimento na varanda é facilitado pela formação de um arbusto compacto. Suas folhas são lindas e grandes. Com os devidos cuidados, a hortênsia pode crescer até 1 m.
Cada arbusto tem 1-7 inflorescências. Ao mesmo tempo, a planta exige muito das condições de cultivo e cuidados. O menor desvio das regras de atendimento imediatamente cria muitos problemas. A maior dificuldade, curiosamente, é a manutenção de um desenvolvimento cíclico estrito das plantações em vasos. Teremos que monitorar cuidadosamente o dobramento dos botões e quais são as condições de inverno.
Durante a fase de repouso, a planta perderá sua folhagem. A iluminação deve ser exatamente igual à do jardim. É melhor se a hortênsia for colocada em um local protegido da luz solar direta. Ao mesmo tempo, deve haver muita luz.
A cultura interna também precisa urgentemente de ar fresco e frescor.
Compatibilidade com outras plantas
Mas, por melhor que seja a hortênsia, ela geralmente é cultivada junto com outras culturas. As samambaias são uma adição lógica a ela. Junto com eles, um convidado exótico vai revelar toda a sua profundidade e permitir "brincar" em contrastes. Você pode criar conjuntos com elementos diferentes e uma variedade de conteúdo estético.
Freqüentemente, os hospedeiros são cultivados junto com hortênsias. O cultivo conjunto de hortênsias com rosas, com outras flores grandes e safras esqueléticas também é praticado. As culturas perenes são combinadas com hortênsias tanto em canteiros de flores como em canteiros de flores e simplesmente em plantas plantadas por um grupo no jardim.
Para hortênsias, você também pode plantar plantas de cobertura do solo projetadas para solo úmido. Entre eles estão a hera e a pervinca. Para mais variedade, é aconselhável usar às vezes o tenaz e a pacisandra. Se houver interesse em plantas perenes baixas, um manguito macio é a melhor escolha. O seu verde claro e brilhante, o esplendor de um arbusto que parece uma nuvem, dá "brilho" às composições das plantas.
Badan acabou sendo um "companheiro" afiado e até inesperado das hortênsias. As folhas desta planta são simplesmente enormes. A ternura da floração também será um atrativo. Esta combinação externa é especialmente boa no outono.
Você também pode decorar uma composição com hortênsias com a ajuda de cereais. Ao combinar essas plantas, eles alcançam um visual moderno para o espaço do jardim. As lacunas entre as cores grandes são preenchidas:
painço;
miscanthus;
reed phalaris;
haonechloa.
Essa dupla parece tão atraente que é impossível desviar o olhar. Mas você também pode considerar a ideia de composições com a participação de lavouras de flores brancas. Astilba adicionará esplendor, anêmonas parecerão trêmulas, fisostegias criarão um efeito inesperado. Não há necessidade, entretanto, de se limitar apenas ao branco.É perfeitamente aceitável usar outros tons e cores.
Os amantes de composições azuis devem usar acônito. Outras opções populares que vão bem com hortênsias são:
rogersia;
açafrão;
íris;
dia-lírio;
volzhanka;
euonymus;
arbusto cinquefoil;
buxo.
Levamos em consideração o clima e escolhemos um local no local
É melhor plantar hortênsias na primavera. Ao mesmo tempo, eles escolhem o momento em que o solo já derreteu, afastou-se da rigidez do inverno e os botões ainda não começaram a florescer. Mas você pode plantar hortênsias no primeiro mês do outono. Certifique-se de levar em consideração as características de uma determinada variedade. Dependendo disso, a cultura se desenvolve melhor à sombra total ou parcial.
Plantar ao sol pode inibir o desenvolvimento normal da planta. Ao mesmo tempo, nota-se uma diminuição no tamanho das inflorescências. Certos tipos de hortênsias são adequados para cultivo em áreas abertas e ensolaradas. No entanto, você definitivamente precisará regá-los mais ativamente. No primeiro ano após o plantio, a hortênsia deve ser protegida não apenas da luz solar intensa, mas também do vento forte.
Plantar perto de árvores é impraticável, pois elas tirarão muita água das flores.
Um tópico separado é o plantio de hortênsias nas regiões subtropicais, por exemplo, na Crimeia. Não há necessidade de proteger a cultura do sol. Uma sombra leve é suficiente, por exemplo, com um mirante ou uma cerca. Mas as formas de folhas grandes precisam de sombra mais profunda devido ao verão quente. Isso deve ser levado em consideração no planejamento do plantio no país, caso contrário não será possível ver como a planta floresce.
Outra nuance está associada à diferença nas formas das plantas. A hortênsia de flores grandes é plantada individualmente ou em grupos. A planta precisa de luz solar, mas o sombreamento é necessário no meio do dia. As mudas devem estar a pelo menos 1 m de distância uma da outra.
Exatamente o mesmo deve ser a abordagem para hortênsias perenes do arbusto.
Preparação
Mas não basta escolher um local para o plantio. Decidido o local da cova de plantio da hortênsia no local, é necessário drenar e umedecer bem o solo. A mistura de plantio ideal inclui:
terra frondosa;
húmus;
areia lavada do rio;
turfa esmagada.
A proporção dessas partes é 2: 2: 1: 1. Limão não pode ser adicionado a ele. O indicador ideal do equilíbrio ácido-base é de 5 unidades. O plantio na primavera é recomendado nas partes do norte da Rússia. Mas, para os produtores de flores de Kuban, Crimeia e outras regiões do sul, é melhor começar a trabalhar no outono.
Recomenda-se fazer uma fossa de aterragem com 0,4 m de largura e 0,4 a 0,5 m de profundidade, devendo ser levadas em consideração, no processo de plantio, as dimensões do complexo radicular. Às vezes, devido ao seu grande tamanho, é necessário aumentar o tamanho da cova. Também deve ser lembrado que as raízes se ramificam com muita força.
Um monte baixo é formado a partir da mistura de solo. Em seguida, eles colocam cuidadosamente uma muda e endireitam as raízes. Eles precisam ser preenchidos, e sem aprofundar o colo da raiz. A profundidade máxima é de 0,02-0,03 m. Se for maior, a parte subterrânea da planta pode apodrecer. O solo próximo ao tronco está totalmente compactado.
Seguir essas diretrizes simples permite que você obtenha sucesso no cultivo de sua safra.
Aterrissagem
Em campo aberto
Como já mencionado, é aconselhável plantar mudas após comprar no jardim no início da primavera ou no início do outono. Uma distância de menos de 1 m um do outro pode ter um efeito prejudicial nas plantas. Um tópico separado é o cultivo de hortênsias em um tronco. Esta abordagem é aceitável para reprodução:
folhas grandes;
paniculado;
variedades de árvores.
Não é necessário aprofundar a cultura padrão. É garantido um tronco uniforme e inflorescências viçosas e brilhantes. Uma vantagem adicional é sua resistência às difíceis condições de inverno. Apenas em temporadas muito adversas será necessário abrigo adicional.
É a hortênsia padrão que deve ser preferida para o design de composições no espírito japonês.
O procedimento é muito simples:
uma estaca feita de madeira ou metal é enterrada no solo;
anexar uma planta a ele em vários lugares;
belisque os brotos duas vezes no verão;
esperando a formação de uma árvore madura dentro de 7-8 anos (não pode funcionar antes).
Para o plantio normal de hortênsias, é aconselhável adicionar 0,05 kg de composição mineral à mistura do solo. Se possível, é melhor deixar a mistura na cava antes de desembarcar por 15-30 dias. Com riqueza e fertilidade suficientes da terra, você pode pousar imediatamente. As raízes são compactadas para que fiquem firmemente comprimidas e não acabem no vazio. Imediatamente após o plantio, o arbusto é regado ativamente com água; para reter a umidade, polvilhe com casca, serragem e turfa moída.
Em uma panela
Para hortênsias em vasos, apenas solo ácido é adequado. Geralmente é recomendado o uso de substratos prontos para uso para azaléias, coníferas ou frutas cítricas. Mesmo hortênsias de folhas grandes podem ser cultivadas em vasos. Alguns produtores de flores preparam a mistura de solo por conta própria usando:
serapilheira de coníferas;
turfa esmagada;
solo do jardim.
Como cuidar bem dele?
Rega
Embora a hortênsia deva ser regada com bastante atividade, às vezes é uma verdadeira revelação para os iniciantes que o excesso de água pode prejudicar a cultura. Em condições normais, cerca de 10-15 litros de água são gastos em cada arbusto. Você precisa irrigar a hortênsia uma vez por semana. A frequência de rega é aumentada se ocorrer uma seca. A tecnologia agrícola desta planta prevê o aproveitamento apenas de águas pluviais macias, previamente assentadas ou coletadas.
Em torno da hortênsia, a terra deve ser solta a uma profundidade de 0,07-0,1 m. Mas a cultura pode ser regada não só com água limpa, mas também com soluções de substâncias úteis. Uma vez a cada 10-15 dias, o ácido cítrico é adicionado ao líquido para manter o nível necessário de equilíbrio ácido-base.
O ácido oxálico é usado como um substituto (nas mesmas condições).
Freqüentemente usado para deixar e permanganato de potássio para:
manter o pH com mínimo esforço;
suprimir o desenvolvimento de fungos patológicos;
aumentar a força dos brotos;
ative o marcador de hastes de flores e faça crescer mais botões.
A concentração de permanganato de potássio não deve ser excessivamente alta. Quando a mistura é colorida com um tom carmesim brilhante, em vez de manchar as pétalas, ela queimará partes da planta. É imperativo verificar se os cristais estão completamente dissolvidos. Uma partícula não dissolvida é o suficiente para uma grave queima química da cultura.
Além disso, alguns agricultores usam vinagre de maçã ou alume.
Top curativo
Quando se aproxima o momento da floração das hortênsias, a alimentação é feita com sulfato de potássio misturado com superfosfato. Eles são consumidos 0,03 e 0,05 kg por 10 litros de água, respectivamente. Uma alternativa é usar misturas minerais complexas. Eles são usados estritamente de acordo com as instruções do fabricante. No verão, a hortênsia da panícula é alimentada com cinzas ou farinha de ossos.
Poda
É impossível cultivar esta cultura sem uma poda cosmética e benéfica para a saúde. A copa é formada pelo encurtamento dos brotos por 1 botão forte. As raízes devem ser cobertas com cobertura morta. No primeiro terço do outono, ramos desnecessariamente fracos são cortados. Isso permite que o restante da planta ganhe força para o início da nova safra.
Se, após o fim do tempo frio, houver congelamento dos galhos, eles devem ser cortados antes que os sucos comecem a se mover. Remova todas as peças, exceto madeira saudável. No meio do verão, os ramos desenvolvidos são cortados, deixando apenas o crescimento mais baixo. Mais tarde, você terá que se livrar rapidamente dos brotos secos e degradados. Se a variedade florescer nos ramos do ano passado, em julho é necessário cortar os brotos com 4 folhas que pararam de florescer - então você pode esperar o aparecimento de novos botões de flores em agosto.
Mulching
Você só precisa levar cobertura morta cuidadosamente processada para hortênsias. O melhor de tudo é aquele que é feito por suas próprias mãos. Nas formulações de fábrica, é melhor usar cobertura morta de casca de árvore triturada. Na embalagem, você deve procurar referências a compostagem ou esterilização. O mulch azedo dará às suas plantas uma cor rosa e o mulch alcalino dará às suas plantas uma cor azul.
Um bom mulch azedo é borra de café. Uma opção alcalina é considerada como casca finamente picada ou de outra forma picada. Mas a eficiência de lixiviar a terra com esse aditivo é baixa. Definitivamente, você terá que usar fertilizantes especiais.
Se você só precisa manter o pH no mesmo nível, pode usar o revestimento com cobertura morta.
Existem mais algumas sutilezas:
melhorar a aparência do piso com cobertura morta ajuda a cobri-lo com matéria orgânica (por exemplo, serragem);
cobertura inorgânica é melhor para decorar um jardim;
recomenda-se a cobertura morta na primavera;
a cobertura morta no inverno não é aconselhável;
antes de colocar a cobertura morta, a hortênsia deve ser capinada e bem regada;
a cada ano você precisa usar uma nova porção de cobertura morta.
Prevenção de doença
O escurecimento seco da hortênsia (a formação de manchas marrons e posterior murchamento das folhas) pode ser evitado deixando-se ficar na água por cerca de 24 horas antes de regar e cobrir as plantas do sol. O escurecimento "úmido" (encharcamento e escurecimento das folhas) ocorre devido a:
mudanças repentinas de temperatura;
ventos e correntes de ar;
irrigação muito intensa;
densidade excessiva do solo, sua impermeabilidade ao ar.
Para que a hortênsia não adoeça com clorose, é preciso saturar o solo com ferro. Se isso não ajudar, é necessário o uso de ferro em uma forma especial e de fácil absorção. Não há prevenção específica de doenças fúngicas e outras doenças infecciosas. Basta cuidar bem da hortênsia e apoiar o seu desenvolvimento normal. Para prevenir a propagação de infecções para novas plantas, o tratamento específico das amostras afetadas ajuda.
Quando esperar florescer?
Às vezes, os jardineiros se preocupam porque a hortênsia não floresce ou deixa cair os botões que murcham rapidamente. As variedades decíduas que prevalecem na Rússia central florescem desde o início do verão. Eles terminam sua estação exuberante no final do outono, pouco antes das primeiras geadas. A floração muito longa costuma estar associada a muitos tons e erros de poda. Também se pode presumir que os rins foram danificados devido ao mau tempo; transtornos alimentares ainda são possíveis.
Uma flor superalimentada com matéria orgânica demorará muito para formar botões. É muito mais correto subalimentá-lo um pouco. Para que a floração ocorra em épocas normais, o nitrogênio deve ser depositado no solo apenas na primavera. E então não deve haver muito disso. O ano de início da floração é determinado não só pela composição da terra, mas também pela intensidade da iluminação e da irrigação sistemática.
Como se preparar para o inverno?
Variedades semelhantes a árvores e paniculadas são capazes de resistir bem a geadas severas. Mesmo se danificados, eles se recuperam rapidamente na primavera. A hortênsia do Himalaia é ainda mais resistente. Mas as safras de folhas grandes não são resistentes o suficiente, como as variedades de folha de carvalho. Quanto à hortênsia peciolada, não é necessário cobri-la no outono, a menos que o inverno seja deliberadamente rigoroso.
Quando o tempo frio se aproxima, eles reduzem a irrigação imediata e rapidamente, reduzindo-a suavemente a zero. A cultura fica protegida das chuvas, apenas para que as raízes não apodreçam. A lignificação dos brotos é obtida pela alimentação ativa com preparações de potássio-fósforo (sem nitrogênio!). Quando ocorrem geadas severas, a folhagem restante e as inflorescências são cortadas à mão.
Ao se abrigarem para o inverno, cuidam tanto da proteção dos botões das flores quanto para que o arbusto não apodreça.
Você pode descobrir como propagar hortênsia assistindo ao vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.