Como plantar uma hortênsia ao ar livre na primavera?

Contente
  1. Tempo ideal
  2. Seleção de mudas
  3. Regras de pouso
  4. Conselhos sobre cuidados

As inflorescências de hortênsias exuberantes são uma decoração maravilhosa para cada canteiro de jardim e horta. Este arbusto perene não é exigente para cuidar, resistente a muitas doenças virais e fúngicas e, ao mesmo tempo, agrada seus proprietários com lindos botões brancos todos os anos. Considere como plantar corretamente uma hortênsia em terreno aberto na primavera.

Tempo ideal

Metade do sucesso no cultivo de qualquer planta de jardim reside em condições de plantio bem escolhidas: o tipo de solo, a proteção do local escolhido contra o vento, bem como o momento de plantio da planta no local. Jardineiros experientes têm certeza de que a primavera é a época ideal para o plantio de hortênsias em terreno aberto.

Esta opinião é considerada correta por vários motivos.

  • A estação de cultivo, ou seja, a época de crescimento mais ativo dos brotos e raízes da hortênsia de jardim, começa no meio da primavera, portanto a planta tem mais chances de se enraizar em um novo local.
  • A primavera é a época ideal para o desembarque em termos de condições climáticas. Aumento do calor, luz solar suave e não agressiva, umidade moderada - tudo isso tem um efeito benéfico no crescimento das plantas de jardim.
  • Hortênsia, plantada em terreno aberto na primavera, com alto grau de probabilidade poderá adquirir um sistema radicular forte, o que lhe permitirá sobreviver sem dor ao período frio do outono que se aproxima e às geadas de inverno.

A época do plantio de hortênsias pode variar ligeiramente dependendo da região e das condições climáticas inerentes a ela. Os melhores horários de pouso para algumas regiões serão listados abaixo.

  • Territórios da Rússia central (por exemplo, região de Moscou). Nas parcelas desta área, a hortênsia deve ser plantada de 13 a 15 de abril.
  • Territórios das regiões do norte (por exemplo, os Urais, a Sibéria, a região de Leningrado). Aqui, é melhor mudar o tempo para o verão - a época ideal será o final de abril ou os primeiros dias de maio.
  • Nas regiões do sul (como o Território de Krasnodar ou o Cáucaso), o momento do plantio de hortênsias deve, pelo contrário, ser alterado para o início de abril - para os primeiros dias quentes de sol.

Alguns jardineiros preferem ser guiados pelos ciclos lunares ao escolher datas específicas para o plantio de plantas de jardim.

Se considerarmos o calendário lunar do ano em curso, então as melhores datas para o plantio de hortênsias em abril serão as datas: de 6 a 8, de 11 a 13, de 15 a 17, de 24 a 26, bem como de 39 e 30 Quanto às datas favoráveis ​​de maio, são: de 6 a 8, de 10 a 17, de 21 a 23, de 26 a 28, bem como 31. Os dias de primavera, nos quais você definitivamente não deve plantar hortênsias em campo aberto, são 5 de abril e 19 de maio.

Não se esqueça de se orientar pelas condições climáticas favoráveis ​​no plantio de hortênsias, independente da data escolhida.

Seria melhor escolher um dia calmo, nublado, mas quente - nessas condições, será mais fácil para uma muda de hortênsia se acostumar com um novo lugar.

Seleção de mudas

Um dos pontos importantes de plantar e cultivar qualquer planta de jardim é mudas corretamente selecionadas e adquiridas. Durante o processo de plantio, existe a possibilidade de algumas mudas ficarem danificadas, doentes ou simplesmente não criarem raízes em um novo local. Para reduzir a probabilidade de plantio dessas mudas, sempre tente comprá-las apenas em viveiros e centros de jardinagem especializados. Para avaliar a qualidade dos produtos de uma loja, basta conferir os comentários sobre ela na internet.

Se você já é um jardineiro experiente que cultiva flores de jardim há mais de um ano, então as melhores mudas sempre podem ser obtidas por meio de estacas, mas no caso das hortênsias, obter mudas maduras pode levar muito tempo.

Hoje, nas lojas de jardinagem, você encontra mudas de hortênsia de apenas dois tipos: com sistema de raiz aberto e fechado (OKS e ZKS, respectivamente). A escolha entre esses dois tipos é sempre muito difícil. Um lado, mudas com sistema radicular fechado têm maior probabilidade de criar raízes em um novo lugar junto com o torrão de solo "mãe"... Por outro lado, o caroço de terra não permite avaliar corretamente a integridade do sistema radicular da planta. O perigo de comprar mudas com ACS é que na hora da venda elas ficam juntas (em uma espécie de cachos), o que significa que doenças e fungos potenciais de raízes doentes de outras mudas podem infectar plantas saudáveis.

O mais seguro na maioria das vezes são mudas com ZKS. Para para saber se uma muda está em um recipiente há muito tempo ou se é vendida com torrão de barro, basta observar a presença de ervas daninhas e brotos de outras plantas no solo... Isso é um bom sinal de que a hortênsia está no recipiente há muito tempo (pode até ter hibernado nele) e adquiriu seu próprio sistema de raízes forte.

Se você deseja abordar com competência a escolha de uma muda de hortênsia, preste atenção a uma série de fatores.

  • Examine cuidadosamente o sistema radicular da planta: a presença de mofo, raízes podres ou secas indica baixa imunidade da muda ou algum tipo de doença. E também será útil cheirar as raízes da planta - muitas vezes os vendedores removem a placa de mofo da planta com antecedência para dar-lhe uma boa aparência.
  • A muda deve parecer saudável e intacta. Quaisquer rachaduras, brotos quebrados ou raízes indicam manuseio descuidado da planta.
  • O sistema radicular da planta deve estar ligeiramente úmido ao toque; evite opções para mudas com raízes completamente secas.
  • Avalie o sistema radicular da planta em termos de desenvolvimento - deve ser volumoso, espalhado e saudável. Para estimar o número de raízes nas mudas com ZKS, é suficiente levantar levemente a planta para fora do vaso (pelo colo da raiz) e inspecionar as paredes do coma de terra - as raízes devem estar visíveis ali.

Além disso, alguns recipientes têm orifícios de drenagem especiais através dos quais o sistema radicular da planta também pode ser avaliado.

Depois de comprar uma muda, não se apresse em plantá-la em terreno aberto - espere as condições climáticas favoráveis. Antes disso, você deve abordar com competência o armazenamento da muda dentro das paredes do apartamento. É melhor escolher um quarto escuro e fresco para guardar uma flor. Freqüentemente, regar a muda não vale a pena - uma vez a cada 1,5 a 2 semanas é o suficiente. Você pode armazenar a planta em um recipiente comprado, onde já criou raízes, ou transplantá-la para um recipiente maior com um solo ácido ou ligeiramente ácido pré-selecionado.

Assim que a temperatura média externa estiver estável acima de + 10 ° C, você pode mover a planta com segurança da sala para o ar livre (por exemplo, para uma varanda ou terraço) de modo que já esteja lá esperando para plantar em terreno aberto .

Regras de pouso

O ponto principal no cultivo de hortênsias é o plantio competente, que inclui a escolha do local de pouso, escavação de um buraco e modelagem do solo. Para plantar sua hortênsia corretamente, siga as orientações abaixo.

O lugar certo é a metade do sucesso se você quiser plantar hortênsias em campo aberto. Existem vários requisitos para o local de pouso.

  • Umidade. Hydrangea adora muita umidade, mas não tolera muita umidade.Com a água parada, as raízes desta planta começam a apodrecer, o que afeta tanto as flores quanto a copa. Uma planta jovem deve ser regada pelo menos uma vez por semana, mais frequentemente na estação seca. Evite plantar esta planta em terras baixas e pantanosas.
  • Iluminação. A luz solar suave promove o rápido crescimento dos brotos e folhas do arbusto, acelera a floração dos botões. Apesar disso, os raios solares excessivamente agressivos afetam negativamente as hortênsias - a partir delas, suas folhas ficam amarelas e murcham. Escolha um local onde a planta fique ao sol de manhã e à noite e à sombra ao meio-dia. Não se deve colocar uma hortênsia totalmente à sombra, caso contrário, ela não poderá se desenvolver totalmente.
  • Abrigo. O local de plantio de hortênsias não deve ser apenas bem iluminado, mas também cuidadosamente protegido das fortes rajadas de vento. O ideal seria o local onde o arbusto de um dos lados fosse protegido pela parede da casa ou por uma cerca densa. Se esta opção não for possível, forneça à planta um suporte forte.
  • O solo. Se a hortênsia é realmente caprichosa para alguma coisa, então este é o tipo de solo em que ela terá que crescer. Deve ser solo rico e rico em nutrientes, moderadamente oxidado. Hydrangea adora solos ligeiramente ácidos e ácidos, mas tem uma atitude extremamente negativa em relação aos solos alcalinos.
  • Vizinhança. Um aspecto importante na escolha de um local para uma hortênsia é a vizinhança mais próxima do futuro arbusto. Se falarmos sobre o lado estético da questão, esta planta ficará melhor junto com hosta ou astilba. Se você deseja que a planta se desenvolva plena e rapidamente, você deve se recusar a plantá-la perto de árvores ou outros arbustos, especialmente com um sistema radicular superficial. Plantas com raízes mais desenvolvidas sugarão todo o solo da umidade, e o arbusto de hortênsia crescerá subdesenvolvido e fraco.

Não basta apenas encontrar um lugar e cavar ali um buraco de certo tamanho. A preparação do local de plantio também é um dos procedimentos importantes que podem afetar o futuro crescimento do arbusto.

  • Limpeza. Depois de escolher o local ideal para o plantio da planta, limpe as ervas daninhas, remova todos os detritos, pedras, raízes e galhos. Para um cultivo mais eficiente do solo, você pode cavar a área com uma pá. Para fertilizar o solo já neste estágio, você pode adicionar vários baldes de turfa ao solo na hora de cavar e, em seguida, soltar tudo completamente.
  • Dimensões. Depois de limpar a área de detritos e ervas daninhas, comece você mesmo a cavar o buraco. Para mudas jovens com até dois anos de idade, um buraco de 30 por 30 cm será suficiente. Para plantas mais velhas com mais de 4 anos, um buraco de 50 por 50 cm deve ser suficiente. Como a hortênsia tem um sistema radicular ramificado, o o buraco não deve ser apenas profundo, mas também largo.
  • Distância. Se você planeja plantar várias hortênsias usando uma sebe, plante-as com pelo menos 70 cm de distância. Para o plantio normal de arbustos próximos uns dos outros, deixe cerca de 1,5 m de espaço livre.

A fim de preparar o solo tanto quanto possível para o plantio de arbustos, você deve misturar turfa alta e ácida com solo fértil de jardim em uma proporção de 2/3. A turfa aumentará o nível de acidez do solo, o que permitirá que a planta se acostume rapidamente com o novo local.

As mudas também precisam ser preparadas para o plantio. Se você comprou mudas com ZKS, não precisa prepará-las, mas se estamos falando de hortênsias com ACS, as raízes da planta devem ser embebidas em uma solução estimulante especial para acelerar a formação de raízes.

      O processo de plantio de uma hortênsia em si incluirá várias etapas.

      • Regue o buraco completamente 2-3 horas antes de plantar a muda.
      • Tomando cuidado para não danificar o sistema radicular da muda, coloque-a no buraco, espalhando suas raízes para que no futuro cresçam em várias direções. As raízes devem ficar planas no buraco, sem dobras.
      • Usando solo preparado de turfa e terra, preencha as raízes da muda até o colo da raiz. Certifique-se de que o solo está bem distribuído na cova, não forma vazios ou nichos.
      • Use uma espátula para compactar levemente o solo ao redor do caule da muda.
      • Regue bem novamente (dependendo da idade da planta - de 1 a 3 baldes por arbusto) e certifique-se de que a água não estagnou no colo da raiz.
      • Existe a possibilidade de que o solo ao redor da planta se assente ligeiramente após a rega. Nesse caso, você deve usar solo adicional para nivelar o local de pouso com o nível do solo.

      Se você não fizer isso, o excesso de umidade sempre se acumulará nas raízes do arbusto.

      Conselhos sobre cuidados

      O cuidado da hortênsia não termina com o plantio e a rega. Para que a planta se desenvolva plenamente e se delicie com a sua delicada floração todos os anos, siga as recomendações dos especialistas para o cuidado deste arbusto.

      Umidade

      A primeira coisa que um jardineiro inexperiente pode encontrar são baixos níveis de umidade perto da planta. Hortênsia não tolera muita umidade e acúmulo de água nas raízes, mas esta flor precisa de água para o crescimento ativo e a floração. Não deixe a planta secar completamente o solo - ela deve estar sempre moderadamente úmida. Na estação seca, a quantidade de rega deve ser aumentada. Após cada procedimento de rega, o solo ao redor da planta deve ser solto e limpo de ervas daninhas.

      Mulching

      Para preservação a longo prazo da umidade do solo ao redor da planta, vale a pena recorrer à cobertura morta. Mulch ou mulch material é uma mistura de materiais naturais projetada para evitar que o solo seque. Turfa, folhas caídas (livres de parasitas) ou mesmo cascas de coníferas podem ser usadas como tal. Escolha você mesmo a espessura da camada de cobertura morta, dependendo da idade da flor, mas os especialistas aconselham deixar pelo menos 5-8 cm.

      Poda

      A hortênsia pertence a arbustos de jardim que podem crescer até 30 cm de altura em uma estação e, portanto, esta planta precisa de poda regular e preventiva. O procedimento deve ser realizado no outono, após a secagem dos botões. Neste ponto, é aconselhável cortar cerca de metade do crescimento de toda a planta. A poda preventiva é realizada a cada primavera, mesmo antes do fluxo de seiva e um período de crescimento ativo. Aqui você deve cortar todos os galhos secos, doentes ou quebrados, bem como os brotos que crescem dentro da planta.

      Na hora da poda, muito depende das características de um determinado tipo de hortênsia.

      • Se estivermos falando de uma variedade parecida com uma árvore de hortênsia, então a poda de outono deve ser minuciosa - não deve haver mais de 20 cm do solo até o topo da planta.
      • Em variedades de hortênsias de folhas grandes, apenas as inflorescências secas e descoloridas devem ser removidas. Os brotos e galhos não devem ser tocados - novos brotos aparecerão na próxima primavera.
      • Nas hortênsias do tipo panícula, os rebentos jovens também crescem a partir de ramos velhos. Primeiro, todos os ramos fracos, congelados e secos da planta devem ser removidos, então os brotos fortes e adultos devem ser cortados por 2-3 brotos. Quando a planta já está crescendo, pode precisar de rejuvenescimento - para isso, não mais do que 10 dos mais fortes brotos e galhos devem ser deixados a cada temporada, e o restante deve ser completamente cortado.

      Top curativo

      Como qualquer planta de jardim, a hortênsia precisa ser alimentada com nutrientes naturais e minerais. Eles fortalecem os ramos da planta e as próprias inflorescências as tornam mais viçosas e brilhantes.

      A composição da isca deve obrigatoriamente incluir: nitrogênio, potássio e fósforo (durante a formação dos botões na primavera), além do superfosfato (após o período de floração).

      Wintering

      Felizmente, a hortênsia é um arbusto resistente à geada que pode sobreviver até mesmo aos invernos mais rigorosos, mas as plantas jovens e frágeis podem precisar de um abrigo confiável.Isso não apenas impedirá que a planta quebre sob a pressão do vento frio, mas também não permitirá que congele sob a neve. Para o outono, a instalação de um abrigo é opcional, mas a planta deve ser protegida contra rajadas de vento.

      Para informações sobre como plantar corretamente uma hortênsia em terreno aberto, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário