Como regar hortênsias para mudar de cor?
Hortênsia de jardim é uma bela cultura perfumada que pode se tornar a decoração principal do local. As inflorescências globulares primeiro ficam verdes e depois adquirem um tom mais sofisticado, dependendo da variedade. A cor das hortênsias pode ser alterada para criar um arranjo floral estético. Vamos tentar descobrir como conseguir uma mudança na tonalidade das cores.
De que depende a cor?
Em primeiro lugar, a cor das pétalas é determinada pela variedade. Assim, as variedades paniculadas não estão sujeitas a mudanças de sombra, as variedades semelhantes a árvores também são praticamente privadas dessa oportunidade. O melhor de tudo é que uma hortênsia de folhas grandes está localizada para uma mudança de cor. Suas células contêm uma abundância de antocianinas - componentes que respondem bem às mudanças no nível de acidez do solo e aos sais de alumínio contidos no substrato.
No entanto, é possível mudar a tonalidade das pétalas de uma variedade de folhas grandes apenas quando uma espécie "colorida" é plantada no jardim. Se o arbusto tiver flores brancas, nenhuma das alterações de cor alcançará o resultado desejado. Uma experiência malsucedida ameaça não apenas um resultado desastroso, mas também uma violação da acidez da terra e, como resultado, a morte da planta. Se a variedade de folhas grandes tinha uma cor rosa ou azul, mas com o tempo perdia a suculência da tonalidade, então, neste caso, os métodos que serão descritos abaixo ajudarão.
Como mencionado, a cor das pétalas é determinada pela acidez do solo. Sua cor pode se tornar um indicador real do nível desse indicador. Assim, em um ambiente ácido (pH abaixo de 5,5), as inflorescências adquirem uma coloração azul; em solo alcalino e neutro com valores de pH acima de 6,5, as pétalas tornam-se rosa ou mesmo escarlates; o cultivo em solo ligeiramente ácido (pH 5,5–6,5) levará a resultados lilases.
Os valores aproximados de acidez do solo podem ser determinados independentemente. Para isso, os jardineiros usam essência de vinagre ou suco de uva. Quando o vinagre é adicionado, o alcalino-terroso começa a ferver e liberar dióxido de carbono; se for observada uma reação fraca, então o solo tem acidez neutra; se não houver reação alguma, então este é um solo ácido. Quando uma pitada de terra é adicionada ao suco de uva com sua acidez normal, a cor da bebida muda e bolhas de gás aparecem. Você pode determinar aproximadamente este indicador por sinais visuais, por exemplo, se sombras avermelhadas enferrujadas são observadas no solo, então o solo é altamente ácido.
Assim, com a acidificação do solo, as pétalas ficarão cobertas com uma tonalidade azulada, mas o resultado nem sempre será bem sucedido, já que o ponto fundamental na mudança de cor é o teor de alumínio. O tom das pétalas depende diretamente deste elemento. As antocianinas, interagindo com o alumínio, formam sais de alumínio de cor azul, respectivamente, as pétalas adquirem a mesma cor. Por outro lado, sem alumínio, as flores serão rosadas.
Em condições neutras e alcalinas, o alumínio está em uma forma ligada, entrando em contato com íons hidróxido e formando hidróxido de alumínio. Em solos ácidos, os íons alumínio adquirem mobilidade, são absorvidos pela cultura e interagem com as antocianinas. Este processo complexo resulta em pétalas azuladas. Em terras alcalinas e neutras, o alumínio está contido em uma forma ligada, devido à qual as inflorescências "marrom".
Em termos simples, a acidez do solo medeia a mobilidade do alumínio, que determina diretamente a presença do azul nas pétalas de uma flor. Isso é para a coloração em tons de azul, solo ácido e alumínio móvel serão necessários, e para obter pétalas de rosa, um solo alcalino e alumínio ligado são necessários.
Revelando este segredo os jardineiros há muito descobriram como regar ou alimentar a hortênsia para que mude de cor... Assim, o sulfato de alumínio pode se tornar uma fonte de cor azul, e a cobertura com limão transformará uma flor azul em rosa. Alguns produtores conseguem obter flores rosas e azuis em uma cópia. Isso pode ser alcançado se uma parte do sistema radicular estiver localizada em um solo ácido com alumínio e a outra em um ambiente alcalino sem este elemento.
Um fator importante que determina a cor das flores é o fósforo. Este componente liga os íons de alumínio em combinações difíceis de dissolver. Para que o alumínio seja o mais móvel possível e penetre facilmente nas flores, é importante alimentar a planta com compostos com uma quantidade mínima de fósforo.
Como colorir uma hortênsia de azul?
Na natureza, hortênsias azuis e azuis são quase impossíveis de encontrar, por isso muitos jardineiros também repintam flores artificialmente. Como já mencionado, para obter flores azuis, é necessário diminuir a acidez do solo e, em seguida, adicionar o alumínio. Você pode usar as seguintes formulações para preparar o revestimento superior.
Diluir o alúmen de potássio em um litro de água. Este componente contém alumínio em estado acessível à planta e um resíduo ácido, que visa reduzir a acidez.
Dissolva fósforo, potássio e nitrogênio na água na proporção de 5: 20: 10 e borrife a planta com o produto resultante.
Dissolva o sulfato de potássio (15 g) em água (1 l) e regue a cultura sob a raiz. Essa rega é necessária durante todo o período de crescimento.
Em um balde de água, dilua o vinagre de cidra de maçã e o ácido acético (100 ml) e processe a flor duas vezes ao mês, a partir do momento em que acordar.
Adicione ácido cítrico (2 colheres de sopa) a um balde de água, mexa até que os sólidos estejam completamente dissolvidos, regue a planta após a rega padrão imediatamente após a flor acordar em intervalos de 1,5-2 semanas no volume de um balde por 1 m2. Como alternativa ao ácido cítrico, o ácido oxálico é permitido.
Antes de adicionar as receitas obtidas, recomenda-se afrouxar um pouco o solo e regar a planta. As seguintes substâncias podem ser usadas para aumentar a quantidade de alumínio no solo:
composto;
sulfato de alumínio;
café (moído);
agulhas.
No caso de utilização de sulfato de alumínio, ele é diluído na proporção de 4 colheres de sopa. eu. 4,5 litros de água. A cobertura continua todos os dias por 2–4 semanas.
O processo de coloração em um tom azul leva muito tempo para o jardineiro, às vezes leva mais de um ano para alcançar o sucesso.
Como fazer inflorescências rosa?
Para obter o rosa de uma flor branca em casa, você deve ajustar a acidez do solo para 6,5. Se solo muito ácido for usado no local, será adicionada farinha de dolomita ou cal moída. Para manter o indicador obtido, são adicionados fertilizantes contendo nitrogênio e fósforo. O uso dessas formulações tem efeito positivo na saúde da planta, bem como no tamanho das inflorescências.
Quando a acidez do solo estiver no nível certo, pode-se começar a pintar. Para isso, os remédios populares são adequados, por exemplo, permanganato de potássio. Para obter uma delicada cor rosa, a planta é regada com uma solução fraca de manganês. Para uma tonalidade mais saturada, quase roxa, a solução deve ser mais concentrada, porém, neste caso, tome cuidado para não exagerar com uma porção de permanganato de potássio, senão pode provocar queimação nas pétalas.
Usando o método de coloração com permanganato de potássio, você precisa se preparar para o fato de que, neste caso, a flor muda de tom por um curto período de tempo. Assim que o jardineiro para de regar a cultura com a solução, as pétalas recuperam a cor branca.
Quanto aos produtos químicos para dar um "rubor" às flores, é adequado alimentar com misturas com alto teor de fósforo e nitrogênio, mas com baixo teor de potássio. Proporções recomendadas de componentes N: P: K - 25: 10: 10. Você também pode usar monofosfato de amônio em proporções N: P: K - 11: 53: 00.
Recomendações
Ao colorir flores em tons de rosa e azul ouça os conselhos de floristas experientes.
Não se empolgue com o processo de mudança da cor das flores. O nível de acidez do solo em constante mudança leva a um estado estressante da cultura. Se o jardineiro certamente deseja cultivar inflorescências de diferentes tonalidades no local todos os anos, é recomendável plantar vários exemplares a uma certa distância uns dos outros.
Uma mudança na composição química da terra para mudar a aparência das pétalas deve ser realizada antes do período de brotamento. Isso geralmente ocorre no início da primavera, quando a cultura está crescendo, mas as inflorescências ainda não se formaram.
Monitore regularmente o nível de acidez do solo no canteiro de flores e não exagere com esses indicadores.
Lembre-se de que apenas variedades de folhas grandes que tendem a ter cor nas pétalas são capazes de mudar a cor das pétalas. Não perca tempo, esforço e nervos com outras variedades, ainda não conseguirá repintá-las.
Durante a experiência, não se esqueça de que mudar a cor das pétalas de rosa para azul é muito mais fácil do que o contrário.
Tente não exagerar ao baixar a acidez do solo para dar às pétalas um "blush" rosa. Em solos com altos níveis de álcalis, a planta pode se sentir desconfortável devido à deficiência de ferro. Como resultado, a flor perde sua aparência estética e, às vezes, pode desprender inflorescências e folhas.
Se o jardineiro quiser testar flores quanto à capacidade de manchar, mas outras plantas crescem próximas à cultura que não resistem a solo ácido ou alcalino, é recomendável plantar os arbustos que participam do experimento em grandes vasos separados. Ao experimentar colorir em um recipiente separado, o jardineiro não precisa se preocupar com a saúde das plantações vizinhas.
O mesmo se aplica a situações em que você deseja diluir uma composição de flores azuis puras com inflorescências rosa. Você pode construir recipientes separados para tingir, enchê-los com um substrato projetado para conter hortênsias rosa e cultivar flores isoladas. Neste caso, os espécimes individuais receberão uma coloração rosa.
Como regar hortênsias para mudar de cor, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.