Como alimentar hortênsias em junho?
Hortênsia é uma planta brilhante e exuberante que não é cultivada apenas em condições de jardim, mas muitas vezes em casa - como uma planta de interior. Entre uma vasta selecção de variedades, qualquer jardineiro e amador poderá escolher para si aquela que irá deliciar-se com a floração todos os verões.
Para que a planta se torne realmente uma decoração de jardim, ela deve ser bem cuidada, com especial atenção à alimentação. A seguir, veremos mais de perto por que as plantas precisam ser alimentadas e quando é a melhor hora para fazer isso, além de aprender dicas de jardineiros profissionais sobre o assunto.
Para que servem os fertilizantes?
A alimentação correta e regular tem o melhor efeito não apenas na saúde da planta como um todo, mas também em sua aparência. Com os fertilizantes, a hortênsia recebe todos os nutrientes necessários, pelo que se desenvolve mais rapidamente e floresce com maior abundância no futuro. Um arbusto forte e saudável, com nutrientes e vitaminas suficientes, é conhecido por ser menos suscetível a doenças e ao ataque de pragas, e também tolera melhor o inverno em campo aberto.
Sem o revestimento adequado, com o tempo, a planta não conseguirá florescer abundantemente e por muito tempo. Com a falta de nutrientes, começa a murchar e as flores tornam-se pequenas e opacas. Isso se deve ao fato de que as hortênsias crescem em um local há vários anos, de modo que o solo pode estar esgotado.
Sabe-se que, dependendo da acidez do solo e dos fertilizantes nele contidos, a hortênsia pode mudar a tonalidade de suas cores. Portanto, ao introduzir certos aditivos no solo, é possível atingir não só o tom framboesa das inflorescências, mas até mesmo um azul único.
Com o que eles são alimentados?
Para a temporada de hortênsias alimentado até 4 vezes:
- a primeira alimentação é feita com degelo, ou seja, na primavera;
- o segundo e terceiro - no verão;
- a última é realizada no outono antes do inverno.
Dependendo da condição da planta, a quantidade de adubo pode ser reduzida ou aumentada. Os jardineiros são especialmente ativos na aplicação de fertilizantes no verão, em junho, para que as hortênsias floresçam com força total.
Como cobertura, vários fertilizantes costumam ser misturados. Por exemplo, a composição complexa e ecológica Agricola e o mineral Nitrofoska contendo potássio, nitrogênio e fósforo. Misture 1 colher de chá de cada fertilizante por 10 litros de água decantada.
Além de preparações prontas, substâncias individuais também podem ser adicionadas com base na condição da planta e os resultados desejados. Vamos considerar macro e microelementos separadamente.
- O nitrogênio é usado para ativar o crescimento dos rebentos e para construir uma massa verde abundante. Porém, você deve ter cuidado com este elemento, se estiver em excesso, a planta dará toda a sua força à folhagem, mas a floração ficará muito rara.
- O fósforo é adicionado para uma floração longa e vigorosa das hortênsias, bem como para melhorar o sistema radicular.
- O potássio é usado principalmente na primavera e no verão para a formação de botões florais.
- O magnésio permite obter uma tonalidade brilhante das inflorescências e este elemento tem um efeito positivo na abundância da floração ao longo da estação.
- O ferro é necessário para prevenir a clorose, a qual as hortênsias são muito propensas. Essa doença não é fatal, mas com ela as folhas ficam muito amarelas e diminuem de tamanho, e as inflorescências também podem secar.
Cada elemento na alimentação é muito importante, mas você não deve ter zelo, deve haver equilíbrio em tudo, pois a superabundância ou a falta de alguma coisa, via de regra, leva às doenças das plantas. Tendo recebido todos os nutrientes necessários e os devidos cuidados, a hortênsia se tornará resistente a uma série de doenças e mudanças de temperatura, e não terá medo da falta e do excesso de umidade no longo prazo.
Além disso, as hortênsias com os devidos cuidados podem crescer em um local por mais de 30 anos.
Como se alimentar corretamente?
Para alimentar o arbusto de hortênsia, recomenda-se fazer um pequeno sulco no início do tronco da planta, onde futuramente serão introduzidas as substâncias necessárias. Após a fertilização, o sulco deve ser polvilhado com composto, turfa ou húmus. Isso servirá como uma espécie de cobertura morta, que também terá um efeito benéfico na condição da planta.
É aconselhável aplicar qualquer fertilizante após regar a planta, pois o solo deve estar úmido. Assim, a fertilização será absorvida mais rapidamente e a planta poderá receber mais nutrição e elementos úteis. A rega não é necessária apenas se o tempo estiver chuvoso. É melhor alimentar as hortênsias de manhã cedo ou à noite, após o pôr-do-sol. Mas se o tempo estiver nublado, este procedimento pode ser realizado durante o dia.
Tanto na primavera quanto no verão, podem ser feitos curativos secos, que são introduzidos no sulco. Eles não são menos eficazes do que soluções de fertilizantes. O curativo líquido é recomendado se a planta não tiver um oligoelemento específico. Esses e outros tipos de fertilizantes são necessários, você não pode usar apenas um deles. As proporções corretas devem ser calculadas de acordo com as instruções do medicamento que será introduzido.
A partir de curativos minerais, você pode usar nitrato e uréia. Salitre por balde de água é geralmente usado não mais do que 30 gramas e uréia - 15-20 gramas por 10 litros. Dos produtos orgânicos, o esterco de galinha ou esterco é freqüentemente usado em uma proporção de 1 a 20 com água, assim como em infusões de urtiga.
A partir de produtos prontos, você pode recomendar:
- fertilizante líquido complexo para plantas de jardim "Kristalon";
- Agricola;
- "Bona Forte" - este produto é utilizado para obter a coloração azul das inflorescências de hortênsias.
Se as hortênsias crescem em solo alcalino, elas absorvem muito mal os nutrientes e, portanto, é recomendável acidificar esse solo. Dos remédios populares para esses fins, você pode usar cinzas ou vinagre de cidra de maçã diluído em água (10 ml de vinagre para 1 litro de água). Quanto mais ácido o solo, mais fácil será mudar a cor das hortênsias, ou seja, em solos mais ácidos os arbustos se deliciarão com inflorescências roxas ou azuis, e em alcalinas serão rosa pálido, brancas ou carmesim.
Dicas de jardinagem
Para cultivar uma planta saudável, recomenda-se seguir os conselhos de especialistas.
- Se no início todos os fertilizantes necessários foram introduzidos na cova antes do plantio da planta, então não é recomendado alimentar a hortênsia nos próximos três anos após o transplante. Se a primeira alimentação da primavera não for realizada, então em junho é muito importante adicionar um pouco de nitrogênio ao fertilizante.
- Antes de aplicar os fertilizantes necessários, o solo deve ser regado algumas horas antes, e melhor ainda um dia para que o solo não fique muito molhado.
- Para mudar a cor das hortênsias, basta escolher a cobertura adequada para elas e acidificar o solo de maneira adequada.
- As hortênsias gostam muito de regar; em média, uma planta adulta deve gastar cerca de 20 a 25 litros de água por semana.
Se folhas ou buracos amarelos aparecerem neles, isso pode ser devido ao aparecimento de insetos. Para eliminá-los, pode-se usar uma solução aquosa com a adição de sabão em pó, bem como uma infusão de alho. Se a planta cresce muito mal ou não cresce, e não há sinais de ataque de inseto, então provavelmente o fertilizante deve ser trocado, talvez a hortênsia esteja doente por falta ou, inversamente,de uma superabundância de quaisquer elementos.
Para uma floração abundante e exuberante, uma alimentação de verão não será suficiente para a planta, não se esqueça de fertilizar hortênsias na primavera, bem como no outono ou no final do verão.
O comentário foi enviado com sucesso.